EMBRAER EMB 145 AEW&C R-99/E-99

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

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Re: EMBRAER EMB 145 AEW&C R-99/E-99

#301 Mensagem por Carlos Lima » Seg Jul 04, 2016 10:31 pm

Túlio escreveu:...além do que um Cargo transformado em Tanker enorme sofrerá muito menos alterações aerodinâmicas e de CG do que um Regional com um baita radar no topo e um monte de antenas extras & quetales (só dar uma olhada no 145 comum e no AEW Indiano, é praticamente outra aeronave).
Yep.

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Re: EMBRAER EMB 145 AEW&C R-99/E-99

#302 Mensagem por FCarvalho » Ter Jul 05, 2016 11:50 am

Concordo que as alterações são realmente bem distintas, mas não sabemos até agora se a aeronave alugada pela FAB é realmente um cargo ou comercial. E a depender disso, as mudanças podem ser maiores ou menores, mais ou menos complexas.

De qualquer forma, no caso de um eventual E-195 AEW&C, gostaria se possível, de discutir um pouco mais sobre o que seria exatamente este avião, e quais as nossas reais alternativas, haja vista que os E-99, custaram cada um, diz-se, cerca de US 85 milhões à época para a FAB. Qual não seria o custo então de um E-Jet?

Em todo caso o que temos hoje, pode ser dividido em quatro grandes áreas, como sendo um, o sensor principal que é o radar Ericson; dois, os sistemas EW/ESM; três os sistemas C4I e por fim, quatro, os sistemas de gestão de vôo. Poderíamos acrescer um quinto, que seria o sistema propulsor, no caso as turbinas, mas que não creio seriam exatamente um problema.

Destes sistemas, que concentram, como disse, quase a totalidade dos custos deste tipo de aeronave, até onde saiba, absolutamente nada é nacional nos E/R-99. Primeiro ponto de encarecimento de custos para um eventual substituto, qualquer que seja ele. E parece não haver alternativas nacionais para nenhum deles. Ao menos no curto/médio prazo.

Pergunta-se então:

1. o que poderíamos fazer em relação ao radar Ericson? Substituir por outro da mesma empresa; substituir por modelo diferente de outra empresa; desenvolver um radar próprio em colaboração com os suecos, ou outrem?

2. os sistemas de EW/ESM atuais dos E/R-99 já apresentam necessidade de um MLU; há possibilidade de relativa nacionalização destes sistemas, ou a substituição integral destes por modelos modernos importados, e seu posterior aproveitamento em um eventual E-195 AEW seria a solução mais plausível? temos tempo e tecnologia para apresentar alternativas a estas opções? qual a de menor custo?

3. da mesma forma os sistemas C4I também precisam hoje de um MLU, sendo que se repete aqui as mesmas questões apresentadas acima em relação ao sistemas de EW/ESM. Trocar, atualizar, modernizar ou nacionalizar? O que é melhor e mais adequado para nossa realidade?

4. os sistemas de gestão de vôo talvez sejam dos problemas o menor, uma vez que temos, assim entendo, uma alternativa "nacional" com a AEL, que possui hoje em seu portfólio sensores e sistemas que poderiam ser aproveitados em uma eventual revisão dos E/R-99 assim como, e também, de eventuais E-195. Ou simplesmente adotar os mesmos sistemas atuais dos E-1, ou até mesmo migrar para o Primus Epic 2 dos E-Jet E-2.

5. quanto as turbinas, tanto as GE originais do E-1 quanto as P&W dos E-2, penso, dariam conta do recado. Mas sempre fico aqui pensando o seguinte: e no caso de uma querela nossa com terceiros em que interesses do país de origem destes motores estejam envolvidos, não necessariamente a nosso favor, o que acontece? Ficamos na chon? A possibilidade de se apor alternativas de turbinas diferentes para um modelo específico e tão importante para a FAB não caberia uma análise mais criteriosa ou mesmo adoção?

Para pensar e discutir.

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Re: EMBRAER EMB 145 AEW&C R-99/E-99

#303 Mensagem por J.Ricardo » Ter Jul 05, 2016 12:51 pm

Também acredito que o E-195 seria a aeronave ideal para o Brasil.




Não temais ímpias falanges,
Que apresentam face hostil,
Vossos peitos, vossos braços,
São muralhas do Brasil!
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Re: EMBRAER EMB 145 AEW&C R-99/E-99

#304 Mensagem por Carlos Lima » Ter Jul 05, 2016 12:54 pm

FCarvalho escreveu:Concordo que as alterações são realmente bem distintas, mas não sabemos até agora se a aeronave alugada pela FAB é realmente um cargo ou comercial. E a depender disso, as mudanças podem ser maiores ou menores, mais ou menos complexas.

De qualquer forma, no caso de um eventual E-195 AEW&C, gostaria se possível, de discutir um pouco mais sobre o que seria exatamente este avião, e quais as nossas reais alternativas, haja vista que os E-99, custaram cada um, diz-se, cerca de US 85 milhões à época para a FAB. Qual não seria o custo então de um E-Jet?

Em todo caso o que temos hoje, pode ser dividido em quatro grandes áreas, como sendo um, o sensor principal que é o radar Ericson; dois, os sistemas EW/ESM; três os sistemas C4I e por fim, quatro, os sistemas de gestão de vôo. Poderíamos acrescer um quinto, que seria o sistema propulsor, no caso as turbinas, mas que não creio seriam exatamente um problema.

Destes sistemas, que concentram, como disse, quase a totalidade dos custos deste tipo de aeronave, até onde saiba, absolutamente nada é nacional nos E/R-99. Primeiro ponto de encarecimento de custos para um eventual substituto, qualquer que seja ele. E parece não haver alternativas nacionais para nenhum deles. Ao menos no curto/médio prazo.

Pergunta-se então:

1. o que poderíamos fazer em relação ao radar Ericson? Substituir por outro da mesma empresa; substituir por modelo diferente de outra empresa; desenvolver um radar próprio em colaboração com os suecos, ou outrem?

2. os sistemas de EW/ESM atuais dos E/R-99 já apresentam necessidade de um MLU; há possibilidade de relativa nacionalização destes sistemas, ou a substituição integral destes por modelos modernos importados, e seu posterior aproveitamento em um eventual E-195 AEW seria a solução mais plausível? temos tempo e tecnologia para apresentar alternativas a estas opções? qual a de menor custo?

3. da mesma forma os sistemas C4I também precisam hoje de um MLU, sendo que se repete aqui as mesmas questões apresentadas acima em relação ao sistemas de EW/ESM. Trocar, atualizar, modernizar ou nacionalizar? O que é melhor e mais adequado para nossa realidade?

4. os sistemas de gestão de vôo talvez sejam dos problemas o menor, uma vez que temos, assim entendo, uma alternativa "nacional" com a AEL, que possui hoje em seu portfólio sensores e sistemas que poderiam ser aproveitados em uma eventual revisão dos E/R-99 assim como, e também, de eventuais E-195. Ou simplesmente adotar os mesmos sistemas atuais dos E-1, ou até mesmo migrar para o Primus Epic 2 dos E-Jet E-2.

5. quanto as turbinas, tanto as GE originais do E-1 quanto as P&W dos E-2, penso, dariam conta do recado. Mas sempre fico aqui pensando o seguinte: e no caso de uma querela nossa com terceiros em que interesses do país de origem destes motores estejam envolvidos, não necessariamente a nosso favor, o que acontece? Ficamos na chon? A possibilidade de se apor alternativas de turbinas diferentes para um modelo específico e tão importante para a FAB não caberia uma análise mais criteriosa ou mesmo adoção?

Para pensar e discutir.

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O E-195 seria em teoria a plataforma ideal depois do E-99.

Só tem que ser "zero Km", por todos os motivos já explicados.

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Re: EMBRAER EMB 145 AEW&C R-99/E-99

#305 Mensagem por Cassio » Ter Jul 05, 2016 1:16 pm

Carlos Lima...

Concordo. Tem que ser 0Km pela complexidade que seria adaptar uma plataforma usada (acredito até mesmo ser inviável tecnicamente/economicamente).

Se as alterações fossem apenas nas 5 áreas descritas pelo FCarvalho, a coisa até que seria fácil... mas é muito, muito, muitos mais que isso. E repito, a diferença de preço entre plataformas usadas e novas seja a ser irrisório neste caso, porque o que manda, o que pesa no custo, é o desenvolvimento. Este é caro e tem que ser pago pelo requisitante (diluindo isso pela pequena quantidade de aeronaves, têm-se um valor muito alto).

Participei do projeto do AEW India... e digo com certeza que seria impossível fazer numa plataforma usada. Sobraria tão pouco dela, que seria como comprar um carro usado para reformar e aproveitar as calotas.

Quando ao fato dos radares e sensores serem importados... bem na minha opinião o vetor tem que ser equipado com o que há de melhor no mercado. Se é para ser algo nacional, que seja algo realmente bom e moderno.

QUanto ao motor, não vejo problema algum... Além de serem de países com os quais não temos problemas (e dificilmente teremos)... se o motor é de uso comum (como no caso do KC390), no caso de necessidade se compra no mercado, e não do fabricante. Além do mais, não produzimos motores e estamos a muitos anos de fazê-lo... e mesmo que fizéssemos, iríamos reprojetar a aeronave para usar o motor somente por causa da versão AEW??? Agregando enormes custos a um projeto já caro para um país como o nosso?

Sds,
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Re: EMBRAER EMB 145 AEW&C R-99/E-99

#306 Mensagem por FCarvalho » Ter Jul 05, 2016 6:00 pm

Carlos Lima escreveu:
FCarvalho escreveu: Pergunta-se então:
1. o que poderíamos fazer em relação ao radar Ericson? Substituir por outro da mesma empresa; substituir por modelo diferente de outra empresa; desenvolver um radar próprio em colaboração com os suecos, ou outrem?
2. os sistemas de EW/ESM atuais dos E/R-99 já apresentam necessidade de um MLU; há possibilidade de relativa nacionalização destes sistemas, ou a substituição integral destes por modelos modernos importados, e seu posterior aproveitamento em um eventual E-195 AEW seria a solução mais plausível? temos tempo e tecnologia para apresentar alternativas a estas opções? qual a de menor custo?
3. da mesma forma os sistemas C4I também precisam hoje de um MLU, sendo que se repete aqui as mesmas questões apresentadas acima em relação ao sistemas de EW/ESM. Trocar, atualizar, modernizar ou nacionalizar? O que é melhor e mais adequado para nossa realidade?
4. os sistemas de gestão de vôo talvez sejam dos problemas o menor, uma vez que temos, assim entendo, uma alternativa "nacional" com a AEL, que possui hoje em seu portfólio sensores e sistemas que poderiam ser aproveitados em uma eventual revisão dos E/R-99 assim como, e também, de eventuais E-195. Ou simplesmente adotar os mesmos sistemas atuais dos E-1, ou até mesmo migrar para o Primus Epic 2 dos E-Jet E-2.
5. quanto as turbinas, tanto as GE originais do E-1 quanto as P&W dos E-2, penso, dariam conta do recado. Mas sempre fico aqui pensando o seguinte: e no caso de uma querela nossa com terceiros em que interesses do país de origem destes motores estejam envolvidos, não necessariamente a nosso favor, o que acontece? Ficamos na chon? A possibilidade de se apor alternativas de turbinas diferentes para um modelo específico e tão importante para a FAB não caberia uma análise mais criteriosa ou mesmo adoção?
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Considerando-se a hipótese de um E-195 novo, seja do modelo E-1 ou do E-2, poderias conjecturar sobre as perguntas acima resumidamente? :wink:

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Re: EMBRAER EMB 145 AEW&C R-99/E-99

#307 Mensagem por FCarvalho » Ter Jul 05, 2016 6:12 pm

Cassio escreveu:Carlos Lima...
Concordo. Tem que ser 0Km pela complexidade que seria adaptar uma plataforma usada (acredito até mesmo ser inviável tecnicamente/economicamente).
Se as alterações fossem apenas nas 5 áreas descritas pelo FCarvalho, a coisa até que seria fácil... mas é muito, muito, muitos mais que isso. E repito, a diferença de preço entre plataformas usadas e novas seja a ser irrisório neste caso, porque o que manda, o que pesa no custo, é o desenvolvimento. Este é caro e tem que ser pago pelo requisitante (diluindo isso pela pequena quantidade de aeronaves, têm-se um valor muito alto).
Participei do projeto do AEW India... e digo com certeza que seria impossível fazer numa plataforma usada. Sobraria tão pouco dela, que seria como comprar um carro usado para reformar e aproveitar as calotas.
Quando ao fato dos radares e sensores serem importados... bem na minha opinião o vetor tem que ser equipado com o que há de melhor no mercado. Se é para ser algo nacional, que seja algo realmente bom e moderno.
Quanto ao motor, não vejo problema algum... Além de serem de países com os quais não temos problemas (e dificilmente teremos)... se o motor é de uso comum (como no caso do KC390), no caso de necessidade se compra no mercado, e não do fabricante. Além do mais, não produzimos motores e estamos a muitos anos de fazê-lo... e mesmo que fizéssemos, iríamos reprojetar a aeronave para usar o motor somente por causa da versão AEW??? Agregando enormes custos a um projeto já caro para um país como o nosso?
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Olá Cassio.

Quanto a possibilidade, ou viabilidade, de um sensor radar nacional, o que achas? Temos condições no curto/médio prazo de desenvolver um para um hipotético E-195 AEW? Os custos de desenvolvimento poderiam ser pagos e/ou diluídos com exportações e um maior número de plataformas AEW para a FAB dispensando assim importações? No caso de sim, tal empreitada seria mais adequada em parceria ou isoladamente? O M-200 da Bradar possui aspectos característicos que possibilitariam um derivado AEW?

ps: salvo engano, já li em algum lugar que a FAB admite que em termos de AEW suas necessidades seriam em torno de 15 aeronaves, e isto desde os anos 1990's. Daqui a 20 anos, ainda seriam estas mesmas quinze 15 undes?

Uma outra questão. A questão da turbina, de quem compraríamos estes motores em eventual situação de crise, no mercado internacional? Quem venderia tais motores contrariando as fabricantes e seus países de origem? Valeria apena o risco?

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Re: EMBRAER EMB 145 AEW&C R-99/E-99

#308 Mensagem por FCarvalho » Ter Jul 05, 2016 6:22 pm

Andei olhando por aí e o E-195 E-2 vai sair por volta de US 60 milhões cada quando entrar em operação em 2019. Preço de lista hoje. Daqui a 15 anos obviamente não será mais esse.

Como disse, os E-99 saíram à época por uns US 85 milhões, para um avião que não passava de pouco mais de US 20 milhões. Ou seja, mais de 4x o valor dele.

Supondo então quando da aposentadoria destes aviões em 2030, o preço de lista do E-915 esteja por volta de uns 65-70 milhões, podemos admitir que uma versão AEW não sairá por menos de US 250-280 milhões.

Aí eu pergunto: este preço seria aceitável para um país como o nosso, no caso de aquisição de apenas 5 undes substituindo os E-99 em uma relação 1x1? Quem vai querer pagar essa conta?

E nem ainda estamos falando da substituição dos R-99. :roll:

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Re: EMBRAER EMB 145 AEW&C R-99/E-99

#309 Mensagem por Carlos Lima » Ter Jul 05, 2016 7:16 pm

AEW 'e caro... quanto mais parafernalias de Comando e Controle e afins dentro, mais caro fica.

Por muito menos do que isso nao conseguimos nem atualizar os nossos E-99 para o padrao M que teria um radar com cobertura melhor, etc (o "M" voando por a'i ate aonde consta nao esta complete com tudo que queriamos originalmente).

E esse 'e s'o o custo de comprar o aviao. Manter 'e tamb'em caro.

Esse 'e um projeto que tem que ter um compromisso serio, pois 'e caro e nao necessariamente tem o retorno financeiro de um KC-390 que 'e em teoria muito mais facil de se vender por ai.

Em resumo, tem que ser feito do Zero, exige investimento pesado e o retorno garantido esta na seguranca do espaco aereo e na nossa capacidade de vetorar as demais aeronaves e Forcas Armadas.

Ou seja, nao 'e quantitativo imediatamente, mas 'e estrategico.

A magica 'e fazer alguem se preocupar com defesa estrategica no Brasil. :|

Para o ' E-99 existiu o SIVAM... vamos ter que inventar um novo problema para justificar um E-195.

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Re: EMBRAER EMB 145 AEW&C R-99/E-99

#310 Mensagem por Tikuna » Ter Jul 05, 2016 7:34 pm

J.Ricardo escreveu:Também acredito que o E-195 seria a aeronave ideal para o Brasil.

Na verdade seria um 190

Tem muito mais autonomia que o 195.


Abraços!




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Re: EMBRAER EMB 145 AEW&C R-99/E-99

#311 Mensagem por FCarvalho » Ter Jul 05, 2016 8:11 pm

Carlos Lima escreveu:AEW 'e caro... quanto mais parafernalias de Comando e Controle e afins dentro, mais caro fica.
Por muito menos do que isso nao conseguimos nem atualizar os nossos E-99 para o padrao M que teria um radar com cobertura melhor, etc (o "M" voando por a'i ate aonde consta nao esta complete com tudo que queriamos originalmente).
E esse 'e s'o o custo de comprar o aviao. Manter 'e tamb'em caro.
Esse 'e um projeto que tem que ter um compromisso serio, pois 'e caro e nao necessariamente tem o retorno financeiro de um KC-390 que 'e em teoria muito mais facil de se vender por ai.
Em resumo, tem que ser feito do Zero, exige investimento pesado e o retorno garantido esta na seguranca do espaco aereo e na nossa capacidade de vetorar as demais aeronaves e Forcas Armadas.
Ou seja, nao 'e quantitativo imediatamente, mas 'e estrategico.
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Quando pensei na questão dos usados foi justamente refletindo sobre isso.

Não teremos um novo Sivam ou algo que o valha no futuro para servir de desculpa. Na verdade a única desculpa que teremos é simplesmente ter de substituir os E-99.

Duvido que com o nosso pensamento futebolístico e bundológico moderno consigamos convencer alguém no planalto a abrir a carteira em mais de 1 bi de dólares só para dar um radar voador para a FAB.

Nem a pau juvenal.

edit: talvez se a FAB falar em 15 e não em 5 aeronaves - diluição de custos e etc - e possíveis exportações para algum vizinho e/ou algum parceiro de desenvolvimento (duvido que desenvolvamos um avião como estes sozinhos, ainda mais com um mercado tão microscópico como o nosso) isto possa ser possível.

abs.




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Re: EMBRAER EMB 145 AEW&C R-99/E-99

#312 Mensagem por Carlos Lima » Ter Jul 05, 2016 9:10 pm

FCarvalho escreveu:
Carlos Lima escreveu:AEW 'e caro... quanto mais parafernalias de Comando e Controle e afins dentro, mais caro fica.
Por muito menos do que isso nao conseguimos nem atualizar os nossos E-99 para o padrao M que teria um radar com cobertura melhor, etc (o "M" voando por a'i ate aonde consta nao esta complete com tudo que queriamos originalmente).
E esse 'e s'o o custo de comprar o aviao. Manter 'e tamb'em caro.
Esse 'e um projeto que tem que ter um compromisso serio, pois 'e caro e nao necessariamente tem o retorno financeiro de um KC-390 que 'e em teoria muito mais facil de se vender por ai.
Em resumo, tem que ser feito do Zero, exige investimento pesado e o retorno garantido esta na seguranca do espaco aereo e na nossa capacidade de vetorar as demais aeronaves e Forcas Armadas.
Ou seja, nao 'e quantitativo imediatamente, mas 'e estrategico.
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Quando pensei na questão dos usados foi justamente refletindo sobre isso.

Não teremos um novo Sivam ou algo que o valha no futuro para servir de desculpa. Na verdade a única desculpa que teremos é simplesmente ter de substituir os E-99.

Duvido que com o nosso pensamento futebolístico e bundológico moderno consigamos convencer alguém no planalto a abrir a carteira em mais de 1 bi de dólares só para dar um radar voador para a FAB.

Nem a pau juvenal.

edit: talvez se a FAB falar em 15 e não em 5 aeronaves - diluição de custos e etc - e possíveis exportações para algum vizinho e/ou algum parceiro de desenvolvimento (duvido que desenvolvamos um avião como estes sozinhos, ainda mais com um mercado tão microscópico como o nosso) isto possa ser possível.

abs.
Como o Cassio explicou e eu e o Tulio ja dissemos anteriormente, uma aeronave usada nao faz diferenca no que diz respeito ao custo.

Muito pelo contrario. A possibilidade de ser algo mais caro e mais complicado 'e muito maior.

Nao vale a pena.

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Re: EMBRAER EMB 145 AEW&C R-99/E-99

#313 Mensagem por Cassio » Ter Jul 05, 2016 9:22 pm

De acordo Carlos Lima.




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Re: EMBRAER EMB 145 AEW&C R-99/E-99

#314 Mensagem por FCarvalho » Qua Jul 06, 2016 6:55 pm

Bem, concordo com os argumentos dos colegas.

E em sendo assim, é bom que comecemos a nos preparar para ficar sem AEW para os próximos anos, visto que o MLU dos E-145 talvez não saia, reduzindo assim sua vida operacional útil, e se sair, poderá ser ser menos do que o necessário e/ou esperado. diminuindo também sua operacionalidade.
Ficam a experiência, as lembranças e o aprendizado.

edit: qual a possibilidade real de nós, junto com os suecos, ou com algum vizinho(s) sul-americano(s), desenvolvermos um substituto local para os E/R-99? Qual seria a demanda mínima necessária para pagar o seu desenvolvimento, levando-se em consideração as atuais aeronaves disponíveis pela Embraer?

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Re: EMBRAER EMB 145 AEW&C R-99/E-99

#315 Mensagem por Carlos Lima » Qua Jul 06, 2016 7:09 pm

O problema ai' nao 'e ficar sem AEW por conta da aeronave em si, e sim pela falta de investimento e atualizacao constante da aeronave e seu Software e Hardware que vai ficando mais obsoleto e caro.

Sendo assim a "substituicao" por algo "novo" que demandaria de muito mais recursos nao faz muito sentido ja que nao h'a $$$ nem para um MLU do que temos voando atualmente. :|

Infelizmente 'e torcer para acharmos uma nova 'desculpa' para justificar novas aeronaves e mesmo o MLU das atuais.

Situacao complicada essa :|

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