ja fui. Hoje estou na concorrencia.knigh7 escreveu:Nada como um piloto de 737 para esclarecer.alcmartin escreveu:Marechal, possivel e'. Afinal a gente pousa e decola. Mas e' desconfortavel. Essa marca de 180 kt, com certeza, foi para testes com o aviao leve. Isso e' velocidade limpa de 737 em translado, vazio. E quando se esta na camada de atrito da atmosfera(ate 2000ft), bate muito. Ou seja, vc ta tomando carga vertical, termica e se precisa fazer curva, voce ve o colchete da velocidade de estol se aproximar rapido.
Dai a doutrina de operacao, seja civil ou militar, abaixo da velocidade limpa, e' flap. E tome motor e arrasto. O consumo vai pular dos 30%a mais para mais ainda...bem mais.
E' verdade que os mesmos fatores tambem atingem os demais. So' que quem tem um envelope de operacao um pouco mais lento levara vantagem. Mas, o que me parece, e' que operando dentro de um sistema, conforme os americanos propoem, eles minimizam as desvantagens e maximizam A vantagem( o tempo de reacao pata chegar a area).
Acho que sera inevitavel a adocao dos jatos. O empecilho agora, e' quem tem os acessorios necessarios a operacao.
abs!
Obrigado Alcmartin.
abraco!