VLS em série

Área para discussão de tudo que envolve a aviação civil e atividades aeroespaciais em geral como aeronaves, empresas aéreas, fabricantes, foguetes entre outros.

Moderador: Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Brasileiro
Sênior
Sênior
Agradeceu: 239 vezes
Agradeceram: 546 vezes

VLS em série

#1 Mensagem por Brasileiro » Seg Ago 01, 2005 5:49 pm

Na minha opinião, se o CTA liberasse o projeto do VLS para ser fabricado em série, ele seria mais confiável, mais seguro.
Sei lá, tipo, o CTA passar o projeto dele para a Embraer e Avibrás, e deixar as partes mais sensíveis para o CTA. Não digo, larga escala... mas sim, fabricar um por ano por exemplo. Até 2010, o Brasil vai ter que lançar se não me engano uns 3 ou 4 satélites, se o CTA fizer isso, vai dar mais confiabilidade ao projeto.
Mas eu acredito que eles não vão fazer isso enquanto o VLS não fizer um vôo convincente (2007 acho que vai mesmo). Porque a cada falha tem que fazer uma mudança, então acaba não compensando, sem dizer também que tem o VLS-2 que não tardará a sair, e pelo jeito vai ter que fazer um vôo convincente.
Bom, o que vocês acham da proposta?

abraços

Marechal-do-ar
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1 vez
Agradeceram: 419 vezes

#2 Mensagem por Marechal-do-ar » Seg Ago 01, 2005 7:55 pm

Brasileiro, o VLS ja nasceu errado, os engenheiros encarregados do projeto tinham muitas obrigações e poucas verbas para compensar isso tiveram que dar um jeitinho adaptando tudo, o projeto nunca foi suficientemente testado, se tivessem testado mais todos os sistemas haveria grandes chances dos três terem funcionado (considerando que não foi sabotagem), mas sem dinheiro suficiente tiveram que arriscar sem testar o projeto e deu no que deu, esse projeto ainda esta engatinhando, se realmente quisermos fazer um foguete util teremos que gastar mais alguns milhões (ou bilhões) e essa não parece ser a idéia do Lula...

"Quando um rico rouba, vira ministro" (Lula, 1988)
Bolovo
Sênior
Sênior
Agradeceu: 547 vezes
Agradeceram: 442 vezes

Re: VLS em série

#3 Mensagem por Bolovo » Seg Ago 01, 2005 9:52 pm

Brasileiro escreveu:Na minha opinião, se o CTA liberasse o projeto do VLS para ser fabricado em série, ele seria mais confiável, mais seguro.
Sei lá, tipo, o CTA passar o projeto dele para a Embraer e Avibrás, e deixar as partes mais sensíveis para o CTA. Não digo, larga escala... mas sim, fabricar um por ano por exemplo. Até 2010, o Brasil vai ter que lançar se não me engano uns 3 ou 4 satélites, se o CTA fizer isso, vai dar mais confiabilidade ao projeto.
Mas eu acredito que eles não vão fazer isso enquanto o VLS não fizer um vôo convincente (2007 acho que vai mesmo). Porque a cada falha tem que fazer uma mudança, então acaba não compensando, sem dizer também que tem o VLS-2 que não tardará a sair, e pelo jeito vai ter que fazer um vôo convincente.
Bom, o que vocês acham da proposta?

abraços

Do mesmo jeito que os EUA faz com os Foquetes Delta, que são da Boeing. Acho que seria melhor do jeito que vc disse mesmo!

"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
Responder