Tulio, sem querer parecer ser pedante ou o dono da razão, mas ainda assim, são coisas diferentes. Para não deixar dúvida, vamos definir grosseiramente o que é uma APU (não para você, claro, mas para quem não tem familiaridade e possa eventualmente confundir), é um sistema de geração de energia, independente do motor principal. Em um automóvel, grosseiramente falando, a "APU" seria o conjunto bateria/alternador/motor de partida, a bateria é suficiente para prover energia para recursos básicos funcionarem por um determinado período sem a necessidade do motor e para dar a partida no mesmo. Em um veículo militar ou em uma aeronave, essa demanda de energia é muito alta para a partida ou para funcionamento de sistemas de apoio, da mesma forma que manter o motor principal funcionando não é interessante, seja por custo e consumo, ou por barulho, como você bem exemplificou.Túlio escreveu:Cupincha, minha única intenção foi evitar que o pessoal não passasse a considerar turbina como sinônimo de APU. Um arranjo similar ao que mostraste pode ser encontrado em veículos muito mais antigos, como nas versões finais do chamado "Tanque S", por exemplo.Juniorbombeiro escreveu: Túlio, já vistes a propulsão do Leclerc francês?? Ele tem uma turbina que também funciona como APU, pode prover energia independente do motor e melhorar a capacidade de aceleração, eliminando o turbolag, além de proporcionar uma densidade de potência absurda (currosamente, o motor V8 francês tem os mesmos 16,4 litros do Scania), são 1500 CV. Mas uma coisa eu não me liguei, a pressão interna desse motor é altíssima, não sei se o V8 Scania se adaptaria, a manutenção também não deve ser aquela maravilha, tanto que os Emirados refugaram. A APU do Gepard a que tu te referes é meramente um motor diesel MTU pequeno, derivado de caminhão Mercedes Benz. Minha internet tá uma bosta, não consegui encontrar o desenho explicativo. Vamos ver se amanhã eu consigo.
APU do Leclerc:
Quanto ao exótico S Tank Sueco (sempre eles), o arranjo, pelo que eu pude perceber rapidamente, é diferente do sistema francês. O S Tank tem dois motores, num arranjo parecido com uma embarcação CODAG, um diesel normal de relativo pequeno porte, que funciona em cruzeiro e como APU, e um turboshaft para quando o bicho pega.
Agora pela manha, dei uma procurada, no arranjo francês e achei um esquema, que apesar de ser uma manuscrito grosseiro, ilustra melhor ainda o esquema, que os desenhos que eu vi ontem. Talvez eu não tenha sido específico, mas na verdade a tal turbina é o turbocompressor do motor, ela tem um queimador separado e um by-pass que permite operar independente do motor estar ligado, bem como um gerador acoplado ao eixo da turbina, mas ela não pode movimentar o veículo, como no exemplo sueco.
A grosso modo (estou abusando da grosseria hoje) é parecido com os sistemas de recuperação de energia dos F1 atuais, com a diferença que os F1 funcionam nos dois sentidos, além de gerar energia, eles também entregam potência no eixo do turbocompressor, mas essa potência é de origem elétrica, no APU do Leclerc, essa potência extra é térmica através da câmara de combustão extra. Parecido com essa geringonsa do vídeo abaixo. Veja como "é fácil" fazer um turbocompressor virar uma turbina autônoma.