EDUCAÇÃO

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J.Ricardo
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Re: EDUCAÇÃO

#676 Mensagem por J.Ricardo » Ter Abr 19, 2016 4:21 pm

Já coloquei muito dinheiro do bolso pra minha esposa aplicar provas, tonner, papel, tempo, internet, tudo de casa, pra aquele bando de bosta entregar as provas igual a bunda deles.

Pra mim, desde a época que sai da escola ela só regrediu, esse negócio de aprovação automática foi feita na época pra agradar o FMI, esse tal de construtivismo só funciona com muito investimento, temos que voltar pro bom feijão com arroz antes de querer dar picanha queimada e fria...




Não temais ímpias falanges,
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Re: EDUCAÇÃO

#677 Mensagem por Wingate » Ter Abr 19, 2016 4:29 pm

E pensar que os professores de antigamente dispunham apenas de uma cartilha, tabuada, gravuras Melhoramentos (fornecidas pela escola) para composições e descrições, livro de leitura a partir do segundo ano que não mudava (passava de irmão para irmão) e as pessoas "tiravam o diploma" no quarto ano primário, sabendo ler e escrever e capazes de executar as quatro operações na aritmética (matemática era só no ginásio).

Hoje, com computadores e tantos recursos, forma-se bandos de incapazes.

Wingate


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Re: EDUCAÇÃO

#678 Mensagem por J.Ricardo » Ter Abr 19, 2016 4:55 pm

Perfeito Wingate




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Re: EDUCAÇÃO

#679 Mensagem por felipexion » Ter Abr 19, 2016 5:26 pm

Falando em aprovação automática, eu lembrei do caso recente na universidade que sou professor:
Na UFRB os cursos de saúde e exatas são por ciclo. Você faz o primeiro ciclo com todas as disciplinas básicas e depois faz uma segunda seleção para a sua terminalidade.
Aqui são 30 vagas de medicina com 100 alunos entrando por semestre no primeiro ciclo. Os alunos de duas turmas fecharam o campus exigindo a abertura de 100 vagas de medicina por semestre. Ou seja, quem entrou passa automaticamente para medicina sem seleção. A justificativa deles: A realização de um sonho. A UFRB estaria matando o sonho de 70 alunos e por isso todos deveriam passar. E ainda exigem que os professores diminuam o nível de cobranças porque eles estariam estressados e doentes com tantas demandas.
É essa a realidade da educação brasileira. Querem tudo dado com facilidades.




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Re: EDUCAÇÃO

#680 Mensagem por joaolx » Ter Abr 19, 2016 5:37 pm

felipexion escreveu:Falando em aprovação automática, eu lembrei do caso recente na universidade que sou professor:
Na UFRB os cursos de saúde e exatas são por ciclo. Você faz o primeiro ciclo com todas as disciplinas básicas e depois faz uma segunda seleção para a sua terminalidade.
Aqui são 30 vagas de medicina com 100 alunos entrando por semestre no primeiro ciclo. Os alunos de duas turmas fecharam o campus exigindo a abertura de 100 vagas de medicina por semestre. Ou seja, quem entrou passa automaticamente para medicina sem seleção. A justificativa deles: A realização de um sonho. A UFRB estaria matando o sonho de 70 alunos e por isso todos deveriam passar. E ainda exigem que os professores diminuam o nível de cobranças porque eles estariam estressados e doentes com tantas demandas.
É essa a realidade da educação brasileira. Querem tudo dado com facilidades.
Até te digo que estás a ser simpático na tua critica :roll:




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Re: EDUCAÇÃO

#681 Mensagem por Wingate » Ter Abr 19, 2016 6:49 pm

Na minha modesta (e inútil) opinião foi um tremendo erro o Brasil ter adotado o sistema de "emendar" os antigos primário e ginasial em um só período.

Havia uma motivação em se terminar o primário (quatro a cinco anos) para poder alcançar o "diploma" e preparar-se para o ginasial, onde seriam estudadas matérias mais avançadas incluindo um (ou mais, dependendo da escola) idioma estrangeiro.

Era um verdadeiro "rito de passagem" onde se separavam aqueles que queriam mesmo prosseguir nos estudos e os outros que pretendiam "aprender um ofício" e seguirem suas vidas. Porém, como já foi dito antes, o primário capacitava o indivíduo na leitura, interpretação e compreensão de textos e as quatro operações aritméticas básicas que o habilitavam a um curso profissionalizante.

Hoje, desfrutando de um ensino medíocre, o estudante vai capengando pelos anos e, se não for persistente e focado, muitas vezes abandona a escola no caminho, sem ter concluído coisa alguma.

E vida segue...

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Re: EDUCAÇÃO

#682 Mensagem por EduClau » Sex Mai 13, 2016 7:11 am

Estudantes expulsam alunos de ocupação e retomam Etec de SP

Após ser ocupada durante o protesto por melhorias na merenda, a Etec Professor Basilides de Godoy, na Vila Leopoldina, na Zona Oeste de São Paulo, a escola foi retomada por estudantes que querem voltar a estudar. A Etec estava ocupada desde o dia 3 de maio.

Na noite desta quinta-feira (12), por volta das 19h, pais, alunos e funcionários entraram na Etec para expulsar os estudantes da ocupação.

Segundo os novos ocupantes, cerca de 200 pessoas, não houve confusão na retomada do prédio. De acordo com eles, os móveis estavam revirados, computadores danificados e o prédio bagunçado. No portão, havia faixas e pneus espalhados.

Os novos ocupantes querem que as aulas sejam retomadas na próxima segunda-feira (16) e iniciam um mutirão neste sábado (14) para limpeza.

sds.




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Re: EDUCAÇÃO

#683 Mensagem por Clermont » Qua Mai 25, 2016 8:24 pm





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Re: EDUCAÇÃO

#684 Mensagem por Bolovo » Qua Mai 25, 2016 9:14 pm

CPI da merenda aprovada na Alesp. Isso só aconteceu pela pressão dos secundaristas. Parabéns a eles.

http://g1.globo.com/sao-paulo/noticia/2 ... renda.html




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Re: EDUCAÇÃO

#685 Mensagem por Bolovo » Sáb Jun 04, 2016 11:47 pm

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...

Paulo Freire é o terceiro pensador mais citado em trabalhos pelo mundo

Beatriz Montesanti
4 Jun 2016 (atualizado 04/Jun 02h46)

De acordo com o Google Scholar, ‘Pedagogia do Oprimido’ é uma referência constante em estudos na área de humanas

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"Pedagogia do Oprimido” (1968), principal obra do pedagogo pernambucano Paulo Freire, é a terceira mais citada em trabalhos da área de humanas, segundo um levantamento feito no Google Scholar - ferramenta de pesquisa dedicada à literatura acadêmica.

O professor associado da London School of Economics, Elliott Green, analisou as obras mais citadas em trabalhos disponíveis na ferramenta, criada em 2004, que é desde então uma referência crescente para pesquisas, graças a sua acessibilidade.

Segundo ela, Freire é citado 72.359 vezes, atrás do filósofo americano Thomas Kuhn (81.311) e do sociólogo, também americano, Everett Rogers (72.780). Ele é mais referido do que pensadores como Michel Foucault (60.700) e Karl Marx (40.237).

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Patrono da educação no Brasil, Paulo Freire é considerado um dos pensadores da pedagogia mais relevantes no mundo, com sua teoria sobre como aproximar o conteúdo acadêmico do universo dos estudantes, fazendo com que eles se apropriem da educação.

Na década de 1960, desenvolveu uma metodologia de alfabetização popular que ficou conhecida como Método Paulo Freire. Com ela, seu grupo de trabalho alfabetizou em 45 dias 300 cortadores de cana de Angicos, pequeno município no Rio Grande do Norte.

A experiência fez com que o governo brasileiro, então sob o comando de João Goulart, lançasse o Plano Nacional de Alfabetização, prevendo a formação em massa de educadores. Meses mais tarde, porém, o Golpe Militar pôs um fim ao plano e levou o educador ao exílio.

Enquanto reprimido no Brasil - sua teoria sobre educação e valores é ponto de controvérsia até hoje - o educador tornou-se referência internacional, influenciando metodologias educacionais em países tão distintos como os Estados Unidos e Kosovo.

A constatação de sua influência em pesquisas internacionais vem em um momento em que o Brasil, país de origem do pedagogo, vive um extenso debate sobre o que deve ser ensinado às crianças do país e como, com o processo de construção da Base Nacional Comum - um currículo unificado prevendo os conhecimentos essenciais que todos os estudantes, da creche ao ensino médio, devem ter acesso. A ideia é que o documento sirva de referência para professores e aproxime famílias da educação dos filhos.

Nexo




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Re: EDUCAÇÃO

#686 Mensagem por Algus » Dom Jun 05, 2016 9:48 am

Isso aí, Bolovo, é coisa de quem nunca leu sobre o cara. As pessoas criticam mais aquilo que desconhecem. É um grande sinal de que o nosso sistema educacional está falido.




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Re: EDUCAÇÃO

#687 Mensagem por Viktor Reznov » Dom Jun 05, 2016 8:55 pm

Paulo Freire é notório comunista, não é sem razão que foi exilado durante da ditadura. Nunca devia ter voltado.




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Re: EDUCAÇÃO

#688 Mensagem por Bolovo » Dom Jun 05, 2016 9:10 pm

Viktor Reznov escreveu:Paulo Freire é notório comunista, não é sem razão que foi exilado durante da ditadura. Nunca devia ter voltado.
Como ser exilado pela paranoica ditadura fosse parâmetro... até o Juscelino Kubitschek, aquele notório comunista que abriu a economia nacional para o capital estrangeiro, teve que se exilar. E, independente de ter sido exilado ou não, Paulo Freire continua sendo muito estudado em países como EUA, Finlândia, Reino Unido, Coréia do Sul etc, menos aqui, aqui ele é um mero comunista safado. Ou acontece algo muito estranho ou esses mesmos países estão vivendo sob o pervido julgo comunista... ou pior, sendo aparelhados pelo PT. [003]




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Re: EDUCAÇÃO

#689 Mensagem por Sterrius » Seg Jun 06, 2016 8:45 am

Desconheço o trabalho de paulo freire por ficar longe da educação.

Mas sempre me assusta que as pessoas denigrem o trabalho de uma pessoa com base na ideologia que ela defende e não o trabalho em si.

È como dizer que Oscar Niemeyer não era um bom engenheiro pq era comunista.

Se Paulo freire é respeitado e usado de base pra trabalhos la fora alguma coisa certa ele fez. Na pior hipótese mostrou o que não deve ser feito o que tb é valido. (Como falei, nao li sobre paulo freire pra opinar, so fico vendo o ódio gratuito e me perguntando onde estão as criticas que fogem do padrão "Ele é comunista, logo ele come criancinhas".

ME interessaria muito ler alguma analise sobre paulo freire internacionalmente escrita por um americano ou europeu. Pq no BRasil eu ja sei que será extremamente difícil achar algo que ao menos tente ser imparcial.




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Re: EDUCAÇÃO

#690 Mensagem por Algus » Seg Jun 06, 2016 1:19 pm

Sterrius escreveu:Desconheço o trabalho de paulo freire por ficar longe da educação.

Mas sempre me assusta que as pessoas denigrem o trabalho de uma pessoa com base na ideologia que ela defende e não o trabalho em si.

È como dizer que Oscar Niemeyer não era um bom engenheiro pq era comunista.

Se Paulo freire é respeitado e usado de base pra trabalhos la fora alguma coisa certa ele fez. Na pior hipótese mostrou o que não deve ser feito o que tb é valido. (Como falei, nao li sobre paulo freire pra opinar, so fico vendo o ódio gratuito e me perguntando onde estão as criticas que fogem do padrão "Ele é comunista, logo ele come criancinhas".

ME interessaria muito ler alguma analise sobre paulo freire internacionalmente escrita por um americano ou europeu. Pq no BRasil eu ja sei que será extremamente difícil achar algo que ao menos tente ser imparcial.
Para Durkheim o papel da educação (como imposição do Estado) é manter a harmonia e a coesão social. Nela, as pessoas aprendem a conhecer e respeitar as leis e aprendem aquilo que a sociedade considera fundamental para se manter coesa. Normas de conduta e o conhecimento técnico estão inclusos neste processo.

Foucault pega esta percepção e a amplia em seu livro "Vigiar e Punir". Ele esmiuçou vários processos de disciplinarização que podem ser observados além do âmbito escolar, como fábricas, quartéis e monastérios. Daí ele formulou toda uma teoria sobre sermos hoje uma "sociedade disciplinar".

Paulo Freire não rejeita estas abordagens. Pelo contrário, é por reconhecer fundamento nelas que ele propôs um sistema educacional com enfoque no senso crítico. Até então a educação era vista mais ou menos como aquilo que descrevi. As crianças e adolescentes aprendiam o que era básico para manter toda a estrutura funcionando, como se fôssemos engrenagens de uma grande máquina, mas não éramos capazes de entendermos o funcionamento dela como um todo.

Para Paulo Freire, é necessário entendermos o funcionamento desta grande máquina e para isso é fundamental entendermos o nosso papel na sociedade. Quando a gente aprende a se situar, quando a gente realmente se percebe no meio é que a gente descobre o que precisa ser transformado. Quando a gente fala em "transformar" isso significa melhorarmos a sociedade? Sim. Mas a questão é: Melhorar como? Melhorar para quem?

Melhorar pode significar repensar um problema antigo e propor uma solução inovadora, mas também pode significar se perceber como indivíduo ou grupo explorado e se colocar contra aquilo que supostamente nos coloca naquela situação.

Paulo Freire publicou muita coisa sobre diferentes assuntos. Como foi dito, ele elaborou um método de alfabetização rápido e eficiente, que foi utilizado em diferentes partes do mundo. Não foi bem utilizado aqui, diga-se de passagem. O Mobral não é inspirado na proposta dele e sim é uma alternativa dos militares a este trabalho. Devido a suas diferentes contribuições fica impossível resumir a importância do seu trabalho, mas o ponto mais significativo é este do desenvolvimento do senso crítico no aluno.

As principais críticas em relação ao sistema dele são:
1 - Ele aborda muito a questão da inclusão social. A parte de respeitar as diferenças (kit gay mandou lembranças).
2 - Aprovação automática. Ele falava que a reprovação era um fator que distanciava o aluno da escola - e é verdade, a evasão chegava a 40% décadas atrás. Mas ele não disse que tínhamos que adotar essa aprovação automática (progressão continuada, no termo correto), de qualquer maneira as pessoas criticam muito os trabalhos dele por causa disso.
3 - Doutrinação marxista. Ao tentar fazer o aluno se perceber no ambiente é natural esperar que ele não se torne um cidadão conservador. É conservador aquele que está em situação privilegiada. Ex: como eu não tenho terras sou a favor da reforma agrária. Se eu fosse um latifundiário é óbvio que não seria. Esta "rebeldia" contra certas características do sistema normalmente são consideradas de esquerda. Considerando que a base da pirâmide é sempre maior que o topo é de se esperar que... Enfim, vocês sabem.




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