Olhando o mapa parece que temos uma malha ferroviária razoável para transportar nossas unidades blindadas para grande parte do País (e nesse sentido seria muito importante que a ferrovias em projeto virassem realidade), mas o que o mapa não mostra é se as linhas férreas existentes comportam o transporte de nossos blindados.gabriel219 escreveu:Vamos aos argumentos utilizados:henriquejr escreveu:Eu acredito que essa questão de limite de peso é mais jurídica do que a possibilidade das pontes caírem. Nossas rodovias tem limites de peso, regulamentado em lei, e sabemos que o EB é uma instituição muito legalista.
Limite de peso: de acordo com nossa legislação, o limite é de 74 toneladas em rodovias com caminhões de 9 eixos: http://www.guiadotrc.com.br/lei/. Além do mais é comum achar carretas com 90 toneladas em estradas, principalmente se for Urânio.
Por curiosidade, no Texas é permitido que apenas veículos de 7 eixos podem trafegar com 80,000 libras, algo perto de 36-37 toneladas: http://www.txdmv.gov/component/k2/item/ ... ight-table. Lá é onde fica baseada a 1st Cavalry Division, com M1A2 e entre outros.
Ou seja, possuem um limite de peso menor que o nosso e ainda assim operam blindados como M1A2.
Pontes com capacidade insuficiente: pontes adquiridas pelo Exército possuem capacidade de até 80 toneladas: http://www.eb.mil.br/web/midia-impressa ... Id=3369019
As pontes e viadutos utilizadas aqui em Pernambuco que dão acesso ao Porto de Suape, desde a ponte de Itamaracá, viadutos da PE-15, Pan Nordestina, ponte do Cabo de Santo Agostinho e de acesso ao Porto de Suape na PE-60 possuem capacidade além das 200 toneladas, principalmente o viaduto de SUAPE.
Malha ferroviária insuficiente: Há malha viária disponível no Nordeste e no Sul, só faltando um pouco mais no Noroeste, que poderia ser resolvido com a conclusão da ferrovia Ferroeste, além do Centro-Oeste com conclusão da ferrovia Ferronorte e Norte Sul.
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Solo impróprio: isso é mais falso que qualquer outro argumento utilizado antes. O solo do Sul, em si, das três regiões citadas, é o menos propício e mesmo assim possui capacidade de operar blindados com mais de 55 toneladas. Região Centro-Oeste possui, em sua maioria Cerrado, onde se encontra Latossolo. Na Caatinga é tão propício quanto.
Aliás, na Bahia encontramos o melhor terreno para utilização de blindados no Brasil!
Preocupação para utilização de blindados seria Sul, Nordeste e Centro-Oeste, sendo este ultimo blindados sobre rodas ser o suficiente. Norte só artilharia, minas AT, mísseis anticarro, A-29 homologado com mísseis AT e helis de ataque resolvem, já que só uma parte de Boa Vista pode ser utilizados blindados, o resto é estrada.
O próprio Exército já está mudando de ideia para operar blindados de tonelagem maior que 55 toneladas. Infelizmente tarde, mas isso prova que os argumentos anteriormente utilizados não são bem fundados.
Digo isso porque parece-me que grande parte dos túneis são muito estreitos, suficientes apenas para passar as composições com cargas do tipo containers, enquanto que os MBT atuais (Leo 1A5) e futuros (Leo 2) exigiriam maior largura para os túneis.