Wilton kvalheiro escreveu:Não consigo abrir esse link daqui onde estou...
apocalipse - COMO SERIA A GUERRA???
Moderador: Conselho de Moderação
- Bolovo
- Sênior
- Agradeceu: 547 vezes
- Agradeceram: 442 vezes
Re: apocalipse - COMO SERIA A GUERRA???
"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
- mmatuso
- Sênior
- Agradeceu: 662 vezes
- Agradeceram: 167 vezes
Bolovo no caso de um conflito Otan x Russia o avanço da Otan viria por essa região mesmo e apenas dela?Bolovo escreveu:Wilton kvalheiro escreveu:Não consigo abrir esse link daqui onde estou...
EUA possuiriam meios para atacar pelo oeste ou mesmo usando a finlandia?
A geografica atrapalharia esses ataques a não ser vindo dos balcas?
-
- Avançado
nesse caso creio que o envolvimento dos países nórdicos seria mais pra frente se o pau quebrasse bem feio entre OTAN e Russia, mas não daria tempo de fazer diferença, os nukes entrariam em campo, e tanto finlandeses como suecos ficariam na moita, mas claro, muito antes de chegarmos nisso tudo creio que a pressão diplomática para que os dois entrem na OTAN seria insuportável, então a questão seria, com esses dois na OTAN, ai sim, a coisa teria um complicador estratégico sério para ataques convencionais russos, já sem eles, a Noruega não teria como apoiar na prática combates em terra ficando sua ação mais no campo da Marinha e Força Aérea.mmatuso escreveu:Bolovo no caso de um conflito Otan x Russia o avanço da Otan viria por essa região mesmo e apenas dela?Bolovo escreveu:
- Bolovo
- Sênior
Bem, ter meios tem. Mas eu acredito que a Finlândia, Suécia e Noruega (os dois primeiros não-OTAN) não iriam arriscar uma guerra com a Rússia em seus territórios por causa de umas mendigagens na Ucrânia e nos países bálticos. Quem arriscaria uma guerra dessas são os antigos países soviéticos: os Bálticos, a Ucrânia e a Polônia em especial, e, claro, os EUA, porque estão do outro lado do Atlântico. Os países centrais da Europa seriam contra, talvez até fossem neutros a principio. Obviamente a Rússia manteria forças de prontidão no flanco norte, pois lá encontra-se a maior parte de sua Marinha, coisa que por sinal já faz hoje em dia, durante a paz. No Pacifico a mesma coisa, todo mundo ficaria de prontidão, mas não aconteceria nada.mmatuso escreveu:Bolovo no caso de um conflito Otan x Russia o avanço da Otan viria por essa região mesmo e apenas dela?
Dos Balcãs? Só se forem ataques saindo da Bulgária. A questão é que é muito mais fácil pra Rússia, que é vizinho, do que pro resto que estão longe e menos preparados.mmatuso escreveu:A geografia atrapalharia esses ataques a não ser vindo dos balcas?
-
- Avançado
Duvida.
Quantos tanques e aviões de combate tem os países da OTAN? A saber:
Albânia, Alemanha , Bélgica, Croácia, Dinamarca, Espanha, França, Grécia, os Países Baixos, Islândia, Itália, Luxemburgo, Noruega, Portugal, Reino Unido, Turquia, Hungria, Polônia, República Checa, Bulgária, Estônia, Letônia, Lituânia, Romênia, Eslováquia e a Eslovênia.
Retirei Canadá e EUA pq, no caso quero saber aqueles que poderiam ser rapidamente postos em disposição de combate.
Albânia, Alemanha , Bélgica, Croácia, Dinamarca, Espanha, França, Grécia, os Países Baixos, Islândia, Itália, Luxemburgo, Noruega, Portugal, Reino Unido, Turquia, Hungria, Polônia, República Checa, Bulgária, Estônia, Letônia, Lituânia, Romênia, Eslováquia e a Eslovênia.
Retirei Canadá e EUA pq, no caso quero saber aqueles que poderiam ser rapidamente postos em disposição de combate.
-
- Avançado
Até pq, estamos tratando de um pega entre OTAN x Russia, logo, essa galera toda vai entrar no balde.
- Bolovo
- Sênior
Imaginando como a OTAN planeja seus combates, creio que apenas as potências militares iriam enviar tropas para combater, por exemplo, nos países bálticos. A Albânia, por exemplo, não mandaria tropas para defender a Lituânia. E a Lituânia não mandaria seu pequeno exército de 15 mil homens combater na Noruega e vice-versa. Eles ficariam fazendo a defesa de seu país. Portanto, se tratando de uma invasão aos países Bálticos e Ucrânia, somente os países diretamente envolvidos e as potências militares iriam se mobilizar e eu só irei contar esses países e somente as suas unidades que podem realizar manobra.Wilton kvalheiro escreveu:Duvida.
Países diretamente envolvidos:
Estônia: ~17.5 mil homens, meia centena de blindados leves e nenhum caça.
Letônia: ~8 mil homens, cerca de uma centena de blindados leves e nenhum caça.
Lituânia: ~13 mil homens, um pouco mais de uma centena de blindados leves e nenhum caça.
A defesa aérea dos países bálticos é feita por uma missão da OTAN, composta no momento por 4 Mirage 2000 franceses e 4 Typhoon alemães.
Ucrânia (não-OTAN): ~250 mil homens, milhares de blindados (mas maioria obsoleta), cerca de 50 caças em operação (todos obsoletos).
Forças OTAN mobilizadas:
EUA: uma Brigada Stryker e uma Brigada de Aviação (Apache) na Alemanha e uma Brigada Paraquedista na Itália. Nenhum blindado pesado (deixaram a Europa em 2013). Um esquadrão de F-15C (superioridade aérea) e dois de F-15E (interdição) na Inglaterra, dois esquadrões de F-16C na Itália e um na Alemanha.
Reino Unido: uma Brigada Blindada na Alemanha (uns 60 Challenger 2 e outros blindados leves). Nas ilhas tem mais uns 80 mil soldados, uns 150 Challenger 2, centenas de blindados leves, uns 150 caças Typhoon e uns 100 Tornados.
Alemanha: uns 60 mil homens, uns mil Leopard 2, milhares de blindados leves, uns 100 Typhoon e uns 80 Tornados.
Polônia: uns 70 mil homens, uns mil carros de combate (maioria são T-72 e derivados, mas há uns 200 Leopard 2), milhares de blindados leves, 48 caças F-16, 32 MiG-29 e 18 bombardeiros Su-22.
O resto nem vale a pena considerar porque não enviariam porra nenhuma, ficariam na reserva. Esses que citei, em especial os EUA, iriam trazer milhares de reforços, em especial caças e bombardeiros. Os outros países da OTAN creio que levariam talvez, mas muito talvez caças, daí tem que contar uns 30 caças dinamarqueses, uns 50 belgas, uns 50 holandeses, uns 300 franceses, uns 150 espanhóis, uns 100 italianos. Não enviariam tudo, boa parte ficaria em fazendo a defesa de seus países, mas é coisa pra caramba.
Do outro lado há a Rússia. O Distrito Militar Ocidental, que fica voltado pro lado da Europa, conta com uns três corpos de exército (maior parte das divisões blindadas russas estão aqui), umas cinco divisões paraquedistas e várias brigadas Spetsnaz. O Distrito Militar do Sul, onde ficam as tropas da Crimeia, conta com várias brigadas blindadas e motorizadas, duas brigadas paraquedistas e vários regimentos Spetsnaz. Muitos caças e muitos bombardeiros, boa parte nova ou modernizada (Su-35, Su-27SM2/3, Su-34, Su-24M2, Su-25SM2/3, MiG-29SMT, MiG-31BM etc), poderia ser deslocada pra linha de frente.
A coisa seria feia. Na minha opinião, a balança está para o lado dos russos, porque estão em maior número e suas as linhas de ligação de suas tropas seriam menores. Mas com o desgaste dos combates e os reforços do outro lado, as conta iria equilibrar em algum momento, portanto a invasão russa confiaria muito no tempo.
- mmatuso
- Sênior
- Agradeceu: 662 vezes
- Agradeceram: 167 vezes
EntendiWilton kvalheiro escreveu:nesse caso creio que o envolvimento dos países nórdicos seria mais pra frente se o pau quebrasse bem feio entre OTAN e Russia, mas não daria tempo de fazer diferença, os nukes entrariam em campo, e tanto finlandeses como suecos ficariam na moita, mas claro, muito antes de chegarmos nisso tudo creio que a pressão diplomática para que os dois entrem na OTAN seria insuportável, então a questão seria, com esses dois na OTAN, ai sim, a coisa teria um complicador estratégico sério para ataques convencionais russos, já sem eles, a Noruega não teria como apoiar na prática combates em terra ficando sua ação mais no campo da Marinha e Força Aérea.mmatuso escreveu: Bolovo no caso de um conflito Otan x Russia o avanço da Otan viria por essa região mesmo e apenas dela?
Uma invasão vinda do leste, olhando para o mapa existe uma barreira natural a leste da russia:Bolovo escreveu:Bem, ter meios tem. Mas eu acredito que a Finlândia, Suécia e Noruega (os dois primeiros não-OTAN) não iriam arriscar uma guerra com a Rússia em seus territórios por causa de umas mendigagens na Ucrânia e nos países bálticos. Quem arriscaria uma guerra dessas são os antigos países soviéticos: os Bálticos, a Ucrânia e a Polônia em especial, e, claro, os EUA, porque estão do outro lado do Atlântico. Os países centrais da Europa seriam contra, talvez até fossem neutros a principio. Obviamente a Rússia manteria forças de prontidão no flanco norte, pois lá encontra-se a maior parte de sua Marinha, coisa que por sinal já faz hoje em dia, durante a paz. No Pacifico a mesma coisa, todo mundo ficaria de prontidão, mas não aconteceria nada.mmatuso escreveu:Bolovo no caso de um conflito Otan x Russia o avanço da Otan viria por essa região mesmo e apenas dela?
EUA possuiriam meios para atacar pelo oeste ou mesmo usando a finlandia?Dos Balcãs? Só se forem ataques saindo da Bulgária. A questão é que é muito mais fácil pra Rússia, que é vizinho, do que pro resto que estão longe e menos preparados.mmatuso escreveu:A geografia atrapalharia esses ataques a não ser vindo dos balcas?
- Bolovo
- Sênior
A Rússia é meio grande, quando vc se refere a leste está falando de metade do continente...
Onde exatamente? Não entendi ainda o que você está querendo dizer. Quem vai invadir o que pelo leste?
- EDSON
- Sênior
- Agradeceu: 65 vezes
- Agradeceram: 335 vezes
Bolovo as unidades russas que tem um melhor estado de prontidão estão postadas no Caucaso Norte e Sul e fronteria com a Ucrânia e suas forças de choque não estão preparadas para uma investida desta envergadura, ainda não. O Exército 49,58 e 20 ainda em formação levarão as principais unidades que atacariam a Ucrânia. O eixo das principais unidades é sul ocidental no Baltico uma divisão que ira compor o 6 Exército não estara pronta antes de 2019 ela sera a unidade de centro desta formação norte.Bolovo escreveu:Wilton kvalheiro escreveu:Não consigo abrir esse link daqui onde estou...
- Bolovo
- Sênior
Esses são dados que eu gostaria de saber mais. Eu imaginei dois eixos: uma invasão dos países bálticos sob comando do Distrito Militar Ocidental com unidades partindo de São Petersburgo e Moscou (algumas passando pela Bielorrússia) e um segundo eixo comandado pelo Comando Militar do Sul (Cáucaso) tomando o leste da Ucrânia, atacando Kiev e Kharkiv a partir de Kursk e a bacia de Donbass a partir de Rostov do Don e Crimeia. As unidades em especifico eu não saberia de fato detalhar, apenas imaginei um build up das tropas nas principais cidades russas. Numa segunda fase, as unidades ao norte pressionariam a Polônia e as unidades ao sul tomariam o resto da Ucrânia, até alcançar a região da Transnístria. Se bem que essa ultima parte nem seria tão fundamental. Atacar a Polônia seria bobagem e a Ucrânia os russos não querem Kiev, interessaria mais tomar a parte com minoria de população russa ao sul. Basicamente tirar dos ucranianos o acesso ao mar.EDSON escreveu:Bolovo as unidades russas que tem um melhor estado de prontidão estão postadas no Caucaso Norte e Sul e fronteria com a Ucrânia e suas forças de choque não estão preparadas para uma investida desta envergadura, ainda não. O Exército 49,58 e 20 ainda em formação levarão as principais unidades que atacariam a Ucrânia. O eixo das principais unidades é sul ocidental no Baltico uma divisão que ira compor o 6 Exército não estara pronta antes de 2019 ela sera a unidade de centro desta formação norte.
-
- Avançado
Creio que o que a OTAN tem a disposição é o suficiente para se pegar com os Russos ainda que numa postura defensiva, claro é insuficiente para atacar os russos, mas para se defender ta de bom tamanho, e os russos sabem disso, ocorre que eles também sabem que deve ser simplesmente impraticável para a OTAN coordenar tantos meios com cadeias de comando totalmente independentes, imaginem a confusão para coordenar de forma centralizada uma estratégia de defesa com forças e "interesses" que não necessariamente são os mesmos.
No final a estratégia da OTAN é segurar a bronca até que os americanos cheguem.
-
- Avançado
Bolovo escreveu:Esses são dados que eu gostaria de saber mais. Eu imaginei dois eixos: uma invasão dos países bálticos sob comando do Distrito Militar Ocidental com unidades partindo de São Petersburgo e Moscou (algumas passando pela Bielorrússia) e um segundo eixo comandado pelo Comando Militar do Sul (Cáucaso) tomando o leste da Ucrânia, atacando Kiev e Kharkiv a partir de Kursk e a bacia de Donbass a partir de Rostov do Don e Crimeia. As unidades em especifico eu não saberia de fato detalhar, apenas imaginei um build up das tropas nas principais cidades russas. Numa segunda fase, as unidades ao norte pressionariam a Polônia e as unidades ao sul tomariam o resto da Ucrânia, até alcançar a região da Transnístria. Se bem que essa ultima parte nem seria tão fundamental. Atacar a Polônia seria bobagem e a Ucrânia os russos não querem Kiev, interessaria mais tomar a parte com minoria de população russa ao sul. Basicamente tirar dos ucranianos o acesso ao mar.EDSON escreveu:Bolovo as unidades russas que tem um melhor estado de prontidão estão postadas no Caucaso Norte e Sul e fronteria com a Ucrânia e suas forças de choque não estão preparadas para uma investida desta envergadura, ainda não. O Exército 49,58 e 20 ainda em formação levarão as principais unidades que atacariam a Ucrânia. O eixo das principais unidades é sul ocidental no Baltico uma divisão que ira compor o 6 Exército não estara pronta antes de 2019 ela sera a unidade de centro desta formação norte.
Creio que os poloneses dariam trabalho, mas os ucranianos, não dariam nem pro gasto...
- LeandroGCard
- Sênior
- Agradeceu: 69 vezes
- Agradeceram: 812 vezes
Acho que é por isso que a estratégia russa como proposta pelo Bolovo não prevê avanços além das repúblicas bálticas (e estas não teriam absolutamente nenhuma condição de deter um avanço russo) e do sul da Ucrânia.Wilton kvalheiro escreveu:Creio que o que a OTAN tem a disposição é o suficiente para se pegar com os Russos ainda que numa postura defensiva, claro é insuficiente para atacar os russos, mas para se defender ta de bom tamanho, e os russos sabem disso, ocorre que eles também sabem que deve ser simplesmente impraticável para a OTAN coordenar tantos meios com cadeias de comando totalmente independentes, imaginem a confusão para coordenar de forma centralizada uma estratégia de defesa com forças e "interesses" que não necessariamente são os mesmos.
A ideia seria que os europeus do oeste correriam para defender as suas fronteiras, mas os russos parariam antes de realmente atravessá-las. É razoável pensar que os russos imaginassem ter sucesso com uma estratégia assim. E a guerra evoluiria para o cenário nuclear justamente porque os EUA não admitiriam que a Rússia tomasse as repúblicas bálticas, que são membros da OTAN, mas não teriam como fazer suas forças chegarem lá a tempo e em quantidades suficientes para defendâ-las e partiriam para o uso de armas nucleares táticas contra as forças convencionais russas. O que seria respondido pelos russos na mesma moeda, incluindo ataques contra as instalações da defesa antimíssil americana na Europa.
E depois que o gênio fosse solto da garrafa eu queria ver alguém colocar ele lá de volta .
Leandro G. Card
-
- Avançado
Estou pensando cá com meus botões...LeandroGCard escreveu:Acho que é por isso que a estratégia russa como proposta pelo Bolovo não prevê avanços além das repúblicas bálticas (e estas não teriam absolutamente nenhuma condição de deter um avanço russo) e do sul da Ucrânia.Wilton kvalheiro escreveu:Creio que o que a OTAN tem a disposição é o suficiente para se pegar com os Russos ainda que numa postura defensiva, claro é insuficiente para atacar os russos, mas para se defender ta de bom tamanho, e os russos sabem disso, ocorre que eles também sabem que deve ser simplesmente impraticável para a OTAN coordenar tantos meios com cadeias de comando totalmente independentes, imaginem a confusão para coordenar de forma centralizada uma estratégia de defesa com forças e "interesses" que não necessariamente são os mesmos.
A ideia seria que os europeus do oeste correriam para defender as suas fronteiras, mas os russos parariam antes de realmente atravessá-las. É razoável pensar que os russos imaginassem ter sucesso com uma estratégia assim. E a guerra evoluiria para o cenário nuclear justamente porque os EUA não admitiriam que a Rússia tomasse as repúblicas bálticas, que são membros da OTAN, mas não teriam como fazer suas forças chegarem lá a tempo e em quantidades suficientes para defendâ-las e partiriam para o uso de armas nucleares táticas contra as forças convencionais russas. O que seria respondido pelos russos na mesma moeda, incluindo ataques contra as instalações da defesa antimíssil americana na Europa.
E depois que o gênio fosse solto da garrafa eu queria ver alguém colocar ele lá de volta .
Leandro G. Card
... vamos virar a mesa, supondo que me tornei estrategista da OTAN, essa porra é totalmente impraticável, pergunto eu, e se a OTAN resolvesse ATACAR PRIMEIRO?