Esses cenários se parecem mais com call of duty do que a realidade pra quem não conhece a região e pra quem acha que combate aéreo é um caça indo contra o outro, em linha horizontal, sem utilizar nenhum tipo de manobra. O Chile fez a mesma coisa em exercícios nos Andes. Ah claro, estava falando do glorioso e imbatível F-35.Carlos Lima escreveu:Sem querer ser chato, mas tentando ajudar... esses cenarios (e solucoes) se parecem mais com Call of Duty ou Modern Warfare (os video games) do que a realidade.
Eu sugeriria a leitura (ou o download se possivel), de dois livros que podem ajudar como base a qualquer debate mais interessante sobre o tema (senao a coisa fica muito puxada para a ficcao cientifica).
1. Fighter Combat: Tactics and Maneuvering - Robert L. Shaw
* Muito bom e mostra a evolucao do combate aereo at'e mais ou menos os dias de hoje, mas ajuda muito a entender e extrapolar discussoes sobre tecnologias mais atuais.
2. Air Mech Strike: Asymmetric Maneuver Warfare for the 21st Century. - Devid L. Grange.
* Nao necessariamente um livro sobre avioes de combate, mas serve como complemento baseado no pensamento de desenvolvedores de taticas de combate levando em consideracao os desafios do Sec XXI.
Enfim... so tentando ajudar nas suas elocubracoes.
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
O Chile tem os Andes que cria um cenario ultra complexo, pela sua extensao (corta grande parte do territorio chileno) e altitudes que criam todo o tipo de desafios, alem de sistema climatico tambem complexo. Nao da nem para comparar...gabriel219 escreveu:Esses cenários se parecem mais com call of duty do que a realidade pra quem não conhece a região e pra quem acha que combate aéreo é um caça indo contra o outro, em linha horizontal, sem utilizar nenhum tipo de manobra. O Chile fez a mesma coisa em exercícios nos Andes. Ah claro, estava falando do glorioso e imbatível F-35.Carlos Lima escreveu:Sem querer ser chato, mas tentando ajudar... esses cenarios (e solucoes) se parecem mais com Call of Duty ou Modern Warfare (os video games) do que a realidade.
Eu sugeriria a leitura (ou o download se possivel), de dois livros que podem ajudar como base a qualquer debate mais interessante sobre o tema (senao a coisa fica muito puxada para a ficcao cientifica).
1. Fighter Combat: Tactics and Maneuvering - Robert L. Shaw
* Muito bom e mostra a evolucao do combate aereo at'e mais ou menos os dias de hoje, mas ajuda muito a entender e extrapolar discussoes sobre tecnologias mais atuais.
2. Air Mech Strike: Asymmetric Maneuver Warfare for the 21st Century. - Devid L. Grange.
* Nao necessariamente um livro sobre avioes de combate, mas serve como complemento baseado no pensamento de desenvolvedores de taticas de combate levando em consideracao os desafios do Sec XXI.
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Alem disso eles tem um cenario relacionado a regioes deserticas que apresenta desafios bem diferentes de regioes montanhosas... e etc, etc.
Na boa... Estou exatamente indicando literaturas muito boas para justamente fugir de um aviao versus um aviao vendo atraves de satelites colocados a baixa altura o pos combustor de um F-35 e sua assinatura IR super facil de ser vista... proximo 1a regiao do Equador com fatores como umidade, dia/noite, epoca do ano, etc nao sendo levados em consideracao... dentre dezenas de outras coisas.
Estou tentando ajudar a melhorar um pouco o nivel da nova "cruzada" do Gripen que depois de aqui ter derrotado todos os cacas ocidentais e o Su-35 est'a pulando contra a 5 geracao e ganhando de lambuja.
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
É uma boa maneira de "sair por cima" não contra argumenta, mas manda os interlocutores lerem o livro tal e tal ...Carlos Lima escreveu:Sem querer ser chato, mas tentando ajudar... esses cenarios (e solucoes) se parecem mais com Call of Duty ou Modern Warfare (os video games) do que a realidade.
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Agora imagine que para argumentar ou contra-argumentar um post formos ler livros e livros que tu indica ...
Em tempo, sinceramente não entendi o que o amigo achou "engraçado" ... fica parecendo OUTRA alusão a uma "superioridade" que nós mortais nunca seremos capazes de entender com profundidade, afinal, não lemos essa centena de livros de tua biblioteca ...
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“Quando encontrar um espadachim, saque da espada: não recite poemas para quem não é poeta”
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
So estou tentando ajudar a tornar a coisa menos video game.kirk escreveu:É uma boa maneira de "sair por cima" não contra argumenta, mas manda os interlocutores lerem o livro tal e tal ...Carlos Lima escreveu:Sem querer ser chato, mas tentando ajudar... esses cenarios (e solucoes) se parecem mais com Call of Duty ou Modern Warfare (os video games) do que a realidade.
Eu sugeriria a leitura (ou o download se possivel), de dois livros que podem ajudar como base a qualquer debate mais interessante sobre o tema (senao a coisa fica muito puxada para a ficcao cientifica).
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Agora imagine que para argumentar ou contra-argumentar um post formos ler livros e livros que tu indica ...
Em tempo, sinceramente não entendi o que o amigo achou "engraçado" ... fica parecendo OUTRA alusão a uma "superioridade" que nós mortais nunca seremos capazes de entender com profundidade, afinal, não lemos essa centena de livros de tua biblioteca ...
Nao tem nada a ver com sair por cima ou por baixo. O que 'e uma grande bobagem... Todos aqui estamos aprendendo e colaboramos como podemos.
O Forum 'e feito de todo o tipo de colaboracoes e s'o estou apresentando uma que pode ajudar bastante.
No fim, fica a dica de amigo.
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
Se bem que de Gripens C/D é fácil encontrar imagens sem pilones subalares voando.Túlio escreveu:OUTRA: O Gripen E precisa dos pilones para voar? Não achei uma só img da aeronave "pelada", ou seja, sem pilones subalares e sob a fuselagem...
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
Concordo com o Kirk: mesmo sendo Moderador, e nas buenas, me parece que evitas o debate e, em termos práticos, mandas todo mundo "estudar". Sério isso, Lima véio? Um Rafale vale tanto? Viramos em tão pouco? Uma merreca?
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
knigh7 escreveu:Se bem que de Gripens C/D é fácil encontrar imagens sem pilones subalares voando.Túlio escreveu:OUTRA: O Gripen E precisa dos pilones para voar? Não achei uma só img da aeronave "pelada", ou seja, sem pilones subalares e sob a fuselagem...
É isso? Até o F-35 me parece melhor, truta...
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
Uma das possibilidades seria deixá-lo com uma configuração mais limpa para diminuir o rcs, como do projeto do Silent Hornet.Marechal-do-ar escreveu:Não, mas qual seria a utilidade dele sem os pilones?
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
Dia desses explico a razão de querer UM Gripen E/F sem pilones, retinho e limpo. Só UM!
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
Não entendi o seu cenário.gabriel219 escreveu:Existem Pods Stealth para isso, mas nem precisaria disso. Um F-35 se aproximando pela costa e um Gripen voando há 100 metros do chão há 20 km da costa, por exemplo, em Maceió, o F-35 não vai ver absolutamente nada. Não dá, as beiras da BR-101 e da AL-105 ou AL-205 são cercadas por montes com alturas maiores do que 100 metros.
E o amigo Penguin ainda não entendeu o que quero falar. Penguin, concordaria comigo que é muito mais fácil detectar a emissão IR de um F-35 de forma vertical (de cima) do que de forma horizontal (Gripen e seu IRST e um F-35 a seu caminho inversamente proporcional)? Imagine um satélite em baixa órbita com sensores IRST vendo aquela fogueira atrás do F-35.
Para que o F-35 vai paralelo a costa?
Se ele vai atacar um alvo em terra, ele vai voar perpendicular a costa e atravessá-la. Os seja, vai expor a seção frontal ao potencial inimigo, a seção mais discreta.
Se houver uma PAC de Gripen em algum lugar, as PACs costuma se posicionar a médias e altas altitudes e não baixo onde se costuma ficar mais vulnerável (menos energia e mais atrito=mais calor e mais emissão IR).
O caso do Chile X Andes X USN: dogfight a baixa altitude, os chilenos com HMD + Python e muito conhecimento do ambiente.
Isso é o exemplo de uma situação muito particular que vale como exercício. Na vida prática todos buscam evitar situações táticas desfavoráveis e maximizar os pontos fortes.
Gripen com o seu IRST e F-35 tb com o seu IRST. Lembre-se que o F-35 tb está equipado com IRST avançado.
O IRST trabalha em conjunto com o radar e ai o F-35 levaria vantagem.
Uma faceta do F-35 a ser confirmada:
Air Force Magazine, Air Force AssociationThe F-35, while not technically a "supercruising" aircraft, can maintain Mach 1.2 for a dash of 150 miles without using fuel-gulping afterburners.
"Mach 1.2 is a good speed for you, according to the pilots," O’Bryan said.
The high speed also allows the F-35 to impart more energy to a weapon such as a bomb or missile, meaning the aircraft will be able to "throw" such munitions farther than they could go on their own energy alone.
https://web.archive.org/web/20121108143 ... ghter.aspx
Editado pela última vez por Penguin em Ter Jul 12, 2016 9:49 pm, em um total de 7 vezes.
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
Seria interessante saber, pois o que passa na minha cabeça seria apenas para diminuir a detecção do radar.Túlio escreveu:Dia desses explico a razão de querer UM Gripen E/F sem pilones, retinho e limpo. Só UM!
Provavelmente a versão E/F não necessitará também para o voo, senão a SAAB teria incluído no Basic Mass Empty os pilones subalares.
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
knigh7 escreveu:Seria interessante saber, pois o que passa na minha cabeça seria apenas para diminuir a detecção do radar.Túlio escreveu:Dia desses explico a razão de querer UM Gripen E/F sem pilones, retinho e limpo. Só UM!
Esqueceste da capacidade de detecção vs a capacidade não ser detectado?
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
Com dois IR nas pontas das asas e talvez dois Meteor sob a fuselagem. Seria interessante.knigh7 escreveu:Seria interessante saber, pois o que passa na minha cabeça seria apenas para diminuir a detecção do radar.Túlio escreveu:Dia desses explico a razão de querer UM Gripen E/F sem pilones, retinho e limpo. Só UM!
Sempre e inevitavelmente, cada um de nós subestima o número de indivíduos estúpidos que circulam pelo mundo.
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
Penguin escreveu:
Com dois IR nas pontas das asas e talvez dois Meteor sob a fuselagem. Seria interessante.
Leias acima, cupincha.
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
Provavelmente teria capacidade de supercruzeiro.Penguin escreveu:Com dois IR nas pontas das asas e talvez dois Meteor sob a fuselagem. Seria interessante.knigh7 escreveu: Seria interessante saber, pois o que passa na minha cabeça seria apenas para diminuir a detecção do radar.