Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.
Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação
-
Wingate
- Sênior
- Mensagens: 5130
- Registrado em: Sex Mai 05, 2006 10:16 am
- Localização: Crato/CE
- Agradeceu: 819 vezes
- Agradeceram: 239 vezes
#1636
Mensagem
por Wingate » Ter Abr 12, 2016 12:46 pm
joaolx escreveu:Wingate escreveu:
Aproveitando os esclarecimentos do nobre colega (Ufa! alguns dos meus neurônios ainda funcionam!
) indago se os pilotos norte-americanos ficaram internados em Portugal por muito tempo.
Sei que na República da Irlanda (também neutra, na WWII), por exemplo, vários prisioneiros alemães e aliados ficaram internados por longo tempo, alguns, no caso dos aviadores, por terem pousado no país e outros que naufragaram em águas irlandesas (submarinistas alemães e tripulantes de cargueiros de comboios aliados).
Wingate
Caro Wingate do que sei não ficaram muito tempo, lá regressaram para junto dos seus não sei bem porque canais diplomáticos.
Também Portugal no auge deste horrível conflito era praticamente um Oásis de paz na Europa.
Mais a partir de 43 já era entendido que a Alemanha iria colher as tempestades dos ventos que tinha andado a semear então a neutralidade tornou-se cada vez mais colaborante com os Aliados.
Havia no entanto um plano de invasão pré-delineado de Portugal pelos alemães com codinome Operação Félix, mas que nunca saiu do papel talvez porque a leste a Barbarrosa descambou...No inicio da guerra toda a nossa aviação de caça estava não no continente onde seria vulnerável a um ataque surpresa mas nos Açores no meio do Atlântico...
Parece-me que os britânicos (e depois os americanos) chegaram a utilizar a Base Aérea de Lajes, nos Açores, por algum tempo, durante a Segunda Guerra Mundial.
Agradeço ao colega suas observações sobre um lado da Segunda Guerra Mundial (atuações dos "não beligerantes" no conflito) pouco abordado pelos estudiosos do assunto.
SDS,
Wingate
-
joaolx
- Sênior
- Mensagens: 1193
- Registrado em: Qua Jun 29, 2005 4:55 pm
- Localização: Lisboa - Portugal
- Agradeceu: 101 vezes
- Agradeceram: 91 vezes
#1637
Mensagem
por joaolx » Ter Abr 12, 2016 12:54 pm
Wingate escreveu:joaolx escreveu:
Caro Wingate do que sei não ficaram muito tempo, lá regressaram para junto dos seus não sei bem porque canais diplomáticos.
Também Portugal no auge deste horrível conflito era praticamente um Oásis de paz na Europa.
Mais a partir de 43 já era entendido que a Alemanha iria colher as tempestades dos ventos que tinha andado a semear então a neutralidade tornou-se cada vez mais colaborante com os Aliados.
Havia no entanto um plano de invasão pré-delineado de Portugal pelos alemães com codinome Operação Félix, mas que nunca saiu do papel talvez porque a leste a Barbarrosa descambou...No inicio da guerra toda a nossa aviação de caça estava não no continente onde seria vulnerável a um ataque surpresa mas nos Açores no meio do Atlântico...
Parece-me que os britânicos (e depois os americanos) chegaram a utilizar a Base Aérea de Lajes, nos Açores, por algum tempo, durante a Segunda Guerra Mundial.
Agradeço ao colega suas observações sobre um lado da Segunda Guerra Mundial (atuações dos "não beligerantes" no conflito) pouco abordado pelos estudiosos do assunto.
SDS,
Wingate
Sim a base das Lages foi construída para o efeito e na época era a maior base aérea do mundo !!!
O Ingleses também dispuseram ai de facilidades navais.
A enfase na defesa das ilhas dos Açores era de somais importância para os USA, primeiro para servir de base aos aparelhos antissubmarinos ajudando a proteger os comboios do Atlantico e por outro lado porque os alemães tinham grande interesse em apossar-se delas para dali poderem lançar ataques contra os USA continental o que não conseguiam de outro modo com os bombardeiros que dispunham.
Mais 2 fotos desse passado recente: Os Airacobra da esquadrilha OK e os Gloster Gladiator II estacionados nos Açores:
-
cabeça de martelo
- Sênior
- Mensagens: 39586
- Registrado em: Sex Out 21, 2005 10:45 am
- Localização: Portugal
- Agradeceu: 1141 vezes
- Agradeceram: 2867 vezes
#1638
Mensagem
por cabeça de martelo » Ter Abr 12, 2016 1:29 pm
"Lá nos confins da Península Ibérica, existe um povo que não governa nem se deixa governar ”, Caio Júlio César, líder Militar Romano".
O insulto é a arma dos fracos...
-
joaolx
- Sênior
- Mensagens: 1193
- Registrado em: Qua Jun 29, 2005 4:55 pm
- Localização: Lisboa - Portugal
- Agradeceu: 101 vezes
- Agradeceram: 91 vezes
#1640
Mensagem
por joaolx » Ter Abr 12, 2016 3:36 pm
T-6 sobrevoando as imensas planícies africanas:
-
joaolx
- Sênior
- Mensagens: 1193
- Registrado em: Qua Jun 29, 2005 4:55 pm
- Localização: Lisboa - Portugal
- Agradeceu: 101 vezes
- Agradeceram: 91 vezes
#1644
Mensagem
por joaolx » Qui Abr 14, 2016 5:08 am
E é esse mesmo!! Olha lá a ironia !!
-
cabeça de martelo
- Sênior
- Mensagens: 39586
- Registrado em: Sex Out 21, 2005 10:45 am
- Localização: Portugal
- Agradeceu: 1141 vezes
- Agradeceram: 2867 vezes
#1645
Mensagem
por cabeça de martelo » Qui Abr 14, 2016 6:41 am
Chama-se a isso de humor corrosivo...
"Lá nos confins da Península Ibérica, existe um povo que não governa nem se deixa governar ”, Caio Júlio César, líder Militar Romano".
O insulto é a arma dos fracos...
-
P44
- Sênior
- Mensagens: 55302
- Registrado em: Ter Dez 07, 2004 6:34 am
- Localização: O raio que vos parta
- Agradeceu: 2763 vezes
- Agradeceram: 2443 vezes
#1647
Mensagem
por P44 » Qui Abr 14, 2016 11:13 am
Belas fotos João
Keep Them Comin'
Triste sina ter nascido português
-
joaolx
- Sênior
- Mensagens: 1193
- Registrado em: Qua Jun 29, 2005 4:55 pm
- Localização: Lisboa - Portugal
- Agradeceu: 101 vezes
- Agradeceram: 91 vezes
#1649
Mensagem
por joaolx » Qui Abr 14, 2016 2:03 pm
Caro Wingate esses 2 por acaso eram da marinha portuguesa, mas nem por isso deixavam de ser homens do ar
-
joaolx
- Sênior
- Mensagens: 1193
- Registrado em: Qua Jun 29, 2005 4:55 pm
- Localização: Lisboa - Portugal
- Agradeceu: 101 vezes
- Agradeceram: 91 vezes
#1650
Mensagem
por joaolx » Sáb Abr 16, 2016 8:02 pm
Mais algumas do baú:
FIAT G-91 no esquema cinza claro que substituiu nos teatros de operações africanos a anterior camuflagem europeia cinza/verde:
FIAT G-91 no esquema final verde antirradiação utilizado para minimizar a ameaça dos Strela: