gabriel219 escreveu:Você citou 2 exemplos. Demais países todos possuem VBCI sem capacidade anfíbia.
Não, tenho certeza que se procurar vou achar mais exemplos, citei apenas dois para mostrar que não se deve generalizar, o post do tatamovitch mostra bem o que eu, e a maioria dos exércitos pensa, mas não é unanimidade, e além do mais, se "maioria" fosse argumento forte, o EB também erra ao manter sucatas como o Leo 1 e M60, ao ter escolhido 6x6 para o Guarani, ao cogitar um canhão de 90mm, etc. Talvez você realmente ache que o EB errou em alguns desses pontos, mas você acha que o EB errou em todos? Ou você concorda com algum deles mesmo indo contra o que a maioria dos países faz?
gabriel219 escreveu:Nenhum país mais aposta em VBTP's sob lagartas, a Rússia demonstra isso em sua nova geração de blindados e carros de combate.
Mais uma vez, isso não é verdade, a a nova geração de blindados russos inclui um VBTP sobre lagartas anfíbio, e os três transportes de tropas dessa geração possuem o mesmo armamento, variando basicamente o nível de blindagem e a forma de locomoção.
Por outro lado é verdade que alguns países abriram mão de meios anfíbios, um desses países, inclusive, participa ativamente de guerras pelo mundo afora, eu tenho muita curiosidade de saber como os EUA lidam com o cenário apresentado pelo jauro ou se, no teatro que eles normalmente combatem (desertos), essa situação é rara o bastante para ser ignorada, o que não é o caso do território do Brasil ou Rússia.
E por fim, eu realmente acho que um VBCI pesado seria uma ferramenta muito útil para o exército brasileiro, mesmo que não fosse a totalidade dos meios de transporte de tropas das brigadas blindadas.