Clermont escreveu:Marechal-do-ar escreveu:E não sou eu, forista que usa como nick uma patente em desuso, que disse que falta espaço interno, é um militar do EB que está testando o veículo, ou seja, o EB planejou, solicitou, testou e notou que não tem tanto espaço quanto gostariam, em algum ponto houve uma falha, podiam, por exemplo, ter solicitado mais espaço na fase de concepção do veículo.
Isso mesmo. Se tal declaração fosse uma simples suposição vinda de algum adolescente entusiasta de assuntos bélicos, seria considerada inconseqüente. Mas ela é oriunda de um profissional das armas, gabaritado, sendo assim, tem de ser levada à sério.
Outra coisa, não entendo esse argumento de que os cavalarianos também colocam mochilas fora do "Urutu" como supostamente validando o mesmo fato com o "Guarani". Ora, o "Urutu" é um projeto do final dos anos 1960 e o "Guarani" um projeto do começo do século XXI. Então, o que era bom para o "Urutu" não devia ser considerado bom para o "Guarani".
[justificar]Tigrada, não me levem a mal mas está ficando difícil de debater neste tópico. Por exemplo, alguém pode me apresentar
UM ÚNICO modelo de APC com "porta malas" interno, capaz de levar 11 mochilões (afinal, Motorista e Atirador também têm suas necessidades) e ainda deixar espaço confortável e trânsito fácil e rápido - embarque/desembarque/reembarque - para a Tropa embarcada? Notem, não é birra, apenas não compreendo como se possa achar alguma equivalência entre um mochilão + seu conteúdo x vidas humanas. Não tem como...
Mudando de assunto, não vi contradição alguma entre o que havia dito meses e mesmo anos atrás sobre o Guarani ser - para mim - idealmente 8x8 mas com praticamente as mesmas dimensões atuais. O que eu não sabia até recentemente (e postei o link para excelente texto no Site do Prof Expedito Carlos Stephani Bastos - ECSB Defesa) era das brochuras apresentando o SuperAV na LAAD 2009: olhem o 6x6 e me digam se já não o viram em algum lugar, só que com outro nome. O que mais me chamou a atenção, entanto - e me desencantou sobre alterações no projeto supostamente de propriedade do EB - foi precisamente o desenho lateral: há depósitos (combustível?) e até o radiador se projetando entre as rodas, o que criaria um caríssimo reprojeto visando mudar essas coisas de lugar para instalar o quarto eixo. Seria um sonho, um Stryker BR
MUITO melhor do que o Stryker US! Mas lembro também de, teeeeempos atrás, e aqui neste tópico mesmo, ter me dado ao trabalho de mostrar vistas laterais dos citados Guarani e Stryker, além do LAV e até Urutu, PROVANDO o que dizia.
Por fim, não tenho nem tive a menor intenção de menosprezar os inestimáveis conhecimentos que Mestres como o Elígio véio nos transmitem (PUTZ, achem em qualquer Site de Defesa alguma info sobre os problemas de Mntç da planta motriz Italiana do Guarani: necas, só no post dele! Aliás, dei tão "pouco" valor à info que imediatamente me lembrei de uma "queda de braço" entre o EB e a IVECO, ainda durante o desenvolvimento da VBTP/MR, querendo aquele usar planta motriz de fabricação nacional, já conhecida e testada, e os Italianos insistindo na atual. Ganharam! Hoje é o Mestre Elígio que está pagando o pato), nem os do Mestre Bacchi ou outro Mestre, o ABULDOG74. Querem saber como vejo estes 3 expoentes?
BACCHI - Com tantos anos de Engesa no lombo (e isso implica no Urutu) e Engenheiro, no mínimo sabe muito mas MUITO mais do que um diletante como eu sobre o que é e para que serve um APC.
ELÍGIO - Especialista em Mntç, atualmente trabalhando com o Guarani. Não dou nem para a saída em comparação e,. por óbvio, não vou sair debatendo só de TROLAGEM, o que ele escrever sobre a mecânica do Guarani é LEI para mim.
ABULDOG74 - FN (logo, PRO) que usualmente opera embarcado em APC, tendo vários posts FANTÁSTICOS, principalmente sobre a "Cisma dos Mochilões".
Todos os 3 têm posts pra lá de memoráveis aqui. Como uso isso? Junto tudo o que aprendo com eles e, sempre que possível, comparo ao que eu mesmo vivenciei tanto a bordo do Guarani em QT quanto fazendo
walkaround, entrando, saindo, andando por cima e, principalmente, crivando o Cap Cav que me instruía (e a Tropa que embarcou comigo) de perguntas. Estou longe de saber TUDO mas, creio eu, igualmente longe de saber NADA. Na verdade, e com a ajuda dos citados - e outros que agora não lembro - a tendência é eu saber cada vez MAIS!
Obrigado pela atenção, e repito: não venho aqui para TROLAR ninguém, sou realmente muito interessado em Bldos e, do mesmo modo que o Clermont véio, quero APRENDER, tri? Se acho que sei algo e alguém pergunta, tento ajudar; se eu estiver errado, não faltará Mestre que me corrija.[/justificar]