USAF T-X

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
Carlos Lima
Sênior
Sênior
Mensagens: 18932
Registrado em: Qui Mai 12, 2005 6:58 am
Agradeceu: 1275 vezes
Agradeceram: 631 vezes

Re: USAF T-X

#46 Mensagem por Carlos Lima » Ter Set 13, 2016 9:00 pm

Interessante... cruzaram um F-5, com um F-15, aquele F-5 iraniano, e colocaram um motor somente. :D

Acho que esse a'i nao vinga nao...

[]s
CB_Lima




CB_Lima = Carlos Lima :)
Avatar do usuário
Penguin
Sênior
Sênior
Mensagens: 18983
Registrado em: Seg Mai 19, 2003 10:07 pm
Agradeceu: 5 vezes
Agradeceram: 374 vezes

Re: USAF T-X

#47 Mensagem por Penguin » Ter Set 13, 2016 9:20 pm

Imagem

Imagem

Imagem




Sempre e inevitavelmente, cada um de nós subestima o número de indivíduos estúpidos que circulam pelo mundo.
Carlo M. Cipolla
Avatar do usuário
Penguin
Sênior
Sênior
Mensagens: 18983
Registrado em: Seg Mai 19, 2003 10:07 pm
Agradeceu: 5 vezes
Agradeceram: 374 vezes

Re: USAF T-X

#48 Mensagem por Penguin » Ter Set 13, 2016 9:30 pm

Desse angulo se parece muito com o SH com seus grandes LERX:

Imagem




Sempre e inevitavelmente, cada um de nós subestima o número de indivíduos estúpidos que circulam pelo mundo.
Carlo M. Cipolla
Avatar do usuário
Penguin
Sênior
Sênior
Mensagens: 18983
Registrado em: Seg Mai 19, 2003 10:07 pm
Agradeceu: 5 vezes
Agradeceram: 374 vezes

Re: USAF T-X

#49 Mensagem por Penguin » Ter Set 13, 2016 9:31 pm

Imagem




Sempre e inevitavelmente, cada um de nós subestima o número de indivíduos estúpidos que circulam pelo mundo.
Carlo M. Cipolla
Avatar do usuário
Carlos Lima
Sênior
Sênior
Mensagens: 18932
Registrado em: Qui Mai 12, 2005 6:58 am
Agradeceu: 1275 vezes
Agradeceram: 631 vezes

Re: USAF T-X

#50 Mensagem por Carlos Lima » Ter Set 13, 2016 11:06 pm

Penguin escreveu:Desse angulo se parece muito com o SH com seus grandes LERX:

Imagem
Verdade!!

[]s
CB_Lima




CB_Lima = Carlos Lima :)
Marechal-do-ar
Sênior
Sênior
Mensagens: 8789
Registrado em: Qua Set 10, 2003 8:28 pm
Agradeceu: 1 vez
Agradeceram: 419 vezes

Re: USAF T-X

#51 Mensagem por Marechal-do-ar » Qua Set 14, 2016 5:58 am

Um SH anão.




"Quando um rico rouba, vira ministro" (Lula, 1988)
Avatar do usuário
Penguin
Sênior
Sênior
Mensagens: 18983
Registrado em: Seg Mai 19, 2003 10:07 pm
Agradeceu: 5 vezes
Agradeceram: 374 vezes

Re: USAF T-X

#52 Mensagem por Penguin » Qua Set 14, 2016 9:17 am

Marechal-do-ar escreveu:Um SH anão.
Anão e com uma boa margem de empuxo (com pós-combustão) para um treinador: 17.700lbf ou 8.029kgf (GE Aviation F404-GE-402).
Isso é quase o empuxo do Mirage 2000C que a FAB operava, equipados com a turbina M53-5 (19.400 lbf ou 8,800 kgf).




Editado pela última vez por Penguin em Qua Set 14, 2016 9:21 am, em um total de 1 vez.
Sempre e inevitavelmente, cada um de nós subestima o número de indivíduos estúpidos que circulam pelo mundo.
Carlo M. Cipolla
Marechal-do-ar
Sênior
Sênior
Mensagens: 8789
Registrado em: Qua Set 10, 2003 8:28 pm
Agradeceu: 1 vez
Agradeceram: 419 vezes

Re: USAF T-X

#53 Mensagem por Marechal-do-ar » Qua Set 14, 2016 9:20 am

De acordo com um dos links ele não terá pós-combustor, assim, o empuxo fica um pouco abaixo do MB-346.




"Quando um rico rouba, vira ministro" (Lula, 1988)
Avatar do usuário
Penguin
Sênior
Sênior
Mensagens: 18983
Registrado em: Seg Mai 19, 2003 10:07 pm
Agradeceu: 5 vezes
Agradeceram: 374 vezes

Re: USAF T-X

#54 Mensagem por Penguin » Qua Set 14, 2016 9:23 am

Marechal-do-ar escreveu:De acordo com um dos links ele não terá pós-combustor, assim, o empuxo fica um pouco abaixo do MB-346.

Vc está confundindo com a proposta da Northrop. E mesmo essa poderá ser equipada com PC se o cliente desejar.
A proposta da Boeing tem PC sim.
Boeing unveils contender for Northrop T-38 replacement

13 SEPTEMBER, 2016 BY: LEIGH GIANGRECO ST LOUIS
https://www.flightglobal.com/news/artic ... me-429293/

Boeing and Saab finally took the wraps off a purposely-designed jet trainer today to offer as a replacement initially for the US Air Force’s fleet of more than 400 Northrop T-38s.

Showing off a design featuring twin, canted tails and a shoulder-mounted, anhedral wing, the Boeing/Saab team will compete with a high-powered trainer with a 17,700lb-thrust GE Aviation F404-GE-402 with full afterburner.
(...)

Essa turbina possui mais empuxo que a do F-20 (F404-GE-100 turbofan, 17.000 lbf).

Além do T-X, eles estão mirando os Agressors e com certeza um versão de caça leve para exportação, mercado que atualmente os EUA estão fora.
Essas possibilidades tb valem para o Northrop 400 com PC
Boeing's clean-sheet T-X trainer is designed to fly like a fighter, with a twin tail configuration similar to the F-35 and F-22 to give the aircraft optimal handling at all speeds. The Boeing T-X uses a single GE F404 afterburning turbofan, the same engine found on the F/A-18, giving the trainer the high G and high angle-of-attack capabilities required to mimic flight in modern fighters.
http://www.popularmechanics.com/flight/ ... -aircraft/




Sempre e inevitavelmente, cada um de nós subestima o número de indivíduos estúpidos que circulam pelo mundo.
Carlo M. Cipolla
Avatar do usuário
henriquejr
Sênior
Sênior
Mensagens: 5449
Registrado em: Qui Mai 25, 2006 11:29 am
Localização: Natal/RN
Agradeceu: 384 vezes
Agradeceram: 433 vezes

Re: USAF T-X

#55 Mensagem por henriquejr » Qua Set 14, 2016 10:25 am

Repararam como o trem de pouso principal é bem robusto, para um caça desse porte? Tenho pra mim que a Boeing já projeto ele com a possibilidade de uma versão nava, para futuras concorrências da USN e USMC.




.
Avatar do usuário
henriquejr
Sênior
Sênior
Mensagens: 5449
Registrado em: Qui Mai 25, 2006 11:29 am
Localização: Natal/RN
Agradeceu: 384 vezes
Agradeceram: 433 vezes

Re: USAF T-X

#56 Mensagem por henriquejr » Qua Set 14, 2016 10:26 am

E sobre a questão de ter ou não pós queimador, basta ver a foto do quadrante traseiro dele. Reparem a tubeira.




.
Avatar do usuário
malmeida
Avançado
Avançado
Mensagens: 381
Registrado em: Sex Mai 29, 2009 5:41 pm
Localização: São Paulo, Brasil
Agradeceu: 9 vezes
Agradeceram: 12 vezes

Re: USAF T-X

#57 Mensagem por malmeida » Qua Set 14, 2016 10:39 am

henriquejr escreveu:Repararam como o trem de pouso principal é bem robusto, para um caça desse porte? Tenho pra mim que a Boeing já projeto ele com a possibilidade de uma versão nava, para futuras concorrências da USN e USMC.
Como se trata de um treinador, pode ser que seja pros alunos ogro-mão-pesada não quebrarem o avião de primeira. Fico imaginando o quanto um avião dessa categoria leva de porrada, especialmente por ser de alto desempenho.
Mas faz sentido também que tenham pensado numa versão naval pro futuro próximo. Algo que substitua o Hawk, talvez.
MAlmeida




MAlmeida
Avatar do usuário
Bolovo
Sênior
Sênior
Mensagens: 28560
Registrado em: Ter Jul 12, 2005 11:31 pm
Agradeceu: 547 vezes
Agradeceram: 442 vezes

Re: USAF T-X

#58 Mensagem por Bolovo » Qui Set 15, 2016 12:48 am

Nesse vídeo esse aviãozinho fica mais bonito.

http://www.youtube.com/watch?v=amiJwedNJYM


Por mim está entre o T-X e o T-50, com vantagem pro último, mas a Boeing tem muita força a seu favor. O resto não tem chance alguma.




"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
Avatar do usuário
Penguin
Sênior
Sênior
Mensagens: 18983
Registrado em: Seg Mai 19, 2003 10:07 pm
Agradeceu: 5 vezes
Agradeceram: 374 vezes

Re: USAF T-X

#59 Mensagem por Penguin » Qui Set 15, 2016 7:49 am

Incluiria nessa lista o Northrop Grumman Model 400.
Tanto o Boeing T-X quanto o Northrop Model 400 estão sendo desenvolvidos tendo em vista os requisitos do programa.
O T-50 embora tenha pontos positivos e chances, possui alguns pontos não tão positivos:
- A LM já lidera os 2 principais programas de caças da USAF: F-22 e F-35. Entregar esse contrato à LM aumentaria a concentração do expertise de desenvolver "caças" em uma única empresa.
- Sua solução é "estrangeira" e adaptada e irá concorrer contra soluções domésticas e de grandes concorrentes, feitas especificamente para o programa.




Editado pela última vez por Penguin em Qui Set 15, 2016 9:22 am, em um total de 2 vezes.
Sempre e inevitavelmente, cada um de nós subestima o número de indivíduos estúpidos que circulam pelo mundo.
Carlo M. Cipolla
Avatar do usuário
Juniorbombeiro
Sênior
Sênior
Mensagens: 2685
Registrado em: Sex Fev 24, 2006 7:20 pm
Localização: Atlântico sul
Agradeceu: 3 vezes
Agradeceram: 68 vezes

Re: USAF T-X

#60 Mensagem por Juniorbombeiro » Qui Set 15, 2016 8:36 am

Bolovo escreveu:Nesse vídeo esse aviãozinho fica mais bonito.

http://www.youtube.com/watch?v=amiJwedNJYM


Por mim está entre o T-X e o T-50, com vantagem pro último, mas a Boeing tem muita força a seu favor. O resto não tem chance alguma.
Eu não vejo essa vantagem toda do T-50, muito pelo contrário. A vantagem que a Lockheed tem é mais em relação a já possuir a espinha dorsal da frota de caças sob suas asas. Como produto em si, acho que a Boeing saiu em vantagem, pois o seu produto, em tese, foi desenvolvido com o regulamento embaixo do braço e possui similaridade aerodinâmica com a frota, enquanto o T-50 é uma adaptação de um produto existente. Vale lembrar que a USAF não está atrás de um LIFT, ela não têm essa necessidade, está atrás de um treinador dedicado.




Responder