mas se eu bem me lembro, só de corte no orçamento do MD foi quase metade disso aí...
![Neutral :|](./images/smilies/icon_neutral.gif)
abs.
Moderador: Conselho de Moderação
Marechal, o orçamento deste ano do MD ficou, após o corte em R$ 17 bi, o que significa cerca de E$ 5,4 bi. Ou seja, bem menos do que o orçamento holandês. Mesmo os 22 bi aprovados na LOA daria cerca de 7,1 bi de euros. Ainda menor que o holandês.Marechal-do-ar escreveu:FCarvalho, 8 bi de euros é o orçamento do ministério da defesa holandês, o orçamento do nosso ministério da defesa, com os cortes, deve estar perto de 20 bi de euros, se com 20 bi não conseguimos tocar nada, como você acha que com 8 bi sairia alguma coisa? O problema ali não é dinheiro...
Sei, e sei porque não são aprovadas, alias, acho que nem devem ser aprovadas.FCarvalho escreveu:Sabes que há propostas já bem antigas dentro do próprio MD sobre tal separação das contas de pessoal e consumo e investimento.
Mas o gasto com pessoal é um dos maiores do mundo, separar as contas do MD dos salários ia mudar no que? Alguém ainda teria que pagar os salários, ou soldado agora virou trabalho voluntário? E não quero dizer o óbvio mas... Dinheiro não é infinito, não da para dizer, "vamos separar 50 bilhões por ano para comprar armas e os demais pagamentos põe na conta do Abreu", para se comprar mais armas, mais qualquer coisa o dinheiro precisa vir de algum lugar, do além é que não vem nada.FCarvalho escreveu:Tirando pessoal e aposentados, o orçamento militar brasileiro é um dos menores que se tem por ai dentre os desenvolvidos e em desenvolvimento.
Regularidade tem, os gastos militares aumentam regularmente a cada ano, dizer que foi contingenciado ou qualquer desculpa do tipo não cola, até os contingenciamentos são regulares, e isso segundo o próprio MD, como você mostrou:FCarvalho escreveu:Gastamos mal, sim, gastamos. Mas para gastar bem, é preciso antes e tudo regularidade, imparcialidade e planejamento.