EMBRAER: Notícias de Aviação Civil

Área para discussão de tudo que envolve a aviação civil e atividades aeroespaciais em geral como aeronaves, empresas aéreas, fabricantes, foguetes entre outros.

Moderador: Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
LeandroGCard
Sênior
Sênior
Mensagens: 8754
Registrado em: Qui Ago 03, 2006 9:50 am
Localização: S.B. do Campo
Agradeceu: 69 vezes
Agradeceram: 812 vezes

Re: EMBRAER: Notícias de Aviação Civil

#961 Mensagem por LeandroGCard » Ter Abr 12, 2016 6:45 pm

toncat escreveu:Qual seria o "outros mercados" ?
Existem algumas possibilidades já conhecidas, e outras que ainda podem surgir e que nem imaginamos.

Por exemplo, Boeing e Airbus estão com tantas encomendas que a lista de espera por novos aviões pode chegar a anos. Talvez seja a hora de entrar neste mercado com aeronaves de 150 passageiros para cima. Versões especializadas do KC-390 (como existem do C-130) podem também vir a ser desenvolvidas. A área de drones militares ainda deve crescer bastante nas próximas décadas, e a Embraer pode reativar seus esforços nesta área. E por aí vai.

E estas são só algumas das possibilidades.


Leandro G. Card




Avatar do usuário
mauri
Sênior
Sênior
Mensagens: 1080
Registrado em: Dom Jul 17, 2005 7:35 pm
Localização: Fortaleza
Agradeceu: 2 vezes
Agradeceram: 97 vezes

Re: EMBRAER: Notícias de Aviação Civil

#962 Mensagem por mauri » Qua Abr 13, 2016 5:15 pm

LeandroGCard escreveu:
mauri escreveu:A Embraer não cutuca nada com vara curta, deve ter seus motivos para o vácuo, seja por falta de tecnologia para competir, seja por falta de suporte tecnológico, seja por falta de logística, seja pelo alto custo de produção ou outro motivo qualquer.

Jamais por por conta de reserva de mercado ou omissão de interesse comercial.
Pense na falta de recursos, inclusive de pessoal, para tocar ao mesmo tempo família E-2 e KC-390, um em uma área onde ela já é líder e tem diversos outros players tentando entrar, e outro em uma área onde o líder tem mais de 60 anos e está no final de carreira.

Para entrar na categoria executiva de longo alcance a Embraer teria que desenvolver um avião completamente novo desde o zero, e um pelo menos tão complexo e sofisticado quanto o E-2. Realmente não daria para fazer até que pessoal envolvido nos programas do próprio E-2 e do KC-390 fosse liberado.

Mas talvez a partir de agora :wink: .


Leandro G. Card

Verdade, me faz lembrar a Matriz BCG, não sei como esta os produtos da Embraer neste aspecto, mas que em breve deve alocar recursos financeiros para nova áreas, após se livrar dos custos de produção dos E-jet e da absorção dos custos do projeto dos E2 e Kc 390.

Não sei qual será os novos investimentos, mas tenho certeza que muitos abacaxis se tornarão vacas leiteiras e com isso viabilizará novos produtos.

Seja um Ultra long range totalmente novo(não acredito em modificação do 170), ou uma outra qualquer, por outro lado, não acredito que vá bater de frente com a Boeing e Airbus com linhas acima do atual E2.




toncat
Intermediário
Intermediário
Mensagens: 322
Registrado em: Ter Mar 04, 2014 8:44 pm
Agradeceu: 4 vezes
Agradeceram: 4 vezes

Re: EMBRAER: Notícias de Aviação Civil

#963 Mensagem por toncat » Qua Abr 13, 2016 7:35 pm

8-]

13/04/2016 15h49 - Atualizado em 13/04/2016 17h30


Embraer transfere fuselagem de novo jato para teste em São José, SP
Transporte entre unidades da fabricante foi feito nesta quarta-feira (13).
E190-E2 deve ser lançado em 2018; transporte foi pela SP-70 e Dutra.


Imagem
Fuselagem foi transportada em caminhão prancha em São José (Foto: Lucas Lacaz Ruiz/A13)

A Embraer transportou nesta quarta-feira (13) parte da fuselagem central de um jato E190-E2 entre as unidades Faria Lima e Eugênio de Melo, ambas em São José dos Campos, no interior de São Paulo. A estrutura vai ser usada em ensaios estruturais estáticos da aeronave na campanha de certificação do modelo, previsto para chegar ao mercado no 1º semestre de 2018.
A fuselagem, de 36,2 metros de comprimento, foi transportada em um caminhão e deixou a unidade Faria Lima às 10h. O trajeto foi pela Via Dutra.

transporte, em velocidade máxima de 60 km/h, demorou cerca de 2h e chamou a atenção dos motoristas. De acordo com a concessionária Nova Dutra não houve necessidade de apoio no transporte da carga, pois o percurso no trecho foi percorrido em velocidade compatível para o horário.
Segundo a empresa, nas próximas semanas estão previstos também o transporte de outras partes da fuselagem do avião, como as asas.

O jato vai ser montado na planta de Eugênio de Melo para realização de testes de resistência e movimento.
Essa aeronave não vai ser comercializada, nem fazer testes de voo.

E2-190

A Embraer apresentou em fevereiro a nova geração do jato E2-190. O modelo é a principal aposta da fabricante de aeronaves para se manter líder mundial no mercado de aviação regional.
A Embraer é a terceira maior fabricante de aeronaves no mundo e um dos maiores exportadores do país.

Imagem
Veículo percorreu a Dutra por cerca de 2 horas (Foto: Lucas Lacaz Ruiz/A13)

Fonte:
http://g1.globo.com/sp/vale-do-paraiba- ... se-sp.html




Avatar do usuário
alexmabastos
Sênior
Sênior
Mensagens: 809
Registrado em: Qua Out 18, 2006 10:59 am
Agradeceu: 4 vezes
Agradeceram: 7 vezes

Re: EMBRAER: Notícias de Aviação Civil

#964 Mensagem por alexmabastos » Qui Abr 14, 2016 9:43 am

Pessoal, bom dia!
Alguém tem alguma informação sobre o NOTAM de Gavião Peixoto? O Notam diz que o aeródromo ficará fechado devido a interrupção das atividades da EMBRAER!
Como o Notam é feito pela Aeronautica, então é uma fonte oficial.




Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 38020
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceu: 5752 vezes
Agradeceram: 3277 vezes

Re: EMBRAER: Notícias de Aviação Civil

#965 Mensagem por FCarvalho » Qui Abr 14, 2016 1:49 pm

Observar duas coisas.

Uma: em 5 anos, 737 e A320 terão a companhia de C-Series 300, MS-21 e C-919. Todos eles prometendo operar na faixa de 130 a 210 pax. Então, este nicho de mercado não será algo exatamente um vazio de concorrência.

Duas, o projeto dos E-2 e do KC-390 só vão fechar em 2020. Ou seja, ainda tem pelo menos uns cinco anos para que as equipes de projeto destas aeronaves ainda terão muito trabalho para fazer.

A próxima década neste sentido promete. Contudo, não creio que a Embraer vá entrar em briga de cachorro grande. Na verdade, o E-195 E-2 já promete abocanhar um pedaço considerável do mercado de 737 e A320, no nível das versões -700 e A318. É aí que a Embraer está apostando. Claro, sem incomodar muito os grandões.

A ver.




Carpe Diem
Frederico Vieira
Intermediário
Intermediário
Mensagens: 190
Registrado em: Qui Ago 27, 2009 8:46 pm
Agradeceram: 2 vezes

Re: EMBRAER: Notícias de Aviação Civil

#966 Mensagem por Frederico Vieira » Sáb Abr 16, 2016 11:21 am

alexmabastos escreveu:Pessoal, bom dia!
Alguém tem alguma informação sobre o NOTAM de Gavião Peixoto? O Notam diz que o aeródromo ficará fechado devido a interrupção das atividades da EMBRAER!
Como o Notam é feito pela Aeronautica, então é uma fonte oficial.
Ola Alex, bom dia

Tem como você colocar o link de onde viu essa noticia por favor?

Frederico




Avatar do usuário
alexmabastos
Sênior
Sênior
Mensagens: 809
Registrado em: Qua Out 18, 2006 10:59 am
Agradeceu: 4 vezes
Agradeceram: 7 vezes

Re: EMBRAER: Notícias de Aviação Civil

#967 Mensagem por alexmabastos » Seg Abr 18, 2016 7:09 pm

Boa noite Frederico.
Entra no site http://www.aisweb.aer.mil.br/. Tem um campo a direita " informaçoes previas ao voo", coloque o indicativo do aeródromo de Gavião Peixoto que é SBGP.




toncat
Intermediário
Intermediário
Mensagens: 322
Registrado em: Ter Mar 04, 2014 8:44 pm
Agradeceu: 4 vezes
Agradeceram: 4 vezes

Re: EMBRAER: Notícias de Aviação Civil

#968 Mensagem por toncat » Seg Abr 18, 2016 8:13 pm

A um bom tempo leio comentários na mídia de aviação internacional que existe um nicho no portfólio da Airbus/Boeing.

Um avião tipo o 757 de longo alcance intercontinental, com 6 poltronas por fileira 2+2+2 :shock: e dois corredores. Com 240 até 320 assentos. Vai ficar entre um 737 e o 787. Uma versão menor para as aeronaves de corredor duplo da Boeing/Aorbus. É para ficar um degrau acima do 737/A320. Vai ser mais barato de operar que os demais concorrentes de corredor duplo.

Esse tipo de coisa sempre foi a estrategia da Embraer, achar um nicho e desenvolver o produto baseado nele. Fazer igual o C-series e enfrentamento direto é atirar no pé. Tem que ser um produto inovador. Em vez de atacar pela frente, atacar pela retaguarda. :lol:

Imagem




toncat
Intermediário
Intermediário
Mensagens: 322
Registrado em: Ter Mar 04, 2014 8:44 pm
Agradeceu: 4 vezes
Agradeceram: 4 vezes

Re: EMBRAER: Notícias de Aviação Civil

#969 Mensagem por toncat » Ter Abr 19, 2016 8:36 pm

Esse ano com o legacy 450/500 acho que a Embraer vai bater nas duzentos unidades de Business jets. 8-]
Embraer entrega seu milésimo jato executivo

19/04/2016

Imagem

A Embraer entregou nesta terça-feira, 19, mais um jato Legacy 500 para a empresa Flexjet, com base em Cleveland, nos Estados Unidos. Foi o milésimo jato executivo entregue pela empresa. "Conquistamos uma significativa parcela do mercado de aviação executiva em um curto período de tempo com uma das linhas de aeronaves mais avançadas e confiáveis da indústria", afirma, em nota, o presidente e CEO da Embraer Aviação Executiva, Marco Tulio Pellegrini. A companhia atua há pouco mais de dez anos no mercado de aviação executiva.

A Flexjet, que oferece serviços de propriedade compartilhada, também trabalha com outros modelos produzidos pela empresa brasileira, como o Legacy 450, que chegou ao mercado em 2015, e o Phenom 300, jato lançado em 2009 e modelo mais vendido pela Embraer Aviação Executiva atualmente.

Fonte:
http://www.istoedinheiro.com.br/noticia ... ivo/364394






Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 38020
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceu: 5752 vezes
Agradeceram: 3277 vezes

Re: EMBRAER: Notícias de Aviação Civil

#970 Mensagem por FCarvalho » Seg Abr 25, 2016 1:03 pm

toncat escreveu:A um bom tempo leio comentários na mídia de aviação internacional que existe um nicho no portfólio da Airbus/Boeing.

Um avião tipo o 757 de longo alcance intercontinental, com 6 poltronas por fileira 2+2+2 :shock: e dois corredores. Com 240 até 320 assentos. Vai ficar entre um 737 e o 787. Uma versão menor para as aeronaves de corredor duplo da Boeing/Aorbus. É para ficar um degrau acima do 737/A320. Vai ser mais barato de operar que os demais concorrentes de corredor duplo.

Esse tipo de coisa sempre foi a estrategia da Embraer, achar um nicho e desenvolver o produto baseado nele. Fazer igual o C-series e enfrentamento direto é atirar no pé. Tem que ser um produto inovador. Em vez de atacar pela frente, atacar pela retaguarda. :lol:

Imagem
Eu entendo que se a Embraer um dia quiser mesmo entrar na seara dos aviões não regionais, deve investir mesmo neste tipo de conceito. Algo que não esteja aí e seja mais que conhecido. Trazer conceitos diferentes e inovar sempre foi a marca do sucesso da empresa. Acho que este conceito apresentado se encaixa bem na prática comercial da Embraer.

abs.




Carpe Diem
Avatar do usuário
joao fernando
Sênior
Sênior
Mensagens: 5208
Registrado em: Ter Out 30, 2007 5:53 pm
Localização: Santa Isabel - SP
Agradeceram: 29 vezes

Re: EMBRAER: Notícias de Aviação Civil

#971 Mensagem por joao fernando » Seg Abr 25, 2016 1:21 pm

Entre um 3+3 e um 2+2+2 nem se compara o conforto

Enfim, abandonar a fuselagem do Brasilia (145,135,140 e os demais legacy acho que foi o ponto X da questão)




Obrigado Lulinha por melar o Gripen-NG
toncat
Intermediário
Intermediário
Mensagens: 322
Registrado em: Ter Mar 04, 2014 8:44 pm
Agradeceu: 4 vezes
Agradeceram: 4 vezes

Re: EMBRAER: Notícias de Aviação Civil

#972 Mensagem por toncat » Seg Abr 25, 2016 6:51 pm

Só para reforçar oque a EMBRAER oficialmente Pensa disso. O CEO Frederico Curado, em uma entrevista no Financial Times a um ano atras comentou algo aproximadamente nessa ordem.

Em um resumo breve:

Que a Embraer tinha passado vários anos estudando a possibilidade de tentar quebrar de facto duopólio Airbus/Boeing. Que seriam capazes de construir uma aeronave da ordem de 3-5% mais eficiente que os atuais A320/737, mas que isso não seria suficiente. Era preciso um avanço tecnológico para "perturbar" (palavra usada por ele) o mercado. Que causasse uma grande mudança no cenário. Nesse ponto não seria em relação apenas a Embraer mas a qualquer outra.




Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 38020
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceu: 5752 vezes
Agradeceram: 3277 vezes

Re: EMBRAER: Notícias de Aviação Civil

#973 Mensagem por FCarvalho » Ter Abr 26, 2016 11:44 am

Até o inicio dos anos 2000 a Embraer não teria como pensar em algo assim tendo em vista que internamente seu mercado era praticamente zero. Mas hoje, com a introdução da nova geração dos E-2 cobrindo vários nichos de mercado, e laureados pelos investimentos da Azul, e em estudos até mesmo por TAM/GOL e Avianca, este tipo de conceito passa a ser extremamente atraente para o mercado interno, no sentido inclusive de viabilizar comercialmente um produto.

O mercado de aviação comercial no Brasil vinha em uma crescente muito maior que o próprio crescimento do país, e apesar da pausa da pausa recente neste crescimento, ela ainda tem uma uma tremenda possibilidade de expansão, com inúmeras rotas internas nas quais poderiam ser usados estes conceitos novos.

Talvez uma parceria entre as 4 grandes e a Embraer pudesse ser o lastro necessário para a empresa investir mais concretamente nestes novos conceitos e dialogar em outras condições com o mercado internacional. Quem já viajou nos E-190/195 da Azul, e eu faço isso várias vezes no ano, por gosto e por falta de opção mesmo, sabe do que falo. Entre um E-195 e Airbus / Boeing entre MAO-GRU, eu declaradamente nem penso duas vezes em optar pelo primeiro, mesmo sendo menor e mais acanhado. Mas em termos de conforto e experiencia de voo, é outra coisa. A Embraer sabe projetar seus aviões. Mesmo não sendo eles "tipos regionais".

Um modelo com esta proposta de 2 + 2 + 2 seria algo realmente muito interessante, e como disse, um produto bem fora da curva do já manjado 3 + 3 dos jatos atuais jatos. Ademais, temos rotas internas com demandas reprimidas em que aviões com capacidade maiores do que um A320/737-8, ou mesmo da serie A321/737-9 seriam muito bem vindos. Falo isso principalmente pensando no futuro a médio/longo prazo, principalmente nas rotas inter-regionais de médio/longo curso, que apresentam uma relação pax-carga muito atraente. E mesmo para nossas rotas aqui na AS, e diria até para o continente africano.

A frota da aviação comercial de hoje está sendo revista e modernizada, com os NEO, Max e E-2. Para várias delas, diria a maioria na verdade, os 3 modelos de aeronaves da Embraer são mais que indicadas, e as 4 grandes sabem disso. O problema sempre foi outro. Tentar catalizar algumas dessas possibilidades para se investir em novos produtos e parcerias poderia ser um bom começo para alavancarmos, também, novas idéias e conceitos em termos de avião comercial. Basta todos os envolvidos enxergarem um pouco mais além do próprio nariz. E o governo não atrapalhar.

abs.




Carpe Diem
toncat
Intermediário
Intermediário
Mensagens: 322
Registrado em: Ter Mar 04, 2014 8:44 pm
Agradeceu: 4 vezes
Agradeceram: 4 vezes

Re: EMBRAER: Notícias de Aviação Civil

#974 Mensagem por toncat » Sex Abr 29, 2016 1:30 pm

Bom, pra quem não sabe a Bombardier ganhou a concorrência para fornecer 75 C-Series + 50 opções para a Delta.

A Bombardier está negociando ajuda financeira com o governo do canada de U$ 1 bi, já tinha levado U$1 Bi de Quebec.
Nos meios canadenses eles deixam claro que com a ajuda do governo de quebec e do Canada, a Bombardier poderia subsidiar o C-series para ganhar a concorrência da Delta.

No "leehamnews" se comentou que a Bombardier vai ter U$4 milhões de perda por avião vendido.

Para a Embraer " Algo influenciou a decisão." :roll:
Do valor Econômico,
O diretor-presidente da Embraer, Frederico Curado sobre a concorrência da Delta.
“Não quero de forma alguma diminuir essa campanha. Mas quero dizer que fomos bastante agressivos. Foi uma campanha atípica. Algo influenciou a decisão."...

...“Mas quero dizer que continuamos bastante competitivos nesse mercado com a familia E-jet E2"
A carteira de pedidos da Embraer soma 1.704 pedidos firmes em carteira de jatos comerciais, mais 653 opções. Desse total, 1.212 já foram entregues, restando 492 pedidos firmes em carteira
Fonte:
http://www.valor.com.br/empresas/454402 ... iz-embraer




Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 38020
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceu: 5752 vezes
Agradeceram: 3277 vezes

Re: EMBRAER: Notícias de Aviação Civil

#975 Mensagem por FCarvalho » Sex Abr 29, 2016 6:01 pm

Eu suponho que se a Embraer quiser ferrar de vez com a Bombardier, é só recorrer (mais uma vez) à OMC. Com certeza ganhariam o reclamo (de novo).

Os C-Series foram uma aposta aloprada dos canadenses para se meter em um nicho no qual eles sabiam bem onde estavam se metendo.

Porque que até hoje a Embraer não conseguiu vender seus aviões para TAM, GOL e Avianca?

abs.




Carpe Diem
Responder