Obrigadão amigo LeandroLeandroGCard escreveu:Olá JL,JL escreveu:O que você pensa sobre a utilização de canhões anti aéreos de maior calibre em termos de defesa em conjunto com mísseis, estou me referindo a armas como os canhões navais Oto Melara de 76 mm ou o Bofors de 57 mm, montados em veículo auto propulsado, tipo caminhão pesado.
Eles tem alcance e teto maiores do que as armas de 35 mm e 40 mm as suas munições são muito mais baratas que um míssil mais simples como um Roland ou Cotrale, dai pode se atirar com mais facilidade contra alvos decoys preservando os mísseis, atiram rápido podem realizar barragens contra alvos ingressando. Tem efeito psicológico, afinal bombas explodindo a sua volta indicam que estão atirando. Seus projéteis não são afetados por ECM, mas também não são guiados.
Não sei quanto custaria, talvez seja uma ideia retrô. Mas seria uma preocupação a mais para o adversário.
Em princípio eu gosto da ideia dos canhões de calibre intermediário, entre 40 e 76mm, para uso antiaéreo, com munição equipada com espoletas de proximidade. Mais até do que a de canhões leves de 20 a 35mm, mesmo com munição AHEAD. Equipados com bons sistemas de mira automática radar ou ótica eles podem ser armas bastante eficazes contra munições guiadas, principalmente mísseis e bombas planadoras, e são tão eficientes contra aeronaves quanto os Manpads.
O problema maior está no seu custo, pois a munição é barata mas canhões médios de tiro rápido, orientação automática e alta velocidade de rotação e elevação não são. E devido ao curto alcance podem cobrir apenas áreas muito pequenas. Mas para a proteção de alvos como radares, pistas de pouso e centros de comando acredito que sejam sim um complemento bastante adequado para os mísseis, talvez até dispensando o uso dos mísseis de curto alcance em certos casos.
Leandro G. Card
P.S.: Existem desenvolvimentos visando criar projéteis guiados AAe para canhões de maior calibre, entre 90 e 127mm. Se tiverem bom termo pode ser uma solução interessante também, devido ao maior alcance e poder destrutivo dos projéteis. Mas neste caso acho que a maior aplicação será em navios, que já contam com canhões automáticos deste calibre. Para uso em terra acho que ficaria proibitivo.
Dentro do tópico AAA mas focando em termos genéricos, vou colocar três links para matérias interessantes sobre improvisação. Um site bem interessante, tem muito material que os leitores poderão se interessar. Vamos ao ditado "Quem não tem cão caça com gato":
1 The Islamic State going DIY, 122mm D-30 howitzers used as anti-aircraft guns
http://spioenkop.blogspot.com.br/2016/0 ... -d-30.html
2 The Islamic State going DIY, R-40 air-to-air missiles used as SAMs?
http://spioenkop.blogspot.com.br/2016/0 ... ir-to.html
E por fim dentro do que você comentou sobre Manpads
3 North Korean HT-16PGJ MANPADS in Syria
http://spioenkop.blogspot.com.br/2016/0 ... syria.html