Blindados Policiais

Assuntos em discussão: Exército Brasileiro e exércitos estrangeiros, armamentos, equipamentos de exércitos em geral.

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Ilya Ehrenburg
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Re: Blindados Policiais

#571 Mensagem por Ilya Ehrenburg » Sex Fev 24, 2017 2:14 pm

MasterCaiafa escreveu:
Túlio escreveu:Eu não entendo essa gente: não aceitaram o TIGR porque alegavam que a blindagem era fraca, não subia morro e o escambau; daí compraram por um preço muito maior Bldos que comprovadamente têm blindagem fraca, daí vão empilhando mais blindagem em cima da original, o que detona a suspensão e bota o motor/transmissão além do limite, daí não sobem morro e logo acabam encostados em alguma garagem, como o Maverick.

Tem lógica isso?
Túlio, você só viu o que lhe interessava no relato. Está destacado que foi uma exigência da PMESP, atendido pelo fabricante, que gerou a situação. Se o carro da Carmor é inferior ou não ao Tigr, bem, isso é outro papo. Inegável foi o amadorismo de quem representou o fabricante russo no Brasil durante a sua apresentação. Quanto aos Wolfs, que não defendo, estão passando por exaustivos testes na pista de testes da Avibras Aeroespacial, e até agora, o problema maior é o peso das portas comprometerem os atuadores. de resto, o carro atende em boa parte os requerimentos colocados. Uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa.
Vamos lá...
O blindado israelense está com portas que emperram quando a inclinação é de 15º e os pneus rebatem...
Indústria israelense... Incensada, impoluta, perfeita, profissional...

O Tigr, que esteve no Brasil em teste por um período longo, teve no teste da sua resistência balística o seu ponto alto. Subiu e desceu o morro normalmente, vi o vídeo e posso dizê-lo. Falam de "amadorismo" do representante russo... Vejo diferente, o fabricante e o seu representante foram bastante transparentes, demonstraram o seu produto da forma como o tinham no momento. Na época acreditavam que blindar o motor era desnecessário e a versão aqui trazida era a de motorização mais fraca, todavia, nacional (Cummins). Hoje, o Tigr é considerado como o melhor blindado leve de reconhecimento europeu, devido aos desenvolvimentos constantes e houve quem o apontasse como se obsoleto fosse...
A opinião, frente à realidade objetiva, tende a se desmanchar no ar.

A Secretaria de Segurança do Rio de Janeiro acabou por escolher o Maverick, veículo da Paramount... Veículos que se encontram em boa parte indisponíveis, tendo tombado em ladeira de favela no seu histórico de uso. Vou por isso dizer que o blindado é ruim? Não. É um bom produto. O problema está em quem contrata sem se resguardar no tocante ao suporte (reservando recursos para tanto, por óbvio). O veículo tombou? Acontece... Não vou desmerecer o blindado por causa deste evento.

Eu sustentei discussões pesadas contra o preconceito de origem em relação ao Gaz Tigr... Acusações das mais absurdas dirigidas contra o veículo, tal como afirmar que a imagem que mostrava o veículo no Brasil dotado de uma chapa com seteira frente ao para-brisa se dava em função da fragilidade da blindagem transparente do mesmo, isto, quando se tem na Europa a blindagem transparente proveniente da Rússia como a mais eficaz do continente...
Piada.

Em tempo: o uso de uma placa com seteira por parte do BOPE se dá em função do custo de troca de uma blindagem transparente, algo mandatório quando esta é atingida. O custo é alto e protegê-la com uma placa, por óbvio, alivia a pressão sobre os custos operativos do veículo.




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Re: Blindados Policiais

#572 Mensagem por Túlio » Sex Fev 24, 2017 3:17 pm

Ilya Ehrenburg escreveu:
Vamos lá...
O blindado israelense está com portas que emperram quando a inclinação é de 15º e os pneus rebatem...
Indústria israelense... Incensada, impoluta, perfeita, profissional...

O Tigr, que esteve no Brasil em teste por um período longo, teve no teste da sua resistência balística o seu ponto alto. Subiu e desceu o morro normalmente, vi o vídeo e posso dizê-lo. Falam de "amadorismo" do representante russo... Vejo diferente, o fabricante e o seu representante foram bastante transparentes, demonstraram o seu produto da forma como o tinham no momento. Na época acreditavam que blindar o motor era desnecessário e a versão aqui trazida era a de motorização mais fraca, todavia, nacional (Cummins). Hoje, o Tigr é considerado como o melhor blindado leve de reconhecimento europeu, devido aos desenvolvimentos constantes e houve quem o apontasse como se obsoleto fosse...
A opinião, frente à realidade objetiva, tende a se desmanchar no ar.

A Secretaria de Segurança do Rio de Janeiro acabou por escolher o Maverick, veículo da Paramount... Veículos que se encontram em boa parte indisponíveis, tendo tombado em ladeira de favela no seu histórico de uso. Vou por isso dizer que o blindado é ruim? Não. É um bom produto. O problema está em quem contrata sem se resguardar no tocante ao suporte (reservando recursos para tanto, por óbvio). O veículo tombou? Acontece... Não vou desmerecer o blindado por causa deste evento.

Eu sustentei discussões pesadas contra o preconceito de origem em relação ao Gaz Tigr... Acusações das mais absurdas dirigidas contra o veículo, tal como afirmar que a imagem que mostrava o veículo no Brasil dotado de uma chapa com seteira frente ao para-brisa se dava em função da fragilidade da blindagem transparente do mesmo, isto, quando se tem na Europa a blindagem transparente proveniente da Rússia como a mais eficaz do continente...
Piada.

Em tempo: o uso de uma placa com seteira por parte do BOPE se dá em função do custo de troca de uma blindagem transparente, algo mandatório quando esta é atingida. O custo é alto e protegê-la com uma placa, por óbvio, alivia a pressão sobre os custos operativos do veículo.

Fica pior, Ilya: vi de perto o Tigr usado pelo BOPE no seu famigerado "teste", vi as mossas dos impactos na carroceria e pior, não estava sozinho, o GERSON VICTORIO estava junto e viu também. Fizemos muitas fotos, pequena parte das quais foi parar na matéria a respeito no Portal. Dirigi a VTR e garanto que é melhor e mais estável do que a maioria das pick-ups que já dirigi. O desempenho também era soberbo e isso que disseste é verdade, usava motor de potência menor que a normal mas indo naquela onda de "nacionalizar", que é uma das jogadas mais comuns para poder "roubar" ponto porque a VTR que "venceu" já estava escolhida desde o início (e aí não precisa ter nada "nacionalizado", por óbvio).

Não questiono se o Maverick é bom ou ruim, não o conheço; mas, pelo que li na matéria do Paulão (autoridade mais do que reconhecida em Bldos no Brasil), ao menos para o Rio NÃO É!




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Re: Blindados Policiais

#573 Mensagem por P H » Seg Fev 27, 2017 1:56 pm

MasterCaiafa escreveu:
P H escreveu:Pessoal,

Alguém tem notícias dos Wolf's?

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Os quatro blindados táticos Carmor Wolf, depois de uma série de modificações EXIGIDAs pela PMESP, ficaram mais pesados (afetando a suspensão) e tiveram um sério problema nas portas. Com o incremento de blindagem e peso, essas portas não estão abrindo da forma esperada, mesmo dispondo de atuadores para realizar essa operação. Segundo me disse o especialista em blindados Paulo Bastos, em qualquer inclinação de terreno superior a 15º, essas portas emperram, uma situação inaceitável em caso de enfrentamento com marginais.

Registrei dois desses veículos blindados no pátio do 4º BPChoque, em fevereiro de 2017. Na ocasião, eles estavam recebendo manutenção corretiva do pessoal da Carmor Integrated Vehicle Solutions (visando corrigir esses problemas), e curiosamente, eles estavam usando camisetas com o nome antigo da empresa. Parece queos problemas da Hatehof acompanham a "nova" empresa...

Vejam as fotos (Créditos: Roberto Caiafa / Tecnologia & Defesa)

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Belas fotos! Ele parece meio pesadão, desajeitado. Com as modificações os problemas de abertura das portas foram sanados?

PH




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Re: Blindados Policiais

#574 Mensagem por Paulo Bastos » Qui Mar 02, 2017 8:07 pm

PUTZ, GAZ Tigr no BOPE DENOVO????
Galera, esse caso parece ser uma mitológica Hidra, pois, quanto mais eu corto a sua cabeça, aparecem duas para tomar seu lugar....

Todavia, como dizia meu amigo Jack, vamos por partes... (Hoje é dia de TEXTÃO)
Túlio escreveu:... vi de perto o Tigr usado pelo BOPE no seu famigerado "teste", vi as mossas dos impactos na carroceria e pior, não estava sozinho, o GERSON VICTORIO estava junto e viu também. Fizemos muitas fotos, pequena parte das quais foi parar na matéria a respeito no Portal.
Bem, também vi esse veículo de perto, inclusive entrei nele, porem não tive o prazer de dirigi-lo. Agora nunca houve, pelo menos de minha parte , qualquer critica a proteção balística desse carro, pelo menos não depois das reformas recebidas, o único senão se devia ao peso que essas mudanças trouxeram a já caótica potência e torque desse carro...
Túlio escreveu: O desempenho também era soberbo e isso que disseste é verdade, usava motor de potência menor que a normal mas indo naquela onda de "nacionalizar", que é uma das jogadas mais comuns para poder "roubar" ponto porque a VTR que "venceu" já estava escolhida desde o início (e aí não precisa ter nada "nacionalizado", por óbvio).
Cara, espero realmente que essas palavras não sejam repetições do que você ouviu do Ricardo Marques, da Tamasul, empresa representando do carro russo no Brasil, pois, se for, você caiu no papo de vendedor que INVENTA desculpa pelo fato de seu produto ter sido deferido!!!!

Agora se você quis falar de corrupção aí o buraco é bem mais embaixo...
Os recentes escanda-los de corrupção envolvendo as diversas esferas do governo, nos mostram a podridão que rolava, e que ainda rola, dentro dele. Porem vamos nos ater especificamente durante a concorrência, com o PT no Governo Federal e do ilustríssimo (hoje réu condenado e preso) Sergio Cabral (aliado do PT) no Governo do RIO, e veremos que SIM, houve uma tentativa de manipulação na concorrência dos blindados da SeSeg.
Acredito que a maioria daqui, que acompanhou o caso, lembra-se da minha matéria denuncia (aliás fui o ÚNICO que denunciou o fato) sobre o anuncio do Sr. José Beltrame, na época o todo poderoso Secretário de Segurança Pública do Rio de Janeiro, a respeito da escolha do blindado israelense FORT 1. Não vou repetir a questão aqui, que já deu muito pano pra manga, com várias cartas-respostas sendo publicadas, mas o caso é que menos de 48hs após minha denuncia, o citado veículo, que não foi avaliado por NINGUEM, foi desclassificado, pessoas foram demitidas, e passei a ser persona non grata na SeSeg. Ou seja, houve sim uma tentativa de propina, mas a imprensa séria e responsável cumpriu seu papel, denunciou e melou a falcatrua, vencendo realmente o melhor carro!!!!
Túlio escreveu: Não questiono se o Maverick é bom ou ruim, não o conheço; mas, pelo que li na matéria do Paulão (autoridade mais do que reconhecida em Bldos no Brasil), ao menos para o Rio NÃO É!
Em primeiro lugar gostaria de agradecer pelo elogio. Realmente me sinto honrado quando leio isso.

Agora sobre o Maverick, não fui eu quem disse que o carro era o melhor para atender ao RIO, mas a maioria dos policiais do BOPE com quem falei na época, incluindo seu comandante, o Coronel William René Alonso, devido, dentre muitas de suas qualidades, a capacidade de se acessar o motor sem precisar sair do veículo (imagina ter que desembarcar para tentar arrumar um motor no meio de um tiroteio?) e a sua altura, pois torna-se uma plataforma de tiro superior aos outros avaliados. Em desempenho, tanto ele quanto o Plasan e o RTD Sherpa Police, sendo que esse ultimo ganhava no quesito “conforto”!

Agora Sobre os Paramout Maverick que estão apresentando problemas de manutenção:
Isso esta acontecendo porque a empresa sulafricana Paramoult não esta repondo as peças de reposição do seu armazém, conforme o previsto em contrato, por que, conforme o mesmo contrato, o Governo do Estado do Rio de Janeiro deveria fazer os depósitos referentes a manutenção total desses carros, conforme eu descrevi nas reportagens sobre a licitação. Porem, o Governo parou de pagar em AGOSTO de 2014!!!!!
Portanto, antes de sair por aí detonando um equipamento, que SIM, de acordo com os operadores, foi o melhor de todos os testados no RIO, procurem saber o real motivo dos problemas...


Agora sobre o GRAN FINALE: a participação do Gaz Tigr nessa concorrência...
Esse negócio já deu tanto pano pra manga que, cansado de explicar várias e várias vezes a mesma coisa, fiz um texto padrão, técnico e, para desespero de alguns, despido de qualquer preconceito contra qualquer coisa, apenas apresento fatos, nomes e datas (apesar de ter neguinho de muitos nomes que rasga o toba com a unha toda vez que o lê :lol: :lol: :lol: ):

"No final de 2008 o PMERJ apresentou a SeSeg (Secretaria de Estado de Segurança) um relatório sobre o desempenho de seus blindados táticos e a necessidade de veículos melhores para combater a criminalidade no Estado, já vislumbrando os grandes eventos que haveriam na cidade (Copa do Mundo e Olimpíadas). Com isso, no ano seguinte, a SeSeg começou os estudos para a aquisição de veículos modernos, não só para a PMERJ mas também para o CHOQUE e CORE, este ultimo da Polícia Civil, e começou a consultar diversos fabricantes e a solicitar veículos para avaliação e para criar os requisitos necessários para uma concorrência. Diversas empresas apresentaram essas informações e quatro delas enviaram cinco veículos para serem avaliados, conforme os que citei no inicio do texto. Dentre eles estava o Gorkovsky Avtomobilny Zavod (GAZ) 233036 Tigr SPM-2.

Foi combinado que os testes com o veículo começariam em abril de 2010, porem, devido a diversos atrasos, a fábrica só conseguiu entrega-lo em 31 de agosto e foi imediatamente deslocado para o Centro de Manutenção de Veículos Blindados da PMERJ, na sede do Batalhão de Choque, e dois dias depois entregue ao BOPE. Ele recebeu a designação de VTL (Veículo Tático Leve) pela PMERJ, mas foi apelidado de “Caveirovsky:lol:

A empresa responsável pelo veículo no Brasil foi a Tamasul Consultoria Administração Financeira e Corretagem Ltda, que era a representante da empresa russa, e que também tentou vende-lo para a Brigada Militar do Rio Grande do Sul, porem sem lograr sucesso. Nesse episódio a empresa tentou montar uma fábrica no Brasil, fato que foi amplamente divulgado pela imprensa, como investimento russo, porem a empresa vinculou uma compra mínima de 40 veículos pela BMRS, fato esse considerado totalmente fora da realidade.

Antes dessa entrega, o Coronel Paulo Henrique Moraes, na época comandante do BOPE, esteve na Rússia para conhecer o modelo, e solicitou algumas mudanças, como ar-condicionado e blindagem da caixa do motor, porem, como ainda não existia essa versão, o veículo que chegou ao Rio não as tinha. Por este fato veículo foi considerado perigoso para a tropa, e não foi testado em campo.

Um veículo escuro, sem ventilação, em um lugar onde a temperatura passa facilmente dos 40º, foi considerado insalubre para uma tropa que faz patrulhas por horas, o que fatalmente iria afetar seu desempenho, principalmente caso houvesse a necessidade desembarque e combate. Além disso, a falta da blindagem no motor poderia expor a tripulação a um desembarque forçado, no meio de um tiroteio, caso um projétil atingisse o motor e o obrigasse a parar. Outra observação feita foi em relação a grande área envidraçada (blindada) que tinha muito menos resistência que o metal (ela pode para um tiro de fuzil, mas um segundo pode atravessa-la).
Para suprir essas deficiências, foram tentadas algumas medidas paliativas e algumas modificações pela empresa na Rússia.

No caso do ar-condicionado, foi adaptado um modelo comercial do Brasil, específico para vans, que solucionou, ou ao menos melhorou a questão da temperatura interna do veículo, porem o mesmo, devido a ser uma alteração não planejada adequadamente (mesmo se passando mais de 8 meses), acabou roubando mais potência do que deveria do já anêmico motor Cummins do veículo enviado.

Detalhe: o envio do carro com o motor Cummins, uma das opções de motorização disponíveis para o veículo, foi uma decisão da empresa russa, pois, caso ela vencesse a concorrência, ela deveria dar suporte para a manutenção do mesmo aqui, e para ela, era muito mais fácil colocar um motor que existia no Brasil do que criar toda uma cadeia logística para algo novo. Portanto, novamente, foi uma decisão da EMPRESA e não do BOPE como alguns acham!!!!

Para o problema do da blindagem transparente, foi feita uma adaptação local, as presas, soldando-se chapas de aço bem rusticas na frente delas, como foi visto no veículo que estava exposto na LAAD 2011, e para a blindagem do motor, foi enviado um kit da fabrica, desenvolvido conforme as especificações do BOPE e depois adotado como opcional pela GAZ, que transformou o veículo no primeiro Tigr-M ou SPM-2M. Porem o peso adicional causado por essa blindagem, somado a potência roubada pelo ar-condicionado, colocou a manobrabilidade do veículo de ruim para sofrível.

Todas essas modificações duraram cerca de 8 meses, estando o veículo pronto para iniciar os testes em abril de 2011.

No dia 19/04/2011, foi realizado um teste para verificação da blindagem balística no estande de tiro do BOPE, no bairro de Laranjeiras, onde o veículo foi considerado apto, porem, em 04/06/2011, ele foi levado para avaliação de dirigibilidade em terreno acidentado no morro do Borel, onde ar-condicionado e o excesso de peso por conta de blindagem extra, aliado ao motor anêmico, cobraram seu preço e o veículo não conseguiu concluir esses testes, sendo o considerado inapto para as patrulhas e testes em situação normal, que viriam a seguir. Na semana seguinte foi enviado para o 24º BIB, do EB, e o mesmo também teve uma nota ruim no quesito manobra.

Depois disso o veículo ficou encostado no Rio, até a TAMASUL conseguir vende-lo, junto com mais dois, a Guardia Metropolitana de Montevideo, no Uruguai, sem licitação ou testes, para aproveitar o crédito de exportação que esse país tinha com a venda de carnes a Rússia (que acabou comprando mais 3 no final do ano passado, mas sem a Tamasul).
A imagem do veículo ficou tão ruim, que nem a Tamasul ou a Rosoboronexport apresentaram propostas no Edital para aquisição de 8 blindados apresentada pela SeSeg no ano seguinte."

Espero que agora, com esse pequeno resumo, o assunto fique mais claro o que aconteceu e que esse assunto seja encerrado...




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Re: Blindados Policiais

#575 Mensagem por MasterCaiafa » Qui Mar 02, 2017 8:24 pm

Quando vi quem era o autor da missiva nem me dei ao trabalho de ler tudo, Bastos. Coisa de sete anos atrás.... e segue o xo ro rô.....




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Re: Blindados Policiais

#576 Mensagem por Túlio » Qui Mar 02, 2017 8:33 pm

Paulo Bastos escreveu: Depois disso o veículo ficou encostado no Rio, até a TAMASUL conseguir vende-lo, junto com mais dois, a Guardia Metropolitana de Montevideo, no Uruguai, sem licitação ou testes, para aproveitar o crédito de exportação que esse país tinha com a venda de carnes a Rússia (que acabou comprando mais 3 no final do ano passado, mas sem a Tamasul).
A imagem do veículo ficou tão ruim, que nem a Tamasul ou a Rosoboronexport apresentaram propostas no Edital para aquisição de 8 blindados apresentada pela SeSeg no ano seguinte."

Espero que agora, com esse pequeno resumo, o assunto fique mais claro o que aconteceu e que esse assunto seja encerrado...

Obrigado pelo estupendo texto, Paulão véio, El Mestre! Apenas me permitas alguma pequena correção:

:arrow: Ano passado foi 2016; já em 2013 eu, e em 2014 eu e o Gerson Victorio vimos cerca de meia dúzia de Tigrs em MVD, entre os quais o testado no BOPE. Fizemos muitas imagens, inclusive mostrando vários carros juntos ou, quando separados, se pode ver a numeração diferente e todos estavam plenamente operacionais;

:arrow: A corporação que os recebeu foi a Guardia Republicana, polícia nacional de choque do UY, equivalente à Gendarmeria Argentina;

:arrow: Por fim, e segundo o CMT (à época) da referida corporação, o Tigr "brasileiro" foi DOADO à GR-UY, não vendido (da mesma forma que aquele caminhão URAL 6 x 6 foi doado aos Bombeiros da BM de Santa Maria, RS, sendo até aquele momento - bobear e até hoje - o único caminhão QT capaz de combater incêndios florestais em situações extremas de todo o Brasil). Os demais vieram em função dos relatórios da tropa sobre a VTR (uma missão real foi descrita pelo próprio CMT na filmagem, quando eu dirigia o carro). Os 3 do ano passado que mencionas foram então um novo (3º) lote.

E, assim como a BM de fato não necessita de dezenas de Bldos deste tipo, muito menos a GR precisaria de sequer uma dezena, já que a criminalidade de TODO o Uruguay é muito menos do que a de qualquer cidade Brasileira com mais de 500 mil habitantes, se tanto.

Assim, em minha opinião, eles já têm todos os Tigrs que precisam.




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Re: Blindados Policiais

#577 Mensagem por Paulo Bastos » Qui Mar 02, 2017 9:13 pm

Oi Tulio, obrigado pela correção, mas vamos a correção da correção.
Túlio escreveu:Por fim, e segundo o CMT (à época) da referida corporação, o Tigr "brasileiro" foi DOADO à GR-UY, não vendido (da mesma forma que aquele caminhão URAL 6 x 6 foi doado aos Bombeiros da BM de Santa Maria, RS, sendo até aquele momento - bobear e até hoje - o único caminhão QT capaz de combater incêndios florestais em situações extremas de todo o Brasil). Os demais vieram em função dos relatórios da tropa sobre a VTR (uma missão real foi descrita pelo próprio CMT na filmagem, quando eu dirigia o carro). Os 3 do ano passado que mencionas foram então um novo (3º) lote.
Primeiro sobre o URAL bombeiro de Santa Maria:
Depois da comoção mundial causada pelo incêndio da Casa Noturna KISS, em janeiro de 2013, em março de 2015 o 4º Comando Regional de Bombeiros, da Brigada Militar do Rio Grande do Sul, recebeu a cessão de um Carro de Bombeiros, modelo AC-6,6-40, sobre chassi de um caminhão URAL 5557-1152-40, produzido pela empresa russa Fire Group Prioritet.
A correção é que não se tratava de uma doação, mas de uma cessão por 1 ou 2 anos (não me lembro ao certo e não estou em casa para verificar meus papiros), podendo ser renovada conforme solicitação da prefeitura, que foi o “fiel depositário” e que pagou os tributos de importação, sendo que ao final, esse veículo deverá ser devolvido.
Não sei como ele se encontra agora, e caso alguém souber, por favor me informe.

Agora sobre os Blindados da Policia Uruguaia:
Desconheço qualquer doação de blindado, na verdade sei que houve sim uma compra, usando os créditos de exportação russa sobre a venda de carnes, portanto se houve a doação de UM e a compra de DOIS, eu não posso te responder.

Em 2015, após uma concorrência, a GM decidiu adquirir 3 blindados VPK-2934 Medved, porem a compra foi suspensa, pela justiça uruguaia, por denuncia comprovada de corrupção (se não me engano eu postei isso aqui no fórum).

Em dezembro de 2016, sem nenhum aviso prévio, a GM apresentou mais 3 GAZ Tigr, também adquiridos com credito de exportação, sem concorrência, e que estão em uso atualmente, porem essa compra esta sendo investigada pela justiça uruguaia.



Um forte Abraço,
Paulo Bastos




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Re: Blindados Policiais

#578 Mensagem por Túlio » Qui Mar 02, 2017 10:55 pm

Paulo Bastos escreveu:
Primeiro sobre o URAL bombeiro de Santa Maria:
Depois da comoção mundial causada pelo incêndio da Casa Noturna KISS, em janeiro de 2013, em março de 2015 o 4º Comando Regional de Bombeiros, da Brigada Militar do Rio Grande do Sul, recebeu a cessão de um Carro de Bombeiros, modelo AC-6,6-40, sobre chassi de um caminhão URAL 5557-1152-40, produzido pela empresa russa Fire Group Prioritet.
A correção é que não se tratava de uma doação, mas de uma cessão por 1 ou 2 anos (não me lembro ao certo e não estou em casa para verificar meus papiros), podendo ser renovada conforme solicitação da prefeitura, que foi o “fiel depositário” e que pagou os tributos de importação, sendo que ao final, esse veículo deverá ser devolvido.
Não sei como ele se encontra agora, e caso alguém souber, por favor me informe.
Feita a correção (e a correção DA correção), uma última "sintonia fina": em finais de 2013 eu, Túlio, me encontrava no UY acompanhando uma comitiva de OSs da BM (02 Majores Bombeiros e 01 TC do qual não posso falar, exceto que é um baita parceiro para tomar uns Ballantine's e realizar sessões de tiro, tendo inclusive desmontado e remontado um -103 sem precisar de Instrução; eu precisei :oops: ); bueno, a atenção estava voltada para os Bombeiros e eles expressaram grande admiração pelo Ural, referindo-se o tempo todo ao combate de incêndios florestais e como aquela VTR era superior ao que dispunham, nada de menção a incêndio da Kiss (que podia ser combatido com caminhões comuns, fica no centro, não precisa 6 x 6 para chegar até lá). Também desconheço a situação atual da VTR.
Paulo Bastos escreveu: Agora sobre os Blindados da Policia Uruguaia:
Desconheço qualquer doação de blindado, na verdade sei que houve sim uma compra, usando os créditos de exportação russa sobre a venda de carnes, portanto se houve a doação de UM e a compra de DOIS, eu não posso te responder.
O que sei te falei, e quem me disse foi o então CMT da GR.
Paulo Bastos escreveu: Em 2015, após uma concorrência, a GM decidiu adquirir 3 blindados VPK-2934 Medved, porem a compra foi suspensa, pela justiça uruguaia, por denuncia comprovada de corrupção (se não me engano eu postei isso aqui no fórum).
De fato, nunca vi Bldo na GM, só na GR.
Paulo Bastos escreveu: Em dezembro de 2016, sem nenhum aviso prévio, a GM apresentou mais 3 GAZ Tigr, também adquiridos com credito de exportação, sem concorrência, e que estão em uso atualmente, porem essa compra esta sendo investigada pela justiça uruguaia.



Um forte Abraço,
Paulo Bastos
De novo Guardia Metropolitana (MVD) por Guardia Republicana (Nacional). Ambas cooperam entre si mas pouco têm em comum.

ADENDO: os Comandos e PQDTs Uruguayos (EN e FAU) treinam MOUT/CQC/CQB nas instalações da GR, orientados por Instrutores da corporação policial, mais especificamente a UNOE. Como boa parte dos integrantes de cargos mais especializdos da GR têm Cursos no BOPE (eles se autodenominam "El BOPE de Uruguay"), unidade respeitadíssima por lá, isso os credencia a ministrar cursos à elite de suas próprias FFAA.

De resto, abração e obrigado pelos ensinamentos, Mestre.




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Re: Blindados Policiais

#579 Mensagem por Paulo Bastos » Qui Mar 02, 2017 11:18 pm

Isso Tulio, é GR e não GM, falha nossa :roll:

Agora algumas noticias vinculadas na Midia e na Net sobre o que citei:

Sobre a compra dos 3 primeiros GAZ Tiger:
http://www.elobservador.com.uy/minister ... so-n216206

Sobre o cancelamento da compra dos VPK-2934 Medved, que não foram recebidos:
http://www.infodefensa.com/latam/2015/0 ... acion.html
http://www.infodefensa.com/latam/2015/1 ... gnada.html

Sobre a aquisição de novos Gaz Tigr.
http://www.infodefensa.com/latam/2017/0 ... rusos.html


Abraços,
Paulo Bastos




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Re: Blindados Policiais

#580 Mensagem por knigh7 » Sex Mar 03, 2017 2:57 am

Paulo Bastos escreveu:PUTZ, GAZ Tigr no BOPE DENOVO????
Galera, esse caso parece ser uma mitológica Hidra, pois, quanto mais eu corto a sua cabeça, aparecem duas para tomar seu lugar....

Todavia, como dizia meu amigo Jack, vamos por partes... (Hoje é dia de TEXTÃO)
Túlio escreveu:... vi de perto o Tigr usado pelo BOPE no seu famigerado "teste", vi as mossas dos impactos na carroceria e pior, não estava sozinho, o GERSON VICTORIO estava junto e viu também. Fizemos muitas fotos, pequena parte das quais foi parar na matéria a respeito no Portal.
Bem, também vi esse veículo de perto, inclusive entrei nele, porem não tive o prazer de dirigi-lo. Agora nunca houve, pelo menos de minha parte , qualquer critica a proteção balística desse carro, pelo menos não depois das reformas recebidas, o único senão se devia ao peso que essas mudanças trouxeram a já caótica potência e torque desse carro...
Túlio escreveu: O desempenho também era soberbo e isso que disseste é verdade, usava motor de potência menor que a normal mas indo naquela onda de "nacionalizar", que é uma das jogadas mais comuns para poder "roubar" ponto porque a VTR que "venceu" já estava escolhida desde o início (e aí não precisa ter nada "nacionalizado", por óbvio).
Cara, espero realmente que essas palavras não sejam repetições do que você ouviu do Ricardo Marques, da Tamasul, empresa representando do carro russo no Brasil, pois, se for, você caiu no papo de vendedor que INVENTA desculpa pelo fato de seu produto ter sido deferido!!!!

Agora se você quis falar de corrupção aí o buraco é bem mais embaixo...
Os recentes escanda-los de corrupção envolvendo as diversas esferas do governo, nos mostram a podridão que rolava, e que ainda rola, dentro dele. Porem vamos nos ater especificamente durante a concorrência, com o PT no Governo Federal e do ilustríssimo (hoje réu condenado e preso) Sergio Cabral (aliado do PT) no Governo do RIO, e veremos que SIM, houve uma tentativa de manipulação na concorrência dos blindados da SeSeg.
Acredito que a maioria daqui, que acompanhou o caso, lembra-se da minha matéria denuncia (aliás fui o ÚNICO que denunciou o fato) sobre o anuncio do Sr. José Beltrame, na época o todo poderoso Secretário de Segurança Pública do Rio de Janeiro, a respeito da escolha do blindado israelense FORT 1. Não vou repetir a questão aqui, que já deu muito pano pra manga, com várias cartas-respostas sendo publicadas, mas o caso é que menos de 48hs após minha denuncia, o citado veículo, que não foi avaliado por NINGUEM, foi desclassificado, pessoas foram demitidas, e passei a ser persona non grata na SeSeg. Ou seja, houve sim uma tentativa de propina, mas a imprensa séria e responsável cumpriu seu papel, denunciou e melou a falcatrua, vencendo realmente o melhor carro!!!!
Túlio escreveu: Não questiono se o Maverick é bom ou ruim, não o conheço; mas, pelo que li na matéria do Paulão (autoridade mais do que reconhecida em Bldos no Brasil), ao menos para o Rio NÃO É!
Em primeiro lugar gostaria de agradecer pelo elogio. Realmente me sinto honrado quando leio isso.

Agora sobre o Maverick, não fui eu quem disse que o carro era o melhor para atender ao RIO, mas a maioria dos policiais do BOPE com quem falei na época, incluindo seu comandante, o Coronel William René Alonso, devido, dentre muitas de suas qualidades, a capacidade de se acessar o motor sem precisar sair do veículo (imagina ter que desembarcar para tentar arrumar um motor no meio de um tiroteio?) e a sua altura, pois torna-se uma plataforma de tiro superior aos outros avaliados. Em desempenho, tanto ele quanto o Plasan e o RTD Sherpa Police, sendo que esse ultimo ganhava no quesito “conforto”!

Agora Sobre os Paramout Maverick que estão apresentando problemas de manutenção:
Isso esta acontecendo porque a empresa sulafricana Paramoult não esta repondo as peças de reposição do seu armazém, conforme o previsto em contrato, por que, conforme o mesmo contrato, o Governo do Estado do Rio de Janeiro deveria fazer os depósitos referentes a manutenção total desses carros, conforme eu descrevi nas reportagens sobre a licitação. Porem, o Governo parou de pagar em AGOSTO de 2014!!!!!
Portanto, antes de sair por aí detonando um equipamento, que SIM, de acordo com os operadores, foi o melhor de todos os testados no RIO, procurem saber o real motivo dos problemas...


Agora sobre o GRAN FINALE: a participação do Gaz Tigr nessa concorrência...
Esse negócio já deu tanto pano pra manga que, cansado de explicar várias e várias vezes a mesma coisa, fiz um texto padrão, técnico e, para desespero de alguns, despido de qualquer preconceito contra qualquer coisa, apenas apresento fatos, nomes e datas (apesar de ter neguinho de muitos nomes que rasga o toba com a unha toda vez que o lê :lol: :lol: :lol: ):

"No final de 2008 o PMERJ apresentou a SeSeg (Secretaria de Estado de Segurança) um relatório sobre o desempenho de seus blindados táticos e a necessidade de veículos melhores para combater a criminalidade no Estado, já vislumbrando os grandes eventos que haveriam na cidade (Copa do Mundo e Olimpíadas). Com isso, no ano seguinte, a SeSeg começou os estudos para a aquisição de veículos modernos, não só para a PMERJ mas também para o CHOQUE e CORE, este ultimo da Polícia Civil, e começou a consultar diversos fabricantes e a solicitar veículos para avaliação e para criar os requisitos necessários para uma concorrência. Diversas empresas apresentaram essas informações e quatro delas enviaram cinco veículos para serem avaliados, conforme os que citei no inicio do texto. Dentre eles estava o Gorkovsky Avtomobilny Zavod (GAZ) 233036 Tigr SPM-2.

Foi combinado que os testes com o veículo começariam em abril de 2010, porem, devido a diversos atrasos, a fábrica só conseguiu entrega-lo em 31 de agosto e foi imediatamente deslocado para o Centro de Manutenção de Veículos Blindados da PMERJ, na sede do Batalhão de Choque, e dois dias depois entregue ao BOPE. Ele recebeu a designação de VTL (Veículo Tático Leve) pela PMERJ, mas foi apelidado de “Caveirovsky:lol:

A empresa responsável pelo veículo no Brasil foi a Tamasul Consultoria Administração Financeira e Corretagem Ltda, que era a representante da empresa russa, e que também tentou vende-lo para a Brigada Militar do Rio Grande do Sul, porem sem lograr sucesso. Nesse episódio a empresa tentou montar uma fábrica no Brasil, fato que foi amplamente divulgado pela imprensa, como investimento russo, porem a empresa vinculou uma compra mínima de 40 veículos pela BMRS, fato esse considerado totalmente fora da realidade.

Antes dessa entrega, o Coronel Paulo Henrique Moraes, na época comandante do BOPE, esteve na Rússia para conhecer o modelo, e solicitou algumas mudanças, como ar-condicionado e blindagem da caixa do motor, porem, como ainda não existia essa versão, o veículo que chegou ao Rio não as tinha. Por este fato veículo foi considerado perigoso para a tropa, e não foi testado em campo.

Um veículo escuro, sem ventilação, em um lugar onde a temperatura passa facilmente dos 40º, foi considerado insalubre para uma tropa que faz patrulhas por horas, o que fatalmente iria afetar seu desempenho, principalmente caso houvesse a necessidade desembarque e combate. Além disso, a falta da blindagem no motor poderia expor a tripulação a um desembarque forçado, no meio de um tiroteio, caso um projétil atingisse o motor e o obrigasse a parar. Outra observação feita foi em relação a grande área envidraçada (blindada) que tinha muito menos resistência que o metal (ela pode para um tiro de fuzil, mas um segundo pode atravessa-la).
Para suprir essas deficiências, foram tentadas algumas medidas paliativas e algumas modificações pela empresa na Rússia.

No caso do ar-condicionado, foi adaptado um modelo comercial do Brasil, específico para vans, que solucionou, ou ao menos melhorou a questão da temperatura interna do veículo, porem o mesmo, devido a ser uma alteração não planejada adequadamente (mesmo se passando mais de 8 meses), acabou roubando mais potência do que deveria do já anêmico motor Cummins do veículo enviado.

Detalhe: o envio do carro com o motor Cummins, uma das opções de motorização disponíveis para o veículo, foi uma decisão da empresa russa, pois, caso ela vencesse a concorrência, ela deveria dar suporte para a manutenção do mesmo aqui, e para ela, era muito mais fácil colocar um motor que existia no Brasil do que criar toda uma cadeia logística para algo novo. Portanto, novamente, foi uma decisão da EMPRESA e não do BOPE como alguns acham!!!!

Para o problema do da blindagem transparente, foi feita uma adaptação local, as presas, soldando-se chapas de aço bem rusticas na frente delas, como foi visto no veículo que estava exposto na LAAD 2011, e para a blindagem do motor, foi enviado um kit da fabrica, desenvolvido conforme as especificações do BOPE e depois adotado como opcional pela GAZ, que transformou o veículo no primeiro Tigr-M ou SPM-2M. Porem o peso adicional causado por essa blindagem, somado a potência roubada pelo ar-condicionado, colocou a manobrabilidade do veículo de ruim para sofrível.

Todas essas modificações duraram cerca de 8 meses, estando o veículo pronto para iniciar os testes em abril de 2011.

No dia 19/04/2011, foi realizado um teste para verificação da blindagem balística no estande de tiro do BOPE, no bairro de Laranjeiras, onde o veículo foi considerado apto, porem, em 04/06/2011, ele foi levado para avaliação de dirigibilidade em terreno acidentado no morro do Borel, onde ar-condicionado e o excesso de peso por conta de blindagem extra, aliado ao motor anêmico, cobraram seu preço e o veículo não conseguiu concluir esses testes, sendo o considerado inapto para as patrulhas e testes em situação normal, que viriam a seguir. Na semana seguinte foi enviado para o 24º BIB, do EB, e o mesmo também teve uma nota ruim no quesito manobra.

Depois disso o veículo ficou encostado no Rio, até a TAMASUL conseguir vende-lo, junto com mais dois, a Guardia Metropolitana de Montevideo, no Uruguai, sem licitação ou testes, para aproveitar o crédito de exportação que esse país tinha com a venda de carnes a Rússia (que acabou comprando mais 3 no final do ano passado, mas sem a Tamasul).
A imagem do veículo ficou tão ruim, que nem a Tamasul ou a Rosoboronexport apresentaram propostas no Edital para aquisição de 8 blindados apresentada pela SeSeg no ano seguinte."

Espero que agora, com esse pequeno resumo, o assunto fique mais claro o que aconteceu e que esse assunto seja encerrado...
Pôxa, muito obrigado pelos esclarecimentos, Paulo.

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Re: Blindados Policiais

#581 Mensagem por knigh7 » Sex Mar 03, 2017 2:59 am

O Paulo Bastos e o Caiafa são os MythBusters do DB...




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Re: Blindados Policiais

#582 Mensagem por Túlio » Sex Mar 03, 2017 9:38 am

knigh7 escreveu:O Paulo Bastos e o Caiafa são os MythBusters do DB...

Onde está o "mito"? Falei do que sei, do que vi, do que até dirigi, do que o CMT (100% Operacional) de uma corporação nacional me contou, sem os secretismos de quando falamos com o pessoal daqui. Cortei de saída o lance da Kiss, pois o Ural pouca ou nenhuma diferença faria no caso.

E estou criando factóides e espalhando MITOS???

Putz, parece que virou CRIME falar bem de algo Russo... :roll: :roll: :roll: :roll:




“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”

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Re: Blindados Policiais

#583 Mensagem por Paulo Bastos » Sex Mar 03, 2017 12:06 pm

knigh7 escreveu:O Paulo Bastos e o Caiafa são os MythBusters do DB...
Obrigado pelas palavras Knigh7.
Túlio escreveu:Onde está o "mito"? Falei do que sei, do que vi, do que até dirigi, do que o CMT (100% Operacional) de uma corporação nacional me contou, sem os secretismos de quando falamos com o pessoal daqui. Cortei de saída o lance da Kiss, pois o Ural pouca ou nenhuma diferença faria no caso.

E estou criando factóides e espalhando MITOS???

Putz... :roll: :roll: :roll: :roll:
Calma aí Indio Velho, acho que interpretou mal os textos...

Primeiro, sim existem diversos mitos, SOBRE A QUESTÃO DOS GAZ TIGR NO BOPE, tanto que fiz um texto para tentar elucidar esse fato, porem nunca quiz dizer que esse mito havia sido criado por você.
Você fez um belo trabalho ao visitar uma unidade policial uruguaia, testar vários equipamentos, incluindo o Tigr, e apresentar suas impressões, suas experiências e o que ouviu. Nunca contestei seus argumentos, tanto que no próprio caso do Tigr doado eu falei que "não sabia". Agora contestei sua opinião sobre a escolha no Rio, aí baseado nas minhas experiências, mas isso não tem nada haver com o "mito"!!!!

Agora sobre a relação entre o URAL Bombeiro e o incêndio da KISS:
Não sei o que você entendeu, mas, definitivamente, não foi o que escrevi :shock:
O URAL não foi adquirido para combater o incêndio da KISS, até porque ele ocorreu 2 anos antes :roll: , mas foi a repercussão mundial que essa tragédia tomou que incentivou empresas russas a promover seus produtos, simplesmente o cedendo para uma "cidade abalada por uma tragédia". Aquilo foi uma estratégia de marketing (que não sei se funcionou) para venda de material russo, ou você pensou que eles cederam porque são bonzinhos??? :roll: :roll: :wink:


Abraços,
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Re: Blindados Policiais

#584 Mensagem por Túlio » Sex Mar 03, 2017 12:18 pm

Paulo Bastos escreveu:
Agora sobre a relação entre o URAL Bombeiro e o incêndio da KISS:
Não sei o que você entendeu, mas, definitivamente, não foi o que escrevi :shock:
O URAL não foi adquirido para combater o incêndio da KISS, até porque ele ocorreu 2 anos antes :roll: , mas foi a repercussão mundial que essa tragédia tomou que incentivou empresas russas a promover seus produtos, simplesmente o cedendo para uma "cidade abalada por uma tragédia". Aquilo foi uma estratégia de marketing (que não sei se funcionou) para venda de material russo, ou você pensou que eles cederam porque são bonzinhos??? :roll: :roll: :wink:


Abraços,
Paulo Bastos

Ninguém é BONZINHO, Mestre. Mas, como disse, em fins de 2013 eu estava com uma comitiva da BM que incluía dois Oficiais Superiores dos Bombeiros e eles ficaram horas e horas fuçando no Ural, não apenas no caminhão em si mas nos sistemas e equipamentos para combate a incêndios. Como estava junto, é claro que eu ouvia o que falavam e era altamente favorável ao Ural. Um (se não me engano, Major) comentou "é carne de de primeira mas vai se brabo de levar pro Rio Grande, sacumé, é Russo..."

Já no avião, na volta, ficamos de charla e foi aí que me disseram que não tinha caminhão específico para combater incêndio florestal no Brasil (eu nem sabia que existia isso), citando dados e locais. Segundo um deles, "se arrumarmos uma meia dúzia vamos estar grandões aqui no Sul". Ficou em um só e nem sei se está mais lá, sabes que saí da mídia em meados de 2014, não saio mais viajando atrás de news.

Abração, Mestre!




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Re: Blindados Policiais

#585 Mensagem por Juniorbombeiro » Sex Mar 03, 2017 3:14 pm

Túlio escreveu:
Paulo Bastos escreveu:
Agora sobre a relação entre o URAL Bombeiro e o incêndio da KISS:
Não sei o que você entendeu, mas, definitivamente, não foi o que escrevi :shock:
O URAL não foi adquirido para combater o incêndio da KISS, até porque ele ocorreu 2 anos antes :roll: , mas foi a repercussão mundial que essa tragédia tomou que incentivou empresas russas a promover seus produtos, simplesmente o cedendo para uma "cidade abalada por uma tragédia". Aquilo foi uma estratégia de marketing (que não sei se funcionou) para venda de material russo, ou você pensou que eles cederam porque são bonzinhos??? :roll: :roll: :wink:


Abraços,
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Ninguém é BONZINHO, Mestre. Mas, como disse, em fins de 2013 eu estava com uma comitiva da BM que incluía dois Oficiais Superiores dos Bombeiros e eles ficaram horas e horas fuçando no Ural, não apenas no caminhão em si mas nos sistemas e equipamentos para combate a incêndios. Como estava junto, é claro que eu ouvia o que falavam e era altamente favorável ao Ural. Um (se não me engano, Major) comentou "é carne de de primeira mas vai se brabo de levar pro Rio Grande, sacumé, é Russo..."

Já no avião, na volta, ficamos de charla e foi aí que me disseram que não tinha caminhão específico para combater incêndio florestal no Brasil (eu nem sabia que existia isso), citando dados e locais. Segundo um deles, "se arrumarmos uma meia dúzia vamos estar grandões aqui no Sul". Ficou em um só e nem sei se está mais lá, sabes que saí da mídia em meados de 2014, não saio mais viajando atrás de news.

Abração, Mestre!
Tulio, se me permite um adendo, como ex bombeiro, mesmo que voluntário...Não existe praticamente NADA específico para combate a incêndio no Brasil, se formos comparar equipamento Europeu e Americano, estamos muito atrás, até demos uma melhorada, principalmente na última década, graças a melhora da economia e aos FUNREBOM's (FUNdo de REequipamento dos BOMbeiros), que a bem dá verdade até funciona, mas é mais um imposto para quebrar o galho daquilo que já deveria ser atendido pelo Estado. Temos alguns equipamentos bons, o que eu considero melhor é o da MITREN Cimasa de, acho, Santa Cruz do Sul -RS, que faz uso extenso de alumínio nas carrocerias e fabrica suas próprias bombas. Agora, eles ganham a maior parte das licitações, pelo que eu vejo, se me perguntares se tem treta, eu é que não boto minha mão no fogo :roll: . Mas esses caminhões não passam de caminhões comuns adaptados, cumprem a maioria das funções que fique bem claro, e alguns são bem feitos, já outros...nos EUA (na Europa menos) aqueles caminhões quadradões, são desenvolvidos e construídos especificamente para serem viaturas especializadas, não se compra um caminhão na concessionária e se leva para adaptar.
Quando abriu o Corpo de Bombeiros de Dois Irmãos, eu era da primeira turma de voluntários, e como eu era Mecânico Industrial, eu quebrava a maioria dos galhos que dava para resolver no quartel. A prefeitura arrumou um "toco" velho que era caçamba, um MB1513, motor OM352 com turbo adaptado e diferencial reduzido (segundo os mecânicos de caminhão, era uma série muito rara, desenvolvida para trabalhar em terrenos mais íngremes, e os desgraçados conseguiram "achar" uma imundícia daquelas para comprar :? ), foi pintado de vermelho (era verde) e foi encarroçado com tanque de 4000 litros de água, bomba de 500 GPM e a famosa "casinha do mico" (aquela cabine para a guarnição que fica atrás da cabine principal), cabine dupla era luxo, e "deêm-se por satisfeitos, pq na minha época, ia todo mundo sentado em cima da carroceria", dizia o velho sargento. :lol: :lol: O encarroçamento foi feito em uma Empresa de Porto Alegre (no melhor estilo melhor preço, pior serviço), que era de um Ex Coronel dos bombeiros Picar...quer dizer, empreendedor. :mrgreen: Vou te contar viu, cada vez que aquela tranqueira dava problema, eu pagava os pecados, para você ter uma ideia, as cornetas da sirene Fá-Dó (como eu amava aquilo) eram pneumáticas, e certo dia pararam de funcionar, eu segui as mangueiras plásticas (PU) de ar e descobri que uma delas passava por cima da carcaça da turbina, não sei até hoje como durou tanto. :lol: :lol: :lol: Cortei, coloquei uma emenda, prendi para o lado com cintas plásticas e revesti com uma manta de teflon. Aquele caminhão era lento, inconfiável, instável (chegava a levantar roda em curvas, tudo bem que o sgt, abusava), pouco freio, mas era lindo de doer, a mecânica era cheia de gambiarras, mas veio com umas calotas cromadas Bepo, corrimãos cromados (que a gente chamava de Porta-Justino, um ex-prefeito véio que já tava fazendo hora extra :mrgreen: ), umas bandas brancas nos pneus e com aquele vermelho encerado com as letras brancas refletivas a noite, nossa senhora, como brilhava, era o orgulho daquela gurizada deslumbrada que queria ser herói do fogo, bons tempos.
Mas sendo bem específico, caminhão para combate a incêndio florestal, até temos...uns que quebram o galho, em cima desses caminhões 4x4, mas nada como um Ural ou Unimog. Caminhão Auto Escada ou Auto Plataforma, não temos. Quase todos os equipamentos específicos são importados (bombas, canhões e esguichos remotos, sistemas de automação). Caminhões especializados para aeroportos, não temos. Ambulâncias e veículos de resgate...um amigo meu tinha uma empresa de ambulâncias, ele comprou num leilão um daqueles furgões americanos velhos que a Ulbra Saúde tinha (eram doados dos EUA, mas tinha um rolo, não podia utilizar material doado comercialmente e o governo confiscou), a Brigada usou durante anos na operação golfinho, para fazer translado de pacientes do litoral para Porto Alegre. Eram três, mas o Sgt. que fazia o caminhão andar em três rodas, capotou uma na Freeway voltando de Porto Alegre (não existe viatura a prova de Brigadiano, já dizia o velho e sábio sargento [003] ), dormiu depois de tirar 48 hs de serviço direto (segundo ele, brigadiano é mentiroso :mrgreen: ). Mas aquela velharia de 1983 tinha um motor V8 GM de 454 pol. cubicas (isso dá 7,4 litros :shock: :shock: :shock: ), transmissão automática, suspensão hidropneumática e até gavetas externas com tubulação instalada para as garrafas de oxigênio, enquanto as nossas ambulâncias até hoje são furgões de entrega adaptados, e demo-nos por satisfeitos, por que eu lembro da época das Caravans e, pasmem...Kombis. :shock: :shock: :roll: :roll:




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