O Bolovo perdeu o foco, mas sim, existe, a própria IVECO fabrica...gabriel219 escreveu:Existe algo assim no mercado internacional?
EDIT/ATUALIZ - IVECO VBTP-MR Guarani
Moderadores: J.Ricardo, Conselho de Moderação
-
- Sênior
- Mensagens: 8789
- Registrado em: Qua Set 10, 2003 8:28 pm
- Agradeceu: 1 vez
- Agradeceram: 419 vezes
Re: EDIT/ATUALIZ - IVECO VBTP-MR Guarani
"Quando um rico rouba, vira ministro" (Lula, 1988)
- gabriel219
- Sênior
- Mensagens: 14018
- Registrado em: Qui Abr 18, 2013 9:03 am
- Agradeceu: 778 vezes
- Agradeceram: 2441 vezes
Re: EDIT/ATUALIZ - IVECO VBTP-MR Guarani
Está falando do SuperAV? O Havoc, variante dele em testes para o USMC substituir os LAV-25 tem menor espaço interno que o original para melhor proteção contra IED (assoalho preso no teto, o que diminui muito o espaço interno).Marechal-do-ar escreveu:O Bolovo perdeu o foco, mas sim, existe, a própria IVECO fabrica...gabriel219 escreveu:Existe algo assim no mercado internacional?
Lembrando que boa parte do Guarani teve de inspiração o SuperAV.
Abs
-
- Sênior
- Mensagens: 8789
- Registrado em: Qua Set 10, 2003 8:28 pm
- Agradeceu: 1 vez
- Agradeceram: 419 vezes
Re: EDIT/ATUALIZ - IVECO VBTP-MR Guarani
Mas, mesmo o Havoc tem mais espaço interno que o Guarani, o que estou querendo dizer é que não é uma escolha entre proteção e espaço interno, mas de definir bem o espaço interno necessário para dimensionar o veículo de acordo, essa questão do espaço interno no Guarani não existiria se ele fosse 1 metro mais longo.
"Quando um rico rouba, vira ministro" (Lula, 1988)
- gabriel219
- Sênior
- Mensagens: 14018
- Registrado em: Qui Abr 18, 2013 9:03 am
- Agradeceu: 778 vezes
- Agradeceram: 2441 vezes
Re: EDIT/ATUALIZ - IVECO VBTP-MR Guarani
Mas o Havoc é maior e mais largo que o Guarani. Não é só colocar mais um eixo, é alongar o Guarani.
É como eu disse, conservadorismo. Lembro ainda que o Urutu III, como era chamado o Guarani em seu projeto conceitual, era 8x8 e quiseram mudar...
Abs
É como eu disse, conservadorismo. Lembro ainda que o Urutu III, como era chamado o Guarani em seu projeto conceitual, era 8x8 e quiseram mudar...
Abs
- FCarvalho
- Sênior
- Mensagens: 38816
- Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
- Localização: Manaus
- Agradeceu: 5955 vezes
- Agradeceram: 3352 vezes
Re: EDIT/ATUALIZ - IVECO VBTP-MR Guarani
Talvez, no final de contas, o EB tenha que abrir mão deste conservadorismo e rigorismo impositivos que tem em seus projetos para se render a lógica da realidade. Ou seja, um VBTP Gurani 8x8 no futuro.
![http://www.oxygino.com/site/wp-content/uploads/2010/12/Oxygino_IVECO_VBTP-MR-8x8_30mm.jpg](http://www.oxygino.com/site/wp-content/uploads/2010/12/Oxygino_IVECO_VBTP-MR-8x8_30mm.jpg)
Na verdade acho até que esta será uma evolução natural do projeto. Mas não agora, não agora.
abs.
![http://www.oxygino.com/site/wp-content/uploads/2010/12/Oxygino_IVECO_VBTP-MR-8x8_30mm.jpg](http://www.oxygino.com/site/wp-content/uploads/2010/12/Oxygino_IVECO_VBTP-MR-8x8_30mm.jpg)
Na verdade acho até que esta será uma evolução natural do projeto. Mas não agora, não agora.
abs.
Carpe Diem
- Wingate
- Sênior
- Mensagens: 5130
- Registrado em: Sex Mai 05, 2006 10:16 am
- Localização: Crato/CE
- Agradeceu: 819 vezes
- Agradeceram: 239 vezes
Re: EDIT/ATUALIZ - IVECO VBTP-MR Guarani
Sem qualquer intenção de ironia, não seria mais fácil (e mais barato) tentar "adaptar o tamanho da mochila e os apetrechos" ao espaço do veículo do que modificar o veículo para acomodar toda a tralha?
Desculpem-me pela pergunta de leigo....
Wingate
Desculpem-me pela pergunta de leigo....
Wingate
- Clermont
- Sênior
- Mensagens: 8842
- Registrado em: Sáb Abr 26, 2003 11:16 pm
- Agradeceu: 632 vezes
- Agradeceram: 644 vezes
Re: EDIT/ATUALIZ - IVECO VBTP-MR Guarani
Mais uma pergunta de leigo: quanto custa um "Guarani" 6x6? E quanto custaria um "Guarani" 8x8, proporcionalmente? Isto é, se um 6x6 custa, digamos, 1 mil merrecas, quanto seria um 8x8?FCarvalho escreveu:Talvez, no final de contas, o EB tenha que abrir mão deste conservadorismo e rigorismo impositivos que tem em seus projetos para se render a lógica da realidade. Ou seja, um VBTP Gurani 8x8 no futuro.
1.500 merrecas? Ou 2 mil merrecas?
- Túlio
- Site Admin
- Mensagens: 62081
- Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
- Localização: Tramandaí, RS, Brasil
- Agradeceu: 6461 vezes
- Agradeceram: 6824 vezes
- Contato:
Re: EDIT/ATUALIZ - IVECO VBTP-MR Guarani
Clermont escreveu: Mais uma pergunta de leigo: quanto custa um "Guarani" 6x6? E quanto custaria um "Guarani" 8x8, proporcionalmente? Isto é, se um 6x6 custa, digamos, 1 mil merrecas, quanto seria um 8x8?
1.500 merrecas? Ou 2 mil merrecas?
Clermont véio, pela net se acha valores que, atualizados, ficam em torno de BRL 3 mi por unidade, talvez pouco acima. Sobre isso, achei um texto bem interessante (inclusive os comentários):
http://orkut.google.com/c210762-t11c8879b19254b0d.html
Para fazer um 8x8 (citado no link que apontei acima) sairia uma baba, não tem como converter simplesmente os 6x6 existentes, seria necessário um amplo, longo e caro reprojeto. Mais simples seria passar logo à aquisição da VTR na qual é baseado, ou seja, o SuperAV, que custa algo em torno de USD 2 a 2,5 mi.
Outro texto tri é do Professor Expedito (forista ECSB no DB), link abaixo:
http://www.ecsbdefesa.com.br/defesa/fts ... x6e8x8.pdf
“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”
P. Sullivan (Margin Call, 2011)
P. Sullivan (Margin Call, 2011)
- Túlio
- Site Admin
- Mensagens: 62081
- Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
- Localização: Tramandaí, RS, Brasil
- Agradeceu: 6461 vezes
- Agradeceram: 6824 vezes
- Contato:
Re: EDIT/ATUALIZ - IVECO VBTP-MR Guarani
gabriel219 escreveu: Está falando do SuperAV? O Havoc, variante dele em testes para o USMC substituir os LAV-25 tem menor espaço interno que o original para melhor proteção contra IED (assoalho preso no teto, o que diminui muito o espaço interno).
Lembrando que boa parte do Guarani teve de inspiração o SuperAV.
Abs
Nas verdade o Guarani ficou "pronto" tão rápido porque não é mais do que uma adaptação da versão 6x6 do SuperAV (notar que havia 3 versões desta VTR, uma delas o então chamado SuperAV APC 6X6, que atualmente é chamado, após algumas modificações, de...GUARANI.
“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”
P. Sullivan (Margin Call, 2011)
P. Sullivan (Margin Call, 2011)
- Clermont
- Sênior
- Mensagens: 8842
- Registrado em: Sáb Abr 26, 2003 11:16 pm
- Agradeceu: 632 vezes
- Agradeceram: 644 vezes
Re: EDIT/ATUALIZ - IVECO VBTP-MR Guarani
Valeu, Túlio.Túlio escreveu:Clermont véio, pela net se acha valores que, atualizados, ficam em torno de BRL 3 mi por unidade, talvez pouco acima. Sobre isso, achei um texto bem interessante (inclusive os comentários):
-
- Sênior
- Mensagens: 8789
- Registrado em: Qua Set 10, 2003 8:28 pm
- Agradeceu: 1 vez
- Agradeceram: 419 vezes
Re: EDIT/ATUALIZ - IVECO VBTP-MR Guarani
Calma ai Túlio, nas discussões sobre um possível Guarani 8x8 você sempre foi o primeiro a dizer sobre o custo de desenvolvimento, e agora diz que o Guarani é uma versão 6x6 do SuperAV? Se há custos em transformar um 6x6 em 8x8 também há custos em fazer o contrário, então, o 8x8 já exista, pagamos extra pelo 6x6? E pagaríamos de novo para reverter para 8x8?
"Quando um rico rouba, vira ministro" (Lula, 1988)
- gabriel219
- Sênior
- Mensagens: 14018
- Registrado em: Qui Abr 18, 2013 9:03 am
- Agradeceu: 778 vezes
- Agradeceram: 2441 vezes
- Reginaldo Bacchi
- Sênior
- Mensagens: 2434
- Registrado em: Sex Fev 01, 2008 9:46 am
- Localização: São Paulo, SP
- Agradeceu: 27 vezes
- Agradeceram: 272 vezes
Re: EDIT/ATUALIZ - IVECO VBTP-MR Guarani
Conforme foi dito pelo pessoal da IVECO, na reunião que eu e o Hélio Higuchi tivemos com os mesmos (para escrever nosso artigo sobre o Guarani), este é um projeto mais moderno que o do Superav, e inclue soluções que o Superav não tem.gabriel219 escreveu:Acho que ele quis dizer sobre converter os 6X6 em 8x8.
Abs
Bacchi
- FCarvalho
- Sênior
- Mensagens: 38816
- Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
- Localização: Manaus
- Agradeceu: 5955 vezes
- Agradeceram: 3352 vezes
Re: EDIT/ATUALIZ - IVECO VBTP-MR Guarani
Desculpem, mas, ninguém em sã consciência converte um bldo 6x6 em 8x8. É mais simples e lógico comprar ou desenvolver um 8 x 8 do mesmo.
Se o Guarani 6x6 anda na faixa dos RS 3 milhões, podemos supor que um 8 x 8 custe em torno de uns RS 4 a 5 milhões. Isto se falando em custos iniciais de produção, com os lotes de pré-produção e LED. Quando da linha instalada, e supondo que possam ser encomendados em maiores quantidades, por lotes subsequentes, talvez o preço final até se aproximasse do 6X6.
Ainda sou de opinião que um VBTP 8x8 Guarani seria a melhor opção para a cavalaria mec e blda, e deixa a inf mec com os 6X6. Isto também valeria para as versões VBR do bldo. Comercialmente isto seria muito bom para exportações e para o próprio EB que ganharia uns trocados com isso.
Mas o EB não trabalha nesta perspectiva. Trabalha com o que dá, com o que tem, e principalmente, com o que pode.
abs.
Se o Guarani 6x6 anda na faixa dos RS 3 milhões, podemos supor que um 8 x 8 custe em torno de uns RS 4 a 5 milhões. Isto se falando em custos iniciais de produção, com os lotes de pré-produção e LED. Quando da linha instalada, e supondo que possam ser encomendados em maiores quantidades, por lotes subsequentes, talvez o preço final até se aproximasse do 6X6.
Ainda sou de opinião que um VBTP 8x8 Guarani seria a melhor opção para a cavalaria mec e blda, e deixa a inf mec com os 6X6. Isto também valeria para as versões VBR do bldo. Comercialmente isto seria muito bom para exportações e para o próprio EB que ganharia uns trocados com isso.
Mas o EB não trabalha nesta perspectiva. Trabalha com o que dá, com o que tem, e principalmente, com o que pode.
abs.
Carpe Diem
- gabriel219
- Sênior
- Mensagens: 14018
- Registrado em: Qui Abr 18, 2013 9:03 am
- Agradeceu: 778 vezes
- Agradeceram: 2441 vezes
Re: EDIT/ATUALIZ - IVECO VBTP-MR Guarani
Também concordo com isso, mas ele teve uma certa inspiração do SuperAV. E isso não é algo ruim, pois colocaram no Guarani justamente soluções que se viram melhores que no SuperAV e considero o Guarani superior a ele e a muita coisa por ai no mundo e não é falta de espaço interno para carga que vai me fazer pensar diferente.Reginaldo Bacchi escreveu:Conforme foi dito pelo pessoal da IVECO, na reunião que eu e o Hélio Higuchi tivemos com os mesmos (para escrever nosso artigo sobre o Guarani), este é um projeto mais moderno que o do Superav, e inclue soluções que o Superav não tem.gabriel219 escreveu:Acho que ele quis dizer sobre converter os 6X6 em 8x8.
Abs
Bacchi
Disse e reitero, se pra ser VBTP tem que carregar muita carga, fecha a fábrica e compra caminhões.
Ou poderíamos ter feito em 8X8, mais longo, mas lembremos do Boxer e de outros 8x8 que tem menor proteção que o Guarani e ainda menos espaço (não estou falando do Boxer), mas ainda assim são usados e muito bem pelos seus respectivos países.
Abs