Olá Gabriel,gabriel219 escreveu:Quem em sã consciência projeta uma viatura com porta frontal, a parte mais exposta de uma viatura?
FC, essa modernização também é gasto de dinheiro as sem grandes ganhos. Esse é o problema, o 1A5 continuará vulnerável a disparo de qualquer coisa acima de 100 mm. Essa blindagem expansiva é mais para suportar disparos de RPG há uma boa distância. O 1A5 não tem muito o que fazer, melhor deixar como estar. Por isso sempre fui e continuo sendo á favor de, na época, ter adquirido o 2A4.
Abs
Eu não chamaria de modernização, acho que a palavra mais adequada é atualização. No presente momento, os Leo1A5 do EB tem em torno de 35/40 anos de idade, e em sua maior parte, a logística deste veículos está descontinuada tanto no que diz respeito a Alemanha quanto aqui, sendo o seu suporte totalmente dependente do apoio alemão ao carro. E com muitas limitações de uso, até onde pude saber, mesmo com a KMW em Santa Maria.
O que podemos fazer com estes veículos vai depender essencialmente do como o EB pretende dar continuidade ao seu projeto de um novo CC; se nacional ou não, para mim nada difere.
De qualquer formar, na minha visão, estes veículos irão precisar de um "MLU" no curto prazo nem que seja para trocar itens que a industria local possa propor ou que sejam mais atuais e disponíveis no mercado. Como eu disse antes, eles só serão bons para nós se a relação custo x benefício continuar boa também. Para isso entendo que não se precise gastar em cada CC 1 ou 2 milhões de dólares. Uma atualização bem feita pode ser realizada ainda dentro da casa das centenas de dólar. Mas para isso temos que saber primeiro o que vai ser desse novo projeto de CC do exército.
Quanto mais ele demorar para ser definido, maior e mais cara vai ficar uma possível atualização dos Leo 1A5. E se nada for decidido no curto/médio prazo, o que poderia ser uma simples atualização, terá, aí sim, de virar uma modernização. Neste sentido, a foto do veículo acima ganharia relevância em termos de futuro para a nossa força blda.
ps: é sempre bom lembrar que atualizações podem ser feitas ao longo do processo de revisão/manutenção geral dos CC's, dissipando custos e amenizando o investimento, que pode ser feito em um prazo maior. Já uma modernização não teria tais vantagens. Pelo contrário. Custa mais, demora mais, e os resultados nem sempre são os melhores.
abs.