Seu comentario esta no caminho certo.JL escreveu:Algumas informações:
1-) Já li que a asa do F5 tem uma vibração quando a aeronave esta em voo e que esta vibração interfere no míssil que é levado na ponta da asa, no caso a previsão original do projeto era para o Sidewinder e esta vibração foi um problema para integrar outras armas, li sobre isso em uma matéria sobre o desenvolvimento do Piranha. Não sei mas nada a respeito.
2-) Creio que não tem problema quanto ao peso o F5 transportar um míssil de 120 kg ou mais sob as asas, pois o F5E lançava bombas M 117 de 750 pounds (340 kg) na Guerra do Vietnam, mas com certeza o tamanho do míssil interfere na manobrabilidade do caça. É um caça pequeno com asa pequena, pode se observar claramente pelas fotografias como o míssil se destaca em relação ao tamanho do caça, então a interferência também deve ser destacada.
O problema no F-5 'e que uma bomba cai por efeito da gravidade... um missil como o Derby quando disparado acelera em cima do cabide causando um stress tao grande que em um airframe tao antigo (35/40 anos) pode vir a arrancar a asa ou inutilizar a aeronave.
Por isso que o 'treinador' do Derby nao 'e um missil, e sim um cabide 'especial' que simula o missil.
Ninguem 'e doido de ficar voando com o F-5 e o Derby nessa idade para todos os cantos por conta dos problemas que isso pode causar a aeronave.
Como disse antes, um pais disparou o Derby a partir do F-5.
Depois nao fez mais.
[]s
CB