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Assuntos em discussão: Marinha do Brasil e marinhas estrangeiras, forças de superfície e submarinas, aviação naval e tecnologia naval.

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Lord Nauta
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#8716 Mensagem por Lord Nauta » Sex Abr 08, 2016 7:58 pm

FCarvalho escreveu:Acho que temos um CFN um pouco que demasiado para as nossas necessidades, mas talvez não para as da MB.
Quanto a questão da capacidade de desembarque, temos apenas a FFE e seus 3 btls para isso, apesar de que todas as undes do CFN, em tese, estarem habilitadas a fazer isso. Neste caso, se o Proanf chegasse a um bom termo em termos de números, teríamos condições, novamente, em tese, de lançar 2 FFE, se considerarmos a hipotérica 2a Esq situada no NE, mas que contaria apenas com 2 btls. Enfim, o Proanf quebraria um galho para forma uma UAnf mediana, mas jamais teria capacidade, por exemplo, de lançar toda uma Bgda Anf baseada na FFE.

Enfim, tá sobrando fuzil e faltando muto corrimão.

abs.


E sempre bom lembrar que os Grupamentos FN Distritais são a reserva viva da FFE. Em caso de guerra combatentes morrem e devem ser substituídos. No caso do CFN esta reserva tem que ser pronta e profissional, diferente de outras organizações militares que podem repor os claros com pessoal conscrito. A questão de efetivos militares tem que ser vista sob diversos aspectos técnicos, entre eles os táticos e estratégicos.
No Brasil as tropas profissionais com capacidade de absorver um primeiro choque violento contra nossa soberania, são por exemplo, os paraquedistas, fuzileiros navais, operações especiais, aérea móvel...etc.

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#8717 Mensagem por FCarvalho » Seg Abr 11, 2016 1:23 pm

Concordo Nauta que temos de ter um núcleo duro que possa aguentar o primeiro impacto de um eventual conflito, mas se observamos isso por um angulo da gestão, podemos verificar que grande parte desse "núcleo duro" é, a rigor, eventualmente mal equipado, mal treinados e mal preparado. Digo isso em função do que se pode observar todo dia aqui e alhures sobre a situação historicamente vexatória que se impõe as ffaa's.

Então caímos sempre naquela problemática de sempre: cobrir a cabeça ou os pés. Se temos fuzileiros em quantidade, sempre faltou-nos os meios de levá-los; da mesma forma se trata os pqdt' e a inf. aeromóvel. Enfim, compreendo que discutir quantidades é algo bem relativo a várias questões que tem de ser interpostas na avaliação, mas de básico e objetivo, o que se tem é sempre a discrepância entre o fazer e a capacidade de fazer. Há de se encontrar um meio termo que possa unir estas duas coisas. Senão vamos ficar aqui dando voltas e mais voltas achando que o CFN, como disse, é grande para o Brasil, mas pequeno para a MB.

abs.




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#8718 Mensagem por J.Ricardo » Ter Abr 19, 2016 3:49 pm

http://www.naval.com.br/blog/2016/04/18 ... ilex-2016/

Triste fim teve a Frontin... pelo menos não virou sucata na Índia...

Será que pelo menos afundaram ela em um local onde se pode praticar o mergulho esportivo?

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#8719 Mensagem por Lord Nauta » Qua Abr 20, 2016 1:48 am

J.Ricardo escreveu:http://www.naval.com.br/blog/2016/04/18 ... ilex-2016/

Triste fim teve a Frontin... pelo menos não virou sucata na Índia...

Será que pelo menos afundaram ela em um local onde se pode praticar o mergulho esportivo?

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Este exercício contribuiu para obtenção de importantes informações que serão aplicadas ao projeto das CV 03. :wink: :wink: :wink:

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#8720 Mensagem por Marechal-do-ar » Qua Abr 20, 2016 7:45 am

J.Ricardo escreveu:http://www.naval.com.br/blog/2016/04/18 ... ilex-2016/

Triste fim teve a Frontin... pelo menos não virou sucata na Índia...

Será que pelo menos afundaram ela em um local onde se pode praticar o mergulho esportivo?

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Considero esse um fim nobre para um navio de guerra, em sua última missão servindo para nos dar experiência de um tiro real de míssil anti-navio.

Que os demais navios a serem descomissionados tenham o mesmo destino.




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#8721 Mensagem por J.Ricardo » Qua Abr 20, 2016 10:51 am

Como disse antes, será que pelo menos afundaram em um local propício para o mergulho esportivo, esse tipo de naufrágio costuma atrair muitos turistas.




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#8722 Mensagem por cabeça de martelo » Qua Abr 20, 2016 1:58 pm

Nós por cá afundamos os navios deliberadamente para esse fim (Turismo). Sendo os navios passados por um processo de retirada de tudo o que pudesse afectar a fauna e flora marítima.




"Lá nos confins da Península Ibérica, existe um povo que não governa nem se deixa governar ”, Caio Júlio César, líder Militar Romano".

O insulto é a arma dos fracos...

https://i.postimg.cc/QdsVdRtD/exwqs.jpg
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Re: NOTICIAS

#8723 Mensagem por LeandroGCard » Qua Abr 20, 2016 2:10 pm

cabeça de martelo escreveu:Nós por cá afundamos os navios deliberadamente para esse fim (Turismo). Sendo os navios passados por um processo de retirada de tudo o que pudesse afectar a fauna e flora marítima.
Já fizemos isso por aqui também uma ou duas vezes.


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#8724 Mensagem por ABULDOG74 » Qui Abr 21, 2016 6:10 pm

Enfim renovação! DSME inicia conversações para vender um navio-doca multipropósito classe Makassar à Marinha Argentina
Posted by Roberto Lopes

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A reunião de terça-feira (19.04) no centro de Buenos Aires; os visitantes Choi e Denegri estão à direita; abaixo, o “Makassar”, da Marinha da Indonésia

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Por Roberto Lopes

O Presidente do Estaleiro Río Santiago (ARS na sigla em castelhano), Ernesto Gaspari, recebeu, na última terça-feira (19.04), em seu gabinete, uma comitiva liderada pelo diretor-geral da Daewoo Argentina, Youn-Sam Choi.

Pauta do encontro: a possibilidade de o grupo naval sul-coreano Daewoo Shipbuilding and Marine Engineering (DSME) assistir o Río Santiago na construção de um navio-doca multipropósito (de assalto anfíbio e de socorro a vítimas de desastres naturais) da classe Makassar.

A Marinha peruana encomendou duas dessas unidades à empresa SIMA-Peru, que também trabalha em parceria com a Daewoo. As Marinhas da Indonésia e da Filipinas adquiriram, igualmente, a embarcação.

Os argentinos estão sem uma unidade de desembarque de grande porte desde que, em 1997, deram baixa no ARA Cabo de San Antonio (Q-49) – ex-LST De Soto County da Marinha americana –, de 7.804 toneladas (carregado).

De acordo com o que a coluna INSIDER pôde apurar, a reunião só se realizou depois que Gaspari recebeu um sinal verde do Ministério da Defesa argentino e da Armada de seu país. Tanto que a conversa foi testemunhada pelo ficial de ligação do estaleiro com a Marinha Argentina, Capitán de Navío (equivalente a Capitão-de-Mar-e-Guerra no Brasil) da reserva Carlos Suárez.

O custo estimado do projeto, considerando a necessidade de modernização do estaleiro argentino para sua habilitação ao empreendimento, é de 47 milhões de dólares.

Má fase – A Armada Argentina convive com diversas deficiências.

Sua capacidade de desembarcar fuzileiros navais no mar está limitada aos préstamos do “transporte rápido multipropósito” (antigo destróier) ARA Hércules (B-52).

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Dois flagrantes do “transporte rápido multipropósito” “Hércules”, hoje, além de inadequado, um navio já cansado

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Há mais de dez anos a corporação não tem um esquadrão de minagem e varredura, e sua capacidade de reconhecimento aéreo está condicionada à disponibilidade de bimotores três P-3A Orion – que, ocasionalmente, também operam como aviões de passageiros.

Os caças navais Super Etendard, recebidos há cerca de 35 anos, raramente decolam, e dos três submarinos sediados na Base Naval de Mar del Plata, apenas o ARA Salta (S-31) – comissionado há 43 anos – opera com restrições, como uma escola para submarinistas.

A força de superfície da Flota de Mar Argentina deixou, há mais de três anos, de realizar exercícios navais de grande porte. Seu treinamento resume-se a manobras de curta duração com as Marinhas do Brasil, do Uruguai e patrulhamentos conjuntos com a Marinha do Chile no extremo sul do continente sul-americano – e, ocasionalmente, com navios da África do Sul e de outras marinhas que cruzem as águas jurisdicionais argentinas (como aconteceu, recentemente com embarcações do Peru e da China).

Trabalho coordenado – Youn-Sam Choi compareceu ao encontro da terça-feira, realizado no escritório do estaleiro no centro de Buenos Aires, acompanhado pelo encarregado da Divisão de Metal e Aço da Daewoo Argentina, Guido Denegri. De seu lado, Gaspari convocou para a conversa o seu gerente geral, Engenheiro Daniel Romano, e o gerente comercial do estaleiro, Engenheiro Julio Martínez.

Oficialmente as partes concordaram em declarar que se reuniam para evaluar las capacidades productivas del ARS para avanzar en la ejecución de diversos proyectos para la industria naval.

Entretanto, mais tarde, o diretor-geral do estaleiro admitiu: “trabalharemos coordenadamente sobre a possibilidade de avançar em um contrato para a construção de um navio multipropósito para a Armada Argentina desenhado pela Daewoo Central, de utilização adaptável a desastres naturais e ao uso militar como barco de transporte de tropas e de desembarque mediante embarcações anfíbias e helicópteros”.

Atualmente o projeto do Makassar argentino se encontra em fase preliminar, sem qualquer autorização para a assinatura de contratos ou o início dos trabalhos de produção do navio.

Perón – O ARS está sediado na cidade de Ensenada, na Província de Buenos Aires, às margens do Rio Santiago.

Fundada em 1953 – durante a Administração do general Juan Domingo Perón –, a empresa conheceu dias de esplendor nessa década de 1950, época em que chegou a ter 8.000 funcionários fabricando não apenas navios, mas também peças pesadas para a indústria mecânica e itens do sistema ferroviário argentino.

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Em 2003 o Río Santiago esteve a ponto de fechar as portar, mas a encomenda de dois cargueiros de 47.000 toneladas cada um, fechada por 112 milhões de dólares, garantiu que o estaleiro continuasse a funcionar.

Ficha técnica do navio-doca multipropósito da classe Makassar:

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Deslocamento: 7.300 toneladas vazio e 11.394 a plena carga;

Comprimento: 122 m;

Bôca máxima: 22 m;

Calado: 4,9 m;

Propulsão: 2 motores diesel MAN B&W 8L28/32ª que acionam um par de hélices;

Velocidade máxima: 14 nós;

Autonomia operacional: superior a 45 dias;

Tripulação: 126 militares;

Capacidade de transporte de tropas: 218 soldados completamente equipados (ou 518 por tempo limitado);

Capacidade de transporte de veículos: 40 (sobre rodas e lagartas);

Capacidade de operar com aeronaves: Área de hangar apta a acolher até 2 helicópteros de porte médio (10 toneladas), e convés de voo passível de operar, simultaneamente, até três aeronaves;

Armamento: 1 canhão Bofors SAK de 40 mm; dois canhões de tiro rápido Oerlikon de 20 mm e dois lançadores de mísseis antiaéreos de curto alcance MBDA Mistral.

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http://www.planobrazil.com/enfim-renova ... argentina/

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#8725 Mensagem por FABIO » Qui Abr 21, 2016 8:54 pm

Parabems para os Hermanos argentinos,gostaria de saber de o ARA Hercules vai dar baixa com a entrada
em serviço do navio classe Makassar encomendado pela Argentina?

A armada Argentina tem mais ou menos navios em PMG que a MB?




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#8726 Mensagem por Lord Nauta » Sex Abr 22, 2016 12:59 am

Em minha opinião estes navios também seriam uma solução ''pé no chão'' para a MB renovar seu esquadrão anfíbio.


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#8727 Mensagem por cabeça de martelo » Ter Abr 26, 2016 11:39 am





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#8728 Mensagem por cabeça de martelo » Qua Abr 27, 2016 7:35 am

http://defence-blog.com/wp-content/uploads/2016/04/CAMCOPTER-S-100-Power-Line-Surveillance-Austria-640x360.jpg http://defence-blog.com/wp-content/uploads/2016/04/OE43_full_new.jpg
Mozambique Navy has ordered 3 Schiebel S-100 Camcopter vertical takeoff and landing unmanned aerial vehicles (UAVs) to operate from its Ocean Eagle 43 offshore patrol vessels

The Schiebel Camcopter S-100 is an Austrian unmanned aerial vehicle (UAV) using a rotorcraft design.

Produced by the Austrian company Schiebel, it was developed from 2003 to 2005. With a maximum take-off weight (MTOW) of 200 kilograms (440 lb), its endurance is 6 hours. It has a maximum speed of 220 kilometres per hour (140 mph) and a ceiling of 5,500 metres (18,000 ft). It is powered by a 55 horsepower (41 kW) Diamond engine and can carry various payloads, such as electro-optics and infrared sensors.

The Ocean Eagle 43 – trimaran ocean patrol vessel ordered by the Mozambican government was launched in January 2015. The vessel is built by French shipyard CMN (Construction Mecanique de Normandie) to meet the naval operational needs of marines and to support special operations forces.


http://defence-blog.com/news/mozambique ... icles.html




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Re: NOTICIAS

#8729 Mensagem por cabeça de martelo » Sáb Abr 30, 2016 10:26 am

Mais um projecto com mais de 6000 toneladas...

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Coreia do Sul.




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Re: NOTICIAS

#8730 Mensagem por FCarvalho » Seg Mai 02, 2016 11:10 am

É, parece que o pessoal lá pelos lado do oriente tem uma séria mania com coisas grandes. Porque será? :mrgreen:

abs.




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