Modernização dos AMX!!!
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Re: Modernização dos AMX!!!
Ponta não sei, mas a fabricação seriada sim. Na mesma fase estava sendo terminado o projeto do EMB 110, e este sim se aproveitou da engenharia e técnicas de produção em série. Lembre-se que o EMB 110 não é o mesmo EMB 100, que apenas existem 3 unidades, e são os protótipos.Wingate escreveu:A construção dos EMB-326 Xavante (com Aermacchi spa, Itália) não teria também colaborado nesse processo de aquisição de tecnologia de ponta?
Wingate
Mesmo assim tenho relatos de que os Xavantes eram meio que feitos a mão, sendo que as peças de um não servem nos outros.
Obrigado Lulinha por melar o Gripen-NG
- Penguin
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Re: Modernização dos AMX!!!
O fato é que esses A-4 estão no Brasil há 18 anos.Túlio escreveu:Se o AMX sequer é pensado para lançar mísseis antinavio, não deveríamos repensar a questão da Aviação Naval? Por mim a MB deveria tomar conta...
Se essa função fosse prioritária para a MB, a modernização de alguns A-4 e a adaptação de algum míssil anti-navio neles já teria saído há muito tempo.
Sempre e inevitavelmente, cada um de nós subestima o número de indivíduos estúpidos que circulam pelo mundo.
Carlo M. Cipolla
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- Carlos Lima
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Re: Modernização dos AMX!!!
O problema do AM-X é que o Brasil nunca soube muito bem o que fazer com ele.
Nos planfetos era um "caça", mas era 'Bombardeiro', introduziu na FAB o uso de HUD, RWR, Chaff, Flare e um pseudo FBW.
Porém isso tinha um preço, pois esses 'luxos' custavam caro, mais caro do que o F-5 na base do reloginho, bomba burra e FMS.
Como na verdade não era um 'caça', sempre pegou a pior parte dos investimentos na hora das prioridades, pois 1 Am-x funcionando custava bem mais do que vários F-5.
Além de vitima do fim da Guerra-Fria, problemas economicos, etc, existia também a politicagem da Aviação de Caça versus Aviação "de Ataque".
Na minha opinião cometemos um erro ao continuarmos investindo no F-5 ao invés do Am-X. Deveríamos ter comprado anos e anos atrás F-16 do Deserto e de fato modernizado o Am-X e colocá-lo em condições de ser o avião que prometia ser (radar, mísseis ar-ar funcionais, mísseis ar-superfície, armas inteligentes, etc).
O Am-X em muitos aspectos deveria ser a aeronave que estaria nos preparando para o vencedor do F-X em termos de 'tecnologia'. Deveria ser a aeronave que serviria de plataforma para um bando de desenvolvimento de tecnologias nacionais e suas evoluções (radares, mísseis, armas inteligentes, ECM, etc).
Mas não é isso o que aconteceu infelizmente.
[]s
CB_Lima
Nos planfetos era um "caça", mas era 'Bombardeiro', introduziu na FAB o uso de HUD, RWR, Chaff, Flare e um pseudo FBW.
Porém isso tinha um preço, pois esses 'luxos' custavam caro, mais caro do que o F-5 na base do reloginho, bomba burra e FMS.
Como na verdade não era um 'caça', sempre pegou a pior parte dos investimentos na hora das prioridades, pois 1 Am-x funcionando custava bem mais do que vários F-5.
Além de vitima do fim da Guerra-Fria, problemas economicos, etc, existia também a politicagem da Aviação de Caça versus Aviação "de Ataque".
Na minha opinião cometemos um erro ao continuarmos investindo no F-5 ao invés do Am-X. Deveríamos ter comprado anos e anos atrás F-16 do Deserto e de fato modernizado o Am-X e colocá-lo em condições de ser o avião que prometia ser (radar, mísseis ar-ar funcionais, mísseis ar-superfície, armas inteligentes, etc).
O Am-X em muitos aspectos deveria ser a aeronave que estaria nos preparando para o vencedor do F-X em termos de 'tecnologia'. Deveria ser a aeronave que serviria de plataforma para um bando de desenvolvimento de tecnologias nacionais e suas evoluções (radares, mísseis, armas inteligentes, ECM, etc).
Mas não é isso o que aconteceu infelizmente.
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- Bolovo
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Re: Modernização dos AMX!!!
Isso é mentira. O problema é justamente esse, o pensamento nunca saiu do campo das idéias. Até o escudo do esquadrão Adelphi, criado justamente para receber e introduzir o A-1 na FAB, destaca a preocupação com o mar. Veja que o bicho tá até apontando esse laser para o mar.Túlio escreveu:Se o AMX sequer é pensado para lançar mísseis antinavio, não deveríamos repensar a questão da Aviação Naval? Por mim a MB deveria tomar conta...
- III - Descrição Heráldica do Símbolo do 1o/16o G.Av.
- Escudo de formato francês, tendo à destra do chefe o Gládio Alado, símbolo do Comando da Aeronáutica, em jalne (amarelo).
- O campo partido em faixa, com a parte superior em Blau (azul cerúleo) representando o céu e a parte inferior em prata (branco) representando a superfície terrestre, onde aparecem coordenadas em Sable (preto)
- Sobreposto às faixas, destaca-se uma figura estilizada em Prata (branco) , representando, ao mesmo tempo, um homem e uma ave, de cujos olhos parte um feixe luminoso em Goles (vermelho), sendo seu significado a localização precisa de alvos. A mesma segura, ainda, uma espada em Jalne (amarelo) e Sabre (preto) simbolizando a precisão do sistema de armamentos da aeronave A-I.
- Brocante à figura, destaca-se um escudo, também em Jalne (amarelo) e Sable (preto), cujo significado é a auto-proteção eletrônica. Sobrepondo-se ao mesmo, aparecem os numerais ordinais 1o e 16o em caracteres digitais, em Jalne (amarelo), cujo significado é a informatização dos sistemas da aeronave.
- Em contrachefe, destaca-se uma faixa em Blau (azul ultramar) com ondulações em Prata (branco) representando o mar.
- Ao fundo, destacam-se triângulos em Sable (preto) representando as elevações da superfície terrestre.
- Contorna o escudo, um filete em Jalne (amarelo).
E o AMX chegou a voar com o Exocet.
"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
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Re: Modernização dos AMX!!!
Creio que seja um misto de falta de $$$ com falta de possibilidade. Primeiro que a lei não permite a MB operar aviões a partir de terra, então não teria porque ter pressa. O AF-1 está atrelado ao A12, que está parado. Outra é que a modernização do AF-1 deveria ter saído não em 2015, mas sim dez anos antes, em 2005 (na mesma época do F-5M). Cerca de quinze, vinte anos depois, ou seja, ao redor de 2020~25, chegaria um substituto.Penguin escreveu:O fato é que esses A-4 estão no Brasil há 18 anos.Túlio escreveu:Se o AMX sequer é pensado para lançar mísseis antinavio, não deveríamos repensar a questão da Aviação Naval? Por mim a MB deveria tomar conta...
Se essa função fosse prioritária para a MB, a modernização de alguns A-4 e a adaptação de algum míssil anti-navio neles já teria saído há muito tempo.
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Re: Modernização dos AMX!!!
Concordo, mas agora tendo o Grippen não faria sentido modernizar os AMX?Carlos Lima escreveu: Na minha opinião cometemos um erro ao continuarmos investindo no F-5 ao invés do Am-X. Deveríamos ter comprado anos e anos atrás F-16 do Deserto e de fato modernizado o Am-X e colocá-lo em condições de ser o avião que prometia ser (radar, mísseis ar-ar funcionais, mísseis ar-superfície, armas inteligentes, etc).
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Re: Modernização dos AMX!!!
Essa lei deve ser letra morta. Deve cair qd a MB quiser.Bolovo escreveu:Creio que seja um misto de falta de $$$ com falta de possibilidade. Primeiro que a lei não permite a MB operar aviões a partir de terra, então não teria porque ter pressa. O AF-1 está atrelado ao A12, que está parado. Outra é que a modernização do AF-1 deveria ter saído não em 2015, mas sim dez anos antes, em 2005 (na mesma época do F-5M). Cerca de quinze, vinte anos depois, ou seja, ao redor de 2020~25, chegaria um substituto.Penguin escreveu: O fato é que esses A-4 estão no Brasil há 18 anos.
Se essa função fosse prioritária para a MB, a modernização de alguns A-4 e a adaptação de algum míssil anti-navio neles já teria saído há muito tempo.
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Re: Modernização dos AMX!!!
Carlos Lima escreveu:O problema do AM-X é que o Brasil nunca soube muito bem o que fazer com ele.
Nos planfetos era um "caça", mas era 'Bombardeiro', introduziu na FAB o uso de HUD, RWR, Chaff, Flare e um pseudo FBW.
Porém isso tinha um preço, pois esses 'luxos' custavam caro, mais caro do que o F-5 na base do reloginho, bomba burra e FMS.
Como na verdade não era um 'caça', sempre pegou a pior parte dos investimentos na hora das prioridades, pois 1 Am-x funcionando custava bem mais do que vários F-5.
Além de vitima do fim da Guerra-Fria, problemas economicos, etc, existia também a politicagem da Aviação de Caça versus Aviação "de Ataque".
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O Am-X em muitos aspectos deveria ser a aeronave que estaria nos preparando para o vencedor do F-X em termos de 'tecnologia'. Deveria ser a aeronave que serviria de plataforma para um bando de desenvolvimento de tecnologias nacionais e suas evoluções (radares, mísseis, armas inteligentes, ECM, etc).
Mas não é isso o que aconteceu infelizmente.
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De fato. Notar que a proposta da então FAV pedia precisamente um AMX ( para treinamento ) mas com tudo o que mencionaste e mais um pouco. Ia ser uma senhora aeronave de combate.
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P. Sullivan (Margin Call, 2011)
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Re: Modernização dos AMX!!!
Entendo seu ponto de vista, e até poderia estar correto em alguns pontos. Só não sabemos por não termos bola de cristal para prever o futuro caso outra opção tivesse sido a adotada, contrariando os analistas e decisores da ocasião (por sinal devem ter sido muito mais ignorantes que nós do DB, turminha fraca aquela ).Bolovo escreveu:Infelizmente, só confirma o que eu disse. Sempre, sempre que o AMX é criticado é lançada a carta mágica, o eterno suplício que o "AMX ensinou muita coisa a Embraer." Meu querido, em caso de guerra quem vai decolar pra atacar o inimigo não é a Embraer, é a FAB. O objetivo do programa AMX era dotar a FAB de um avião de ataque moderno e esse objetivo fracassou, pois o mesmo nunca chegou sua operacionalidade total. O objetivo do AMX nunca foi ensinar a Embraer a usar "cálculos de carga", isso foi consequência do programa. Isso é tentar achar o lado bom da desgraça. A Embraer aprenderia tais técnicas, cedo ou tarde, se não nunca teria saído do Bandeirante. Os fatos são: o A-1 voou de 1989 até 2013 lançando apenas armamento não-guiado (FAB, 2013.). Por exemplo, o Mirage 50CN Pantera chileno, aposentado em 2007, hoje em museu, já utilizava armamento guiado nos anos 90. O A-1 era para ser nosso vetor anti-navio, mas foi necessário chegar o P-3 e o Harpoon para isso (FAB, 2015.), capacidade existente em Argentina e Venezuela há décadas. Só começou a voar com radar (que por sinal, não tem nada de mais) em 2013, na entrega do primeiro A-1M (FAB, 2013.). O A-1 introduziu na FAB o HUD, o RWR, os modos CCIP/CCRP, chaffs e flares. Nada que não existisse no continente antes. Foi um gasto tremendo que preteriu outras prioridades da FAB (entre elas o F-X que foi postergado até finalmente escolherem o Gripen). Qual foi a grande vantagem do AMX para a FAB? Ao meu ver, nenhuma. Zero. Ter escolhido uma aeronave de combate no exterior teria sido muito melhor (tal como fizemos no F-X, não?). Ah, "mas o AMX ensinou muita coisa a FAB!", me desculpem, mas tem que ser embraercionista convicto ou muito louco para aceitar essa desculpa...Penguin escreveu: Importante recuperar esse post relativo ao impacto técnico/tecnológico do AMX.
Como você mesmo comentou, o AMX trouxe para a FAB outra realidade, o uso de navegação de precisão, por meio de inercial. Antes, as navegações e emprego do armamento eram um tanto como duvidosos, e o AMX nos mostrou outro mundo.
Trouxe o RWR, os pobres pilotos de caça poderiam ser abatidos sem o mínimo de consciência situacional do fato... graças ao AM-X pudemos ir a Red Flag, em 1998, o que nos proporcionou um salto operacional muito grande para a FAB.
Com o AM-X saltamos de ECP para mais de 50 metros dos aviões existentes para índices surpreendentes para a época, e até os dias atuais, sendo o AM-X ganhador de competições internacionais. Não precisa ser muito entendido em planejamento e seleção de alvos para saber que é preciso um número menor de aeronaves quando se tem um sistema preciso. E de quebra com domínio nacional para se modificar para qualquer armamento, com total independência e conhecimento de integração. Não vou nem falar em capacidade de lançamento em ripple, o que aumenta exponencialmente a probabilidade de acerto.
O AM-X trouxe o ataque com navegação a baixa altura com precisão, a longa distancia, com maior sobrevivência, com maior estabilidade, e ainda com revo, capacidades inexistentes na FAB. Isso sem falar do MFD e HUD.
Não é preciso falar sobre os ganhos à industria aeronáutica, pois os grandes nomes do Brasil e da Embraer já comentaram sobre isso.
Quanto a quem vai a guerra não é a Embraer, é verdade. Entretanto, o fenômeno "guerra" envolve muito mais que simples aeronaves, ou como brincamos aqui, jogo de super-trunfo. Uma das expressões do poder é o campo científico-tecnológico, além do poder militar. Sem falar na importância de deter o conhecimento e o máximo de autonomia sobre o que possuímos, bem como capacidade de modificar o produto.
Bem, para a maioria da FAB, os grandes engenheiros da industria aeroespacial brasileira, e para mim, não vemos o AM-X como um grande fracasso, e sim como um divisor de aguas da FAB e Embraer antes e depois dele.
Como seria se tivéssemos escolhido o Mirage ou F-16A? Dificilmente saberemos, talvez você tenha razão e os velhinhos estivessem errados.
Abraços
Brasil acima de tudo!!!
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Re: Modernização dos AMX!!!
Concordo com o Thor. Já li entrevistas em que pilotos da FAB afirmam que o AMX foi uma espécie de divisor de águas na FAB, inclusive, com a sua chegada, quase todos os pilotos de caça, queriam ir para os esquadrões que operam o A-1. Infelizmente o projeto não teve o desenvolvimento previsto inicialmente, e o caça nunca operou com todo o seu potencial planejado, coisa que está sendo corrigido com a modernização que vem passando.
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- Bolovo
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Re: Modernização dos AMX!!!
Thor, que foi um divisor de águas eu não questiono, afinal isso é óbvio. O A-1 foi o caça mais moderno da FAB de 1989 a 2005, até a chegada do F-5M. Antes do A-1 o melhor caça era o F-5E, que chegou em 1974. O que eu questiono é que o A-1 não trouxe nada de novo em relação aos caças da época, como por exemplo, o F-16 venezuelano e Mirage 2000 peruano, que já estavam por aqui. Isso sem contar algumas versões do Mirage 50, Nesher e Kfir que existiam na região. Tudo isso que você citou no A-1, já existia em qualquer um desses, que também teriam sido um divisor de águas na FAB, não concorda? O que eu vejo é que o A-1 foi como um buraco negro de recursos, tomou 1/3 do orçamento da Embraer (como dito pelo próprio Ozires, até ajudou na crise que veio na empresa) e comprometeu a FAB durante todos os anos 90. E hoje em dia a impressão que eu tenho é que não há compromisso algum com com o A-1, tanto que vão modernizar apenas 14 unidades. Questiono sim a decisão dos Brigadeiros e Engenheiros na época, oras, estamos numa democracia e eu penso o que quiser. Questionar os Brigadeiros americanos sobre aposentar o A-10 e colocar o F-35 é lindo, é a democracia real, mas fazer isso aqui no Brasil é errado, afinal quem sou eu? Creio que influência do positivismo no Brasil foi tão forte que essa crença que não se pode questionar a autoridade perdura até hoje.
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Re: Modernização dos AMX!!!
O que o A1 trouxe foi a capacidade de integrar sistemas no país e capacidade de ataque de longa distância com pouca influência americana pois a aviônica adotada em sua maior parte era Israelense. O problema é que a FAB operou por muito tempo 3 projetos de aeronave distintos, sendo que o Mirage III jaca consumia muitos recursos logísticos e existia essa celeuma de defender Brasília. No fundo a FAB sabia que se tivesse adquirido o F16 usado que muitos citam ela hoje não teria o Gripen. Na história da FAB ela sempre passou por ondas de revoluções e a próxima está para acontecer a partir de 2018 com Gripen e KC390. A FAB sabe que o A1 foi importante para ela e para a EMBRAER. Hoje o certo é termos só um projeto único de aeronave que se chama: F39 Gripen. Fora que se olharmos o orçamento da Defesa com corte em cima de cortes, a situação deve estar difícil para as Forças Armadas.
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Re: Modernização dos AMX!!!
Todos os que desenvolvem caças, estão errados?
"Quando um rico rouba, vira ministro" (Lula, 1988)
- Thor
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Re: Modernização dos AMX!!!
Não é questão de se duvidar ou não dos Brigadeiros, Engenheiros e Políticos da época, nem de se questionar o direito à manifestação de opinião. Acredito que esse povo de então detinha mais dados que nós, e que possivelmente, a despeito das dificuldades, priorizou-se investimento em pesquisa e desenvolvimento de um caça nacional, em vez de compra de prateleira, e como podemos ver em muitos outros artigos, o resultado foi muito bom, tanto para a indústria, quanto para a FAB.Bolovo escreveu:Thor, que foi um divisor de águas eu não questiono, afinal isso é óbvio. O A-1 foi o caça mais moderno da FAB de 1989 a 2005, até a chegada do F-5M. Antes do A-1 o melhor caça era o F-5E, que chegou em 1974. O que eu questiono é que o A-1 não trouxe nada de novo em relação aos caças da época, como por exemplo, o F-16 venezuelano e Mirage 2000 peruano, que já estavam por aqui. Isso sem contar algumas versões do Mirage 50, Nesher e Kfir que existiam na região. Tudo isso que você citou no A-1, já existia em qualquer um desses, que também teriam sido um divisor de águas na FAB, não concorda? O que eu vejo é que o A-1 foi como um buraco negro de recursos, tomou 1/3 do orçamento da Embraer (como dito pelo próprio Ozires, até ajudou na crise que veio na empresa) e comprometeu a FAB durante todos os anos 90. E hoje em dia a impressão que eu tenho é que não há compromisso algum com com o A-1, tanto que vão modernizar apenas 14 unidades. Questiono sim a decisão dos Brigadeiros e Engenheiros na época, oras, estamos numa democracia e eu penso o que quiser. Questionar os Brigadeiros americanos sobre aposentar o A-10 e colocar o F-35 é lindo, é a democracia real, mas fazer isso aqui no Brasil é errado, afinal quem sou eu? Creio que influência do positivismo no Brasil foi tão forte que essa crença que não se pode questionar a autoridade perdura até hoje.
Abraços
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