Robôs

Assuntos em discussão: Exército Brasileiro e exércitos estrangeiros, armamentos, equipamentos de exércitos em geral.

Moderadores: J.Ricardo, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36710
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3163 vezes

Re: Robôs

#16 Mensagem por FCarvalho » Ter Abr 05, 2016 12:32 pm

Eu temo o dia em que coisas como estas andarem soltas por aí. Agora eu não sei o que realmente é pior. Eles andarem 'livres' por aí, decidindo por si o que fazer, ou ter um ser humano atrás deles, com o dedo no gatilho... ou no botão melhor dizendo. :roll:

Honestamente, espero não estar mais aqui para ver.

http://og.infg.com.br/in/16981153-827-040/FT1086A/420/term2.jpg

abs.




AVATAR INSERIDO PELA MODERAÇÃO

(pode ser substituído sem problemas)
Avatar do usuário
Penguin
Sênior
Sênior
Mensagens: 18983
Registrado em: Seg Mai 19, 2003 10:07 pm
Agradeceram: 374 vezes

Re: Robôs

#17 Mensagem por Penguin » Ter Abr 05, 2016 9:48 pm

LeandroGCard escreveu:
cabeça de martelo escreveu:Sim. Olha aqui o que aconteceu no RIMPAC 2014, que é apenas o maior exercício anfíbio do mundo.

Olha, vou ser sincero, este negócio não me convenceu nem um pouquinho.

O robô não parece sequer ser um robô, tem um camarada com um console controlando-o de perto. É no máximo um veículo de controle remoto (um drone). E ele na verdade não tombou, recolheu as pernas ao perder o equilíbrio justamente para evitar tombar, o que em princípio parece uma rotina muito interessante mas quando se considera que ele quase caiu ao pisar em uma reles poça d´água e demorou um tempo relativamente grande para se levantar e voltar a andar, passa a ser um problema realmente sério de operação.

Este tipo de "robô" com pernas terá utilidade quando puder acompanhar infantes em qualquer terreno com a mesma mobilidade destes, se embrenhando no mato, subindo colinas, passando entre pedras e etc... . Se é para seguir apenas por estradas como mostrado na filmagem seria muito mais eficiente usar um veículo sobre rodas. E em terreno irregular mas plano e sem muitos obstáculos elevados as lagartas provavelmente ainda seriam melhores do que estas perninhas finas.


Leandro G. Card
Esses desenvolvimentos são relativamente recentes. Muita coisa vai evoluir. Ainda mais com o financiamento do DARPA.
Veja o site deles. Tem muita info e papers...
No caso do LS3 (mula mecânica) ele pode ser controlado por um humano ou seguir o pelotão autonomamente.
O problema atual tem sido a propulsão. Utiliza motor a Diesel e ainda é muito barulhento. Uma alternativa com motor elétrico não possui o desempenho necessário.

http://www.bostondynamics.com/index.html

https://en.wikipedia.org/wiki/Boston_Dynamics


LS3:


Big Dog




Sempre e inevitavelmente, cada um de nós subestima o número de indivíduos estúpidos que circulam pelo mundo.
Carlo M. Cipolla
Avatar do usuário
akivrx78
Sênior
Sênior
Mensagens: 5870
Registrado em: Dom Fev 08, 2009 8:16 am
Agradeceram: 276 vezes

Re: Robôs

#18 Mensagem por akivrx78 » Dom Jul 10, 2016 6:22 pm

Testing for the future: Marine Corps warfighting laboratory
Jul 10, 2016

Imagem
Photo by Lance Cpl. Julien Rodarte

Marines with 3rd Battalion, 5th Marine Regiment tested new equipment such as the Multi Utility Tactical Transport in a simulated combat environment at Marine Corps Base Camp Pendleton, Calif., July 8, 2016.

The MUTT is designed as a force multiplier to enhance expeditionary power enabling Marines to cover larger areas and provide superior firepower with the lightest tactical footprint possible. The Marine Corps Warfighting Laboratory is conducting a Marine Air-Ground Task Force Integrated Experiment in conjunction with Rim of the Pacific exercise to explore new gear and assess its capabilities for potential future use.

The Warfighting Lab identifies possible challenges of the future, develops new warfighting concepts, and tests new ideas to help develop equipment that meets the challenges of the future operating environment.

Imagem
Photo by Lance Cpl. Julien Rodarte

Pfc. Edgar Langle, an infantryman with 3rd Battalion, 5th Marine Regiment, operates a newly developed Modular Advanced Armed Robotic System in a field environment at Marine Corps Base Camp Pendleton, Calif., July 8, 2016. The system was built by the Marine Corps Warfighting Laboratory to assist Marines in carrying gear and clearing buildings.

The lab is conducting a Marine Air-Ground Task Force Integrated Experiment in conjunction with Rim of the Pacific exercise to explore new gear and assess its capabilities for potential future use. The Warfighting Lab identifies possible challenges of the future, develops new warfighting concepts, and tests new ideas to help develop equipment that meets the challenges of the future operating environment.

Imagem

Imagem




Avatar do usuário
gabriel219
Sênior
Sênior
Mensagens: 13611
Registrado em: Qui Abr 18, 2013 9:03 am
Agradeceram: 2326 vezes

Re: Robôs

#19 Mensagem por gabriel219 » Dom Jul 10, 2016 6:55 pm

FCarvalho escreveu:Eu temo o dia em que coisas como estas andarem soltas por aí. Agora eu não sei o que realmente é pior. Eles andarem 'livres' por aí, decidindo por si o que fazer, ou ter um ser humano atrás deles, com o dedo no gatilho... ou no botão melhor dizendo. :roll:

Honestamente, espero não estar mais aqui para ver.

http://og.infg.com.br/in/16981153-827-040/FT1086A/420/term2.jpg

abs.
Bom, teoricamente isso é possível. Se você permitir que uma máquina, que só trabalha baseado na lógica, decida quem é uma ameaça, ela não vai conseguir diferenciar amigo de inimigo, só ameaças e não-ameaças. Há casos de isso já acontecer, como um robô que "diz" que vai nos aniquilar e nos aprisionar em zoológicos. Na minha área de atuação, A mecatrônica, há muito debate sobre isso.

Com os Militares desenvolvendo cada vez mais novos tipos de CLP's, há a possibilidade de que máquinas podem decidir sozinhas quem atacar ou não.




bcorreia
Sênior
Sênior
Mensagens: 1253
Registrado em: Qui Out 15, 2009 1:42 pm
Agradeceram: 41 vezes

Re: Robôs

#20 Mensagem por bcorreia » Dom Jul 10, 2016 8:08 pm

Robô foge de laboratório na Rússia e causa caos no trânsito

http://revistagalileu.globo.com/Tecnolo ... nsito.html




Avatar do usuário
gabriel219
Sênior
Sênior
Mensagens: 13611
Registrado em: Qui Abr 18, 2013 9:03 am
Agradeceram: 2326 vezes

Re: Robôs

#21 Mensagem por gabriel219 » Dom Jul 10, 2016 8:54 pm

É como eu disse, os chips de CLP's, que é o que controla a maior parte das máquinas, digamos a parte "cerebral" da máquina é desenvolvida baseada em nós com alguns conceitos que temos, de ameaças ou não (uma máquina não consegue saber quem é aliado ou não, a não ser por um chip instalado no equipamento de um determinado soldado, mas ai o inimigo poderia fazer o mesmo, isso já foi considerado) mas do meio lógico. Nós podemos até achar que alguém possa ser uma ameaça, mas se luta ao seu lado, sabemos que é aliado, no caso de AI não.

Se por acaso um Sgt ficar puto com um robô e chuta-lo, o que não é incomum, é capaz do robô disparar no Sgt por acha-lo uma ameaça a sua integridade, não importa se é aliado ou não. Um militar se colocando armado perto de uma criança, um robô pode mata-lo, ao interpretar que a arma pode trazer insegurança a um inocente. Há muitas variáveis de se dar o poder de decisão a uma máquina.

Não vejo um futuro repleto de robôs de combate substituindo humanos na batalha, isso eu considero um erro. Ainda considero que o poder de decisão deva continuar ser reservado ao homem.




Avatar do usuário
Hermes
Sênior
Sênior
Mensagens: 890
Registrado em: Qui Mar 20, 2008 9:18 pm
Localização: Barra Mansa/RJ
Agradeceram: 132 vezes

Re: Robôs

#22 Mensagem por Hermes » Ter Jul 26, 2016 6:09 pm

Vendo esses robôs sempre me lembro do avô deles, o Goliath alemão.
Imagem




...
Responder