FX-N - Um caça para a Aviação Naval da MB

Assuntos em discussão: Marinha do Brasil e marinhas estrangeiras, forças de superfície e submarinas, aviação naval e tecnologia naval.

Moderador: Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
ABULDOG74
Sênior
Sênior
Mensagens: 2273
Registrado em: Dom Jan 05, 2014 2:01 pm
Agradeceu: 203 vezes
Agradeceram: 153 vezes

Re: FX-N - Um caça para a Aviação Naval da MB

#736 Mensagem por ABULDOG74 » Sex Ago 26, 2016 7:32 pm

Olá camaradas, gosto muito da idéia de um MIX de ST NAVAL e GRIPEN NAVAL a bordo do NAE. :wink:

ADSUMUS




Lord Nauta
Sênior
Sênior
Mensagens: 4579
Registrado em: Dom Jul 15, 2007 4:29 pm
Agradeceram: 455 vezes

Re: FX-N - Um caça para a Aviação Naval da MB

#737 Mensagem por Lord Nauta » Sáb Ago 27, 2016 2:21 am

ABULDOG74 escreveu:Olá camaradas, gosto muito da idéia de um MIX de ST NAVAL e GRIPEN NAVAL a bordo do NAE. :wink:

ADSUMUS


Para mim esta história de Gripen N para a MB e pura balela. Pense bem: - porque de uma hora para outra a mediocridade que impera deste 1899 nos sucessivos GF, refinada nos últimos 30 anos vai liberar recursos para a construção de um Poder Naval com verdadeira capacidade de exercer a influencia do Brasil no Atlântico Sul? Talvez se houver varias malas pretas recheadas de USD e EUR sendo despachadas como ''doação'' para os gabinetes dos parlamentares seja possível então vermos a construção deste aparato de grandeza nacional navegando de norte a sul e leste a oeste.
Prezado Colega em nosso país não existe no momento nenhum estadista. Os nossos governantes representam a nossa população em consequência padecem da mesma limitação intelectual.Os interesses são apenas pessoais envernizados pelos egos exacerbados pelo exercício fútil do poder. :twisted: :twisted: :twisted:

Durante muito tempo seremos uma versão melhorada do continente africano e nada mais. Teremos que vagar pelo deserto por muitas gerações ainda para um dia sairmos da periferia do mundo.

Sds

Lord Nauta




Avatar do usuário
gabriel219
Sênior
Sênior
Mensagens: 14017
Registrado em: Qui Abr 18, 2013 9:03 am
Agradeceu: 778 vezes
Agradeceram: 2440 vezes

Re: FX-N - Um caça para a Aviação Naval da MB

#738 Mensagem por gabriel219 » Sáb Ago 27, 2016 3:51 am

Gripen Naval é arriscado e vai nos custar muito, mas muito dinheiro. Acho uma ideia bem melhor adquirir F-18 usados e modernizar o A-12 com catapultas de 25 tons de capacidade.

É bem mais sensato, pois o custo apenas do Gripen Naval deverá ser mais caro que A-12 modernizado mais 18 F-18.




Avatar do usuário
gabriel219
Sênior
Sênior
Mensagens: 14017
Registrado em: Qui Abr 18, 2013 9:03 am
Agradeceu: 778 vezes
Agradeceram: 2440 vezes

Re: FX-N - Um caça para a Aviação Naval da MB

#739 Mensagem por gabriel219 » Sáb Ago 27, 2016 3:53 am

FCarvalho escreveu:Lord, acredito que a MB após este acidente deve ter passado seriamente a considerar esta opção.

Gabriel, os A-4 foram uma compra de oportunidade. A MB não queria apensa um jato que pudesse formar os aviadores navais, precisava também justificar a ressureição da asa fixa AN como arma efetiva, até mesmo para poder justificar a existência de um Nae na frota. Não deu muito certo infelizmente.

Vamos ver o que dá para fazer agora. As opções não são muitas, mas é preciso fazer escolhas. Mesmo que agora elas pareçam um retrocesso para a AN. Esperamos quase 60 para ter a asa fixa de volta. E estamos esperando a quase vinte para termos um caça naval efetivo operando embarcado. Acho que neste meio tempo não faz mal nenhum esperar mais uns cinco anos até que possamos saber efetivamente o que será do AF-1.

abs.

abs.
A-12 com Hawk era mais do que justificativa para ter NAe, depois adquiria F-18 depois que o A-12 estivesse modernizado.




Avatar do usuário
ABULDOG74
Sênior
Sênior
Mensagens: 2273
Registrado em: Dom Jan 05, 2014 2:01 pm
Agradeceu: 203 vezes
Agradeceram: 153 vezes

Re: FX-N - Um caça para a Aviação Naval da MB

#740 Mensagem por ABULDOG74 » Sáb Ago 27, 2016 10:58 am

Lord Nauta escreveu:
ABULDOG74 escreveu:Olá camaradas, gosto muito da idéia de um MIX de ST NAVAL e GRIPEN NAVAL a bordo do NAE. :wink:

ADSUMUS


Para mim esta história de Gripen N para a MB e pura balela. Pense bem: - porque de uma hora para outra a mediocridade que impera deste 1899 nos sucessivos GF, refinada nos últimos 30 anos vai liberar recursos para a construção de um Poder Naval com verdadeira capacidade de exercer a influencia do Brasil no Atlântico Sul? Talvez se houver varias malas pretas recheadas de USD e EUR sendo despachadas como ''doação'' para os gabinetes dos parlamentares seja possível então vermos a construção deste aparato de grandeza nacional navegando de norte a sul e leste a oeste.
Prezado Colega em nosso país não existe no momento nenhum estadista. Os nossos governantes representam a nossa população em consequência padecem da mesma limitação intelectual.Os interesses são apenas pessoais envernizados pelos egos exacerbados pelo exercício fútil do poder. :twisted: :twisted: :twisted:

Durante muito tempo seremos uma versão melhorada do continente africano e nada mais. Teremos que vagar pelo deserto por muitas gerações ainda para um dia sairmos da periferia do mundo.

Sds

Lord Nauta
Olá camarada e amigo, mas o nosso fórum é de 80% de conjectura, ou estou errado? Se não formos conjecturar aqui , então é melhor fecharem o fórum, não é verdade?Quantas afirmativas saem aqui em um debate?

Abraço e ADSUMUS




Avatar do usuário
ABULDOG74
Sênior
Sênior
Mensagens: 2273
Registrado em: Dom Jan 05, 2014 2:01 pm
Agradeceu: 203 vezes
Agradeceram: 153 vezes

Re: FX-N - Um caça para a Aviação Naval da MB

#741 Mensagem por ABULDOG74 » Sáb Ago 27, 2016 11:05 am

gabriel219 escreveu:Gripen Naval é arriscado e vai nos custar muito, mas muito dinheiro. Acho uma ideia bem melhor adquirir F-18 usados e modernizar o A-12 com catapultas de 25 tons de capacidade.

É bem mais sensato, pois o custo apenas do Gripen Naval deverá ser mais caro que A-12 modernizado mais 18 F-18.
Olá camarada e amigo, uma pergunta de leigo, mas não seria uma tendência mundial padronizar o principal vetor aéreo nas forças de um país(vide: F-35 e RAFALE), para redução de custos futuros na produção e encomenda; ainda mais que a FAB escolheu o GRIPEN?

ADSUMUS




Avatar do usuário
gabriel219
Sênior
Sênior
Mensagens: 14017
Registrado em: Qui Abr 18, 2013 9:03 am
Agradeceu: 778 vezes
Agradeceram: 2440 vezes

Re: FX-N - Um caça para a Aviação Naval da MB

#742 Mensagem por gabriel219 » Sáb Ago 27, 2016 11:16 am

ABULDOG74 escreveu:
gabriel219 escreveu:Gripen Naval é arriscado e vai nos custar muito, mas muito dinheiro. Acho uma ideia bem melhor adquirir F-18 usados e modernizar o A-12 com catapultas de 25 tons de capacidade.

É bem mais sensato, pois o custo apenas do Gripen Naval deverá ser mais caro que A-12 modernizado mais 18 F-18.
Olá camarada e amigo, uma pergunta de leigo, mas não seria uma tendência mundial padronizar o principal vetor aéreo nas forças de um país(vide: F-35 e RAFALE), para redução de custos futuros na produção e encomenda; ainda mais que a FAB escolheu o GRIPEN?

ADSUMUS
Pode até ser, mas acha correto gastar mais de USD 2 bi, que deve ser o custo do desenvolvimento e compra de 24 caças (nem essa demanda fará sentido desenvolver) para operar um caça no A-12 somente em 2030 e por 5 anos?

Simplesmente não faz sentido, nem a SAAB leva muito a sério o Sea Gripen, nos ofereceu como uma contraoferta da Rafale, mas nem conceito deve existir do Sea Gripen, apenas artes.

O custo de desenvolvimento do Sea Gripen deve ser maior que modernizar o A-12, operar F-18C\D nele e olhe lá! Vai ser um desenvolvimento caro, prolongado, que talvez acabe no fim da vida útil do A-12. É muito mais sensato entrar um projeto de 5ª geração (FS 2020?) e desenvolver tal aeronave já navalizada, servindo tanto para a FAB quanto para MB para um futuro A-13. Pro A-12, só vejo a possibilidade de Hornets,




Avatar do usuário
ABULDOG74
Sênior
Sênior
Mensagens: 2273
Registrado em: Dom Jan 05, 2014 2:01 pm
Agradeceu: 203 vezes
Agradeceram: 153 vezes

Re: FX-N - Um caça para a Aviação Naval da MB

#743 Mensagem por ABULDOG74 » Sáb Ago 27, 2016 11:38 am

gabriel219 escreveu:
ABULDOG74 escreveu: Olá camarada e amigo, uma pergunta de leigo, mas não seria uma tendência mundial padronizar o principal vetor aéreo nas forças de um país(vide: F-35 e RAFALE), para redução de custos futuros na produção e encomenda; ainda mais que a FAB escolheu o GRIPEN?

ADSUMUS
Pode até ser, mas acha correto gastar mais de USD 2 bi, que deve ser o custo do desenvolvimento e compra de 24 caças (nem essa demanda fará sentido desenvolver) para operar um caça no A-12 somente em 2030 e por 5 anos?

Simplesmente não faz sentido, nem a SAAB leva muito a sério o Sea Gripen, nos ofereceu como uma contraoferta da Rafale, mas nem conceito deve existir do Sea Gripen, apenas artes.

O custo de desenvolvimento do Sea Gripen deve ser maior que modernizar o A-12, operar F-18C\D nele e olhe lá! Vai ser um desenvolvimento caro, prolongado, que talvez acabe no fim da vida útil do A-12. É muito mais sensato entrar um projeto de 5ª geração (FS 2020?) e desenvolver tal aeronave já navalizada, servindo tanto para a FAB quanto para MB para um futuro A-13. Pro A-12, só vejo a possibilidade de Hornets,
Entendo seus argumentos, só sou um pouco preocupado com relação a essa modernização; também citei um MIx com uma versão naval do ST.

ADSUMUS




Avatar do usuário
gabriel219
Sênior
Sênior
Mensagens: 14017
Registrado em: Qui Abr 18, 2013 9:03 am
Agradeceu: 778 vezes
Agradeceram: 2440 vezes

Re: FX-N - Um caça para a Aviação Naval da MB

#744 Mensagem por gabriel219 » Sáb Ago 27, 2016 1:08 pm

ABULDOG74 escreveu:
gabriel219 escreveu: Pode até ser, mas acha correto gastar mais de USD 2 bi, que deve ser o custo do desenvolvimento e compra de 24 caças (nem essa demanda fará sentido desenvolver) para operar um caça no A-12 somente em 2030 e por 5 anos?

Simplesmente não faz sentido, nem a SAAB leva muito a sério o Sea Gripen, nos ofereceu como uma contraoferta da Rafale, mas nem conceito deve existir do Sea Gripen, apenas artes.

O custo de desenvolvimento do Sea Gripen deve ser maior que modernizar o A-12, operar F-18C\D nele e olhe lá! Vai ser um desenvolvimento caro, prolongado, que talvez acabe no fim da vida útil do A-12. É muito mais sensato entrar um projeto de 5ª geração (FS 2020?) e desenvolver tal aeronave já navalizada, servindo tanto para a FAB quanto para MB para um futuro A-13. Pro A-12, só vejo a possibilidade de Hornets,
Entendo seus argumentos, só sou um pouco preocupado com relação a essa modernização; também citei um MIx com uma versão naval do ST.

ADSUMUS
Bom, seria apenas aumentar a capacidade ou trocar as catapultas e adicionar mais sistemas antiaéreos, nem que CIWS ou mísseis de ponto já estaria bem melhor que o SIMBAD. Há muitos F-18 por ai, desde deserto até o Kwait que está recebendo EF-2000.

Só deixaria um pouco mais caro a modernização, porém o mix A-12\F-18C\D seria mais barato que o projeto Sea Gripen sozinho.




Marechal-do-ar
Sênior
Sênior
Mensagens: 8789
Registrado em: Qua Set 10, 2003 8:28 pm
Agradeceu: 1 vez
Agradeceram: 419 vezes

Re: FX-N - Um caça para a Aviação Naval da MB

#745 Mensagem por Marechal-do-ar » Sáb Ago 27, 2016 4:15 pm

Se a ideia fosse economizar não comprariam Gripen para a FAB...




"Quando um rico rouba, vira ministro" (Lula, 1988)
Avatar do usuário
ABULDOG74
Sênior
Sênior
Mensagens: 2273
Registrado em: Dom Jan 05, 2014 2:01 pm
Agradeceu: 203 vezes
Agradeceram: 153 vezes

Re: FX-N - Um caça para a Aviação Naval da MB

#746 Mensagem por ABULDOG74 » Sáb Ago 27, 2016 7:20 pm

gabriel219 escreveu:
ABULDOG74 escreveu: Entendo seus argumentos, só sou um pouco preocupado com relação a essa modernização; também citei um MIx com uma versão naval do ST.

ADSUMUS
Bom, seria apenas aumentar a capacidade ou trocar as catapultas e adicionar mais sistemas antiaéreos, nem que CIWS ou mísseis de ponto já estaria bem melhor que o SIMBAD. Há muitos F-18 por ai, desde deserto até o Kwait que está recebendo EF-2000.

Só deixaria um pouco mais caro a modernização, porém o mix A-12\F-18C\D seria mais barato que o projeto Sea Gripen sozinho.
Acredito que a compra de F-18`S é de baixo custo para aquisição, mas onerosa para manutenção(até por ter dois motores e 100% das peças terão que vir de fora) e um GRIPEN NAVAL é o contrário; desenvolvimento custoso , mas o custo de operação(monomotor) e manutenção de mais baixo custo(similaridade de peças de quase 90% com o GRIPEN da FAB e com muitas, NÃO TODAS, peças no próprio país).

ADSUMUS




felipexion
Sênior
Sênior
Mensagens: 3548
Registrado em: Sex Ago 17, 2007 11:06 am
Localização: Bahia!
Agradeceu: 74 vezes
Agradeceram: 87 vezes

Re: FX-N - Um caça para a Aviação Naval da MB

#747 Mensagem por felipexion » Sáb Ago 27, 2016 7:53 pm

ABULDOG74 escreveu:
Acredito que a compra de F-18`S é de baixo custo para aquisição, mas onerosa para manutenção(até por ter dois motores e 100% das peças terão que vir de fora) e um GRIPEN NAVAL é o contrário; desenvolvimento custoso , mas o custo de operação(monomotor) e manutenção de mais baixo custo(similaridade de peças de quase 90% com o GRIPEN da FAB e com muitas, NÃO TODAS, peças no próprio país).

ADSUMUS
Baixo custo?
O custo da hora de voo previsto na Suíça foi de US$ 24,4 mil com 200 horas de voo por ano. Os US$ 5,35 mil confirmados pela SAAB incluem apenas combustível.
Fonte: http://defesa.forums-free.com/viewtopic ... 359#p70359

Qual seria a previsão de similaridade após navalização do avião? Você teria esses dados? A SAAB estimou em 90% mas nunca operou ou construiu caça naval nem a Suécia possui porta-aviões. Não temos nem versão biplace quanto mais versão naval.
Fonte: http://tecnodefesa.com.br/a-marinha-do- ... ea-gripen/

Quais peças iríamos produzir no Brasil?




[centralizar]Mazel Tov![/centralizar]
felipexion
Sênior
Sênior
Mensagens: 3548
Registrado em: Sex Ago 17, 2007 11:06 am
Localização: Bahia!
Agradeceu: 74 vezes
Agradeceram: 87 vezes

Re: FX-N - Um caça para a Aviação Naval da MB

#748 Mensagem por felipexion » Sáb Ago 27, 2016 7:56 pm

ABULDOG74 escreveu:
Entendo seus argumentos, só sou um pouco preocupado com relação a essa modernização; também citei um MIx com uma versão naval do ST.

ADSUMUS

Dois pernas curtas. As possíveis (e improváveis) versões navais do Gripen e Super Tucano




[centralizar]Mazel Tov![/centralizar]
Avatar do usuário
ABULDOG74
Sênior
Sênior
Mensagens: 2273
Registrado em: Dom Jan 05, 2014 2:01 pm
Agradeceu: 203 vezes
Agradeceram: 153 vezes

Re: FX-N - Um caça para a Aviação Naval da MB

#749 Mensagem por ABULDOG74 » Sáb Ago 27, 2016 8:10 pm

felipexion escreveu:
ABULDOG74 escreveu:
Acredito que a compra de F-18`S é de baixo custo para aquisição, mas onerosa para manutenção(até por ter dois motores e 100% das peças terão que vir de fora) e um GRIPEN NAVAL é o contrário; desenvolvimento custoso , mas o custo de operação(monomotor) e manutenção de mais baixo custo(similaridade de peças de quase 90% com o GRIPEN da FAB e com muitas, NÃO TODAS, peças no próprio país).

ADSUMUS
Baixo custo?
O custo da hora de voo previsto na Suíça foi de US$ 24,4 mil com 200 horas de voo por ano. Os US$ 5,35 mil confirmados pela SAAB incluem apenas combustível.
Fonte: http://defesa.forums-free.com/viewtopic ... 359#p70359

Qual seria a previsão de similaridade após navalização do avião? Você teria esses dados? A SAAB estimou em 90% mas nunca operou ou construiu caça naval nem a Suécia possui porta-aviões. Não temos nem versão biplace quanto mais versão naval.
Fonte: http://tecnodefesa.com.br/a-marinha-do- ... ea-gripen/

Quais peças iríamos produzir no Brasil?
É a reputação da empresa com divulgação desses dados e eles não iriam arriscar isso com palavras ao vento, concorda? São Suecos.

ADSUMUS




felipexion
Sênior
Sênior
Mensagens: 3548
Registrado em: Sex Ago 17, 2007 11:06 am
Localização: Bahia!
Agradeceu: 74 vezes
Agradeceram: 87 vezes

Re: FX-N - Um caça para a Aviação Naval da MB

#750 Mensagem por felipexion » Sáb Ago 27, 2016 8:16 pm

ABULDOG74 escreveu:
É a reputação da empresa com divulgação desses dados e eles não iriam arriscar isso com palavras ao vento, concorda? São Suecos.

ADSUMUS
Não concordo.
A SAAB está envolvida em vários escândalos de corrupção:
:arrow: http://www.bbc.com/news/world-11949956
:arrow: http://www.industryweek.com/regulations ... h-republic
:arrow: http://mg.co.za/article/2010-09-09-saab ... pens-to-sa

O marketing pesado no Brasil seria apenas mais um. Ainda mais envolvendo a FIESP




[centralizar]Mazel Tov![/centralizar]
Responder