Compramos 12, +- 80% voando.mmatuso escreveu:Deu medo aqui, um ataque comunista.
obs. Brasil opera quantos mi-35?
Helicópteros de Ataque e Transporte
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Re: Licitação de Helicópteros: Ataque e Transporte !!!
http://www.tireoide.org.br/tireoidite-de-hashimoto/
Cuidado com os sintomas.
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- FCarvalho
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Re: Licitação de Helicópteros: Ataque e Transporte !!!
Por estas fotos dá para ver que a operacionalidade de material russo é algo tão factível e quanto viável nas ffaa's brasileiras. É questão de boa vontade.
Aliás, talvez ainda no futuro possamos ver algo além de manpads e helos comprados por oportunidade. Quem sabe quando o ranço for menor e a discriminação for substituída por avaliações técnicas e profissionais.
A ver. Quem sabe um dia.
abs.
Aliás, talvez ainda no futuro possamos ver algo além de manpads e helos comprados por oportunidade. Quem sabe quando o ranço for menor e a discriminação for substituída por avaliações técnicas e profissionais.
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- knigh7
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Re: Licitação de Helicópteros: Ataque e Transporte !!!
Olá, Carvalho,
Com certeza é mérito do suporte russo à FAB. Equipamento russo no Brasil tem pouca opção de suporte, nada da FAB serve nele e nada dele serve na FAB. Ou seja, é puro mérito do suporte russo à FAB mesmo.
Agora quero ver em situação de conflito onde a demanda de manutenção aumenta exponencialmente.
Se tiver uma simples falha na APU dele em algum outro aeroporto ou a FAB leva um gerador de PV ou tem trazer de mais lá do Galeão, Cumbica ou Guararapes porque a corrente contínua de aeronaves russas é diferente do padrão ocidental. E coisas desse tipo é rara em países que praticamente não operam com equipamentos russos pois seguem um outro padrão, como é o caso do Brasil. Outra solução caso ocorra é usar condensadores e ferramental específico para alterar a voltagem dos geradores.
Aliás são informações a mais do monte de disparidades que equipamento russo tem de diferente do ocidental colocadas pelo Jackson Flores Jr. que eu havia postado lá no tópico AAAe do Terrestres.
Equipamento russo teve alguma evidência na era PT. Deve manter entre entusiastas de fórum e blogs ou nas edições de revistas quando contêm publicidade da Rosoboronexport.
P. S.: geralmente nos aeroportos do Brasil as aeronaves russas mantém os motores ligados, como as outras.
Com certeza é mérito do suporte russo à FAB. Equipamento russo no Brasil tem pouca opção de suporte, nada da FAB serve nele e nada dele serve na FAB. Ou seja, é puro mérito do suporte russo à FAB mesmo.
Agora quero ver em situação de conflito onde a demanda de manutenção aumenta exponencialmente.
Se tiver uma simples falha na APU dele em algum outro aeroporto ou a FAB leva um gerador de PV ou tem trazer de mais lá do Galeão, Cumbica ou Guararapes porque a corrente contínua de aeronaves russas é diferente do padrão ocidental. E coisas desse tipo é rara em países que praticamente não operam com equipamentos russos pois seguem um outro padrão, como é o caso do Brasil. Outra solução caso ocorra é usar condensadores e ferramental específico para alterar a voltagem dos geradores.
Aliás são informações a mais do monte de disparidades que equipamento russo tem de diferente do ocidental colocadas pelo Jackson Flores Jr. que eu havia postado lá no tópico AAAe do Terrestres.
Equipamento russo teve alguma evidência na era PT. Deve manter entre entusiastas de fórum e blogs ou nas edições de revistas quando contêm publicidade da Rosoboronexport.
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- Carlos Lima
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Re: Licitação de Helicópteros: Ataque e Transporte !!!
Esse tipo de coisa definitivamente não pode ser impedimento para operação desse tipo de aeronaves ainda mais em um País com a capacidade industrial do Brasil.
Obviamente que se fosse o caso de termos mais aeronaves dessa origem, a infraestrutura associada também iria ser desenvolvida proporcionalmente.
Não é exatamente o fim do mundo, é só ter mais aeronaves.
[]s
CB
Obviamente que se fosse o caso de termos mais aeronaves dessa origem, a infraestrutura associada também iria ser desenvolvida proporcionalmente.
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Re: Licitação de Helicópteros: Ataque e Transporte !!!
Só pela FAB não vai resolver o problema.
Aeronave russa é raríssimo na iniciativa privada aqui. Só aeroportos grandes como Tom Jobim ou Cumbica tem alguma estrutura para atender aeronave russa.
Aeronave russa é raríssimo na iniciativa privada aqui. Só aeroportos grandes como Tom Jobim ou Cumbica tem alguma estrutura para atender aeronave russa.
- Carlos Lima
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Re: Licitação de Helicópteros: Ataque e Transporte !!!
Bom se o pensamento fosse esse a expansão da Fab na década de 50 na Amazônia nunca teria tido sucesso porque praticamente só a fab voava por lá e teve que criar a infraestrutura pouco a pouco.
Deu trabalho mas rendeu frutos.
Ter infraestrutura para suportar outras voltagens e particularidades de aeronaves russas não pode ser considerado algo de outro mundo em pleno Sec XXI.
Se esse for de fato considerado oficialmente um problema é melhor trocar o título de Força Aérea por aeroclube experimental.
PS: Soube que o Hind participou do treinamento de C-SAR em Campo Grande e nada de especial foi feito para tal operacao. Ele operou normalmente com outros helis.
[]s
CB
Deu trabalho mas rendeu frutos.
Ter infraestrutura para suportar outras voltagens e particularidades de aeronaves russas não pode ser considerado algo de outro mundo em pleno Sec XXI.
Se esse for de fato considerado oficialmente um problema é melhor trocar o título de Força Aérea por aeroclube experimental.
PS: Soube que o Hind participou do treinamento de C-SAR em Campo Grande e nada de especial foi feito para tal operacao. Ele operou normalmente com outros helis.
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- FCarvalho
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Re: Licitação de Helicópteros: Ataque e Transporte !!!
Olá Knigh7,knigh7 escreveu:Olá, Carvalho,
Com certeza é mérito do suporte russo à FAB. Equipamento russo no Brasil tem pouca opção de suporte, nada da FAB serve nele e nada dele serve na FAB. Ou seja, é puro mérito do suporte russo à FAB mesmo.
Agora quero ver em situação de conflito onde a demanda de manutenção aumenta exponencialmente.
Se tiver uma simples falha na APU dele em algum outro aeroporto ou a FAB leva um gerador de PV ou tem trazer de mais lá do Galeão, Cumbica ou Guararapes porque a corrente contínua de aeronaves russas é diferente do padrão ocidental. E coisas desse tipo é rara em países que praticamente não operam com equipamentos russos pois seguem um outro padrão, como é o caso do Brasil. Outra solução caso ocorra é usar condensadores e ferramental específico para alterar a voltagem dos geradores.
Aliás são informações a mais do monte de disparidades que equipamento russo tem de diferente do ocidental colocadas pelo Jackson Flores Jr. que eu havia postado lá no tópico AAAe do Terrestres.
Equipamento russo teve alguma evidência na era PT. Deve manter entre entusiastas de fórum e blogs ou nas edições de revistas quando contêm publicidade da Rosoboronexport.
P. S.: geralmente nos aeroportos do Brasil as aeronaves russas mantém os motores ligados, como as outras.
vejo dois pontos positivos nisso. um, os russos parecem que estão começando a entender como as coisas funcionem por aqui, e dois, é preciso que se crie uma mentalidade - e uma cultura - de operação de material russo de forma a suportar-lhes não apenas a logística, mas e também, principalmente, e aqui vou concordar com o Carlos, a expansão da frota, e da suas cadeia logística local, de maneira a possibilitar que se crie o suporte necessário a sua operação sem que isso implique em manter o material como uma "excentricidade" em relação aos demais da FAB.
do ponto de vista meritório, não vejo nada que desabone o desempenho do Mi-35 na FAB, pelo contrário até, ele é sempre bem elogiado por suas tripulações. infelizmente, como tenho dito aqui, ainda existe muito ranço e preconceito em relação a material russo nas ffaa's, e isso com certeza é um fator impeditivo que mais aeronaves, e outros materiais, venha a ser adquiridos ou mesmo consigam competir igualmente com seus semelhantes ocidentais. não gostaria de ver novas aquisições de matarial russo da forma como os Mi-35 foram adquiridos, meio que entubados, mas a deixar-se isso apenas nas mãos dos militares, vamos passar o resto da vida vendo este e outros materiais como excentricidades em meio aos demais recursos bélicos de nossas ffaa's.
Mas quem sabe ainda isso um dia mude.
abs.
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Re: Licitação de Helicópteros: Ataque e Transporte !!!
Isso seria até simples se não houvesse o ranço e preconceito que citei anteriormente. Mas em se tratando dos nossos militares é quase impossível, a depender deles somente, que tal quadro mude no curto prazo.Carlos Lima escreveu:Esse tipo de coisa definitivamente não pode ser impedimento para operação desse tipo de aeronaves ainda mais em um País com a capacidade industrial do Brasil.
Obviamente que se fosse o caso de termos mais aeronaves dessa origem, a infraestrutura associada também iria ser desenvolvida proporcionalmente.
Não é exatamente o fim do mundo, é só ter mais aeronaves.
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concordo que uma forma de fazer isso mudar seria o MD tratar o assunto com a devida relevância, posto que planejamento e necessidade são coisas que não nos faltam.
um exemplo simples é a decisão da Avex de adquirir helos de ataque. Já temos o Mi-35, mas parece que ele sequer foi considerado nas avaliações do GEA, e o Mi-28 não passou para a fase final da suposta short list que aponta apenas candidatos ocidentais.
enfim, oportunidades existem, mas sem uma gestão centralizada e objetiva em relação por parte do MD, os russos vão continuar a ser parte de alguma excentricidade de um governo também excêntrico. e só.
lamentável.
abs.
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Re: Licitação de Helicópteros: Ataque e Transporte !!!
Sem duvida lamentavel.FCarvalho escreveu:Isso seria até simples se não houvesse o ranço e preconceito que citei anteriormente. Mas em se tratando dos nossos militares é quase impossível, a depender deles somente, que tal quadro mude no curto prazo.Carlos Lima escreveu:Esse tipo de coisa definitivamente não pode ser impedimento para operação desse tipo de aeronaves ainda mais em um País com a capacidade industrial do Brasil.
Obviamente que se fosse o caso de termos mais aeronaves dessa origem, a infraestrutura associada também iria ser desenvolvida proporcionalmente.
Não é exatamente o fim do mundo, é só ter mais aeronaves.
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concordo que uma forma de fazer isso mudar seria o MD tratar o assunto com a devida relevância, posto que planejamento e necessidade são coisas que não nos faltam.
um exemplo simples é a decisão da Avex de adquirir helos de ataque. Já temos o Mi-35, mas parece que ele sequer foi considerado nas avaliações do GEA, e o Mi-28 não passou para a fase final da suposta short list que aponta apenas candidatos ocidentais.
enfim, oportunidades existem, mas sem uma gestão centralizada e objetiva em relação por parte do MD, os russos vão continuar a ser parte de alguma excentricidade de um governo também excêntrico. e só.
lamentável.
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Nossa gestao 'e pessima e o que acontece nos equipamentos 'e um reflexo de toda uma administracao amalucada que se baseia em apadrinhamentos, fofocas e lobbies.
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Re: Licitação de Helicópteros: Ataque e Transporte !!!
Tem que ver as coisas pela perspectivas das outras opções...
Ainda prefiro ter que dar esse problema para algum eletricista resolver do que ter um que "tem tomada" em qq buraco, mas eu não posso disparar...hora pq não venderam o material, hora pq não deixaram usar mesmo.
rs
Ainda prefiro ter que dar esse problema para algum eletricista resolver do que ter um que "tem tomada" em qq buraco, mas eu não posso disparar...hora pq não venderam o material, hora pq não deixaram usar mesmo.
rs
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Re: Licitação de Helicópteros: Ataque e Transporte !!!
Corrente continua exclusiva de heli russo kkkkkkkkkkkkkkkkk
Melhor que isso é ler o Kirk defendendo a Biblia e os PDF do NG
É cada uma!
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Obrigado Lulinha por melar o Gripen-NG
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Re: Licitação de Helicópteros: Ataque e Transporte !!!
Vou dar um exemplo tosco de como as coisas funcionam aqui.gusmano escreveu:Tem que ver as coisas pela perspectivas das outras opções...
Ainda prefiro ter que dar esse problema para algum eletricista resolver do que ter um que "tem tomada" em qq buraco, mas eu não posso disparar...hora pq não venderam o material, hora pq não deixaram usar mesmo.
rs
Hoje existem 34 Pantera que precisam ser substituídos no médio prazo/longo prazo. Quem você acha que o pessoal da Avex vai eleger para substituir estes helos? Black Hawks. Simples assim. Sem licitação, sem ROB, sem concorrência e sem consultas a ninguém.
Mas quem decidiu isso? O EME, sem falar nada a ninguém. Decidiu e pronto. E a Avex assina em baixo.
E o MD? Bem, o MD tá ali só olhando pra ver se não aparece alguma oportunidade...
Infelizmente nossos militares não gostam de ver o MD se metendo nos seus negócios. Porque eles simplesmente ainda acham que civis não tem que dar pitaco em assunto de milico.
Na teoria está tudo numa boa, mas na prática...
Mas, e porque o MD não mete a colher nesse assunto? Bem, porque o MD não está ali para meter a colher em assunto nenhum, ele está ali só para... para ver como estão as coisas.
Há sim, quando precisar de ACISO e MMI chamar o pessoal para ajudar, como sempre.
abs.
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Re: Licitação de Helicópteros: Ataque e Transporte !!!
Aonde está a impossibilidade disto? É inviável por quê? Aliás, é impossível? Desde quando?joao fernando escreveu:Corrente continua exclusiva de heli russo kkkkkkkkkkkkkkkkk
Melhor que isso é ler o Kirk defendendo a Biblia e os PDF do NG
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Re: Licitação de Helicópteros: Ataque e Transporte !!!
Será que existe mesmo esse ranço quanto ao material russo entre nossos militares? Ou seráque vocês é que estariam sendo preconceituosos com os militares por eles não darem a vitória aos russos nas poucas concorrências onde eles se ofereceram por aqui?
Vamos olhar para o meio civil. Espero que vocês não achem também que quem visa o lucro siga posições baseadas em ranços ideológicos que prejudiquem sua arrecadação, não é?
A Atlas operou 3 MI-171 na amazônia. Ouvi maravilhas sobre a capacidade e confiabilidade dessa aeronave para a missão que era empregada. Por outro lado, os mesmos que elogiavam a capacidade lamentavam a duração das inspeções e os custos da manutenção preventiva. Resultado? Ao fim do contrato, a Omni venceu a nova licitação e opera com velhos S-61 a custos mais baixos. Realidade de mercado. Podem conferir.
A Petrobrás não está renovando nenhum contrato dos S-76. A Shell e outras petroleiras idem. Foi fartamente anunciado há uns anos atrás que a Atlas seria a lançadora do Kamov Ka-62. Tem algum voando por aqui? Quem está levando todos os contratos é o AW-139. Que aliás, possui uma montadora na Rússia.
Já lhes passou pela cabeç que os russos podem não estar oferecendo o melhor custo x benefício nas concorrências militares que participaram por aqui? No mercado civil de helicópteros isso é óbvio. Por que não seria no militar?
Outra coisa. Existem sim diferenças quanto a equipamentos de apoio e manutenção para as aeronaves militares russas. Não é o caso do ocidentalizado Ka-62 civil. Em tempos de orçamento curtíssimo e equipamentos defasados é salutar investir nisso para abrir uma nova possibilidade? Tem alguém nos embargando que justifique isso NESTE momento de crise?
Se querem vender, os russos é que paguem pelo investimento...
Vamos olhar para o meio civil. Espero que vocês não achem também que quem visa o lucro siga posições baseadas em ranços ideológicos que prejudiquem sua arrecadação, não é?
A Atlas operou 3 MI-171 na amazônia. Ouvi maravilhas sobre a capacidade e confiabilidade dessa aeronave para a missão que era empregada. Por outro lado, os mesmos que elogiavam a capacidade lamentavam a duração das inspeções e os custos da manutenção preventiva. Resultado? Ao fim do contrato, a Omni venceu a nova licitação e opera com velhos S-61 a custos mais baixos. Realidade de mercado. Podem conferir.
A Petrobrás não está renovando nenhum contrato dos S-76. A Shell e outras petroleiras idem. Foi fartamente anunciado há uns anos atrás que a Atlas seria a lançadora do Kamov Ka-62. Tem algum voando por aqui? Quem está levando todos os contratos é o AW-139. Que aliás, possui uma montadora na Rússia.
Já lhes passou pela cabeç que os russos podem não estar oferecendo o melhor custo x benefício nas concorrências militares que participaram por aqui? No mercado civil de helicópteros isso é óbvio. Por que não seria no militar?
Outra coisa. Existem sim diferenças quanto a equipamentos de apoio e manutenção para as aeronaves militares russas. Não é o caso do ocidentalizado Ka-62 civil. Em tempos de orçamento curtíssimo e equipamentos defasados é salutar investir nisso para abrir uma nova possibilidade? Tem alguém nos embargando que justifique isso NESTE momento de crise?
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Re: Licitação de Helicópteros: Ataque e Transporte !!!
Não é exclusiva de heli russo, aliás dei exemplo de aeronaves russas aqui no Brasil. É diferente do padrão ocidental.joao fernando escreveu:Corrente continua exclusiva de heli russo kkkkkkkkkkkkkkkkk
Melhor que isso é ler o Kirk defendendo a Biblia e os PDF do NG
É cada uma!
O padrão ocidental é 28V DC.
Já a aeronaves russas é de 27V DC.
Corrente alternada, padrão ocidental é 115VAC. De aeronaves russas é 208 a 230VAC.
Editado pela última vez por knigh7 em Qui Dez 29, 2016 7:34 pm, em um total de 1 vez.