COMBATE HERÓICO DA LANCHA VEGA RECORDADO NA BNL
O Chefe do Estado-Maior da Armada e Autoridade Marítima Nacional, almirante António Silva Ribeiro, prestou hoje uma homenagem na Base Naval de Lisboa, no Alfeite, ao fatídico combate realizado há 55 anos pela lancha de fiscalização Vega, comandada pelo segundo-tenente Oliveira e Carmo, durante a invasão da União Indiana ao território nacional de Diu.
18 DEZ 2016, 14:45
No dia 18 de Dezembro de 1961, uma das datas mais marcantes na história recente da Marinha Portuguesa, depois de tentar efetuar um ataque e reconhecimento ao cruzador indiano "Delhi", o tenente Oliveira e Carmo decide entrar em combate com os caça-bombardeiros Vampire, da Força Aérea Indiana, que atacavam as forças portuguesas em Diu. Com o fogo da peça antiaérea de 20 mm do navio da Marinha "Vega" são repelidos vários ataques aéreos. No entanto, num derradeiro ataque os Vampire bombardeiam a lancha matando o seu comandante e dois marinheiros, acabando por afundá-la.
Hoje recorda-se assim, de forma singela mas simbólica, os heróis da guarnição da lancha de fiscalização Vega, que de forma abnegada combateram por amor à sua Pátria.
Mortos em combate:
Comandante do navio, segundo-tenente Jorge Manuel Catalão de Oliveira e Carmo
Marinheiro artilheiro apontador n.º 10030 António Ferreira
Cabo artilheiro da RM n.º 10519 - Aníbal dos Santos Fernandes Jardino
Feridos em combate:
Marinheiro Telegrafista n.º 11027 - António da Costa Baguim
Grumete Artilheiro n.º 13032 Venâncio dos Ramos
Sobreviventes do combate:
Marinheiro Fogueiro n.º 5645 - Armando Cardoso da Silva
Marinheiro Electricista n.º 5353 - Francisco Mendes de Freitas
Marinheiro Fogueiro n.º 6788 - António da Silva Nobre
http://www.marinha.pt/pt-pt/media-cente ... BNL--.aspx