TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

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Qual o caça ideal para o FX?

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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#79171 Mensagem por Túlio » Ter Jul 12, 2016 1:25 pm

Penguin escreveu:


Imagem

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Muito interessantes os textos. Mas me interessaram ainda mais as fotos que quotei: olhem para ao escape da turbina, a emissão de calor pode ser vista a olho nu, POWS!!!

E em ambos os casos o PC não parece estar ligado.

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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#79172 Mensagem por Carlos Lima » Ter Jul 12, 2016 1:30 pm

So rindo mesmo...

Lamentavel, mas s'o nos resta "Sempre rir...!"

:D

[]s
CB_Lima




CB_Lima = Carlos Lima :)
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#79173 Mensagem por Túlio » Ter Jul 12, 2016 2:51 pm

Carlos Lima escreveu:So rindo mesmo...

Lamentavel, mas s'o nos resta "Sempre rir...!"

:D

[]s
CB_Lima

Lima véio, vou tentar me explicar de uma vez por todas: NÃO estou fazendo pouco do F-35, embora admita ter sérias reservas a respeito. Vou tentar (novamente) explicar como o vejo e estabelecer uma comparação com o caça que motiva este tópico, o Gripen E, o mais novo dos Eurocanards.

Vejo o F-35A hoje mais ou menos como, na segunda metade dos anos 70, via o F-16A. Muita coisa nova (inédita, na verdade), como esplêndida visibilidade, HOTAS, sidestick, alguma capacidade FBW, assento inclinado a 30º e aerodinâmica completamente diferente de tudo o que eu conhecia. Era óbvio, mesmo nos meus teen years, que um novo paradigma de avião de caça estava indiscutivelmente surgindo. E ele se tornou o "caça da OTAN". Só que não sem ter que lutar para isso: houve uma competição, relativamente pouco divulgada mas razoavelmente conhecida, pela honra: o oponente era Francês, o Mirage F1 (correndo pelas beiradas, o Viggen).

O que resultou todo mundo sabe: o caça NA foi bem melhor sucedido e se tornou, de fato, o "caça da OTAN". Mas, lendo um exemplar de uma revista (acho que era a Flap) especializada da época, recordo de trechos de um artigo onde os Franceses comentavam que o desempenho não era assim tão assimétrico. Reconheciam superior manobrabilidade em curta distância para o F-16A mas isso, segundo eles, não significava que um F-16 não pudesse ser ou fosse extremamente difícil de abater por um F-1 ou equivalente, como haviam comprovado nos exercícios.

Já o F-35A se encontra em situação similar, claramente superior em tecnologia mas agora inferior em performance, dependendo de variáveis como a furtividade (EM e IR) para ter sucesso em combate. Não tem nenhum concorrente claramente definido mas, no nosso caso, podemos compará-lo ao mais novo dos Eurocanards, o Gripen E, que supostamente entrará em serviço ativo mais ou menos na mesma época.

IR - Bueno, para ocultar o sinal IR temos uma turbina com praticamente o dobro de empuxo (F-135) comparada com outra bem menor (F-414G). Nada impede que os Suecos instalem um escape similar ao da -135. Resta saber como ficará a diferença de distância para ocultar um empuxo militar (sem PC) de cerca de 28.000 lbf ao IRST de um caça que gera cerca de 13.000 lbf, ao mesmo tempo em que detecta este, bem menor, com o seu próprio.

EM - A SAAB vem há décadas estudando furtividade, e o resultado destes estudos tem sido aplicado a seus produtos. O Gripen E dificilmente deixará de ter, in natura, RCS bem menor que o do F-16 (tecnicamenmte da mesma Geração), p ex. Adicionalmente, com base no post do Gabriel véio, como ficaria o RCS do Gripen E se a tale de "tinta invisível da FAB" for usada para a pintura do caça? Pior ainda, e se pintarem os AAMs também? Francamente, não sei se ficará esta diferença toda entre F-35 e Gripen E, no mundo real. E nem falei na suíte EW do caça que em poucos anos estará voando com o cocar da FAB.

Para manter curto o post (pois dificilmente escreverás mais do que umas poucas linhas, e me descendo a lenha, para variar, mas nem dou bola, nossa Amizade de mais de uma década vale muito mais), acrescento que ninguém postou nada relevante sobre a capacidade de manobras do F-35A que desminta qualquer coisa que eu tenha postado; idem sobre o custo operacional e disponibilidade. É compreensível, o F-35A ainda não tem,m versão operacional definitiva, do mesmo modo que o Gripen E.

Para saber mais, teremos que esperar uma Red Flag da próxima década.

Se o governo bancar, claro, vai saber... :lol: :lol: :lol: :lol:




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#79174 Mensagem por Penguin » Ter Jul 12, 2016 3:01 pm

Túlio escreveu:
Penguin escreveu:


Imagem

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Muito interessantes os textos. Mas me interessaram ainda mais as fotos que quotei: olhem para ao escape da turbina, a emissão de calor pode ser vista a olho nu, POWS!!!

E em ambos os casos o PC não parece estar ligado.

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Qq caça se ligar o PC é como ligar uma arvore de natal em um quarto escuro...
Ligou o pós-combustor, não tem jeito...
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Sempre e inevitavelmente, cada um de nós subestima o número de indivíduos estúpidos que circulam pelo mundo.
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#79175 Mensagem por Túlio » Ter Jul 12, 2016 3:10 pm

Penguin escreveu:
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Qq caça se ligar o PC é como ligar uma arvore de natal em um quarto escuro...
Ligou o pós-combustor, não tem jeito...

Sem dúvida, cupincha, apenas me pareceu, na foto que deixo aí, que o PC parece estar desligado (nem sinal de chama). Outra coisa (que inicialmente não tinha me chamado a atenção) é a quantidade de ressaltos na parte inferior do F-35, sempre pensei que 5G tentaria manter tudo tão liso e reto quando possível...




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#79176 Mensagem por Túlio » Ter Jul 12, 2016 3:14 pm

OUTRA: O Gripen E precisa dos pilones para voar? Não achei uma só img da aeronave "pelada", ou seja, sem pilones subalares e sob a fuselagem...




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#79177 Mensagem por Marechal-do-ar » Ter Jul 12, 2016 4:34 pm

Não, mas qual seria a utilidade dele sem os pilones?




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#79178 Mensagem por joao fernando » Ter Jul 12, 2016 4:50 pm

É vdd que a FAB vai receber 4 unidades pras olimpiadas?




Obrigado Lulinha por melar o Gripen-NG
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#79179 Mensagem por Túlio » Ter Jul 12, 2016 5:00 pm

Marechal-do-ar escreveu:Não, mas qual seria a utilidade dele sem os pilones?

Só queria compará-lo com o F-35 em configuração "limpa", ou seja, sem pilones (que o caça dos EUA também pode levar, aliás). Não tenho qualquer intenção de denegrir, apenas queria VER, tri?




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#79180 Mensagem por henriquejr » Ter Jul 12, 2016 7:03 pm

Entrevista com o presidente da Embraer, sobre o programa Gripen:

http://www.aereo.jor.br/2016/07/12/dese ... a-embraer/




.
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#79181 Mensagem por gabriel219 » Ter Jul 12, 2016 7:28 pm

Existem Pods Stealth para isso, mas nem precisaria disso. Um F-35 se aproximando pela costa e um Gripen voando há 100 metros do chão há 20 km da costa, por exemplo, em Maceió, o F-35 não vai ver absolutamente nada. Não dá, as beiras da BR-101 e da AL-105 ou AL-205 são cercadas por montes com alturas maiores do que 100 metros.

E o amigo Penguin ainda não entendeu o que quero falar. Penguin, concordaria comigo que é muito mais fácil detectar a emissão IR de um F-35 de forma vertical (de cima) do que de forma horizontal (Gripen e seu IRST e um F-35 a seu caminho inversamente proporcional)? Imagine um satélite em baixa órbita com sensores IRST vendo aquela fogueira atrás do F-35.




Editado pela última vez por gabriel219 em Ter Jul 12, 2016 7:35 pm, em um total de 1 vez.
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#79182 Mensagem por Túlio » Ter Jul 12, 2016 7:34 pm

gabriel219 escreveu:Existem Pods Stealth para isso, mas nem precisaria disso. Um F-35 se aproximando pela costa e um Gripen voando há 100 metros do chão há 20 km da costa, por exemplo, em Maceió, o F-35 não vai ver absolutamente nada. Não dá, as beiras da BR-101 e da AL-105 ou AL-205 são cercadas por montes com alturas maiores do que 100 metros.

E ainda o amigo Penguin ainda não entendeu o que quero falar. Penguin, concordaria comigo que é muito mais fácil detectar a emissão IR de um F-35 de forma vertical (de cima) do que de forma horizontal (Gripen e seu IRST e um F-35 a seu caminho inversamente proporcional)? Imagine um satélite em baixa órbita com sensores IRST vendo aquela fogueira atrás do F-35.
Cada vez mais impressionado pelo conhecimento que demonstras de tua terra; não sei nem metade da minha (e sou Tradicionalista). O caso é que tem Colega que não quer saber e fim, o F-35 é The Ultimate Fighter e azar de quem achar que não é bem assim... :roll: :roll: :roll: :roll:




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#79183 Mensagem por gabriel219 » Ter Jul 12, 2016 7:49 pm

Túlio escreveu:
gabriel219 escreveu:Existem Pods Stealth para isso, mas nem precisaria disso. Um F-35 se aproximando pela costa e um Gripen voando há 100 metros do chão há 20 km da costa, por exemplo, em Maceió, o F-35 não vai ver absolutamente nada. Não dá, as beiras da BR-101 e da AL-105 ou AL-205 são cercadas por montes com alturas maiores do que 100 metros.

E ainda o amigo Penguin ainda não entendeu o que quero falar. Penguin, concordaria comigo que é muito mais fácil detectar a emissão IR de um F-35 de forma vertical (de cima) do que de forma horizontal (Gripen e seu IRST e um F-35 a seu caminho inversamente proporcional)? Imagine um satélite em baixa órbita com sensores IRST vendo aquela fogueira atrás do F-35.
Cada vez mais impressionado pelo conhecimento que demonstras de tua terra; não sei nem metade da minha (e sou Tradicionalista). O caso é que tem Colega que não quer saber e fim, o F-35 é The Ultimate Fighter e azar de quem achar que não é bem assim... :roll: :roll: :roll: :roll:
Conheço a costa inteira de Sergipe até o fim de Ceará. Conheço um pouco a Bahia, mas 70% por mapas. Na verdade nem sou daqui, sou de São Paulo, mas moro em Pernambuco há 11 anos já, iria voltar mas com a JEEP e entre outras empresas da minha área que estão vindo pra cá, preferi ficar um tempo.

Os cenários no mundo em que o F-35 pode combater em WVR (se os Marines forem desembarcados, os F-35B e C terão que proteger de helicópteros e outras aeronaves, se não um abraço) é na costa Nordestina. O F-35 ficaria numa baita duma cegueira e ainda há muitas pistas aqui construídas ou reformadas pelo Exército, como a estrada do Paiva, PE-60 entre Sirinhaém e São José da Coroa Grande, BR-101 entre o Cabo de Santo Agostinho e Palmares e entre outras estradas, incluindo as que vão pro Rio grande do Norte. São muitas e muitas estradas onde o Gripen poderia decolar.

Minha ideia seria um sistemas de satélites, talvez até Geoestacionário (conforme a tecnologia de detecção de IR avança), detectando o movimento dos F-35 em forma de padrão de assinatura térmica (coisa que considero única em cada aeronave) e lançar os Gripens para que combatam em cenário WVR ou ser atualizado por dados de satélite sobre a posição dos alvos para disparar em BVR e se "esconder" em montes aqui.

Eu continuo tendo mais medo do X-47B do que com o F-35.




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#79184 Mensagem por Carlos Lima » Ter Jul 12, 2016 7:56 pm

Sem querer ser chato, mas tentando ajudar... esses cenarios (e solucoes) se parecem mais com Call of Duty ou Modern Warfare (os video games) do que a realidade.

Eu sugeriria a leitura (ou o download se possivel), de dois livros que podem ajudar como base a qualquer debate mais interessante sobre o tema (senao a coisa fica muito puxada para a ficcao cientifica).

1. Fighter Combat: Tactics and Maneuvering - Robert L. Shaw

* Muito bom e mostra a evolucao do combate aereo at'e mais ou menos os dias de hoje, mas ajuda muito a entender e extrapolar discussoes sobre tecnologias mais atuais.

2. Air Mech Strike: Asymmetric Maneuver Warfare for the 21st Century. - Devid L. Grange.

* Nao necessariamente um livro sobre avioes de combate, mas serve como complemento baseado no pensamento de desenvolvedores de taticas de combate levando em consideracao os desafios do Sec XXI.

Enfim... so tentando ajudar nas suas elocubracoes.

;)

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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#79185 Mensagem por kirk » Ter Jul 12, 2016 8:37 pm

joao fernando escreveu:É vdd que a FAB vai receber 4 unidades pras olimpiadas?
http://www.aereo.jor.br/2016/07/11/nota ... olimpicos/




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“Quando encontrar um espadachim, saque da espada: não recite poemas para quem não é poeta”
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