Se o Picciani saiu da base de apoio, significa que o Renan também saiu. Tchau, Dilma!kirk escreveu:Até tu Picciani !!!Clermont escreveu:Para peemedebistas, avaliação é que governo Dilma acabou.
Simone Iglesias - O Globo, 11.03.16.
Não é só o presidente da Assembleia Legislativa, Jorge Picciani (PMDB-RJ), que está colocando um prazo de validade no governo Dilma Rousseff. A cúpula do partido, que se prepara para uma convenção nacional, neste sábado, não acredita em reação da presidente. A divergência é sobre quanto tempo dura ainda o governo. Como noticiou o jornal “Extra”, em uma reunião com servidores e deputados estaduais, na última quarta-feira, Jorge Picciani afirmou: “O governo federal vai cair nos próximos três meses”. Em Brasília, o sentimento é de que o impeachment torna-se, a cada dia, mais fortalecido.
— Picciani está se dando conta da realidade. Fico feliz, porque isso mostra união do pensamento do partido — disse o ex-deputado Geddel Vieira Lima (BA), peemedebista próximo ao vice-presidente Michel Temer.
Na cúpula partidária, a avaliação de que os peemedebistas do Rio passaram a apoiar a reeleição de Temer a presidente do PMDB neste sábado por aclamação, demonstra a falta de perspectivas com a presidente Dilma. A mesma análise é feita com relação ao presidente do Senado, Renan Calheiros (AL), que ensaiou dificultar a recondução de Temer, mas acabou recompondo. Renan é um dos peemedebistas que está escrevendo o documento que será aprovado na convenção partidária e que dirá que o PMDB tem compromisso com o país, e não com o governo.
Internamente, peemedebistas apostam no prazo de validade de Dilma, variando de 30 dias a cinco meses.
NOTÍCIAS POLÍTICAS
Moderador: Conselho de Moderação
-
- Sênior
- Mensagens: 1375
- Registrado em: Sáb Abr 01, 2006 9:41 pm
- Localização: Brasília-DF.
- Agradeceu: 28 vezes
- Agradeceram: 76 vezes
Re: NOTÍCIAS POLÍTICAS
- JT8D
- Sênior
- Mensagens: 1164
- Registrado em: Sex Mai 04, 2007 1:29 pm
- Agradeceu: 194 vezes
- Agradeceram: 100 vezes
Re: NOTÍCIAS POLÍTICAS
Enquanto os simpatizantes (vou evitar o termo "militantes" para não causar crises de nervos) do PT basearem sua argumentação em que outros partidos fizeram as mesmas barbaridades que eles e não foram punidos, fica difícil sustentar uma discussão séria. Será que não é evidente que isso não explica nem justifica os atos do partido que está no governo? Dizer que na verdade todos os envolvidos são inocentes e os bandidos são os juízes que os acusam é subestimar a inteligência das pessoas. Realmente, a cada dia que passa o comportamento dos "simpatizantes" se parece mais com o de uma seita fundamentalista, que acredita piamente na infalibilidade de seu ídolo e que atribui todas as acusações a ele a uma conspiração universal para atingi-lo.Brasileiro escreveu:Bom, deixa eu militar um pouco
http://outraspalavras.net/brasil/boulos ... z-ingenuo/Boulos: Sérgio Moro, juiz ingênuo?
POR GUILHERME BOULOS
– ON 10/03/2016
Sérgio Moro confraterniza com o tucano João Dória Jr., acusado de compra de votos na própria prévia interna organizada pelo PSDB para escolha do candidato à prefeitura de São Paulo
As empresas que financiaram o PT abasteceram o PSDB. Os patrocinadores do Instituto FHC são os do Instituto Lula. As delações que citam Aécio foram esquecidas. Por que?
Por Guilherme Boulos
O espetáculo da condução coercitiva do ex-presidente Lula na semana passada expôs a nu as motivações políticas do juiz federal Sergio Moro. Criticada por ministros do STF (Supremo Tribunal Federal) e por juristas de todos os matizes (incluindo um ex-ministro de FHC), a operação não tem outra explicação que não o linchamento público de Lula.
O argumento de que a medida extrema foi para a proteção do ex-presidente não convence nem as carolas do Country Club de Maringá, frequentado pelo juiz. O ministro Marco Aurélio Mello, que não é exatamente um petista, afirmou que “não gostaria de ser ‘protegido’ dessa maneira”.
A Lava Jato ganhou popularidade por ter pegado peixes graúdos do empresariado. Os donos do Brasil foram em cana e não saíram no mesmo dia. Assim, Moro elevou-se com a fama de justiceiro, o Falcone das Araucárias. No entanto, com o passar do tempo, a Lava Jato e seu principal condutor foram revelando vícios comprometedores.
O primeiro foi o dos pesos da balança. A décima quarta fase da operação, quando foram presos Marcelo Odebrecht [presidente da Odebrecht] e Otávio Marques de Azevedo [presidente da Andrade Gutierrez], recebeu o nome de “Erga Omnes”, em latim “Vale para todos”. Vale mesmo?
Presidente do PSDB, o senador Aécio Neves (MG) foi citado em mais de uma delação – numa delas como detentor de um terço das propinas de Furnas e… nada. A campanha tucana foi beneficiária de doações das mesmas empresas que financiaram Dilma, por vezes com valores iguais ou maiores. Mas num caso as doações foram criminosas e noutro não? O Instituto FHC recebeu contribuições de várias das empresas investigadas, tal como o Instituto Lula. Mas não consta ter havido busca e apreensão por lá.
Visivelmente a Lava Jato escolheu alvos e excluiu outros. Optou por atacar Lula e o PT e por preservar o PSDB. Além disso, há os incríveis vazamentos das operações e de depoimentos sob “sigilo”. O editor da revista “Época” – do Grupo Globo – anunciou a operação no Twitter com horas de antecedência. Há algo de podre aí. Resta saber o que une Moro, Globo e a PF numa sintonia tão fina…
Por muito menos, o ministro Gilmar Mendes falou em “estado policial” e Paulo Lacerda foi defenestrado da direção da PF em 2007. Aliás, não deixa de ser curioso o silêncio de Gilmar, tão preocupado com as garantias constitucionais, em relação aos procedimentos “heterodoxos” do juiz Moro e da Lava Jato.
Abuso das prisões preventivas, negociações pouco claras em relação às delações premiadas e agora a condução coercitiva (condução compulsória por agentes policiais) sem intimação prévia. Para atingir seus propósitos, Moro abre precedentes perigosos. Com a mente messiânica de um justiceiro, parece estabelecer para si o objetivo de “moralização” do país. Há, porém, sérios motivos para se desconfiar do que ele entende por isso.
Num evento com empresários no ano passado, Moro disse que “a iniciativa privada tem melhores condições de liderar um movimento contra a corrupção”. Hein? A mesma iniciativa privada que sonega R$ 500 bilhões de impostos todos os anos e tem 30% do PIB em paraísos fiscais? Aquela que desviou no esquema do Carf (Conselho Administrativo de Recursos Fiscais) mais de três vezes o valor das propinas da Petrobras? Ora, dizer um disparate desses revela ou ingenuidade ou cinismo.
Moro é também admirador confesso da Operação Mãos Limpas, conduzida pela procuradoria de Milão nos anos 1990. A Mãos Limpas prendeu 2.993 pessoas durante quatro anos e investigou 872 empresários, 438 parlamentares e 4 primeiros-ministros. Liquidou com os quatro maiores partidos políticos do país.
O resultado de tudo isso não foi a “moralização” da Itália. Foi a ascensão de Silvio Berlusconi como primeiro-ministro, estabelecendo um reinado corrupto e depravado que durou 12 anos. A Mãos Limpas não acabou com a corrupção porque nenhum justiçamento acaba. É evidente que as investigações sobre corrupção são importantes e devem ser aprofundadas, mas sem as arbitrariedades, achincalhamentos e a seletividade de nenhum justiceiro de toga.
Enfrentar a corrupção no Brasil implica enfrentar um sistema político em que os interesses públicos e privados historicamente se amalgamam. Mas isso não está pautado no horizonte do juiz Sergio Moro. Para ele, trata-se de prender Lula e contribuir com a derrubada do governo petista. Definitivamente não parece ingenuidade.
Abs,
JT
-
- Sênior
- Mensagens: 2627
- Registrado em: Dom Ago 02, 2009 1:16 pm
- Agradeceu: 203 vezes
- Agradeceram: 147 vezes
Re: NOTÍCIAS POLÍTICAS
Lulaaaaaaaaa-la lulaaaaaaaaa-ala lulaaaaaaaaa-ala.JT8D escreveu:Enquanto os simpatizantes (vou evitar o termo "militantes" para não causar crises de nervos) do PT basearem sua argumentação em que outros partidos fizeram as mesmas barbaridades que eles e não foram punidos, fica difícil sustentar uma discussão séria. Será que não é evidente que isso não explica nem justifica os atos do partido que está no governo? Dizer que na verdade todos os envolvidos são inocentes e os bandidos são os juízes que os acusam é subestimar a inteligência das pessoas. Realmente, a cada dia que passa o comportamento dos "simpatizantes" se parece mais com o de uma seita fundamentalista, que acredita piamente na infalibilidade de seu ídolo e que atribui todas as acusações a ele a uma conspiração universal para atingi-lo.Brasileiro escreveu:Bom, deixa eu militar um pouco
http://outraspalavras.net/brasil/boulos ... z-ingenuo/
Abs,
JT
Não é nada meu. Não é nada meu. Excelência eu não tenho nada, isso é tudo de amigos meus.
- Juniorbombeiro
- Sênior
- Mensagens: 2685
- Registrado em: Sex Fev 24, 2006 7:20 pm
- Localização: Atlântico sul
- Agradeceu: 3 vezes
- Agradeceram: 68 vezes
Re: NOTÍCIAS POLÍTICAS
Isso não é nenhuma novidade, na verdade é o mesmo roteiro de 1954 e 1964 e parece que o povo cego, pelo menos o daqui vai cair de novo na conversa. Não tem nada de fundamentalismo, é uma simples questão de lógica. Ninguém aqui está querendo dizer que o PT é santo, aliás não existe santo na política, mas basicamente, estão querendo matar a raposa soltando uma matilha de lobos dentro do galinheiro. O fato é que ao Lula, culpado ou não, não está se dando o direito de defesa, enquanto a outros da oposição que tem comprovadamente muito mais posses do que ele, sequer se levanta suspeita (por que não vão ver o patrimônio do Aécio e do Renan????). O juiz Moro, falar uma barbaridade dessas sobre a iniciativa privada, já demonstra que ele não tem a mínima condição de conduzir qualquer investigação sobre corrupção, ou jogando para a platéia, nenhuma das atitudes é recomendável para um juíz.JT8D escreveu:Enquanto os simpatizantes (vou evitar o termo "militantes" para não causar crises de nervos) do PT basearem sua argumentação em que outros partidos fizeram as mesmas barbaridades que eles e não foram punidos, fica difícil sustentar uma discussão séria. Será que não é evidente que isso não explica nem justifica os atos do partido que está no governo? Dizer que na verdade todos os envolvidos são inocentes e os bandidos são os juízes que os acusam é subestimar a inteligência das pessoas. Realmente, a cada dia que passa o comportamento dos "simpatizantes" se parece mais com o de uma seita fundamentalista, que acredita piamente na infalibilidade de seu ídolo e que atribui todas as acusações a ele a uma conspiração universal para atingi-lo.Brasileiro escreveu:Bom, deixa eu militar um pouco
http://outraspalavras.net/brasil/boulos ... z-ingenuo/
Abs,
JT
-
- Sênior
- Mensagens: 2627
- Registrado em: Dom Ago 02, 2009 1:16 pm
- Agradeceu: 203 vezes
- Agradeceram: 147 vezes
Re: NOTÍCIAS POLÍTICAS
E volta tudo ao mesmo ponto. Renan e Aécio são senadores, fora do alcance de Moro. Reclame com o Supremo. petista lá é o que não falta. Por que vc não escreve uma cartinha pro Roberto Barroso, Tofolli e Gilmar Mendes? Talvez eles esclareçam.Juniorbombeiro escreveu:Isso não é nenhuma novidade, na verdade é o mesmo roteiro de 1954 e 1964 e parece que o povo cego, pelo menos o daqui vai cair de novo na conversa. Não tem nada de fundamentalismo, é uma simples questão de lógica. Ninguém aqui está querendo dizer que o PT é santo, aliás não existe santo na política, mas basicamente, estão querendo matar a raposa soltando uma matilha de lobos dentro do galinheiro. O fato é que ao Lula, culpado ou não, não está se dando o direito de defesa, enquanto a outros da oposição que tem comprovadamente muito mais posses do que ele, sequer se levanta suspeita (por que não vão ver o patrimônio do Aécio e do Renan????). O juiz Moro, falar uma barbaridade dessas sobre a iniciativa privada, já demonstra que ele não tem a mínima condição de conduzir qualquer investigação sobre corrupção.JT8D escreveu: Enquanto os simpatizantes (vou evitar o termo "militantes" para não causar crises de nervos) do PT basearem sua argumentação em que outros partidos fizeram as mesmas barbaridades que eles e não foram punidos, fica difícil sustentar uma discussão séria. Será que não é evidente que isso não explica nem justifica os atos do partido que está no governo? Dizer que na verdade todos os envolvidos são inocentes e os bandidos são os juízes que os acusam é subestimar a inteligência das pessoas. Realmente, a cada dia que passa o comportamento dos "simpatizantes" se parece mais com o de uma seita fundamentalista, que acredita piamente na infalibilidade de seu ídolo e que atribui todas as acusações a ele a uma conspiração universal para atingi-lo.
Abs,
JT
Não é nada meu. Não é nada meu. Excelência eu não tenho nada, isso é tudo de amigos meus.
- Brasileiro
- Sênior
- Mensagens: 9412
- Registrado em: Sáb Mai 03, 2003 8:19 pm
- Agradeceu: 238 vezes
- Agradeceram: 543 vezes
Re: NOTÍCIAS POLÍTICAS
Não entendi seu ponto, pode citar onde é que se dá entender que os envolvidos são todos inocentes?JT8D escreveu: Enquanto os simpatizantes (vou evitar o termo "militantes" para não causar crises de nervos) do PT basearem sua argumentação em que outros partidos fizeram as mesmas barbaridades que eles e não foram punidos, fica difícil sustentar uma discussão séria. Será que não é evidente que isso não explica nem justifica os atos do partido que está no governo? Dizer que na verdade todos os envolvidos são inocentes e os bandidos são os juízes que os acusam é subestimar a inteligência das pessoas. Realmente, a cada dia que passa o comportamento dos "simpatizantes" se parece mais com o de uma seita fundamentalista, que acredita piamente na infalibilidade de seu ídolo e que atribui todas as acusações a ele a uma conspiração universal para atingi-lo.
Abs,
JT
Ou agora está proibido sentir estranheza com o fato de que as campanhas (bem como instituto pró ex-presidentes) presidenciais mais recentes foram financiadas basicamente pelos mesmos grupos econômicos, ora sendo investigados, sendo que em apenas uma delas se toma a iniciativa de ir mais a fundo? Não lhe parece inocente imaginar que, por exemplo a Odebrecht, possam agir de maneira tão vil e corrupta quanto a um grupo político, de de maneira exemplar no outro, em uma mesma campanha eleitoral? Se sim, então porque não seria legítima minha desconfiança?
Se estamos falando em corrupção e se não há juízo de valor, já que todos são iguais perante a lei, por que razão eu, cidadão brasileiro, não poderia me indignar contra algo que me parece negligente ? Caso não, talvez não fosse exatamente combate a corrupção meu interesse maior...
----------------
amor fati
amor fati
-
- Sênior
- Mensagens: 2627
- Registrado em: Dom Ago 02, 2009 1:16 pm
- Agradeceu: 203 vezes
- Agradeceram: 147 vezes
Re: NOTÍCIAS POLÍTICAS
Mas quem arquivou a denúncia contra o Aécio foi o Janot. E não me lembro de reclamarem daquele procurador que vivia bombardeando o FHC. Eu adorava.
Não é nada meu. Não é nada meu. Excelência eu não tenho nada, isso é tudo de amigos meus.
- Brasileiro
- Sênior
- Mensagens: 9412
- Registrado em: Sáb Mai 03, 2003 8:19 pm
- Agradeceu: 238 vezes
- Agradeceram: 543 vezes
Re: NOTÍCIAS POLÍTICAS
Mas e daí, porque é o Janot, então está tudo bem? A opinião desta pessoa não muda os fatos e não vejo porque de não poder ser apurado em detalhes, já que os atores envolvidos, as empreiteiras, são praticamente os mesmos. Vai me dizer que estou sendo parcial?nveras escreveu:Mas quem arquivou a denúncia contra o Aécio foi o Janot. E não me lembro de reclamarem daquele procurador que vivia bombardeando o FHC. Eu adorava.
----------------
amor fati
amor fati
- Juniorbombeiro
- Sênior
- Mensagens: 2685
- Registrado em: Sex Fev 24, 2006 7:20 pm
- Localização: Atlântico sul
- Agradeceu: 3 vezes
- Agradeceram: 68 vezes
Re: NOTÍCIAS POLÍTICAS
Santa paciência!!! Quer dizer então que o Moro é o único membro da justiça que persegue o PT???? Se fosse...não estaria impune até hoje. Você dizer que os membros do supremo são quase todos petistas, demonstra uma ignorância sem par, sobre o processo de nomeação dos ministros do supremo, já que é uma prerrogativa da presidência da república a sua indicação, e do senado a sua aprovação, sendo ainda que a Presidência não pode tirar ninguém de lá, eles só podem sair por livre vontade, por morte ou motivo de saúde e aposentadoria compulsória aos 70 anos. Então, qual seria o crime do PT, ao indicar Ministros do Supremo, quando isso lhe for de direito???? Aliás, qual é o pior ministro do STF, entre os 11 que lá estão????
-
- Sênior
- Mensagens: 2627
- Registrado em: Dom Ago 02, 2009 1:16 pm
- Agradeceu: 203 vezes
- Agradeceram: 147 vezes
Re: NOTÍCIAS POLÍTICAS
É mesmo é? Não são indicados do PT. São da presidência. Desculpa a minha igonrância sem par. Tu já escreveu a cartinha pra eles? Aproveita e pede pra eles pararem de perseguir o santo PT.Juniorbombeiro escreveu:Santa paciência!!! Quer dizer então que o Moro é o único membro da justiça que persegue o PT???? Se fosse...não estaria impune até hoje. Você dizer que os membros do supremo são quase todos petistas, demonstra uma ignorância sem par, sobre o processo de nomeação dos ministros do supremo, já que é uma prerrogativa da presidência da república a sua indicação, e do senado a sua aprovação, sendo ainda que a Presidência não pode tirar ninguém de lá, eles só podem sair por livre vontade, por morte ou motivo de saúde e aposentadoria compulsória aos 70 anos. Então, qual seria o crime do PT, ao indicar Ministros do Supremo, quando isso lhe for de direito???? Aliás, qual é o pior ministro do STF, entre os 11 que lá estão????
Vcs tão muito nervosos e bocudos. Mas espernear pode.
Não é nada meu. Não é nada meu. Excelência eu não tenho nada, isso é tudo de amigos meus.
- Juniorbombeiro
- Sênior
- Mensagens: 2685
- Registrado em: Sex Fev 24, 2006 7:20 pm
- Localização: Atlântico sul
- Agradeceu: 3 vezes
- Agradeceram: 68 vezes
Re: NOTÍCIAS POLÍTICAS
Obvio que são indicados pelo PT, como deve ser, pelo simples fato do PT estar no governo, mas o PT não cobra obediência cega, como a de um certo ministro indicado pelo FHC (o presidente que aparelhou o STF e a PGR) que até hoje envergonha aquela casa. Até os remanescentes indicados por Sarney e Collor são mais dignos do cargo que o Gilmar Mendes.nveras escreveu:É mesmo é? Não são indicados do PT. São da presidência. Desculpa a minha igonrância sem par. Tu já escreveu a cartinha pra eles? Aproveita e pede pra eles pararem de perseguir o santo PT.Juniorbombeiro escreveu:Santa paciência!!! Quer dizer então que o Moro é o único membro da justiça que persegue o PT???? Se fosse...não estaria impune até hoje. Você dizer que os membros do supremo são quase todos petistas, demonstra uma ignorância sem par, sobre o processo de nomeação dos ministros do supremo, já que é uma prerrogativa da presidência da república a sua indicação, e do senado a sua aprovação, sendo ainda que a Presidência não pode tirar ninguém de lá, eles só podem sair por livre vontade, por morte ou motivo de saúde e aposentadoria compulsória aos 70 anos. Então, qual seria o crime do PT, ao indicar Ministros do Supremo, quando isso lhe for de direito???? Aliás, qual é o pior ministro do STF, entre os 11 que lá estão????
Vcs tão muito nervosos e bocudos. Mas espernear pode.
- Bourne
- Sênior
- Mensagens: 21087
- Registrado em: Dom Nov 04, 2007 11:23 pm
- Localização: Campina Grande do Sul
- Agradeceu: 3 vezes
- Agradeceram: 21 vezes
Re: NOTÍCIAS POLÍTICAS
A delação do dia.
Agora o triunvirato do barulho: Antonio Palocci; Eunice Guerra; e Silas Rondeau.
A parte de que os aditivos contratuais são esquisitos, a competição entre os concorrentes para ser tão acirrada assim, o custos final ser elevado e a qualidade questionável era conhecida. O ponto era a operacionalização da corrupção, desvios e interação entre contratos, empreiteiras e políticos. Tenho certeza que coisas similares vem ocorrendo há anos, também nas esferas estaduais, municipais e de empresas públicas.
Agora o triunvirato do barulho: Antonio Palocci; Eunice Guerra; e Silas Rondeau.
A parte de que os aditivos contratuais são esquisitos, a competição entre os concorrentes para ser tão acirrada assim, o custos final ser elevado e a qualidade questionável era conhecida. O ponto era a operacionalização da corrupção, desvios e interação entre contratos, empreiteiras e políticos. Tenho certeza que coisas similares vem ocorrendo há anos, também nas esferas estaduais, municipais e de empresas públicas.
O esquema Erenice
Como a ex-ministra da Casa Civil e fiel escudeira de Dilma operou em Belo Monte, ao lado de Palocci e Silas Rondeau, um propinoduto de R$ 45 milhões para abastecer as campanhas eleitorais de 2010 e 2014
Além de fornecer um dossiê explosivo sobre as tentativas do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e da presidente Dilma Rousseff para tentar barrar as investigações da operação Lava Jato, o ex-líder do governo no Senado, Delcídio do Amaral (PT-MS), revela, em acordo de deleção premiada, um sofisticado esquema de corrupção nas obras da usina de Belo Monte. As informações estão dispostas no anexo sete da delação, obtido por ISTOÉ na quarta-feira 9.
Segundo o senador, um “triunvirato”, formado pelos ex-ministros Erenice Guerra, Antônio Palocci e Silas Rondeau, movimentou cerca de R$ 25 bilhões e desviou pelo menos R$ 45 milhões dos cofres públicos diretamente para as campanhas eleitorais do PT e do PMDB em 2010 e 2014. Nas duas disputas presidenciais os partidos estavam coligados na chapa liderada por Dilma Rousseff. “A propina de Belo Monte serviu como contribuição decisiva para as campanhas eleitorais de 2010 e 1014”, afirmou o ex-líder do governo no Senado aos procuradores.
Denúncias sobre corrupção nas obras de Belo Monte já haviam sido feitas por outros delatores, mas é a primeira vez que uma testemunha revela com detalhes como funcionava o esquema, qual o destino do dinheiro desviado e aponta o nome dos coordenadores de toda a operação. A delação feita por Delcídio leva as investigações sobre o propinoduto petista nos setores de energia e de infraestrutura para as antessalas do gabinete presidencial. Desde 2003, Erenice é tida como uma escudeira da presidente Dilma e mesmo após deixar o governo, sob a acusação de favorecer lobistas ligados a seu filho, permanece como uma das poucas interlocutoras de Dilma.
Depois de homologada pelo STF, a delação de Delcídio deverá ser encaminhada ao Tribunal Superior Eleitoral e engrossar o processo que pede a cassação da presidente. Os relatos feitos pelo senador mostram que a operação montada para desviar dinheiro público de Belo Monte foi complexa e contínua. Começou a ser arquitetada ainda no leilão para a escolha do consórcio que tocaria a empreitada, em 2010, e se desenrolou até pelo menos o início do ano passado, quando a Lava Jato já estava em andamento. Tida como obra prioritária do governo e carro chefe do PAC, Belo Monte era acompanhado de perto pela chefia da Casa Civil, onde estavam Dilma, então ministra, e Erenice Guerra, secretária executiva.
“A atuação do triunvirato formado por Silas Rondeau (ex-ministro de Minas e Energia), Erenice Guerra (ex-ministra da Casa Civil) e Antônio Palocci (ex-ministro da Fazenda) foi fundamental para se chegar ao desenho corporativo e empresarial definitivo do projeto Belo Monte”, afirmou Delcídio aos procuradores da Lava Jato. Em sua delação, o senador explica que os desvios de recursos do projeto da usina vieram tanto do pacote de obras civis como da compra de equipamentos. “Antônio Palocci e Erenice Guerra, especialmente, foram fundamentais nessa definição”, revelou o senador.
Ele afirmou que as obras civis consumiram cerca de R$ 19 bilhões e a compra de equipamentos chegou a R$ 4,5 bilhões. De acordo com os relatos feitos pelo ex-líder do governo, em todas as etapas do processo houve superfaturamento. Entre os procuradores que já tomaram conhecimento da delação de Delcídio há a convicção de que Erenice era a principal operadora do triunvirato, uma vez que antes de assumir o cargo na Casa Civil trabalhou, ao lado de Dilma, no Ministério de Minas e Energia, responsável pelas obras da usina.
Delcídio afirmou que o triunvirato de Erenice começou de fato a operar três dias antes da data marcada para o leilão que escolheria o consórcio responsável pelas obras. O grupo formado pelas maiores empresas de engenharia do País desistiu da disputa. “Em algumas horas foi constituído um novo grupo de empresas que venceu o leilão, tendo sido a única proposta apresentada”, afirmou o senador. Entre essas empresas estão a Queiroz Galvão, Galvão Engenharia, Contern, JMalucelli, Gaia Engenharia, Cetenco, Mendes Jr Trading Engenharia e Serveng-Civilsan.
“Alguns meses depois da realização do certame, várias empresas que não bidaran (não participaram no leilão) Belo Monte tornaram-se sócias do empreendimento e contrataram como prestadoras de serviço as empresas do consórcio vencedor”, relatou Delcídio. Com essa operação, as maiores empreiteiras do País passaram a mandar na construção sem se submeterem às regras impostas nas licitações convencionais. O ex-líder do governo no Senado afirmou aos procuradores da Lava Jato que durante as campanhas eleitorais aumentava o valor das propinas e que para isso as empresas recorriam a “claims”, instrumento usado para readequar valores de contratos.
2Erenice.jpg
Outro delator, Flávio Barra da Andrade Gutierrez,
confirmou propinas em Belo Monte
“Os acordos com relação aos claims eram uma das condições exigidas para aumentar a contribuição eleitoral das empresas”, explicou Delcídio. O senador destacou ainda a existência de várias ilicitudes envolvendo o fornecimento de equipamentos para a usina de Belo Monte. De acordo com ele, houve uma enorme disputa entre fornecedores chineses, patrocinados por José Carlos Bumlai (o pecuarista amigo do ex-presidente Lula), e fabricantes nacionais, entre eles Alston, Siemens, IMPSA e IESA. “O triunvirato agiu rapidamente definindo os nacionais como fornecedores, tudo na busca da contrapartida, revelada nas contribuições de campanha”, denunciou Delcídio.
Erenice Guerra e Palocci, disse o ex-líder do governo no Senado, tiveram papel fundamental nessa definição. Pelo lado das empresas, segundo Delcídio, o principal negociador de Belo Monte foi o empreiteiro Flávio Barra, da Andrade Gutierrez. Na semana passada, ISTOÉ apurou que Barra já prestou depoimento de delação premiada e mencionou o propinoduto em Belo Monte. O nome do ex-governador de Pernambuco, Eduardo Campos, foi rapidamente citado por Delcídio aos procuradores. Ele afirmou que o governador exerceu influência direta em favor da IMPSA, mas não atribuiu a ele nenhuma pratica criminosa.
Ainda sobre dinheiro irregular na campanha eleitoral de 2014, no anexo nove da delação, também obtido com exclusividade por ISTOÉ na quarta-feria 9, o ex-líder do governo no Senado afirma que o atual ministro de Comunicação Social, Edinho Silva, tesoureiro da campanha da presidente Dilma em 2014 trabalhou para “esquentar” recursos provenientes da indústria farmacêutica usando a contabilidade das campanhas para governador e forjando falsas prestações de serviço. Delcídio afirmou que em 2014, quando disputava o cargo de governador do Mato Grosso do Sul, foi procurado por Edinho, “para que pagasse R$ 1 milhão do saldo da dívida de sua campanha, sendo R$ 500 mil devidos à FSB Comunicação, e mais R$ 500 mil à Zilmar Fernandes, através de um laboratório farmacêutico chamado EMS”, revelou o senador.
Zilmar Fernandes foi sócia do publicitário Duda Mendonça e já esteve envolvida no escândalo do Mensalão. O laboratório EMS é investigado pela Lava Jato por manter parceria com o doleiro Alberto Youssef. Os investigadores também apuram o pagamento de uma suposta consultoria de R$ 8 milhões que o laboratório teria contratado do ex-ministro José Dirceu. Delcídio disse que as faturas foram emitidas contra o laboratório, mas que os pagamentos não foram realizados. “Os impostos das transações financeiras para a EMS foram efetivamente pagos pela FSB e por Zilmar”, afirmou o senador.
Por fim, ele disse acreditar que a mesma situação pode ter ocorrido com outros candidatos a governador. Ao finalizar sua delação, o ex-líder do governo no Senado, apontou para a força-tarefa da Lava Jato que laboratórios e planos de saúde, em troca de indicações para cargos na ANS e na Anvisa, têm despertado grande atenção dos políticos quando são discutidos os caminhos para a arrecadação de recursos. Por outras vias, os procuradores da Lava Jato já estavam trilhando por esse caminho.
-----
Erenice comandou o trio do propinoduto em belo monte
No anexo sete de sua delação, o senador Delcídio do Amaral (PT-MS), ex-líder do governo no Senado, descreve em detalhes o esquema de corrupção armado na construção da usina de Belo Monte. Ele afirma que a propina foi de aproximadamente R$ 45 milhões e que serviu como contribuição decisiva para as campanhas eleitorais de 2010 e de 2014. Diz que houve a participação de José Carlos Bumlai, mas que todo o esquema foi coordenado por um triunvirato formado pelos ex-ministros Silas Rondeau, Erenice Guerra e Antônio Palocci, especialmente Palocci e Erenice, uma das principais escudeiras da presidente Dilma Rousseff.
4Erenice.jpg
“Delcídio tem conhecimento de que em 2010 seria feito o ‘leilão’ de Belo Monte. Contudo, três dias antes do certame, o consórcio constituído pelas maiores empresas de engenharia do País, desistiu de participar. Em algumas horas foi constituído novo grupo de empresas junto a CHESF e Eletronorte. Entre elas, participaram Queiroz Galvão, Galvão Engenharia, Contern (sob influência de José Carlos Bumlai), JMalucelli, Gaia Energia, Cetenco, Mendes Jr. Trading Engenharia e Serveng-Civilsan.
Apesar de muito menos robusto, o consórcio em questão venceu leilão, tendo sido a única proposta apresentada. Alguns meses depois, várias empresas que não ‘bidram’ Belo Monte tornaram-se sócias do empreendimento e contrataram como prestadoras de serviços as companhias do consórcio vencedor. Em pouco tempo, o controle da principal usina do mundo, em construção, mudou de mãos, sendo que as empresas que compunham o consórcio vencedor passaram a desempenhar um papel secundário. A propina de Belo Monte serviu como contribuição decisiva para as campanhas eleitorais de 2010 e 2014. O principal agente negociador do Consórcio de Belo Monte foi o empreiteiro Flávio Barra, da Andrade Gutierrez.
3Erenice.jpg
Triunvirato: Palocci, Erenice e Silas Rondeau (da esq. à dir.):
R$ 45 milhões para a acampanha
Os números da propina giravam na casa dos R$ 30 milhões, destinados às campanhas eleitorais. Delcídio do Amaral acredita que os números finais da propina sejam superiores, pois durante a campanha, houve acordo com relação a ‘claims’ de cerca de R$ 1,5 bilhão, apresentadas pelo consórcio. Era uma das condições exigidas para aumentar a contribuição eleitoral das empresas. É preciso dizer que a atuação do triunvirato formado por Silas Rondeau, Erenice Guerra e Antônio Palocci foi fundamental para se chegar ao desenho corporativo e empresarial definitivo do projeto Belo Monte.
Delcidio estima que o valor destinado para as contribuições das campanhas (2010 e 2014) do PMDB e do PT atingiram cerca de R$ 45 milhões. ... ... Antônio Palocci e Erenice Guerra, especialmente, foram fundamentais nessa definição... ...Delcídio recorda-se da influência direta do ex-governador Eduardo Campos e favor da IMPSA... ...Ao longo do fornecimento de equipamentos, ficou demonstrada a inaptidão da IMPSA em fazer frente a um desafio dessa magnitude.”
5Erenice.jpg
-----
O tesoureiro Edinho e as notas frias
O ex-líder do governo no Senado disse que em 2014, quando disputou o governo do Mato Grosso do Sul, foi procurado por Edinho Silva, então tesoureiro da campanha de Dilma e atual ministro da Comunicação Social. De acordo com Delcídio, Edinho lhe propôs um esquema para saldar R$ 1 milhão de dívida da campanha, usando para isso a ex-sócia de Duda Mendonça, Zilmar Fernandes, e a FSB Comunicações, que receberiam o dinheiro do laboratório EMS. O delator também afirmou que os laboratórios e planos de saúde estão no foco dos políticos que buscam arrecadar recursos.
6Erenice.jpg
Proposta Edinho sugeriu esquema para Delcídio pagar dívida
“Nas eleições para governador do estado do Mato Grosso do Sul, em 2014, em que Delcídio do Amaral foi candidato, o atual ministro- chefe da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, Edinho Silva (na época tesoureiro da campanha de Dilma Rousseff) orientou Delcídio do Amaral para que pagasse R$ 1 milhão do saldo da dívida de sua camapnha, sendo R$ 500 mil devido à FSB Comunicação e mais R$ 500 mil à Zilmar Fernandes, através de um laboratório farmacêutico chamado EMS. Delcídio solicitou a FSB e a Zilmar que emitissem faturas contra o laboratório EMS, entretanto os pagamentos não foram feitos...
...Delcídio sabe que os impostos das transações financeiras para a EMS foram efetivamente pagos pela FSB e por Zilmar, o que pode ser levantado por intermédio da quebra do sigilo fiscal de ambos. Delcídio acredita que essa mesma situação ocorreu com outros candidatos que podem ter usado laboratórios farmacêuticos para os mesmos fins ilegais similares. Delcídio do Amaral sabe que questões envolvendo laboratórios e planos de saúde na arrecadação de propina tem despertado grande interesse de lideranças políticas na indicação de cargos para diretorias da ANS e da Anvisa, a exemplo do que ocorria na Petrobras.”
http://www.istoe.com.br/reportagens/448 ... MA+ERENICE
- EduClau
- Sênior
- Mensagens: 2553
- Registrado em: Sáb Abr 28, 2012 9:04 pm
- Agradeceu: 2545 vezes
- Agradeceram: 756 vezes
Re: NOTÍCIAS POLÍTICAS
"...movimentou cerca de 25 bilhões e desviou pelo menos R$ 45 milhões..."
Olha, já estou dando o benefício da dúvida porque são tantas as denuncias e os valores tão astronomicos que chega a ser inacreditável.
Pobre do Brasil se for tudo verdadeiro.
.
Olha, já estou dando o benefício da dúvida porque são tantas as denuncias e os valores tão astronomicos que chega a ser inacreditável.
Pobre do Brasil se for tudo verdadeiro.
.