O Bolovo perdeu o foco, mas sim, existe, a própria IVECO fabrica...gabriel219 escreveu:Existe algo assim no mercado internacional?
EDIT/ATUALIZ - IVECO VBTP-MR Guarani
Moderadores: J.Ricardo, Conselho de Moderação
-
- Sênior
- Mensagens: 8789
- Registrado em: Qua Set 10, 2003 8:28 pm
- Agradeceu: 1 vez
- Agradeceram: 419 vezes
Re: EDIT/ATUALIZ - IVECO VBTP-MR Guarani
"Quando um rico rouba, vira ministro" (Lula, 1988)
- gabriel219
- Sênior
- Mensagens: 14018
- Registrado em: Qui Abr 18, 2013 9:03 am
- Agradeceu: 778 vezes
- Agradeceram: 2441 vezes
Re: EDIT/ATUALIZ - IVECO VBTP-MR Guarani
Está falando do SuperAV? O Havoc, variante dele em testes para o USMC substituir os LAV-25 tem menor espaço interno que o original para melhor proteção contra IED (assoalho preso no teto, o que diminui muito o espaço interno).Marechal-do-ar escreveu:O Bolovo perdeu o foco, mas sim, existe, a própria IVECO fabrica...gabriel219 escreveu:Existe algo assim no mercado internacional?
Lembrando que boa parte do Guarani teve de inspiração o SuperAV.
Abs
-
- Sênior
- Mensagens: 8789
- Registrado em: Qua Set 10, 2003 8:28 pm
- Agradeceu: 1 vez
- Agradeceram: 419 vezes
Re: EDIT/ATUALIZ - IVECO VBTP-MR Guarani
Mas, mesmo o Havoc tem mais espaço interno que o Guarani, o que estou querendo dizer é que não é uma escolha entre proteção e espaço interno, mas de definir bem o espaço interno necessário para dimensionar o veículo de acordo, essa questão do espaço interno no Guarani não existiria se ele fosse 1 metro mais longo.
"Quando um rico rouba, vira ministro" (Lula, 1988)
- gabriel219
- Sênior
- Mensagens: 14018
- Registrado em: Qui Abr 18, 2013 9:03 am
- Agradeceu: 778 vezes
- Agradeceram: 2441 vezes
Re: EDIT/ATUALIZ - IVECO VBTP-MR Guarani
Mas o Havoc é maior e mais largo que o Guarani. Não é só colocar mais um eixo, é alongar o Guarani.
É como eu disse, conservadorismo. Lembro ainda que o Urutu III, como era chamado o Guarani em seu projeto conceitual, era 8x8 e quiseram mudar...
Abs
É como eu disse, conservadorismo. Lembro ainda que o Urutu III, como era chamado o Guarani em seu projeto conceitual, era 8x8 e quiseram mudar...
Abs
- FCarvalho
- Sênior
- Mensagens: 38816
- Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
- Localização: Manaus
- Agradeceu: 5955 vezes
- Agradeceram: 3352 vezes
Re: EDIT/ATUALIZ - IVECO VBTP-MR Guarani
Talvez, no final de contas, o EB tenha que abrir mão deste conservadorismo e rigorismo impositivos que tem em seus projetos para se render a lógica da realidade. Ou seja, um VBTP Gurani 8x8 no futuro.
Na verdade acho até que esta será uma evolução natural do projeto. Mas não agora, não agora.
abs.
Na verdade acho até que esta será uma evolução natural do projeto. Mas não agora, não agora.
abs.
Carpe Diem
- Wingate
- Sênior
- Mensagens: 5130
- Registrado em: Sex Mai 05, 2006 10:16 am
- Localização: Crato/CE
- Agradeceu: 819 vezes
- Agradeceram: 239 vezes
Re: EDIT/ATUALIZ - IVECO VBTP-MR Guarani
Sem qualquer intenção de ironia, não seria mais fácil (e mais barato) tentar "adaptar o tamanho da mochila e os apetrechos" ao espaço do veículo do que modificar o veículo para acomodar toda a tralha?
Desculpem-me pela pergunta de leigo....
Wingate
Desculpem-me pela pergunta de leigo....
Wingate
- Clermont
- Sênior
- Mensagens: 8842
- Registrado em: Sáb Abr 26, 2003 11:16 pm
- Agradeceu: 632 vezes
- Agradeceram: 644 vezes
Re: EDIT/ATUALIZ - IVECO VBTP-MR Guarani
Mais uma pergunta de leigo: quanto custa um "Guarani" 6x6? E quanto custaria um "Guarani" 8x8, proporcionalmente? Isto é, se um 6x6 custa, digamos, 1 mil merrecas, quanto seria um 8x8?FCarvalho escreveu:Talvez, no final de contas, o EB tenha que abrir mão deste conservadorismo e rigorismo impositivos que tem em seus projetos para se render a lógica da realidade. Ou seja, um VBTP Gurani 8x8 no futuro.
1.500 merrecas? Ou 2 mil merrecas?
- Túlio
- Site Admin
- Mensagens: 62081
- Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
- Localização: Tramandaí, RS, Brasil
- Agradeceu: 6461 vezes
- Agradeceram: 6824 vezes
- Contato:
Re: EDIT/ATUALIZ - IVECO VBTP-MR Guarani
Clermont escreveu: Mais uma pergunta de leigo: quanto custa um "Guarani" 6x6? E quanto custaria um "Guarani" 8x8, proporcionalmente? Isto é, se um 6x6 custa, digamos, 1 mil merrecas, quanto seria um 8x8?
1.500 merrecas? Ou 2 mil merrecas?
Clermont véio, pela net se acha valores que, atualizados, ficam em torno de BRL 3 mi por unidade, talvez pouco acima. Sobre isso, achei um texto bem interessante (inclusive os comentários):
http://orkut.google.com/c210762-t11c8879b19254b0d.html
Para fazer um 8x8 (citado no link que apontei acima) sairia uma baba, não tem como converter simplesmente os 6x6 existentes, seria necessário um amplo, longo e caro reprojeto. Mais simples seria passar logo à aquisição da VTR na qual é baseado, ou seja, o SuperAV, que custa algo em torno de USD 2 a 2,5 mi.
Outro texto tri é do Professor Expedito (forista ECSB no DB), link abaixo:
http://www.ecsbdefesa.com.br/defesa/fts ... x6e8x8.pdf
“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”
P. Sullivan (Margin Call, 2011)
P. Sullivan (Margin Call, 2011)
- Túlio
- Site Admin
- Mensagens: 62081
- Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
- Localização: Tramandaí, RS, Brasil
- Agradeceu: 6461 vezes
- Agradeceram: 6824 vezes
- Contato:
Re: EDIT/ATUALIZ - IVECO VBTP-MR Guarani
gabriel219 escreveu: Está falando do SuperAV? O Havoc, variante dele em testes para o USMC substituir os LAV-25 tem menor espaço interno que o original para melhor proteção contra IED (assoalho preso no teto, o que diminui muito o espaço interno).
Lembrando que boa parte do Guarani teve de inspiração o SuperAV.
Abs
Nas verdade o Guarani ficou "pronto" tão rápido porque não é mais do que uma adaptação da versão 6x6 do SuperAV (notar que havia 3 versões desta VTR, uma delas o então chamado SuperAV APC 6X6, que atualmente é chamado, após algumas modificações, de...GUARANI.
“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”
P. Sullivan (Margin Call, 2011)
P. Sullivan (Margin Call, 2011)
- Clermont
- Sênior
- Mensagens: 8842
- Registrado em: Sáb Abr 26, 2003 11:16 pm
- Agradeceu: 632 vezes
- Agradeceram: 644 vezes
Re: EDIT/ATUALIZ - IVECO VBTP-MR Guarani
Valeu, Túlio.Túlio escreveu:Clermont véio, pela net se acha valores que, atualizados, ficam em torno de BRL 3 mi por unidade, talvez pouco acima. Sobre isso, achei um texto bem interessante (inclusive os comentários):
-
- Sênior
- Mensagens: 8789
- Registrado em: Qua Set 10, 2003 8:28 pm
- Agradeceu: 1 vez
- Agradeceram: 419 vezes
Re: EDIT/ATUALIZ - IVECO VBTP-MR Guarani
Calma ai Túlio, nas discussões sobre um possível Guarani 8x8 você sempre foi o primeiro a dizer sobre o custo de desenvolvimento, e agora diz que o Guarani é uma versão 6x6 do SuperAV? Se há custos em transformar um 6x6 em 8x8 também há custos em fazer o contrário, então, o 8x8 já exista, pagamos extra pelo 6x6? E pagaríamos de novo para reverter para 8x8?
"Quando um rico rouba, vira ministro" (Lula, 1988)
- gabriel219
- Sênior
- Mensagens: 14018
- Registrado em: Qui Abr 18, 2013 9:03 am
- Agradeceu: 778 vezes
- Agradeceram: 2441 vezes
- Reginaldo Bacchi
- Sênior
- Mensagens: 2434
- Registrado em: Sex Fev 01, 2008 9:46 am
- Localização: São Paulo, SP
- Agradeceu: 27 vezes
- Agradeceram: 272 vezes
Re: EDIT/ATUALIZ - IVECO VBTP-MR Guarani
Conforme foi dito pelo pessoal da IVECO, na reunião que eu e o Hélio Higuchi tivemos com os mesmos (para escrever nosso artigo sobre o Guarani), este é um projeto mais moderno que o do Superav, e inclue soluções que o Superav não tem.gabriel219 escreveu:Acho que ele quis dizer sobre converter os 6X6 em 8x8.
Abs
Bacchi
- FCarvalho
- Sênior
- Mensagens: 38816
- Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
- Localização: Manaus
- Agradeceu: 5955 vezes
- Agradeceram: 3352 vezes
Re: EDIT/ATUALIZ - IVECO VBTP-MR Guarani
Desculpem, mas, ninguém em sã consciência converte um bldo 6x6 em 8x8. É mais simples e lógico comprar ou desenvolver um 8 x 8 do mesmo.
Se o Guarani 6x6 anda na faixa dos RS 3 milhões, podemos supor que um 8 x 8 custe em torno de uns RS 4 a 5 milhões. Isto se falando em custos iniciais de produção, com os lotes de pré-produção e LED. Quando da linha instalada, e supondo que possam ser encomendados em maiores quantidades, por lotes subsequentes, talvez o preço final até se aproximasse do 6X6.
Ainda sou de opinião que um VBTP 8x8 Guarani seria a melhor opção para a cavalaria mec e blda, e deixa a inf mec com os 6X6. Isto também valeria para as versões VBR do bldo. Comercialmente isto seria muito bom para exportações e para o próprio EB que ganharia uns trocados com isso.
Mas o EB não trabalha nesta perspectiva. Trabalha com o que dá, com o que tem, e principalmente, com o que pode.
abs.
Se o Guarani 6x6 anda na faixa dos RS 3 milhões, podemos supor que um 8 x 8 custe em torno de uns RS 4 a 5 milhões. Isto se falando em custos iniciais de produção, com os lotes de pré-produção e LED. Quando da linha instalada, e supondo que possam ser encomendados em maiores quantidades, por lotes subsequentes, talvez o preço final até se aproximasse do 6X6.
Ainda sou de opinião que um VBTP 8x8 Guarani seria a melhor opção para a cavalaria mec e blda, e deixa a inf mec com os 6X6. Isto também valeria para as versões VBR do bldo. Comercialmente isto seria muito bom para exportações e para o próprio EB que ganharia uns trocados com isso.
Mas o EB não trabalha nesta perspectiva. Trabalha com o que dá, com o que tem, e principalmente, com o que pode.
abs.
Carpe Diem
- gabriel219
- Sênior
- Mensagens: 14018
- Registrado em: Qui Abr 18, 2013 9:03 am
- Agradeceu: 778 vezes
- Agradeceram: 2441 vezes
Re: EDIT/ATUALIZ - IVECO VBTP-MR Guarani
Também concordo com isso, mas ele teve uma certa inspiração do SuperAV. E isso não é algo ruim, pois colocaram no Guarani justamente soluções que se viram melhores que no SuperAV e considero o Guarani superior a ele e a muita coisa por ai no mundo e não é falta de espaço interno para carga que vai me fazer pensar diferente.Reginaldo Bacchi escreveu:Conforme foi dito pelo pessoal da IVECO, na reunião que eu e o Hélio Higuchi tivemos com os mesmos (para escrever nosso artigo sobre o Guarani), este é um projeto mais moderno que o do Superav, e inclue soluções que o Superav não tem.gabriel219 escreveu:Acho que ele quis dizer sobre converter os 6X6 em 8x8.
Abs
Bacchi
Disse e reitero, se pra ser VBTP tem que carregar muita carga, fecha a fábrica e compra caminhões.
Ou poderíamos ter feito em 8X8, mais longo, mas lembremos do Boxer e de outros 8x8 que tem menor proteção que o Guarani e ainda menos espaço (não estou falando do Boxer), mas ainda assim são usados e muito bem pelos seus respectivos países.
Abs