PROJETO DE MODERNIZAÇÃO DA VBTP M113B

Assuntos em discussão: Exército Brasileiro e exércitos estrangeiros, armamentos, equipamentos de exércitos em geral.

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gabriel219
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Re: PROJETO DE MODERNIZAÇÃO DA VBTP M113B

#1606 Mensagem por gabriel219 » Seg Out 24, 2016 3:16 pm

Marechal-do-ar escreveu:
gabriel219 escreveu: Aham, vão usar remo?

Só se for por meio de hydrojet's.
Waterjets, conforme o Bacchi já mencionou.
gabriel219 escreveu:Quem discutiu isso?
Você questionou o EB com uma afirmação falsa, apenas o corrigi, o seu questionamento continua válido, esse argumento não.
gabriel219 escreveu:Não discuti nenhuma vez sobre um VBTP sob lagartas ter capacidade anfíbia, o que discutir é como pode preferir M113 ao invés de Marder porque um não pode transpor um rio. Isso que não consigo entender e pelo visto, vocês não.
O M113 é um dos APCs mais vendidos do mundo, então, não foi só o EB que fez essa escolha, nesse ponto, a única coisa que o EB fez de diferente dos exércitos mais poderosos do mundo foi a não adoção de um IFV.

Pensando bem, se for para classificar as escolhas do EB começando pelas piores, o M113 está bem longe do topo.
???

Eu questionei o motivo de preferiram modernizar o M113 (que não foi barato) ao Marder por apenas transpor rios (pois a capacidade de transporte pode ser a mesma do M113). Está claro isso, já é a terceira vez.

Se você não está entendendo o que está claro, não é culpa minha. O M113 FOI um dos mais vendidos no mundo do século passado, não hoje. A GRANDE maioria dos Exércitos estão preferindo manter a capacidade anfíbia e de manobra em suas tropas mecanizadas, deixando de lado tal capacidade em tropas blindadas, preferindo poder de fogo (praticamente adotando 40 mm) e blindagem (40 mm APFSDS pra cima).

Eu continuo a preferir um VBCI a um VBTP em tropas blindadas, até porque o mesmo terá que possuir poder de fogo e blindagem o suficiente para andar lado a lado a carros de combate. Se o Exército quiser um VBTP que tenha capacidade anfíbia, tudo bem, mas que não venha casca de ovo e nem com armamento que enfrenta apenas infantaria adversária.

Estou falando sobre a decisão errada, ao meu ver, ter continuado com o M113 ao invés de ter VBCI's de verdade apenas pela capacidade de não transpor rios.

Não, a Argentina não é um mal exemplo. Onde ficam suas tropas blindadas também há rios, mas preferiram uma versão do Marder há um M113, assim como a maioria (se não todos) os países ocidentais.
jauro escreveu:Tenho um grande AMIGO, TC Inf que está no exterior.
Está mais precisamente em uma Brigada de Infantaria Mecanizada.
BdaInfMec X do Ex espanhol.
Uma Bda completinha, pasmem, todos o veículos de Trnp/Pessoal são M 113 ou da Família.
As FA brasileiras podem ser ridículas, mas têm boa companhia.
Não, se não fosse a crise que enfrentaram todos estariam substituídos por ASCOD, como o Marechal disse. E adivinha, o mesmo não é anfíbio.
jauro escreveu:EUA é para se olhar e aprender. Copiar de imediato é pura estultice. Eles tem dinheiro e podem trocar aquilo que quiserem, quando quiserem e no TO que melhor lhes aprouver. Ir na esteira dos Americanos é sonho é fantasia. Antes do EB terminar de comprar ou desenvolver algo que copiou açodadamente dos EUA eles já estão na 2ª ou 3ª geração do mesmo MEM.
Absolutamente NINGUÉM falou em copiar os estados unidos, aliás é quase isso que estão fazendo com a Brigada Stryker. Dei exemplos que a maioria dos países ocidentais estão abandonando VBTP's com a capacidade anfíbia por simplesmente não achar que falem a pena, estão preferindo que suas tropas móveis sejam SR, como a Brigada Stryker.

Mas NÃO estou discutindo isso.
AGANão posso concordar com você. Isso não tem o menor sentido. Expressa uma visão distorcida e de desconhecimento total do emprego de Armas Blindadas e da realidade doutrinária e operacional do EB e das FA.
No EB existem 08 BdaMec; 02Bda Bld e 08 Bdas Leves e 01 Pqdt (aforante as de selva + 06). Só esta composição já leva a ver que a ordem de emprego das ditas Bda é das médias para as menores (Leves) ou vice-versa e por fim as mais pesadas, as que vão decidir o Combate. Então presume-se que o combate para a arma blindada, já seja numa fase de aproveitamento do êxito, de perseguição , de cerco ou de ataques à grandes profundidades, mas com resistências mais descontinuadas. No território brasileiro a cada 25 km (+-) existe um rio que não dá vau. Este é o nosso TO prioritário.[/quote]
Depende de qual local você diz, se falar do sul do país, tudo bem, mas no Nordeste a grande maioria dos Rios possuem pontes ou profundidade muito pequena, exceto Rio São Francisco (alguns trechos dá para atravessar a pé), Rio Paratibe, Rio de Barreiros e Rio Capibaribe (este fica dentro do Recife).

Aqui é o terreno mais propício para utilizar blindados, terreno firme, poucos rios intransponíveis, grandes trechos de planícies... mesmo assim continua abandonado.

Mas também existem países Europeus que também possuem muitos rios e preferiram manter tal capacidade em suas tropas mecanizadas ao invés de ter isso em suas tropas blindadas, e olha que conviveram com a ameaça Russa por anos e ainda continuam, segundo eles.

Aqui nossos principais "inimigos" com blindados (Argentina, Paraguai e Uruguai), não precisaríamos nem retirar nossos blindados dos quartéis, já que nossa Força Aérea faz o trabalho inteiro e sem interferência dos mesmos. As vezes a impressão é que temos uma Rússia espreitando nossa fronteira.

Mas, mais uma vez, não foi isso que discutir sobre "erros do EB".
jauro escreveu:Também não concordo com esta sua visão. O EME fez estudos aprofundados sobre qual melhor carro para adquirir na época. Os M 60 já estavam aqui no Brasil desde 1998, mais especificamente em Rio Negro e Rosário. Pois bem, os de RN, os quais acompanhei mais de perto, em 2002 já estavam no pau da viola e por isso foram preteridos pelos Leo 1A5. Hoje, 15 anos depois (os EUA) estão dando suporte técnico como os alemães dão, então pode ser que alguns venham a mobiliar os RCB futuramente. Por isso que o Parque 9 do CMO já está conseguindo fazer milagres com aqueles que inicialmente só serviam para "spare parts".
Se o EB morre de amores pelo Leo? Claro que não. Tanto que na hora de ter uma VBTP que acompanhe e de a proteção de que o CC necessita do homem desembarcado; não comprou uma Vtr nova. E assim ficou sucata no estado da arte (Leo) com sucata melhorada (M 113 BR).
Jauro, não estou discutindo na época, falei isso em uns posts atrás que, para a época, era a melhor situação. Não dava para comprar 2A4 na época da aquisição dos M60 e muito menos Marder na época da aquisição dos M113.

O que questiono é a preferência na modernização do M113 em detrimento ao Marder baseado em apenas 2 pontos, sendo um deles furado, pois recentemente (2012) os Alemães mostraram que um GC de 9 homens e os tripulantes cabem no Marder e também a decisão de preferir adquirir 1A5 ao invés de 2A4, que estavam sendo vendidos aos milhares e por preços muito baixos, por ser "pesado demais" e ser caro de operar (neste ultimo quesito até posso concordar, se não fosse nossa situação econômica em 2005-2008, que chovia dinheiro pra tudo quanto é lado. Prefiro ter 2A4 operando em 60% da capacidade do que 1A5 operando há 100%.

Se o Exército quisesse manter a coerência, teria adquirido mais M60 ao invés de 1A5, mas tínhamos dinheiro o suficiente para dar um passo maior e hoje estaríamos com total folga para postergar um pouco, tendo tempo para desenvolver absolutamente tudo, desde material físico até intelectual, para nossa futura família SL e dar respaldo para terminar o programa do Guarani. Hoje estamos ameaçados de perder nossos carros de combate, tendo que adquirir algo de prateleira ou de segunda mão, pois não há tempo para desenvolver um CC nacional e se tivesse, teria que parar - o "já parado" - programa Guarani.

Resumindo: teremos que fazer o que não fizemos, a diferença é que gastaremos muito mais hoje que gastaríamos antes.
jauro escreveu:Está sua visão da disposição das tropas no interior do País beira ao completa insipiência GEOPOLÍTICA e estratégica dos tempos atuais. Seria interessante antes de se apaixonar por linhas de ação tão apedeutas e obscuras que algumas obras da Geopolítica Brasileira fossem estudadas com mais profundidade.
Por exemplo:
Cenas da Nova Ordem Mundial- somente a 3ª parte de Sérgio de Avellar Coutinho;
Geopolítica e Futuro do Brasil - Carlos Patrício Freitas Pereira;
Geopolítica - Carlos de Meira Mattos - V 1; V 2; V 3.
O Pensamento Estratégico e o Desenvolvimento Nacional - Márcio Tadeu Bettega Bergo.
A END e o Livro Branco de Defesa Nacional.
Então você acha que posicionar todas as tropas mecanizadas e blindadas alocadas no sul do país, com um inimigo que seria destruído, sem dificuldades, por nossa Força Aérea é a melhor escolha, deixando o resto do território descoberto?

Não demorará muito para países do outro lado possuir capacidade de assalto anfíbio (Peru já trabalha nisso), seria muito mais interessante invadir o Nordeste do país do que o sul, o tempo de mobilizar toda a tropa para Norte e Nordeste do país, o inimigo já estaria espreitando o Centro-oeste. Até os 1A1 já dão conta dos "inimigos" da fronteira sul. São TAM, T-55, SK-105 e versões modernizadas do Sherman. Até nossos A-29 são um perigo imenso para esses blindados.

Nossas tropas precisam ser melhores distribuídas no entorno do país, não estou falando em retirar 70% das tropas do Sul, mas relocar 2 ou 3 brigadas. Se for considerar FT contra FT, apenas a 6ª Bda Inf Blnd já dá contra dos 4 países juntos!

Não há nenhuma expectativas de tais países adquirirem algo melhor e se adquirirem, basta homologar mísseis anticarro no A-29 e no AMX (não sei o motivo de não terem feito isso antes, nem que fosse o Hellfire) e já estaria resolvido, pois suas Forças Aéreas não possuem poder mínimo para bater com a nossa.

Se alocar todas as tropas capazes de enfrentar um inimigo (que a 10ª e a 7ª Bda não tem, já vi isso com meus próprios olhos) no sul é ter visão geopolítica, em pleno século XXI, tudo bem. Prefiro não ter.




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Re: PROJETO DE MODERNIZAÇÃO DA VBTP M113B

#1607 Mensagem por Clermont » Seg Out 24, 2016 3:45 pm

gabriel219 escreveu:Não demorará muito para países do outro lado possuir capacidade de assalto anfíbio (Peru já trabalha nisso), seria muito mais interessante invadir o Nordeste do país do que o sul, o tempo de mobilizar toda a tropa para Norte e Nordeste do país, o inimigo já estaria espreitando o Centro-oeste.
Rapaz! Esta seria uma operação anfíbia de botar o "Dia-D" no chinelo! Assaltar as praias do Nordeste, então, consolidar o território da região e aí avançar rumo à Goiás, e os dois Matos Grossos, puxa vida!

Peru e Chile estão com a bola toda. :shock:




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Re: PROJETO DE MODERNIZAÇÃO DA VBTP M113B

#1608 Mensagem por gabriel219 » Seg Out 24, 2016 4:28 pm

Clermont escreveu:
gabriel219 escreveu:Não demorará muito para países do outro lado possuir capacidade de assalto anfíbio (Peru já trabalha nisso), seria muito mais interessante invadir o Nordeste do país do que o sul, o tempo de mobilizar toda a tropa para Norte e Nordeste do país, o inimigo já estaria espreitando o Centro-oeste.
Rapaz! Esta seria uma operação anfíbia de botar o "Dia-D" no chinelo! Assaltar as praias do Nordeste, então, consolidar o território da região e aí avançar rumo à Goiás, e os dois Matos Grossos, puxa vida!

Peru e Chile estão com a bola toda. :shock:
Baseado no programa deles no que se diz a respeito assalto anfíbio, estão avançado e terão capacidades melhor que a nossa. Mas isso é um exemplo, imagine algo ainda mais poderoso. Sem falar que, caso seja necessário mover unidades para o Norte e também atender o Sudeste, usando ferrovias existentes ou mesmo as que estão planejadas para isso.

Mesmo esses países pé de chinelo, dominariam nossa Costa Nordestina em pouco dias, pois não há como resistir aqui. Para uma frota estrangeira, invadir sul e sudeste, se deparando com cidades, matas ou mesmo serras é algo dificultoso, ainda mais se todas as tropas estão alocadas lá. Se invadissem o Nordeste, a história é outra, há muitos locais de desembarque longe de áreas populosas, para citar alguns em Pernambuco: São José da Coroa Grande, próximo a barreiros, tamandaré, Itamaracá... São áreas com pouca ou nenhuma barreira natural ou artificial para atrasar o inimigo. Não temos frota o nordeste, os únicos meios que tentariam impedir seriam os P-3AM com 16 Harpoon, se o adversário tiver alguma capacidade aérea, já era, vão desembarcar sem problemas.

Isso é mais factível do que achar que Argentinos, Uruguaios, Paraguaios e Bolivianos nos oferecem alguma ameaça de invasão blindada. Podiam ter alguma ameaça no século passado, mas neste século, nossa aviação já é mais que o suficiente, se pudessem contar com mísseis anticarro ai seria mais garantido (teriam que atacar bom bombas guiadas por laser numa altura maior que 5 km para fugir dos sistemas antiaéreos, como RBS-70 Argentinos). Até a Venezuela, mesmo com um TO estreito para operar blindados, é uma ameaça muito maior que os 4 países juntos.




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Re: PROJETO DE MODERNIZAÇÃO DA VBTP M113B

#1609 Mensagem por jauro » Seg Out 24, 2016 9:37 pm

FCarvalho escreveu:Jauro, alguma vez o EB pensou em adicionar blindagem aos M-113 em seu processo de atualização? Se sim, quais seriam, e qual o impacto disso no desempenho do veículo? Podes argumentar sobre a sua não adoção até hoje?

http://img-new.cgtrader.com/items/87847/large_m113_mrv_3d_model_fbx_obj_max_bd2af881-4e80-454f-bccb-1643af7e176f.jpg

abs.
Não, nem se cogita.
Teriam menor rendimento de progressão, na relação peso velocidade e
certamente não flutuariam.

Quando a Motopeças colocou no M 113 (1984) o motor M Benz OM 352, que era pouca coisa mais pesado que o original, ele (M 113) quase naufragou. Ficou muito mais vulnerável às marolas que o seu antecessor. Agora, com o novo motor DDC, o centro de gravidade voltou ao normal.




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Re: PROJETO DE MODERNIZAÇÃO DA VBTP M113B

#1610 Mensagem por Ricardo Rosa » Ter Out 25, 2016 10:02 am

jauro escreveu:
FCarvalho escreveu:Jauro, alguma vez o EB pensou em adicionar blindagem aos M-113 em seu processo de atualização? Se sim, quais seriam, e qual o impacto disso no desempenho do veículo? Podes argumentar sobre a sua não adoção até hoje?

http://img-new.cgtrader.com/items/87847/large_m113_mrv_3d_model_fbx_obj_max_bd2af881-4e80-454f-bccb-1643af7e176f.jpg

abs.
Não, nem se cogita.
Teriam menor rendimento de progressão, na relação peso velocidade e
certamente não flutuariam.

Quando a Motopeças colocou no M 113 (1984) o motor M Benz OM 352, que era pouca coisa mais pesado que o original, ele (M 113) quase naufragou. Ficou muito mais vulnerável às marolas que o seu antecessor. Agora, com o novo motor DDC, o centro de gravidade voltou ao normal.

Bom dia a todos,

A questão é esta: não valeria sacrificar a capacidade anfíbia, em prol de outras melhorias no veículo?

Abraços.




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Re: PROJETO DE MODERNIZAÇÃO DA VBTP M113B

#1611 Mensagem por Reginaldo Bacchi » Ter Out 25, 2016 10:22 am

Unos dicen que si, y otros dicen que no!!!

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Re: PROJETO DE MODERNIZAÇÃO DA VBTP M113B

#1612 Mensagem por Marechal-do-ar » Ter Out 25, 2016 1:09 pm

Ricardo Rosa escreveu:A questão é esta: não valeria sacrificar a capacidade anfíbia, em prol de outras melhorias no veículo?
Eu tenho uma opinião bem distinta em relação a isso: Não no caso do M113.

Uma coisa é sacrificar a capacidade anfíbia por conta de 1 ou 2 toneladas de blindagem, outra coisa é sacrificar a capacidade anfíbia por 20 toneladas de blindagem.

Por mais que se melhore a proteção do M113 não da para melhorar muito, ao invés de um veículo anfíbio com proteção fraca se teria um veículo não-anfíbio com proteção um pouco menos fraca, o que não resolve muita coisa, por outro lado, se fossemos para o lado de outra viatura com 40 ou 50 toneladas e não anfíbia, essa viatura poderia ter um boa proteção, muito melhor do que o M113 ou do que o M113 com chapas de aço por cima, ai eu já acho que seria uma ferramenta interessante.


E por fim, comentando algo que o jauro disse, não sei todas as razões que escolheram o Leo 1 (aquele papo de peso, cada vez mais acho que é só a desculpa oficial para a imprensa de uma instituição que não está acostumada a prestar contas a população, não que seja um motivo real), mas de pouco adianta ter o melhor VBCI do mundo se o VBCC é uma droga, é um pouco como a situação do Pantsyr, talvez o melhor sistema de AAAe do mundo para a proteção de colunas blindadas, mas as colunas a serem protegidas não passam de ferro velho, sem um carro de combate decente toda a discussão sobre forças blindadas perde o sentido, então acho que o debate tem que focar primeiro em conseguir um carro de combate decente.




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Re: PROJETO DE MODERNIZAÇÃO DA VBTP M113B

#1613 Mensagem por gabriel219 » Ter Out 25, 2016 1:13 pm

Ricardo Rosa escreveu:
jauro escreveu: Não, nem se cogita.
Teriam menor rendimento de progressão, na relação peso velocidade e
certamente não flutuariam.

Quando a Motopeças colocou no M 113 (1984) o motor M Benz OM 352, que era pouca coisa mais pesado que o original, ele (M 113) quase naufragou. Ficou muito mais vulnerável às marolas que o seu antecessor. Agora, com o novo motor DDC, o centro de gravidade voltou ao normal.

Bom dia a todos,

A questão é esta: não valeria sacrificar a capacidade anfíbia, em prol de outras melhorias no veículo?

Abraços.
Pelo visto não.

Na minha opinião sim.




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Re: PROJETO DE MODERNIZAÇÃO DA VBTP M113B

#1614 Mensagem por FCarvalho » Ter Out 25, 2016 1:28 pm

Marechal-do-ar escreveu:E por fim, comentando algo que o jauro disse, não sei todas as razões que escolheram o Leo 1 (aquele papo de peso, cada vez mais acho que é só a desculpa oficial para a imprensa de uma instituição que não está acostumada a prestar contas a população, não que seja um motivo real), mas de pouco adianta ter o melhor VBCI do mundo se o VBCC é uma droga, é um pouco como a situação do Pantsyr, talvez o melhor sistema de AAAe do mundo para a proteção de colunas blindadas, mas as colunas a serem protegidas não passam de ferro velho, sem um carro de combate decente toda a discussão sobre forças blindadas perde o sentido, então acho que o debate tem que focar primeiro em conseguir um carro de combate decente.
Eu creio que hoje o pensamento do EB vai mais ou menos nesta direção em relação a toda esse discussão em voga sobre bldo.
E de fato, não deixa de ter uma certa razão. Afinal, de que adianta ter Pantsyr se a imensa maioria dos soldados jamais verá na vida um simples Manpad de ombro ou teremos um MBT à altura da sigla e do seu tempo?
O negócio do EB é esperar, ter paciência e ver o que se nos apresenta mais a frente. A idéia básica continua sendo um CC nacional a partir de uma plataforma comum que possa ser utilizada no conceito de família. SE derivado ou não de uma VBTP-SL já outra coisa.
Funcionaria para o VBTP do Guarani. Espera-se que também o seja neste caso.
Vamos ter que esperar a próxima década chegar para saber.

abs.




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Re: PROJETO DE MODERNIZAÇÃO DA VBTP M113B

#1615 Mensagem por jauro » Seg Nov 07, 2016 7:46 pm

Parque Regional de Manutenção da 5ª Região Militar – Teste de Viaturas Blindadas de Transporte de Pessoal M113BR
07/11/2016
Curitiba (PR) – Em 2 de novembro, o Parque Regional de Manutenção da 5ª Região Militar (PqRMnt/5) realizou testes em cinco Viaturas Blindadas de Transporte de Pessoal (VBTP) M113BR, no Campo de Instrução Coronel Brasil Guarany Arruda (CICBA), no município de Quatro Barras (PR).
Os testes tiveram início com a rodagem das viaturas desde as instalações do PqRMnt/5, no Bairro do Bacacheri, em Curitiba (PR), até o CICBA, perfazendo um percurso de cerca de 40 km, considerando ida e volta. No Campo de Instrução, além do deslocamento no terreno, são conduzidos testes de flutuabilidade e navegabilidade.
O PqRMnt/5 está em plena execução da Fase II do Projeto de Modernização das VBTP M113B, que são convertidas para a versão modernizada M113BR. O projeto é resultado de um acordo entre os Governos do Brasil e dos Estados Unidos da América, com a participação da empresa BAE Systems e seus fornecedores. [destacar]Os cinco M113BR testados são os primeiros produzidos durante a Fase II, que contemplará um total de 236 viaturas.[/destacar]


http://www.eb.mil.br/web/resiscomsex/eb ... _count%3D3




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Re: PROJETO DE MODERNIZAÇÃO DA VBTP M113B

#1616 Mensagem por joao fernando » Ter Nov 08, 2016 10:32 am

São dois grandes lotes correto, um com motor nacional e outro via FMS, procede?




Obrigado Lulinha por melar o Gripen-NG
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Re: PROJETO DE MODERNIZAÇÃO DA VBTP M113B

#1617 Mensagem por arcanjo » Ter Nov 08, 2016 12:22 pm

nov 7, 2016
Novidades na Arma blindada brasileira
Por Tecnodefesa

http://tecnodefesa.com.br/wp-content/uploads/2016/11/TD17-696x464.jpg
(Imagem: Hélio Higuchi)

Recentemente, chegou ao Brasil um lote de viaturas blindadas, destinado a reforçar as 5ª Brigada de Cavalaria Blindada (5ª Bda C Bld) e 6º Brigada de Infantaria Blindada (6ª Bda Inf Bld), ambas subordinadas ao Comando Militar do Sul (CMS).

Este artigo visa apresentar um histórico dessa aquisição e suas perspectivas de utilização.

http://tecnodefesa.com.br/novidades-na- ... rasileira/

abs.

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Re: PROJETO DE MODERNIZAÇÃO DA VBTP M113B

#1618 Mensagem por Reginaldo Bacchi » Ter Nov 08, 2016 1:36 pm

Da prazer ler uma reportagem como esta.

Cheia de fatos.

Parabéns Hélio e Paulo por escreve-la, e Francisco Ferro por publica-la.

Excelente.

Bacchi




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saullo
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Re: PROJETO DE MODERNIZAÇÃO DA VBTP M113B

#1619 Mensagem por saullo » Ter Nov 08, 2016 1:38 pm

Boa mesmo, explica muita coisa e pudemos ver que vieram veículos em muito bom estado de conservação e pouco rodados.

Abraços




Ricardo Rosa
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Re: PROJETO DE MODERNIZAÇÃO DA VBTP M113B

#1620 Mensagem por Ricardo Rosa » Ter Nov 08, 2016 2:01 pm

Reginaldo Bacchi escreveu:Da prazer ler uma reportagem como esta.

Cheia de fatos.

Parabéns Hélio e Paulo por escreve-la, e Francisco Ferro por publica-la.

Excelente.

Bacchi

Boa tarde à todos.

Acompanho esses caras há muito tempo. Excelente trabalho.

Abraços.




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