Helicópteros de Ataque e Transporte

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

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Carlos Lima
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Re: Licitação de Helicópteros: Ataque e Transporte !!!

#10276 Mensagem por Carlos Lima » Seg Jun 06, 2016 8:29 pm

FCarvalho escreveu:Sim, concordo, mas o problema é que a FAB se satisfaz com 4 ou 6 undes em apenas um ou dois esquadrões, que poderiam ser o 7o ou o 1o do 8o Gav, enquanto os BH seriam necessários em torno de 24 undes para substituir todos os H225M, nos 3 esquadrões que ainda faltam completar.

Creio que a prioridade seria para substituir os H225M nas missões primárias, e depois, no médio/longo prazo, daria para ver isso de helo pesado combinando com a Avex, que também teria interesse no mesmo. Aí poderíamos barganhar melhor, tendo em vista as quantidades envolvidas.

Ademais, os custos de aquisição e adequação seriam bem mais caros para apenas 4 a 6 undes do que 24 BH.

Vale a pena? Em certos aspectos sim, mas é preciso considerar que os H225M são, junto com os BH's. o burro de carga da FAB. Neste momento não estamos podendo trocar burro por cavalo. As contas não batem.

abs.
Bom... Acho que ja faz muitos anos que voamos helis leves e precisamos de muitos para operacoes que helis pesados poderiam fazer com sobra e em menos quantidade.

Talvez seja o momento de pensar sobre isso caso o H225M seja inviabilizado por conta desses problemas ao inves de sair correndo e comprando BHs a torto e a direito quando o Chinook esta ai e poderia fazer um trabalho muitas vezes melhor.

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Re: Licitação de Helicópteros: Ataque e Transporte !!!

#10277 Mensagem por FCarvalho » Seg Jun 06, 2016 8:56 pm

A questão é saber que missão a FAB gostaria de ver o Chinook fazendo. Ele pode cumprir as dos BH? Sim, claro, com menos esforço, menos consumo e mais barato até, sim, pode ser. Mas não todas. Por isso que digo que é importante saber o que a FAB pensa sobre isso. Eu não sei. Não temos cultura de helos pesados por aqui. As coisas basicamente são sempre pensadas na lógica do mínimo esforço, complexidade e custo necessários. Então, eu até acho uma boa idéia o Chinook. Mas não agora. Ele pode ser necessário mais para a frente, como a Avex vai tratar o assunto. Questão de escala e planejamento. Tem de ver como, e se, a MB encararia isso também.
Enfim, talvez essa seja uma janela para aproveitar e pensar essas coisas.
Mas por enquanto, sendo como são as coisas por aqui, é melhor garantir o básico e depois ver o que é possível fazer mais para frente.

abs.




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Re: Licitação de Helicópteros: Ataque e Transporte !!!

#10278 Mensagem por Carlos Lima » Seg Jun 06, 2016 9:05 pm

FCarvalho escreveu:A questão é saber que missão a FAB gostaria de ver o Chinook fazendo. Ele pode cumprir as dos BH? Sim, claro, com menos esforço, menos consumo e mais barato até, sim, pode ser. Mas não todas. Por isso que digo que é importante saber o que a FAB pensa sobre isso. Eu não sei. Não temos cultura de helos pesados por aqui. As coisas basicamente são sempre pensadas na lógica do mínimo esforço, complexidade e custo necessários. Então, eu até acho uma boa idéia o Chinook. Mas não agora. Ele pode ser necessário mais para a frente, como a Avex vai tratar o assunto. Questão de escala e planejamento. Tem de ver como, e se, a MB encararia isso também.
Enfim, talvez essa seja uma janela para aproveitar e pensar essas coisas.
Mas por enquanto, sendo como são as coisas por aqui, é melhor garantir o básico e depois ver o que é possível fazer mais para frente.

abs.
A FAB ja tem 16 BHs (se nao me engano) e sem duvida poderia dispor de mais alguns caso seja comprovado que o H225M nao tem mais como ser propriamente utilizado com seguranca.

Na minha opiniao e' que caso o desastre se confirme com relacao ao H225M, esse 'e exatamente o momento em pensar corretamente nas prioridades, pois a Amazonia seria muito mais favorecida com Chinooks do que BHs em muitos cenarios.

E tem um montao desses sobrando e disponivel para venda tambem. ;) Que com o devido upgrade iriam ser super uteis.

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Re: Licitação de Helicópteros: Ataque e Transporte !!!

#10279 Mensagem por Penguin » Ter Jun 07, 2016 12:22 am

Por que a Helibras nao projeta uma solucao depois de toda a ToT recebida?! :roll: [012] :shock:




Sempre e inevitavelmente, cada um de nós subestima o número de indivíduos estúpidos que circulam pelo mundo.
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Re: Licitação de Helicópteros: Ataque e Transporte !!!

#10280 Mensagem por FCarvalho » Ter Jun 07, 2016 12:14 pm

Carlos Lima escreveu:
FCarvalho escreveu:A questão é saber que missão a FAB gostaria de ver o Chinook fazendo. Ele pode cumprir as dos BH? Sim, claro, com menos esforço, menos consumo e mais barato até, sim, pode ser. Mas não todas. Por isso que digo que é importante saber o que a FAB pensa sobre isso. Eu não sei. Não temos cultura de helos pesados por aqui. As coisas basicamente são sempre pensadas na lógica do mínimo esforço, complexidade e custo necessários. Então, eu até acho uma boa idéia o Chinook. Mas não agora. Ele pode ser necessário mais para a frente, como a Avex vai tratar o assunto. Questão de escala e planejamento. Tem de ver como, e se, a MB encararia isso também.
Enfim, talvez essa seja uma janela para aproveitar e pensar essas coisas.
Mas por enquanto, sendo como são as coisas por aqui, é melhor garantir o básico e depois ver o que é possível fazer mais para frente.
abs.
A FAB ja tem 16 BHs (se nao me engano) e sem duvida poderia dispor de mais alguns caso seja comprovado que o H225M nao tem mais como ser propriamente utilizado com seguranca.
Na minha opiniao e' que caso o desastre se confirme com relacao ao H225M, esse 'e exatamente o momento em pensar corretamente nas prioridades, pois a Amazonia seria muito mais favorecida com Chinooks do que BHs em muitos cenarios.
E tem um montao desses sobrando e disponivel para venda tambem. ;) Que com o devido upgrade iriam ser super uteis.
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Lima, a FAB, como as demais ffaa's são pragmáticas, com aliás é de seu costume. Quando o problema for efetivamente definido, vão atrás do que der, como der, para colocar no lugar dos H225M, para os mesmos tipos de missão, e o mais rápido possível, a fim de cobrir as lacunas existentes, que no caso da FAB, agora, são os 3 esquadrões que citei.

Notar que dentro da própria FAB a aviação de transporte, nela incluso os recursos do 8o Gav, são prioritários na força, porque são prioritários para as missões secundárias (civis) que o GF exerce, e exige o apoio da FAB, através dele. Assim, é de se esperar que não haja imbróglios de parte dos políticos no sentido de se conseguir de emergência mais BH, que seriam, a princípio, a melhor opção de curto prazo para se manter as missões do 8o Gav, tão necessárias à FAB, quanto aos interesses do poder político.

Concordo com você de que seria um momento apropriado para se pensar em helos pesados, mas em virtude da atual conjuntura econômica de curto e médio prazo, a possibilidade destes helos na FAB fica realmente muito difícil, em função dos custos envolvidos e, talvez, mesmo pela urgência de se colocar algo no lugar dos H225M. Como disse, seria uma boa hora para os cmtes das forças se falarem, e falarem a respeito disso.

abs.




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Re: Licitação de Helicópteros: Ataque e Transporte !!!

#10281 Mensagem por FCarvalho » Ter Jun 07, 2016 12:24 pm

Não tenho certeza mas, suponho que as necessidades da FAB possam chegar até cerca de 12 Chinnoks, divididos entre Mao, Blm e CG. São as regiões onde a princípio mais se precisaria deles.

No caso do EB, se levarmos em consideração uma esquadrilha por btl de aviação, poderia chegar-se a 16 undes.

A MB, no presente momento, é a força que menos teria interesse nestes helos, tendo em vista não possuir navios em quantidade e qualidade necessários ao seu melhor uso. Caso os H225M ainda possam ter uma sobrevida, e concentrados nesta força, menor ainda a necessidade de Chinooks. Na verdade, teríamos mais helos do que navios capazes de operá-los. Estranho isso em uma marinha.

Há sim, por curiosidade, cotei o preço do Mi-38, e o que aparece é que ele terá um preço entre USD 13 a 15 milhões. Se isto for verdade, bom, está aí um ótimo candidato a substituir os H225M no EB, e mesmo na FAB.
Já imaginei este helo também em versões SAR/C-SAR e ASW. Uma opção interessante e realista com as nossas limitações.

abs




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Re: Licitação de Helicópteros: Ataque e Transporte !!!

#10282 Mensagem por Carlos Lima » Ter Jun 07, 2016 12:49 pm

FCarvalho escreveu:
Carlos Lima escreveu: A FAB ja tem 16 BHs (se nao me engano) e sem duvida poderia dispor de mais alguns caso seja comprovado que o H225M nao tem mais como ser propriamente utilizado com seguranca.
Na minha opiniao e' que caso o desastre se confirme com relacao ao H225M, esse 'e exatamente o momento em pensar corretamente nas prioridades, pois a Amazonia seria muito mais favorecida com Chinooks do que BHs em muitos cenarios.
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Lima, a FAB, como as demais ffaa's são pragmáticas, com aliás é de seu costume. Quando o problema for efetivamente definido, vão atrás do que der, como der, para colocar no lugar dos H225M, para os mesmos tipos de missão, e o mais rápido possível, a fim de cobrir as lacunas existentes, que no caso da FAB, agora, são os 3 esquadrões que citei.

Notar que dentro da própria FAB a aviação de transporte, nela incluso os recursos do 8o Gav, são prioritários na força, porque são prioritários para as missões secundárias (civis) que o GF exerce, e exige o apoio da FAB, através dele. Assim, é de se esperar que não haja imbróglios de parte dos políticos no sentido de se conseguir de emergência mais BH, que seriam, a princípio, a melhor opção de curto prazo para se manter as missões do 8o Gav, tão necessárias à FAB, quanto aos interesses do poder político.

Concordo com você de que seria um momento apropriado para se pensar em helos pesados, mas em virtude da atual conjuntura econômica de curto e médio prazo, a possibilidade destes helos na FAB fica realmente muito difícil, em função dos custos envolvidos e, talvez, mesmo pela urgência de se colocar algo no lugar dos H225M. Como disse, seria uma boa hora para os cmtes das forças se falarem, e falarem a respeito disso.

abs.
Bom... se não há $$$ e há a necessidade e o H-X BR já está financiado, então ficaremos amarrados ao H225M não importa o quão ruim seja.

Se há a necessidade por conta de uma eventual falha do programa H-X Br e se o H225M tiver que sair de serviço, tanto o BH quanto o Chinook estão disponíveis no 'deserto' para compra que facilitada pelo FMS nos daria 2 opções.

Considerando que nesse momento o interessante é também pensar com calma, sem dúvida eu completaria os esquadrões do Sudeste e Campo Grande com BH e na Amazônia Chinook.

Tudo isso considerando que não existe solução para o H225M.

[]s
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Re: Licitação de Helicópteros: Ataque e Transporte !!!

#10283 Mensagem por FCarvalho » Ter Jun 07, 2016 1:34 pm

Tendo a crer que se os militares não abrirem a boca para dizer alguma coisa, vamos ficar presos até o último H225M ser entregue... e cair. Porque do lado do governo, bem...

Em todo caso, fico curioso em saber se há versões "D" do Chinook que realmente valham a pena o esforço de uma reforma, tendo em vista serem helos muitíssimo utilizados pelos yankees. Comprar um helo desse para depois descobrir que o bicho está cheio de rachaduras que ninguém viu... complicado.

Além do quê, trata-se de um helo totalmente novo para nós. Sua introdução iria custar bem mais que apenas o preço de compra e atualização. Talvez o custo não compense, no curto prazo. O que não é o caso dos BH, que já conhecemos e fazem parte da nossa linha logística.

Aliás, eu não duvido que, no que depender exclusivamente da Avex, se perguntados, eles trocariam com muita satisfação e sem pestanejar os seus H225M pelos H-60 mesmo que do deserto, tal é a afinidade do pessoal de voo neste país com coisas americanas.

abs




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Re: Licitação de Helicópteros: Ataque e Transporte !!!

#10284 Mensagem por Juniorbombeiro » Qua Jun 08, 2016 2:05 am

Carlos Lima escreveu:
FCarvalho escreveu:A questão é saber que missão a FAB gostaria de ver o Chinook fazendo. Ele pode cumprir as dos BH? Sim, claro, com menos esforço, menos consumo e mais barato até, sim, pode ser. Mas não todas. Por isso que digo que é importante saber o que a FAB pensa sobre isso. Eu não sei. Não temos cultura de helos pesados por aqui. As coisas basicamente são sempre pensadas na lógica do mínimo esforço, complexidade e custo necessários. Então, eu até acho uma boa idéia o Chinook. Mas não agora. Ele pode ser necessário mais para a frente, como a Avex vai tratar o assunto. Questão de escala e planejamento. Tem de ver como, e se, a MB encararia isso também.
Enfim, talvez essa seja uma janela para aproveitar e pensar essas coisas.
Mas por enquanto, sendo como são as coisas por aqui, é melhor garantir o básico e depois ver o que é possível fazer mais para frente.

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A FAB ja tem 16 BHs (se nao me engano) e sem duvida poderia dispor de mais alguns caso seja comprovado que o H225M nao tem mais como ser propriamente utilizado com seguranca.

Na minha opiniao e' que caso o desastre se confirme com relacao ao H225M, esse 'e exatamente o momento em pensar corretamente nas prioridades, pois a Amazonia seria muito mais favorecida com Chinooks do que BHs em muitos cenarios.

E tem um montao desses sobrando e disponivel para venda tambem. ;) Que com o devido upgrade iriam ser super uteis.

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O negócio é o seguinte, se o critério para descarte do H225M for desastre aéreo no mar do norte...bem...então podem esquecer os Chinooks também, pq esse ninguém convence petrolheiro inglês e nórdico nenhum a botar o pé dentro depois de 1986.

https://en.wikipedia.org/wiki/1986_Brit ... nook_crash

Estou impressionado com a má vontade que despertam os Super Puma/Cougar/Caracal da Airbus aqui em terras brasilis, chega ao ponto do pessoal preferir que se compre sucata de deserto ao invés de helicópteros novinhos fabricados e montados parcialmente aqui. Vamos com calma pessoal, caem Black Hawks as pencas todo ano no mundo inteiro e ninguém fica secando a Sikorsky. Já se tem uma grande suspeita que a causa da queda foi falha de montagem nas barras de suspensão da MGB, fadiga na coroa da planetária, não provocaria, em princípio, a separação do rotor e sim o desacoplamento da transmissão/motor com o rotor, o que daria a chance de pelo menos tentar efetuar uma auto rotação. Se lê uma quantidade de absurdos incríveis da torcida organizada Black Hawk espalhada pelos fóruns da vida, um exemplo é que os Super Pumas não foram projetados para uso militar e não possuem a robustez construtiva dos Blacks, não podendo suas MGB´s trabalharem sem óleo, por exemplo e blablabla. Pois bem, o que é isso aqui então???
Imagem
Olha o que acontece com as engrenagens indestrutíveis do S-92 quando trabalha 2 minutos sem óleo. O tão propagandeado teste de 30 minutos a seco, quando posto em prática para certificação civil em 2002, não passou de 11 minutos. Quero ver qual vai ser a desculpa quando ou se os venerados Sikorsky também começarem a despencar como pedregulhos, pq tem muitos dos propagados "defeitos" dos Airbus, senão vejamos:
Engrenagens que não aguentam trabalhar 30 min sem óleo. Confere.
Bomba de óleo reserva acionada pelas mesmas engrenagens da principal. Confere.
Imagem
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Peças que sofrem de fadiga e precisam ser trocadas e até reprojetadas. Confere.
Do jeito que as nossas FA's voam, é bem provável que nenhum destes defeitos se manifeste, já no Off Shore a história é outra... ainda bem que não preciso voar em nenhuma dessas bombas.




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Re: Licitação de Helicópteros: Ataque e Transporte !!!

#10285 Mensagem por Carlos Lima » Qua Jun 08, 2016 2:20 am

Juniorbombeiro escreveu:
Carlos Lima escreveu: A FAB ja tem 16 BHs (se nao me engano) e sem duvida poderia dispor de mais alguns caso seja comprovado que o H225M nao tem mais como ser propriamente utilizado com seguranca.

Na minha opiniao e' que caso o desastre se confirme com relacao ao H225M, esse 'e exatamente o momento em pensar corretamente nas prioridades, pois a Amazonia seria muito mais favorecida com Chinooks do que BHs em muitos cenarios.

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https://en.wikipedia.org/wiki/1986_Brit ... nook_crash

Estou impressionado com a má vontade que despertam os Super Puma/Cougar/Caracal da Airbus aqui em terras brasilis, chega ao ponto do pessoal preferir que se compre sucata de deserto ao invés de helicópteros novinhos fabricados e montados parcialmente aqui. Vamos com calma pessoal, caem Black Hawks as pencas todo ano no mundo inteiro e ninguém fica secando a Sikorsky. Já se tem uma grande suspeita que a causa da queda foi falha de montagem nas barras de suspensão da MGB, fadiga na coroa da planetária, não provocaria, em princípio, a separação do rotor e sim o desacoplamento da transmissão/motor com o rotor, o que daria a chance de pelo menos tentar efetuar uma auto rotação. Se lê uma quantidade de absurdos incríveis da torcida organizada Black Hawk espalhada pelos fóruns da vida, um exemplo é que os Super Pumas não foram projetados para uso militar e não possuem a robustez construtiva dos Blacks, não podendo suas MGB´s trabalharem sem óleo, por exemplo e blablabla. Pois bem, o que é isso aqui então???
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Olha o que acontece com as engrenagens indestrutíveis do S-92 quando trabalha 2 minutos sem óleo. O tão propagandeado teste de 30 minutos a seco, quando posto em prática para certificação civil em 2002, não passou de 11 minutos. Quero ver qual vai ser a desculpa quando ou se os venerados Sikorsky também começarem a despencar como pedregulhos, pq tem muitos dos propagados "defeitos" dos Airbus, senão vejamos:
Engrenagens que não aguentam trabalhar 30 min sem óleo. Confere.
Bomba de óleo reserva acionada pelas mesmas engrenagens da principal. Confere.
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Excelente!!! :D

Valeu pelo material! [100]

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Re: Licitação de Helicópteros: Ataque e Transporte !!!

#10286 Mensagem por NovaTO » Qua Jun 08, 2016 7:41 am

Só quero saber o que vai acontecer com aquela planta em Itajubá (que pertence à multinacional Airbus) que custou centenas de milhões de dólares aos cofres públicos caso comprovado que esse EC-725/H-225 não sirva para nada.

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Re: Licitação de Helicópteros: Ataque e Transporte !!!

#10287 Mensagem por Justin Case » Qua Jun 08, 2016 8:13 am

Juniorbombeiro escreveu:
Carlos Lima escreveu: A FAB ja tem 16 BHs (se nao me engano) e sem duvida poderia dispor de mais alguns caso seja comprovado que o H225M nao tem mais como ser propriamente utilizado com seguranca.

Na minha opiniao e' que caso o desastre se confirme com relacao ao H225M, esse 'e exatamente o momento em pensar corretamente nas prioridades, pois a Amazonia seria muito mais favorecida com Chinooks do que BHs em muitos cenarios.

E tem um montao desses sobrando e disponivel para venda tambem. ;) Que com o devido upgrade iriam ser super uteis.

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(link)
Estou impressionado com a má vontade que despertam os Super Puma/Cougar/Caracal da Airbus aqui em terras brasilis, chega ao ponto do pessoal preferir que se compre sucata de deserto ao invés de helicópteros novinhos fabricados e montados parcialmente aqui. Vamos com calma pessoal, caem Black Hawks as pencas todo ano no mundo inteiro e ninguém fica secando a Sikorsky. Já se tem uma grande suspeita que a causa da queda foi falha de montagem nas barras de suspensão da MGB, fadiga na coroa da planetária, não provocaria, em princípio, a separação do rotor e sim o desacoplamento da transmissão/motor com o rotor, o que daria a chance de pelo menos tentar efetuar uma auto rotação. Se lê uma quantidade de absurdos incríveis da torcida organizada Black Hawk espalhada pelos fóruns da vida, um exemplo é que os Super Pumas não foram projetados para uso militar e não possuem a robustez construtiva dos Blacks, não podendo suas MGB´s trabalharem sem óleo, por exemplo e blablabla. Pois bem, o que é isso aqui então???
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Olha o que acontece com as engrenagens indestrutíveis do S-92 quando trabalha 2 minutos sem óleo. O tão propagandeado teste de 30 minutos a seco, quando posto em prática para certificação civil em 2002, não passou de 11 minutos. Quero ver qual vai ser a desculpa quando ou se os venerados Sikorsky também começarem a despencar como pedregulhos, pq tem muitos dos propagados "defeitos" dos Airbus, senão vejamos:
Engrenagens que não aguentam trabalhar 30 min sem óleo. Confere.
Bomba de óleo reserva acionada pelas mesmas engrenagens da principal. Confere.
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Peças que sofrem de fadiga e precisam ser trocadas e até reprojetadas. Confere.
Do jeito que as nossas FA's voam, é bem provável que nenhum destes defeitos se manifeste, já no Off Shore a história é outra... ainda bem que não preciso voar em nenhuma dessas bombas.
Amigos,

Nem sempre os manuais estão errados.
Lembro uma ocasião em que fui fazer um voo de experiência em F-103. Previa realizar uma ascenção para 36.000 pés, aceleração para Mach 1.6 (sempre verificando o desempenho do motor) e regresso. Essa missão durava em torno de 30 minutos.
Após o pouso, ao chegar ao estacionamento, verifiquei que a RPM caiu muito e cortei rapidamente o motor. O motor travou tendo voado 30 minutos, sem contar o tempo de taxi. Exatamente o tempo máximo previsto no manual para o caso de falta de lubrificacão do eixo traseiro (próximo à turbina). Não havia aviso sonoro ou qualquer outro meio de detectar essa falha isolada. Foi verificado posteriormente que a tubulação que levava óleo ao rolamento estava desconectada.
Abraços,

Justin




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Re: Licitação de Helicópteros: Ataque e Transporte !!!

#10288 Mensagem por Tikuna » Qua Jun 08, 2016 10:39 am

NovaTO escreveu:Só quero saber o que vai acontecer com aquela planta em Itajubá (que pertence à multinacional Airbus) que custou centenas de milhões de dólares aos cofres públicos caso comprovado que esse EC-725/H-225 não sirva para nada.

[]'s
Nada ué. Vai continuar montando os outros modelos da empresa, já que a linha de produção é no mesmo prédio.
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Mas a Airbus não vai deixar os milhares de helicópteros dela ao redor do mundo no chão.




"Most people do not listen with the intent to understand; they listen with the intent to reply."
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Re: Licitação de Helicópteros: Ataque e Transporte !!!

#10289 Mensagem por NovaTO » Qua Jun 08, 2016 12:01 pm

Tikuna escreveu:
NovaTO escreveu:Só quero saber o que vai acontecer com aquela planta em Itajubá (que pertence à multinacional Airbus) que custou centenas de milhões de dólares aos cofres públicos caso comprovado que esse EC-725/H-225 não sirva para nada.

[]'s
Nada ué. Vai continuar montando os outros modelos da empresa, já que a linha de produção é no mesmo prédio.
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Mas a Airbus não vai deixar os milhares de helicópteros dela ao redor do mundo no chão.

Mas não são tantos assim. Somando o total de pedidos do Brasil e Polonia(que já cancelou) seriam cerca de 180.


http://www.deagel.com/Tactical-Support- ... 63003.aspx

De repente vale mais a pena , ir para o NH 90 de vez., que aliás tem um bom pedido dos franceses. :)

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Re: Licitação de Helicópteros: Ataque e Transporte !!!

#10290 Mensagem por vplemes » Qua Jun 08, 2016 12:42 pm

Juniorbombeiro escreveu:
Carlos Lima escreveu: A FAB ja tem 16 BHs (se nao me engano) e sem duvida poderia dispor de mais alguns caso seja comprovado que o H225M nao tem mais como ser propriamente utilizado com seguranca.

Na minha opiniao e' que caso o desastre se confirme com relacao ao H225M, esse 'e exatamente o momento em pensar corretamente nas prioridades, pois a Amazonia seria muito mais favorecida com Chinooks do que BHs em muitos cenarios.

E tem um montao desses sobrando e disponivel para venda tambem. ;) Que com o devido upgrade iriam ser super uteis.

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O negócio é o seguinte, se o critério para descarte do H225M for desastre aéreo no mar do norte...bem...então podem esquecer os Chinooks também, pq esse ninguém convence petrolheiro inglês e nórdico nenhum a botar o pé dentro depois de 1986.

https://en.wikipedia.org/wiki/1986_Brit ... nook_crash

Estou impressionado com a má vontade que despertam os Super Puma/Cougar/Caracal da Airbus aqui em terras brasilis, chega ao ponto do pessoal preferir que se compre sucata de deserto ao invés de helicópteros novinhos fabricados e montados parcialmente aqui. Vamos com calma pessoal, caem Black Hawks as pencas todo ano no mundo inteiro e ninguém fica secando a Sikorsky. Já se tem uma grande suspeita que a causa da queda foi falha de montagem nas barras de suspensão da MGB, fadiga na coroa da planetária, não provocaria, em princípio, a separação do rotor e sim o desacoplamento da transmissão/motor com o rotor, o que daria a chance de pelo menos tentar efetuar uma auto rotação. Se lê uma quantidade de absurdos incríveis da torcida organizada Black Hawk espalhada pelos fóruns da vida, um exemplo é que os Super Pumas não foram projetados para uso militar e não possuem a robustez construtiva dos Blacks, não podendo suas MGB´s trabalharem sem óleo, por exemplo e blablabla. Pois bem, o que é isso aqui então???
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Olha o que acontece com as engrenagens indestrutíveis do S-92 quando trabalha 2 minutos sem óleo. O tão propagandeado teste de 30 minutos a seco, quando posto em prática para certificação civil em 2002, não passou de 11 minutos. Quero ver qual vai ser a desculpa quando ou se os venerados Sikorsky também começarem a despencar como pedregulhos, pq tem muitos dos propagados "defeitos" dos Airbus, senão vejamos:
Engrenagens que não aguentam trabalhar 30 min sem óleo. Confere.
Bomba de óleo reserva acionada pelas mesmas engrenagens da principal. Confere.
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Peças que sofrem de fadiga e precisam ser trocadas e até reprojetadas. Confere.
Do jeito que as nossas FA's voam, é bem provável que nenhum destes defeitos se manifeste, já no Off Shore a história é outra... ainda bem que não preciso voar em nenhuma dessas bombas.
O problema do S-92 existiu, mas a Sikorsky foi lá, gastou o que tinha que gastar e resolveu o problema em definitivo. Já a Airbus, esta prefere investir em luzinhas coloridas e remendos paliativos num desenho de MGB que é documentadamente deficiente. Pois é justamente ai que vemos o porque de hoje o S-92 ser a referencia no Offshore, e o H-225 estar sendo execrado pelo mercado, inclusive com um abaixo assinado com mais de 30.000 assinaturas de petroleiros pedindo para que seja banido do Offshore na Europa.




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