NOTÍCIAS DA FÓRMULA 1
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Re: NOTÍCIAS DA FÓRMULA 1
O vídeo que confirma o erro de Nico Rosberg
A Federação Internacional do Automóvel (FIA) divulgou um vídeo que adianta mais detalhes sobre as razões que levaram ao acidente entre Lewis Hamilton e Nico Rosberg na primeira volta do Grande Prémio de Espanha, no último domingo.
Os dois tocaram-se antes da Curva 4, depois de uma tentativa de ultrapassagem de Hamilton. A partir da camera onboard é possível ver que Rosberg e Hamilton estavam em modos diferentes de configuração de motor ao alinhar na grelha.
Recorde-se que, este ano, os pilotos deixam de receber instruções via rádio sobre ajustes e têm de realizar os processos por conta própria. O alemão, neste caso, esqueceu-se de alterar o botão do volante para as especificações de corrida.
O esquecimento não fez diferença nos primeiros metros, já que os Mercedes contam com uma configuração automática de motor para o arranque. Em igualdade de condições, Rosberg arrancou muito bem e bateu Hamilton por fora na curva 1, passando para a frente.
O problema foi depois: o Mercedes de Rosberg entrou no modo anterior, de economia de potência, e viu a velocidade reduzida drasticamente, nomeadamente na reta antes da Curva 4.
Segundo o relatório da direção de prova, de repente, Rosberg passou a ter menos 17 km/h que Hamilton. O inglês revelou que descobriu que o colega de equipa estava com a configuração errada ao notar a luz vermelha a piscar na parte de trás do monolugar.
Ciente da diferença de velocidade, Hamilton tentou ultrapassar imediatamente, por dentro da curva 4. Quase em simultaneo, Rosberg, ao perceber que estava a perder velocidade, colocou a alavanca de configuração de motor na posição certa, e guinou para a direita
O alemão garantiu que o movimento foi consciente, para impedir que Hamilton tentasse o ataque, e não porque perdeu o foco na pista ao olhar para o volante.
O movimento dos dois, quase simultâneo para a direita foi crucial para o acidente. Sem espaço, Hamilton foi à relva, despistou-se e acabou por abalroar o monolugar do colega de equipa.
A Direção de Corrida classificou o caso como acidente de corrida. Cientes da configuração errada do motor de Rosberg e da diferença de velocidade entre os carros, os comissários concluíram que o alemão “tinha direito” de executar o movimento para defender a posição, ao mesmo tempo que a tentativa de ultrapassagem de Hamilton era “razoável”.
http://www.autoportal.iol.pt/desporto/f ... e-rosberg/
A Federação Internacional do Automóvel (FIA) divulgou um vídeo que adianta mais detalhes sobre as razões que levaram ao acidente entre Lewis Hamilton e Nico Rosberg na primeira volta do Grande Prémio de Espanha, no último domingo.
Os dois tocaram-se antes da Curva 4, depois de uma tentativa de ultrapassagem de Hamilton. A partir da camera onboard é possível ver que Rosberg e Hamilton estavam em modos diferentes de configuração de motor ao alinhar na grelha.
Recorde-se que, este ano, os pilotos deixam de receber instruções via rádio sobre ajustes e têm de realizar os processos por conta própria. O alemão, neste caso, esqueceu-se de alterar o botão do volante para as especificações de corrida.
O esquecimento não fez diferença nos primeiros metros, já que os Mercedes contam com uma configuração automática de motor para o arranque. Em igualdade de condições, Rosberg arrancou muito bem e bateu Hamilton por fora na curva 1, passando para a frente.
O problema foi depois: o Mercedes de Rosberg entrou no modo anterior, de economia de potência, e viu a velocidade reduzida drasticamente, nomeadamente na reta antes da Curva 4.
Segundo o relatório da direção de prova, de repente, Rosberg passou a ter menos 17 km/h que Hamilton. O inglês revelou que descobriu que o colega de equipa estava com a configuração errada ao notar a luz vermelha a piscar na parte de trás do monolugar.
Ciente da diferença de velocidade, Hamilton tentou ultrapassar imediatamente, por dentro da curva 4. Quase em simultaneo, Rosberg, ao perceber que estava a perder velocidade, colocou a alavanca de configuração de motor na posição certa, e guinou para a direita
O alemão garantiu que o movimento foi consciente, para impedir que Hamilton tentasse o ataque, e não porque perdeu o foco na pista ao olhar para o volante.
O movimento dos dois, quase simultâneo para a direita foi crucial para o acidente. Sem espaço, Hamilton foi à relva, despistou-se e acabou por abalroar o monolugar do colega de equipa.
A Direção de Corrida classificou o caso como acidente de corrida. Cientes da configuração errada do motor de Rosberg e da diferença de velocidade entre os carros, os comissários concluíram que o alemão “tinha direito” de executar o movimento para defender a posição, ao mesmo tempo que a tentativa de ultrapassagem de Hamilton era “razoável”.
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Triste sina ter nascido português
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Re: NOTÍCIAS DA FÓRMULA 1
Quando a gente está com sorte, tudo conspira a favor. Quando não, até o macaco se revolta.
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Re: NOTÍCIAS DA FÓRMULA 1
Não foi um GP Bahrein 2014, mas achei OK a corrida...e só vejo gente, leia-se, blogueiros reclamando que foi rançosa...Frederico Vitor escreveu:Circuito de Rua de Baku
Bom, gosto é igual aquilo, cada um tem um.
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Re: NOTÍCIAS DA FÓRMULA 1
Actualmente TODAS as corridas de F1 são rançosas
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Re: NOTÍCIAS DA FÓRMULA 1
Sim, até por isso achei desnecessário a desqualificação do GP da Baku... para os parâmetros atuais, foi até interessante, com várias ultrapassagens no final daquela reta de 1.523 km (sic)P44 escreveu:Actualmente TODAS as corridas de F1 são rançosas
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Re: NOTÍCIAS DA FÓRMULA 1
Para mim o melhor da corrida foi a cidade. Bela cidade, diga-se de passagi
A corrida em si foi chata mesmo. Esperava mais disputas e acidentes...
[]'s
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Re: NOTÍCIAS DA FÓRMULA 1
VÍDEO: Hamilton e os botões na posição errada
A limitação nas comunicações entre os engenheiros e os pilotos durante as corridas de Fórmula 1 deram origem a alguns momentos de tensão (e também hilariantes…) do Grande Prémio da Europa. Lewis Hamilton e Kimi Raikkonen protagonizaram curiosos diálogos com os seus engenheiros, quando pediram ajuda para resolver problemas que surgiram durante a corrida.
O inglês queixava-se de falta de potência, depois de perceber que tinha um dos comandos do volante na posição errada, enquanto Kimi Raikkonen sentiu uma quebra de potência e pediu ajuda. Por mais que tentassem, os engenheiros apenas lhes diziam que não podiam ajudar.
“Não sei do que estás a falar”, berrou Hamilton ao engenheiro, que tentou contornar de todas as formas os regulamentos para o ajudar a reverter uma configuração errada no mapeamento de motor. O inglês via uma mensagem de erro no visor, mas não sabia o que fazer.
“Não é nada errado com o que estás a fazer, Lewis. É apenas uma configuração diferente”, dizia o engenheiro. No final da corrida, Niki Lauda revelou que o mesmo aconteceu com Nico Rosberg, mas o alemão “mudou a configuração mais rapidamente”. Hamilton disse que o carro voltou ao normal “sozinho”.
Sinais “estranhos” no visor também atrapalharam Kimi Raikkonen. O finlandês começou a ver indicações de alerta a piscar e questionou o engenheiro se “é o mesmo problema da última corrida”.
O piloto não ficou satisfeito com a resposta de “não posso dizer, Kimi” do engenheiro da Ferrari. E reagiu: “Mas não podes dizer só sim ou não?! Mas que regras mais estúpidas!”
A limitação nas comunicações via rádio foi uma forma que a FIA encontrou de forma a certificar-se de que a regra que diz que “o piloto deve pilotar o carro sozinho e sem ajudas” seja efetivamente cumprida.
Veja o vídeo e escute o diálogo entre Hamilton e o engenheiro:
http://www.autoportal.iol.pt/desporto/f ... ao-errada/
....
saudades dos tempos em que a F1 não era PS4's com rodas
A limitação nas comunicações entre os engenheiros e os pilotos durante as corridas de Fórmula 1 deram origem a alguns momentos de tensão (e também hilariantes…) do Grande Prémio da Europa. Lewis Hamilton e Kimi Raikkonen protagonizaram curiosos diálogos com os seus engenheiros, quando pediram ajuda para resolver problemas que surgiram durante a corrida.
O inglês queixava-se de falta de potência, depois de perceber que tinha um dos comandos do volante na posição errada, enquanto Kimi Raikkonen sentiu uma quebra de potência e pediu ajuda. Por mais que tentassem, os engenheiros apenas lhes diziam que não podiam ajudar.
“Não sei do que estás a falar”, berrou Hamilton ao engenheiro, que tentou contornar de todas as formas os regulamentos para o ajudar a reverter uma configuração errada no mapeamento de motor. O inglês via uma mensagem de erro no visor, mas não sabia o que fazer.
“Não é nada errado com o que estás a fazer, Lewis. É apenas uma configuração diferente”, dizia o engenheiro. No final da corrida, Niki Lauda revelou que o mesmo aconteceu com Nico Rosberg, mas o alemão “mudou a configuração mais rapidamente”. Hamilton disse que o carro voltou ao normal “sozinho”.
Sinais “estranhos” no visor também atrapalharam Kimi Raikkonen. O finlandês começou a ver indicações de alerta a piscar e questionou o engenheiro se “é o mesmo problema da última corrida”.
O piloto não ficou satisfeito com a resposta de “não posso dizer, Kimi” do engenheiro da Ferrari. E reagiu: “Mas não podes dizer só sim ou não?! Mas que regras mais estúpidas!”
A limitação nas comunicações via rádio foi uma forma que a FIA encontrou de forma a certificar-se de que a regra que diz que “o piloto deve pilotar o carro sozinho e sem ajudas” seja efetivamente cumprida.
Veja o vídeo e escute o diálogo entre Hamilton e o engenheiro:
http://www.autoportal.iol.pt/desporto/f ... ao-errada/
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Re: NOTÍCIAS DA FÓRMULA 1
Flavio Briatore: «Alonso na McLaren foi minha culpa»
21 Junho, 2016
O antigo patrão da Renault e ainda empresário de Fernando Alonso, Flavio Briatore, admitiu pela primeira vez que a ida do espanhol para a McLaren-Honda terá sido um erro.
“Foi um pouco minha culpa. Aconselhei-o a assinar porque pensava que a McLaren conseguiria solucionar as coisas rapidamente. Olhando os resultados, não há muito mais a dizer”, admitiu o italiano.
Alonso trocou a Ferrari pela McLaren-Honda no final da temporada de 2014, com Briatore a dizer que correr no meio do pelotão é como uma “reforma de luxo” para o espanhol.
“Há dias, um jornalista perguntou se ele venceria novamente e todos riram”, relatou Briatore. “Alonso tem um contrato importante com a McLaren, já que pensava que a Honda seria bem mais competitiva”.
O italiano disse ainda à rádio Rai Gr Parlamento que o espanhol não lamenta os cinco anos que passou na Ferrari. “Acho que a Ferrari é a equipa que ele mais amou”, assegurou Briatore. “Porém, houve um momento em que demasiadas pessoas começaram a falar e o ambiente tornou-se insuportável”, explicou.
“Ele foi criticado por não ter sucesso, mas o carro não tinha velocidade para ficar na segunda linha, enquanto ele conseguia colocá-lo lá. Ele também teria sido campeão mundial em Abu Dhabi (2010) se tivessem acertado na estratégia”, concluiu.
http://www.autoportal.iol.pt/desporto/f ... nha-culpa/
21 Junho, 2016
O antigo patrão da Renault e ainda empresário de Fernando Alonso, Flavio Briatore, admitiu pela primeira vez que a ida do espanhol para a McLaren-Honda terá sido um erro.
“Foi um pouco minha culpa. Aconselhei-o a assinar porque pensava que a McLaren conseguiria solucionar as coisas rapidamente. Olhando os resultados, não há muito mais a dizer”, admitiu o italiano.
Alonso trocou a Ferrari pela McLaren-Honda no final da temporada de 2014, com Briatore a dizer que correr no meio do pelotão é como uma “reforma de luxo” para o espanhol.
“Há dias, um jornalista perguntou se ele venceria novamente e todos riram”, relatou Briatore. “Alonso tem um contrato importante com a McLaren, já que pensava que a Honda seria bem mais competitiva”.
O italiano disse ainda à rádio Rai Gr Parlamento que o espanhol não lamenta os cinco anos que passou na Ferrari. “Acho que a Ferrari é a equipa que ele mais amou”, assegurou Briatore. “Porém, houve um momento em que demasiadas pessoas começaram a falar e o ambiente tornou-se insuportável”, explicou.
“Ele foi criticado por não ter sucesso, mas o carro não tinha velocidade para ficar na segunda linha, enquanto ele conseguia colocá-lo lá. Ele também teria sido campeão mundial em Abu Dhabi (2010) se tivessem acertado na estratégia”, concluiu.
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Re: NOTÍCIAS DA FÓRMULA 1
Meu querido amigo portuga, fã do falecido...P44 escreveu:A 1ª Volta mais fantástica da história da F1 faz hoje 26 anos.
https://www.facebook.com/Formula1/video ... 024851417/
Gostaria de fazer algumas considerações sobre esse evento e demais auras e lendas que pairam sobre o fantasma insepulto do falecido.
Primeiro, quero deixar bem claro que não estou tentando desmerecer a figura em questão, mas cada um entende como quiser, e já estou preparado para a chuva de tomates e ovos podres que virão.
Bom, é óbvio que o Ayrton não era uma pessoa comum, pois pessoas comuns não se tornam tri campeões de F-1 não é verdade??? Mas algumas coisas precisam ficar claras sobre a personalidade do falecido, até para ajudar a entender um pouco essa mística em torno dele.
Ayrton Senna, nunca foi um cara pobre, sei que isso não está em questão, mas sempre é bom esclarecer. Tem um depoimento de um jornalista e ex piloto de motos e karts que foi contemporâneo do Ayrton, Geraldo Tite Simões é o nome dele (um sujeito muito engraçado e que escreve bem pacas, fisicamente ele lembra um pouco o Túlio, recomendo os artigos dele), bem...ele diz que certa vez encontrou o Ayrton no box de uma corrida ao lado de uma pilha de pneus (uns 15 jogos mais ou menos) com uma fita métrica nas mãos, medindo a circunferência de cada um deles. Então perguntou: Que c...alho você tá fazendo??? O Ayrton lhe respondeu que como a maioria das curvas daquela pista eram para a direita, ele estava escolhendo os pneus com mais borracha para colocar no lado esquerdo, que desgastava mais rápido. Então o Tite voltou para o seu box, olhou para o único jogo de pneus que tinha disponível e esperou pacientemente até a hora da largada. Mas tinham outros garotos que inclusive tinham mais grana que o Ayrton, com mais karts, equipamentos, instrutores e mecânicos, mas não conseguiam extrair o mesmo que ele extraia dos karts.
O Ayrton sempre foi um cara muito tímido e focado, as vezes até parecia ser arrogante, e as vezes era mesmo. Diz a lenda que certa vez, já como piloto da F-1 (acho que da Lotus) uma dessas lindas modelos de parar o trânsito, que seguram guarda-sóis no grid, tentou se aproximar dele nos boxes, não sei o que ela lhe falou, mas não só foi solenemente ignorada, como também foi expulsa do box por ele, sob a alegação de estar lhe atrapalhando. Inclusive este evento, associado a um estranho hábito de andar para cima e para baixo com um amigo que lhe auxiliava nos compromissos com imprensa e patrocinadores, fez com que o Nelson Piquet insinuasse para a imprensa que o Ayrton não gostava de mulher, após um desentendimento entre os dois. Como a língua é o chicote da bunda...o Piquet teve que ouvir alegações parecidas do Flavio Briattre sobre o seu filho Nelsinho, depois de quebrarem os pratos, por causa do escândalo da Malásia. O Senna era um cara, que aqui no Brasil, pelo menos na minha época de garoto, seria conhecido como "Cú de Ferro", não sei qual a expressão que se usa aí em Portugal, talvez "nerd" seja uma que caia melhor.
Um outro jornalista que gosto muito, e que acompanhou muitas corridas de F-1 como correspondente no auge do Ayrton, que é o Flavio Gomes (que também tem um blog sensacional), também destaca essa personalidade quase doentia do Ayrton pela vitória, e também o seu apreço por ser idolatrado, o Ayrton era um piloto que, já antes de entrar para a F-1 fazia um marketing muito agressivo e gostava muito de supervalorizar seus feitos, a imprensa nacional na época, precisava de um "herói", visto que o Piquet, não preenchia os requisitos do politicamente correto e não tinha o menor "saco" para ser paparicado e ouvir as bobagens do Galvão Bueno. O Senna, não só se prestou a este papel, como o fez de muito bom grado. Uma outra bronca que alguns automobilistas brasileiros têm contra o ego do falecido, é o fato dele ter literalmente "cagado" no circuito de Interlagos,
quando a FIA exigiu mudanças no circuito para que fosse adequado a F-1 moderna, visto que Interlagos antigo era extenso demais para ser televisionado e perigoso demais para as velocidades desenvolvidas na F-1. Pois bem, essas mudanças acabaram culminando em um encurtamento do circuito, de quase 8 km, para os atuais 4,5 km e também no famoso S do Senna. Acontece que Interlagos não vivia só de F-1, Interlagos em seu traçado original, era considerada uma das pistas mais completas e desafiadoras do mundo, tido por especialistas como uma das provocadoras da safra de pilotos inaugurada por Emerson Fittipaldi, que utilizavam a pista como escola. O circuito original poderia muito bem continuar sendo utilizado por categorias regionais e nacionais para bólidos menos velozes. Pois bem, acontece que a construção do S do Senna, para "homenagear" o falecido ainda em vida, acabou com a curva 1 do circuito, tida por todos os pilotos como a mais desafiadora, a que separava os homens dos meninos, um mergulho em altíssima velocidade, lambendo o muro, feita pela primeira vez por um F-1 "de pé embaixo" por Gilles Villenueve em 1976, que acabou "obrigando" todos os pilotos do grid a "darem um jeito" de fazer também.
Alguns de seus feitos, tidos como épicos, merecem uma análise mais criteriosa. O "injusto" segundo lugar sob a chuva de Mônaco em 1984, por exemplo. Muitas pessoas desconhecem o fato de que o Senna não era o piloto mais rápido da pista naquele evento, o piloto mais rápido na pista, e que chegou em terceiro era o Stefan Bellof (outro que perdeu a vida de forma trágica), que poderia ter alcançado o Senna se a corrida não tivesse sido interrompida. Já os que estavam liderando, e foram jantados pelo Ayrton, Prost e Lauda, dupla da McLaren, eram uma negação na chuva, o primeiro, sempre foi, sabe-se lá pq, e o segundo em decorrência das queimaduras do acidente no Green Hell, que lhe limitaram a visão de contraste.
Já o feito épico da primeira volta do GP da Europa de 1993, bem essa é uma questão muito polêmica, e sei que vou ser apedrejado por isso, mas, o fato é que a McLaren, não era uma equipe pequena, como todos sabem, ela tinha muita tecnologia eletrônica embarcada, graças a parceria com a TAG, a mesma que foi responsável por transformar as carroças da Red Bull do ano passado em carros decentes esse ano. Vou fazer duas revelações aqui que vão fazer as "viúvas" (termo usado aqui no Brasil para designar os adoradores do falecido) molharem as calcinhas.
Assista o vídeo abaixo e preste atenção no botão do lado esquerdo do volante, que é acionado sistematicamente ao se aproximar das frenagem fortes, aquelas que envolvem reduções de marchas agressivas.
Sabe o que é aquele botão??? É um sistema automático de reduções de marcha, faz com que as reduções de marcha sejam feitas no tempo correto para o freio motor não interferir no equilíbrio de frenagem. Quem já espetou uma segunda por engano no lugar de uma quarta ou anda de moto, sabe do que estou falando...isso aí em frenagens na chuva fazia uma diferença substancial.
Pode um motor de equipe cliente ser melhor, ou no mínimo igual a um motor de equipe de fábrica??? Bem, se você tiver a TAG (Techniques d'Avant Garde) como parceira, sim. Já vimos isso uma vez e estamos vendo de novo. Os motores Ford fornecidos à McLaren em 1993, tinham em torno de 40 cv a menos que os motores Ford fornecidos a Benetton, que era a equipe de fábrica por contrato. Acontece que a TAG alterava o sistema de injeção e mapeamento e fazia essa diferença desaparecer. A mesma "mágica" que faz o motor da equipe cliente Red Bull, hoje, ser mais potente que o motor da equipe Renault de fábrica. Mas acontece que a TAG não fornecia apenas mapeamento de motor para a McLaren. Fornecia também suspensão ativa (nisso a Williams era infinitamente melhor), controle de largada, automatização de câmbio (as borboletas e aquele botãozinho mágico que vimos acima) e...controle de tração, aí é que estava o grande trunfo da McLaren de 1993 que fazia com que a mesma fosse tão superior na chuva. O controle de tração desenvolvido pela TAG era simplesmente o melhor do grid, era tão superior na chuva, a ponto do Senna usar pneus Slick em alguns momentos das corridas chuvosas. Se vermos o vídeo da volta "épica", prestando atenção em alguns pontos, podemos notar algumas particularidades interessantes.
A primeira particularidade interessante, chama se Michael, e não é o Schumacher, . Quem lembra o nome do companheiro de equipe do Senna naquele ano de 1993??? Isso mesmo, Michael Andretti, filho do lendário Mario Andretti, não conseguiu repetir na F-1 o sucesso que teve na F-Indy, dizem as más línguas que havia um mercado de apostas para tentar acertar em qual volta o Andretti iria rodar (geralmente era na primeira ). Pois quem poderia imaginar o desastrado Michael Andretti ultrapassando o Schumacher na chuva ???? Pois aconteceu em Donington, naquele ano de 1993, é só olhar o vídeo, pouco depois de o Senna ter jantado o Schumacher e o Wendlinger, lá está o Andretti ultrapassando o Schumacher. Estava até indo bem, até se estatelar contra o Wendlinger, controle de tração também não faz milagre.
A segunda particularidade, quando o Senna assume a liderança, em uma freada forte para uma curva de baixa velocidade, praticamente um cotovelo, ou "hairpin" como os europeus gostam de chamar. Bem aí, guardados os devidos louros a técnica apurada em pista molhada do falecido, aquele botão de redução de marcha deu uma maõzinha e tanto.
Outro ponto interessante...1992 teve três corridas com chuva, e o Senna não venceu nenhuma delas.
Então...méritos ao falecido, que era um grande piloto, mas não era tudo isso que dizem também.
- Sávio Ricardo
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Re: NOTÍCIAS DA FÓRMULA 1
Sim, claro, não era um Deus e não era um Demônio, nunca foi e nunca será unanime, quando nem Jesus conseguiu ser.Juniorbombeiro escreveu:Então...méritos ao falecido, que era um grande piloto, mas não era tudo isso que dizem também.
Aprecio Senna, assim como aprecio tantos outros que fazem bem aquilo que gostam. Mas nunca o coloquei num patamar de perfeição, como ser humano cometeu erros, mas talvez o maior tenha sido ser bom demais naquilo que fazia.
O Senna não era pobre??? Nunca li nada sobre a origem da família do Senna, se eram empresários, ricos, pobres, sei lá, basta conhecer um pouco da formula 1 pra saber que NINGUÉM que corre na categoria é miserável. Se hoje um pai de família pra investir num filho em corridas de Kart tem que ser, no minimo, classe média alta, imagina nos anos 70????