Pois é,knigh7 escreveu:O F-22 tem um peso vazio 51% maior que o peso vazio do F-35.Carlos Lima escreveu: O F-35 é um caça "médio"???
Acho que definitivamente vocês nunca viram um de perto!
E vão inventar um IRST que não é sensível as condições climáticas, velocidade, altitude, etc e vai detectar uma aeronave furtiva a distâncias tão grandes quanto um radar? Para justamente "caçar" e abater aeronaves stealth??
Sei lá... todo mundo vem tentando, mas até aonde consta o IRST vai é ver os Amraam e Meteor chovendo na frente dele antes de achar aonde está a bendita aeronave furtiva.
Na boa, tenho a impressão que vocês estão lendo muitos planfetos e propaganda demais e jogando muito video game.
Vão confiando nessa história...
[]s
CB
Tem um MTOW 20% maior que o MTOW do F-35.
Não, não são da mesma classe. Com essa diferença expressiva, se o F-35 for um caça de 5a geração pesado, o F22 seria o quê?
Quanto ao problema de chuva e outros que vc citou que dificultam a detecção IR: no caso da chuva, pouco afeta os detectores de radiação IR de longa e média onda.É por isso que o IRST em caças trabalham geralmente com a detecção de 2 ondas de banda IR (Pirate, por exemplo) e futuramente o SkywardG.
Vou colocar um fragmento de um artigo que eu tenho em meu computador sobre bandas infravermelhas, cujo link para acessarem ainda está disponível no site da ICX:http://www.copybook.com/companies/icx-t ... erformance . (Sugiro que leiam todo artigo):
Atmospheric obscurants cause much less scattering in the MWIR and LWIR bands than even the SWIR band, so cameras sensitive to these longer wavelengths are highly tolerant of smoke, dust and fog. Even small effects like atmospheric turbulence can add up over very long distances to impact range performance, allowing LWIR an edge over MWIR.
Hotter objects emit more of their energy at shorter wavelengths. The peak emissions of an object at room temperature falls in the LWIR band, so for objects at normal earthly temperatures, a MWIR system must be more sensitive than a LWIR system to achieve identical imaging performance. The emissive peak of hot engines and exhaust gasses occurs in the MWIR band so these cameras are especially sensitive to vehicles and aircraft, but since hotter objects emit more total radiation, they are still easily detected by LWIR imagers.
Eu tenho um tutorial no meu computador, que são 100 páginas sobre o tema, que eu aconselho a leitura. Ainda está disponível no site do Institute of Defense Analyses:
https://www.ida.org/idamedia/Corporate/ ... d-4642.pdf
Eu já li esse trabalho. E ele é bem bom e acadêmico.
O problema é que nele a parte que justamente não é bem explicada é com relação a objetos voando a milhares de kilometros por hora em múltiplas direções e altitudes diferentes. Ele ilustra bem cenários tipo IRS e cenários aonde os objetos alvos estão parados ou com movimento relativo bem mais lento e em altitudes e direções pré-determinadas.
Só que isso não é real em um combate aéreo.
A palavra aqui é ""Degradar"" e esse é o problema, pois é aí aonde aeronaves de 5 geração irão justamente aproveitar a deixa, lançar os seus mísseis e sumir do mapa. Esses sensores são naturalmente degradados por tantos elementos externos e além é claro do fato de você não saber de qual direção a aeronave de 5 geração vem porque ela não está mostrando no seu radar.
Com isso mesmo que o IRST esteja em modo 'track', ele não tem como varrer o céu inclusive 'atrás' da aeronave para saber de onde vem a aeronave de 5 geração.
Se você não sabe de onde o adversário vem, como você pode focar um sensor "ótico" para vê-lo?
Muitos desses papers assumem que você sabe de onde a aeronave adversária vém, assumem um confronto nivelado e frontal e isso é absolutamente irreal, pois só funciona em folheto de marketing.
Se você tiver a oportunidade de ver vídeos de combate aéreo simulado na arena BVR contra aeronaves de 5 geração é absolutamente diferente de 'dog fight' e 'Top Gun' e quem está Escondido e atira primeiro normalmente saí vencedor. Por isso os 'scores' do F-35 e do F-22 são rídiculos.
O IRST quando finalmente conseguir enxergar algo, já é tarde no caso de embate contra aeronaves de 5 geração e vai ser assim por muitos e muitos e muitos e muitos anos.
[]s
CB