Assuntos em discussão: Exército Brasileiro e exércitos estrangeiros, armamentos, equipamentos de exércitos em geral.
Moderadores: J.Ricardo, Conselho de Moderação
-
Juniorbombeiro
- Sênior
![Sênior Sênior](./images/ranks/rank_5_senior.gif)
- Mensagens: 2685
- Registrado em: Sex Fev 24, 2006 7:20 pm
- Localização: Atlântico sul
- Agradeceu: 3 vezes
- Agradeceram: 68 vezes
#1201
Mensagem
por Juniorbombeiro » Dom Nov 22, 2015 9:47 pm
Penguin escreveu:prp escreveu:O Humvee é de fibra.
?
The Humvee seats 4 with an available fully enclosed metal cabin with a vertical windshield. The body is constructed from lightweight and rust-resistant aluminum, instead of conventional steel.
https://en.wikipedia.org/wiki/Humvee#Design_features
Sabia que era metálico, mas não sabia que era alumínio. Outra viatura que tem sua carroceria em alumínio é a lendária Land Rover Defender. Lembrando que o problema da fibra de vidro não é a questão da resistência, até por que não se trata de viatura blindada para linha de frente, e sim os estilhaços que supostamente não aparecem pelo Raio-X nos hipotéticos feridos em explosão. Agora...com essa dúvida me ocorreu uma idéia. A Agrale poderia muito bem desenvolver painéis de alumínio para esse modelo,poderia ser até com um desenho mais rústico, sem muita frescura de design, afinal é um produto militar, assim não seria necessário um investimento muito grande em ferramental. Vale lembrar que a Agrale até pouco tempo, montava para a International Navistar o caminhão 9800i que possui cabine em alumínio, fabricada no Brasil pela Aethra de Pouso Alegre MG.
![Imagem](http://www.aethra.com.br/uploads/_CGSmartImage/img-a1afb6515cf4ed60ee5d91a50b4410c4.png)
-
Juniorbombeiro
- Sênior
![Sênior Sênior](./images/ranks/rank_5_senior.gif)
- Mensagens: 2685
- Registrado em: Sex Fev 24, 2006 7:20 pm
- Localização: Atlântico sul
- Agradeceu: 3 vezes
- Agradeceram: 68 vezes
#1202
Mensagem
por Juniorbombeiro » Dom Nov 22, 2015 10:05 pm
prp escreveu:
![Imagem](http://www.publicsurplus.com/sms/docviewer/aucdoc/Fiberglass%20Hood.JPG?auc=1226226&docid=11353092)
O capô do motor realmente tem cara de ser fibra ou plástico, mas a cabine certamente deve ser de metal. No site da AM General tem fotos e vídeos da linha de montagem, vamos dar uma olhada para confirmar.
-
Juniorbombeiro
- Sênior
![Sênior Sênior](./images/ranks/rank_5_senior.gif)
- Mensagens: 2685
- Registrado em: Sex Fev 24, 2006 7:20 pm
- Localização: Atlântico sul
- Agradeceu: 3 vezes
- Agradeceram: 68 vezes
#1203
Mensagem
por Juniorbombeiro » Dom Nov 22, 2015 10:53 pm
Certeza não dá para ter, mas essa foto, pela diferença de cores dos materiais e os rebites, me faz acreditar que a carroceria é de metal, e o capô de algum material plástico ou fibra.
-
prp
- Sênior
![Sênior Sênior](./images/ranks/rank_5_senior.gif)
- Mensagens: 9072
- Registrado em: Qui Nov 26, 2009 11:23 am
- Localização: Montes Claros
- Agradeceu: 136 vezes
- Agradeceram: 427 vezes
#1204
Mensagem
por prp » Seg Nov 23, 2015 12:38 pm
Juniorbombeiro escreveu:
Certeza não dá para ter, mas essa foto, pela diferença de cores dos materiais e os rebites, me faz acreditar que a carroceria é de metal, e o capô de algum material plástico ou fibra.
O capô, o teto, e a carroceria (caçamba), em alguns modelos, são de fibra.
No modelo básico as portas e a cabine são de vinil.
Nos modelos blindados, como o da foto, toda a carroceria é blindada, portanto de metal, mas o capô continua sendo de fibra.
-
joao fernando
- Sênior
![Sênior Sênior](./images/ranks/rank_5_senior.gif)
- Mensagens: 5208
- Registrado em: Ter Out 30, 2007 5:53 pm
- Localização: Santa Isabel - SP
- Agradeceram: 29 vezes
#1205
Mensagem
por joao fernando » Seg Nov 23, 2015 1:58 pm
Eu li numa 4 rodas dos anos 70 sobre o problema da fibra. Parece que li que a solução foi adicionar a fibra um pó metálico. Dai aparecia no raio X
O EB testou sim, e deu a alteração.
A 4 rodas pode ser lida on-line
Obrigado Lulinha por melar o Gripen-NG
-
prp
- Sênior
![Sênior Sênior](./images/ranks/rank_5_senior.gif)
- Mensagens: 9072
- Registrado em: Qui Nov 26, 2009 11:23 am
- Localização: Montes Claros
- Agradeceu: 136 vezes
- Agradeceram: 427 vezes
#1208
Mensagem
por prp » Sáb Fev 13, 2016 8:06 pm
joao fernando escreveu:Eu li numa 4 rodas dos anos 70 sobre o problema da fibra. Parece que li que a solução foi adicionar a fibra um pó metálico. Dai aparecia no raio X
O EB testou sim, e deu a alteração.
A 4 rodas pode ser lida on-line
Em 2004 o EB testou o Troller, que é de fibra, não sei se não foi aprovado ou não. Na época escolheram o LandRover.
-
joao fernando
- Sênior
![Sênior Sênior](./images/ranks/rank_5_senior.gif)
- Mensagens: 5208
- Registrado em: Ter Out 30, 2007 5:53 pm
- Localização: Santa Isabel - SP
- Agradeceram: 29 vezes
#1209
Mensagem
por joao fernando » Seg Fev 15, 2016 11:30 am
prp escreveu:joao fernando escreveu:Eu li numa 4 rodas dos anos 70 sobre o problema da fibra. Parece que li que a solução foi adicionar a fibra um pó metálico. Dai aparecia no raio X
O EB testou sim, e deu a alteração.
A 4 rodas pode ser lida on-line
Em 2004 o EB testou o Troller, que é de fibra, não sei se não foi aprovado ou não. Na época escolheram o LandRover.
Foram aprovados. Inclusive para lançamento de helis. O Ozires Silva nessa época estava na Troller
Obrigado Lulinha por melar o Gripen-NG
-
arcanjo
- Sênior
![Sênior Sênior](./images/ranks/rank_5_senior.gif)
- Mensagens: 1928
- Registrado em: Seg Dez 12, 2011 4:35 pm
- Localização: Santo André, SP
- Agradeceu: 381 vezes
- Agradeceram: 836 vezes
-
Contato:
#1210
Mensagem
por arcanjo » Sáb Mar 12, 2016 5:24 pm
Agrale Marruá AM41 encarando lama.
http://www.youtube.com/watch?v=bz0hAXNXdkY
abs.
arcanjo
-
FCarvalho
- Sênior
![Sênior Sênior](./images/ranks/rank_5_senior.gif)
- Mensagens: 38958
- Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
- Localização: Manaus
- Agradeceu: 5983 vezes
- Agradeceram: 3363 vezes
#1211
Mensagem
por FCarvalho » Ter Mar 15, 2016 11:51 am
Pena que por aqui não vingou. Uma provável aquisição pelas ffaa's poderia ter suscitado em modelos também de 5 e 10 tons, e variantes.
Fica para a próxima.
ps: pensei também em versões 6x6. Seria uma alternativa a mais para aplicações diversas.
abs.
Carpe Diem
-
BrasilPotência
- Sênior
![Sênior Sênior](./images/ranks/rank_5_senior.gif)
- Mensagens: 1390
- Registrado em: Ter Jul 17, 2012 5:04 pm
- Localização: São Paulo - SP
- Agradeceu: 268 vezes
- Agradeceram: 82 vezes
#1212
Mensagem
por BrasilPotência » Qui Abr 14, 2016 2:52 pm
Ontem recebi a informação que pouco mais de 300 caminhões estão ficando empoeirados na fábrica da VW/MAN esperando pagamento por parte do EB.
Brava Gente, Brasileira!!!
-
jauro
- Sênior
![Sênior Sênior](./images/ranks/rank_5_senior.gif)
- Mensagens: 5309
- Registrado em: Ter Ago 01, 2006 12:36 pm
- Localização: Barra Velha, SC.
- Agradeceu: 212 vezes
- Agradeceram: 610 vezes
#1213
Mensagem
por jauro » Qui Abr 14, 2016 4:55 pm
A continuar assim, em dois ou três anos o EB estará com a frota sucateada novamente, como em 2009. E a BID vai pro mesmo buraco.
"A disciplina militar prestante não se aprende senhor, sonhando e na fantasia, mas labutando e pelejando." (CAMÕES)
Jauro.
-
FCarvalho
- Sênior
![Sênior Sênior](./images/ranks/rank_5_senior.gif)
- Mensagens: 38958
- Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
- Localização: Manaus
- Agradeceu: 5983 vezes
- Agradeceram: 3363 vezes
#1214
Mensagem
por FCarvalho » Qui Abr 14, 2016 7:16 pm
Estão dizendo que a tal crise dura até, pelo menos, 2018/2019. Então, a contar pelo nosso histórico, podemos esperar que a próxima renovação de frota vai ter de esperar o próximo milagre econômico ou o próximo salvador da pátria lá por idos de 2024, talvez.
abs
Carpe Diem
-
FCarvalho
- Sênior
![Sênior Sênior](./images/ranks/rank_5_senior.gif)
- Mensagens: 38958
- Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
- Localização: Manaus
- Agradeceu: 5983 vezes
- Agradeceram: 3363 vezes
#1215
Mensagem
por FCarvalho » Qua Abr 27, 2016 1:15 pm
Por acaso vi esta noticia de que a Scania teria mostrado este caminhão na LAAD 2015. Bem, não me lembro dele na cita feira. Mas a reportagem diz que ele seria oferecido para as ffaa's.
Alguém pode confirmar esta notícia, já que, na prática, se trataria de um terceiro ou quarto modelo na categoria 10 ton 6x6 para o nosso mercado militar interno?
Este modelo chegou a ser testado efetivamente pelo EB, ou alguma outra ffaa?
http://planetcarsz.com/news/scania-leva ... ernacional
abs.
Carpe Diem