TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Qual o caça ideal para o FX?

F/A-18 Super Hornet
284
22%
Rafale
619
47%
Gripen NG
417
32%
 
Total de votos: 1320

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
Luís Henrique
Sênior
Sênior
Mensagens: 8391
Registrado em: Sex Mai 07, 2004 12:25 pm
Agradeceu: 1 vez
Agradeceram: 184 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#80056 Mensagem por Luís Henrique » Qui Fev 16, 2017 10:41 am

knigh7 escreveu:
Ilya Ehrenburg escreveu:Lembrar é viver...
Provocar, também :mrgreen: ...

Fonte: http://jornalggn.com.br/noticia/o-probl ... vio-vieira
O Problema No Projeto do Gripen NG
Por: Manuel Flávio Vieira

O problema no projeto Gripen “NG”: a diminuição da capacidade do caça escolhido para o Brasil


Em dezembro do ano passado terminou uma das mais longas concorrências de entre fabricantes de armamento de toda a História: a vitória do caça sueco Gripen NG no programa FX2, um processo de seleção de caças de superioridade aérea para a FAB cujo início data de 15 anos atrás.
Eu não considero uma provocação sua, Ilya, e tampouco achei ruim.

Aliás fui eu o primeiro a divulgar nos fóruns a redução do peso vazio pelo VP da SAAB Lars Ydreskog, que foi dada no ano passado no rollout do caça e publicadas em revistas estrangeiras.

Quem muda não sou eu mas as informações oficiais que evoluem de acordo com o desenvolvimento do caça.
Manuel, não quero entrar nisso.
Mas aproveitando a deixa, possui mais alguma informação sobre isso?
Alguma atualização?

estas questões de peso, como ficaram?

O Mtow do Gripen E vai ficar mesmo nas 16,5T?
Peso vazio 8T?




Su-35BM - 4ª++ Geração.
Simplesmente um GRANDE caça.
Avatar do usuário
joao fernando
Sênior
Sênior
Mensagens: 5208
Registrado em: Ter Out 30, 2007 5:53 pm
Localização: Santa Isabel - SP
Agradeceram: 29 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#80057 Mensagem por joao fernando » Qui Fev 16, 2017 11:47 am

Luís Henrique escreveu:
knigh7 escreveu: Eu não considero uma provocação sua, Ilya, e tampouco achei ruim.

Aliás fui eu o primeiro a divulgar nos fóruns a redução do peso vazio pelo VP da SAAB Lars Ydreskog, que foi dada no ano passado no rollout do caça e publicadas em revistas estrangeiras.

Quem muda não sou eu mas as informações oficiais que evoluem de acordo com o desenvolvimento do caça.
Manuel, não quero entrar nisso.
Mas aproveitando a deixa, possui mais alguma informação sobre isso?
Alguma atualização?

estas questões de peso, como ficaram?

O Mtow do Gripen E vai ficar mesmo nas 16,5T?
Peso vazio 8T?
Só saberemos qdo (e se) ele voar um dia. Ou esses projetos não sofrem alterações? (F35 mandou abraços)

Enquanto isso a MB viu a arapuca de NG naval e pulou fora




Obrigado Lulinha por melar o Gripen-NG
Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 62277
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceu: 6525 vezes
Agradeceram: 6897 vezes
Contato:

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#80058 Mensagem por Túlio » Qui Fev 16, 2017 2:47 pm

joao fernando escreveu:
Só saberemos qdo (e se) ele voar um dia. Ou esses projetos não sofrem alterações? (F35 mandou abraços)

Enquanto isso a MB viu a arapuca de NG naval e pulou fora

Tinha visto isso lá no tópico do Sampa e apenas dei risada, agora repeteco de desinformação é sodas. Vamos ver: estás dizendo então que a MB, com Skyhawks em processo de modernização e outras aeronaves ainda mais velhas já compradas e aguardando upgrade para operar no A-12 (faltando "apenas" este ser capaz de voltar a navegar e lançar/recolher aviões), desativou o navio porque finalmente descobriu o que já sabemos há anos, ou seja, que essa charla de do Gripen N é pura lorota mas, mesmo que fosse em frente (após o E e o duvidoso F) só atingiria IOC bem depois de o Sampa, com MLU e tudo, ser retirado de serviço por absoluta exaustão. Sério que acreditas numa bobagem dessas?

PUTZ... :roll: :roll: :roll: :roll:




“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”

P. Sullivan (Margin Call, 2011)
Avatar do usuário
joao fernando
Sênior
Sênior
Mensagens: 5208
Registrado em: Ter Out 30, 2007 5:53 pm
Localização: Santa Isabel - SP
Agradeceram: 29 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#80059 Mensagem por joao fernando » Qui Fev 16, 2017 3:39 pm

Túlio escreveu:
joao fernando escreveu:
Só saberemos qdo (e se) ele voar um dia. Ou esses projetos não sofrem alterações? (F35 mandou abraços)

Enquanto isso a MB viu a arapuca de NG naval e pulou fora

Tinha visto isso lá no tópico do Sampa e apenas dei risada, agora repeteco de desinformação é sodas. Vamos ver: estás dizendo então que a MB, com Skyhawks em processo de modernização e outras aeronaves ainda mais velhas já compradas e aguardando upgrade para operar no A-12 (faltando "apenas" este ser capaz de voltar a navegar e lançar/recolher aviões), desativou o navio porque finalmente descobriu o que já sabemos há anos, ou seja, que essa charla de do Gripen N é pura lorota mas, mesmo que fosse em frente (após o E e o duvidoso F) só atingiria IOC bem depois de o Sampa, com MLU e tudo, ser retirado de serviço por absoluta exaustão. Sério que acreditas numa bobagem dessas?

PUTZ... :roll: :roll: :roll: :roll:
Claro que acredito pows, tem gente que acredita que tirando a Dilma a corrupção ia acabar ué...




Obrigado Lulinha por melar o Gripen-NG
Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 62277
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceu: 6525 vezes
Agradeceram: 6897 vezes
Contato:

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#80060 Mensagem por Túlio » Qui Fev 16, 2017 4:41 pm

joao fernando escreveu: Claro que acredito pows, tem gente que acredita que tirando a Dilma a corrupção ia acabar ué...

JF véio, está começando a cansar essa tua mania de estragar tópico com tua VIUVEZ, tens lugar BEM melhor para chorar as pitangas, ambos sabemos... :wink: 8-]

Mas vamos convir, ficar de spoiler em debate só para rankear é meio chato, não?




“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”

P. Sullivan (Margin Call, 2011)
Avatar do usuário
knigh7
Sênior
Sênior
Mensagens: 19186
Registrado em: Ter Nov 06, 2007 12:54 am
Localização: S J do Rio Preto-SP
Agradeceu: 2061 vezes
Agradeceram: 2616 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#80061 Mensagem por knigh7 » Qui Fev 16, 2017 6:46 pm

Luís Henrique escreveu:
knigh7 escreveu: Eu não considero uma provocação sua, Ilya, e tampouco achei ruim.

Aliás fui eu o primeiro a divulgar nos fóruns a redução do peso vazio pelo VP da SAAB Lars Ydreskog, que foi dada no ano passado no rollout do caça e publicadas em revistas estrangeiras.

Quem muda não sou eu mas as informações oficiais que evoluem de acordo com o desenvolvimento do caça.
Manuel, não quero entrar nisso.
Mas aproveitando a deixa, possui mais alguma informação sobre isso?
Alguma atualização?

estas questões de peso, como ficaram?

O Mtow do Gripen E vai ficar mesmo nas 16,5T?
Peso vazio 8T?
Oi, Luís Henrique.

O trem de pouso está sendo reforçado (inclusive os freios do dianteiro) para um MTOW de 17 ton.

Os testes estruturais ocorrerão até o ano que vem e portanto é possível que o peso vazio da plataforma ainda varie.

A FAB assinou com a SAAB cláusulas de desempenho e capacidade da plataforma, elegendo Londres como local do foro de eventuais litígios. A fim de aumentar o payload, até porque tem de cumprir as cláusulas, a SAAB está trabalhando tanto para baixar o peso vazio quanto aumentar o MTOW. Com relação a capacidade de cargas externas, por uma das reuniões com a FAB no Congresso, acredito que seja de 5.200kg. Mas isso deve ser o limite, ou seja, menos que isso não pode ser.

No meu artigo, nos itens de fonte sobre pesos, o que mudou foi a inclusão da Exelis como fornecedora pilones da fuselagem para o lançamento do Meteor e o projeto da FP 83 (bomba planadora da Friuli da classe de 1.000lbs) cujo projeto foi paralisado. Mas o da FP 82, mandei um e-mail para eles e ainda não tive resposta.




Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 62277
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceu: 6525 vezes
Agradeceram: 6897 vezes
Contato:

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#80062 Mensagem por Túlio » Qui Fev 16, 2017 7:52 pm

knigh7 escreveu:
No meu artigo, nos itens de fonte sobre pesos, o que mudou foi a inclusão da Exelis como fornecedora pilones da fuselagem para o lançamento do Meteor e o projeto da FP 83 (bomba planadora da Friuli da classe de 1.000lbs) cujo projeto foi paralisado. Mas o da FP 82, mandei um e-mail para eles e ainda não tive resposta.

Qual artigo (link)? Gostaria de ler, cupincha.

Sobre a FP-83, sabes o porquê de ter parado? Quando apareceu causou o maior frisson, era a "JDAM Brasileira", daí ficou por isso mesmo?




“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”

P. Sullivan (Margin Call, 2011)
Avatar do usuário
knigh7
Sênior
Sênior
Mensagens: 19186
Registrado em: Ter Nov 06, 2007 12:54 am
Localização: S J do Rio Preto-SP
Agradeceu: 2061 vezes
Agradeceram: 2616 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#80063 Mensagem por knigh7 » Qui Fev 16, 2017 8:32 pm

Túlio escreveu:
knigh7 escreveu:
No meu artigo, nos itens de fonte sobre pesos, o que mudou foi a inclusão da Exelis como fornecedora pilones da fuselagem para o lançamento do Meteor e o projeto da FP 83 (bomba planadora da Friuli da classe de 1.000lbs) cujo projeto foi paralisado. Mas o da FP 82, mandei um e-mail para eles e ainda não tive resposta.

Qual artigo (link)? Gostaria de ler, cupincha.

Sobre a FP-83, sabes o porquê de ter parado? Quando apareceu causou o maior frisson, era a "JDAM Brasileira", daí ficou por isso mesmo?
O Luís Nassif se interessa também sobre Defesa e num dos encontros que eu tive com ele pediu-me para escrever um artigo sobre o problema do aumento de peso vazio do GripenNG (foi publicado em setembro de 2014), que era um problema sério que precisava ser discutido mas não se falava nada.

http://jornalggn.com.br/noticia/o-probl ... vio-vieira

Com relação a bomba planadora da Friuli a que morreu era uma que estava no inicio, o kit para bombas de 1.000lb (FP 83). Mas pouco foi divulgado sobre ela. A FP 82, para bombas de 500lbs a última informação que eu tive (isso há uns 2 anos) era da pendência de orçamento para a certificação. O kit já estava desenvolvido.




Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 62277
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceu: 6525 vezes
Agradeceram: 6897 vezes
Contato:

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#80064 Mensagem por Túlio » Qui Fev 16, 2017 8:47 pm

knigh7 escreveu: O Luís Nassif se interessa também sobre Defesa e num dos encontros que eu tive com ele pediu-me para escrever um artigo sobre o problema do aumento de peso vazio do GripenNG (foi publicado em setembro de 2014), que era um problema sério que precisava ser discutido mas não se falava nada.

http://jornalggn.com.br/noticia/o-probl ... vio-vieira

Acabei de ler. MY CONGRATZ, excelente artigo. Só um comentário: nunca vi nenhuma viúva do Rafale bater com tanta força no Gripen como tu fizeste, caí duro!!! :shock: :shock: :shock: :shock:

E dizer que ainda tem gente que te chama de lobista da SAAB... :roll: :roll: :roll: :roll:




“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”

P. Sullivan (Margin Call, 2011)
Avatar do usuário
knigh7
Sênior
Sênior
Mensagens: 19186
Registrado em: Ter Nov 06, 2007 12:54 am
Localização: S J do Rio Preto-SP
Agradeceu: 2061 vezes
Agradeceram: 2616 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#80065 Mensagem por knigh7 » Qui Fev 16, 2017 8:58 pm

Pois é, ainda sou chamado de lobbista da SAAB. Meu preferido no Fx2 era o Super Hornet. Mas não fico fazendo birra. Sei perder. E reconheco as qualidades do Gripen.

Acho que eles vêem lobbista da SAAB até debaixo da cama.




Editado pela última vez por knigh7 em Qui Fev 16, 2017 9:17 pm, em um total de 1 vez.
Avatar do usuário
knigh7
Sênior
Sênior
Mensagens: 19186
Registrado em: Ter Nov 06, 2007 12:54 am
Localização: S J do Rio Preto-SP
Agradeceu: 2061 vezes
Agradeceram: 2616 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#80066 Mensagem por knigh7 » Qui Fev 16, 2017 9:15 pm

Luís Henrique escreveu: Peso vazio 8T?
Não, já baixaram. Conseguiram reduzir 500kg.

Mas como eu disse acima os testes estruturais apenas vao terminar em 2018.




Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 62277
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceu: 6525 vezes
Agradeceram: 6897 vezes
Contato:

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#80067 Mensagem por Túlio » Qui Fev 16, 2017 9:27 pm

knigh7 escreveu:Pois é, ainda sou chamado de lobbista da SAAB. Meu preferido no Fx2 era o Super Hornet. Mas não fico fazendo birra. Sei perder. E reconheco as qualidades do Gripen.

Acho que eles vêem lobbista da SAAB até debaixo da cama.

Pura neura, tem gente que usa até caça para botar pra fora suas mágoas político-partidárias, fazer o quê... :roll: :roll: :roll: :roll:

Eu mesmo, na primeira enquete (com todos os caças), naturalmente votei no FLANKER. Quando veio a Short-List (com aquele rasteira da FAB na MARRETA DO DIABO), votei então no Rafale (posso printar e provar) mas, no que deu Gripen, enfiei a viola no saco e é Gripen na FAB, fim. É o que gente adulta faz, sem essa de ficar de nojinho e caçando quem pensa diferente ou descarregando seus complexos nos outros.

De resto, no aguardo que se confirme a redução do peso vazio em 500 kg e aumento do MTOW. Como mencionaste no artigo, com os números atuais vários perfis de missão ficariam comprometidos...




“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”

P. Sullivan (Margin Call, 2011)
Avatar do usuário
Luís Henrique
Sênior
Sênior
Mensagens: 8391
Registrado em: Sex Mai 07, 2004 12:25 pm
Agradeceu: 1 vez
Agradeceram: 184 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#80068 Mensagem por Luís Henrique » Qui Fev 16, 2017 11:43 pm

knigh7 escreveu:
Luís Henrique escreveu: Peso vazio 8T?
Não, já baixaram. Conseguiram reduzir 500kg.

Mas como eu disse acima os testes estruturais apenas vao terminar em 2018.
Obrigado Manuel.

Ótimas notícias.

500 kg a mais de MTOW e 500 kg a menos no peso vazio, são 1.000 kg de ganho.

Ainda não consigo entender porque não substituem a F-414 pela versão mais potente EPE ou EDE...
Se querem aumentar o mtow deveriam pensar muito sobre a troca do motor.
Do jeito que está, a relação potência/peso JÁ É uma das piores. Se aumentar o mtow vai ficar pior ainda.
Tem que trocar o motor LOGO.
2.0O0 KG/F a mais de empuxo fariam MUITO BEM ao Gripen E/F. Sairia da lanterna e ficaria na ponta...




Su-35BM - 4ª++ Geração.
Simplesmente um GRANDE caça.
Avatar do usuário
Justin Case
Sênior
Sênior
Mensagens: 1762
Registrado em: Dom Jan 17, 2010 7:28 pm
Localização: Brasília-DF Brazil
Agradeceu: 146 vezes
Agradeceram: 230 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#80069 Mensagem por Justin Case » Sex Fev 17, 2017 12:05 am

Amigos,

Houve redução de 500 kg no peso vazio projetado do caça?
Truco!
Pena que a resposta ainda vai demorar alguns anos.
Abraços,

Justin




Avatar do usuário
Juniorbombeiro
Sênior
Sênior
Mensagens: 2685
Registrado em: Sex Fev 24, 2006 7:20 pm
Localização: Atlântico sul
Agradeceu: 3 vezes
Agradeceram: 68 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#80070 Mensagem por Juniorbombeiro » Sex Fev 17, 2017 1:46 am

Luís Henrique escreveu:
knigh7 escreveu: Não, já baixaram. Conseguiram reduzir 500kg.

Mas como eu disse acima os testes estruturais apenas vao terminar em 2018.
Obrigado Manuel.

Ótimas notícias.

500 kg a mais de MTOW e 500 kg a menos no peso vazio, são 1.000 kg de ganho.

Ainda não consigo entender porque não substituem a F-414 pela versão mais potente EPE ou EDE...
Se querem aumentar o mtow deveriam pensar muito sobre a troca do motor.
Do jeito que está, a relação potência/peso JÁ É uma das piores. Se aumentar o mtow vai ficar pior ainda.
Tem que trocar o motor LOGO.
2.0O0 KG/F a mais de empuxo fariam MUITO BEM ao Gripen E/F. Sairia da lanterna e ficaria na ponta...
Eu acho que esses motores não estão ainda completamente maduros, seria mais uma conta para pagar, quem sabe em um tranch II.




Responder