Olá Milico.
Agora são as minhas considerações:
Os m41 nao foram completamente substituidos. So nos RCC. Os RCB , organicos de Bda Cav Mec, ainda o utilizam, e nao em complemento ao EE9, mas sim para açoes ofensivas (identicas as desempenhadas pelos RCC) que necessitem ser realizadas dentro do quadro tatico de emprego das Bda Mec. Ou seja, eles nao complementam o emprego de uma Vtr, como vc citpou, mas sim realizam missoes ofensivas, como sempre fizeram, mesmo nos RCC.
Exato, só faltou você falar que isso não ocorreu devido justamente a falta de equipamento para substitui-lo.
Já em 1988 a o EB e a Engesa estudavam a substituição dos M-41C dos RCB pelos EE-18 Sucuri II, devido a uma nova tendência estratégica. Seria algo como as Novas Brigadas Striker do U.S. Army.
Portanto considero o a substituição dos M-41C das RCB por um blindado sobre leve sobre rodas, porem bem armado (no caso bem mais armado que os Caxias), como o Centauro ou EE-18, algo estremamente válido, para não dizer lógico.
qto aos Urutu, nao e que atualmente eles estejam sendo utilizados para o transporte de tropas de reconhecimento..eles SEMPRE foram utlizados para isso. Nao tem como se substituir o urutu das tropas de cav mec por Vtr 4x4, sejam elas blindadas ou nao. Os urutu transportam um GC ( ( 9homens +motorista), ou uma Pça de Mrt ( 5 h+ mot) , que nao cabem em uma viatura 4x4 das do tipo citadas e cujo fracionamento em 2 vtrs nao e aconselhavel devido ao tipo de emprego dessas fraçoes. A questao das vtr 4x4 , na realidadse , e a seguinte
1- atualmente, os Grupos de exploradores(esses sim, compostos por pequenos grupos de 3 h em cada vtr) e os grupos de cmdo dos pel ainda sao dotados de jeeps.
2-atualmente, nao se concebe em termos de emprego real em defesa externa que esses grupos nao possuam vtr bld
3-sendo assim, nos quadros de dotaçao de material ja adotados pelo EB, existe a previsao de vtr bld 4x4 para essas fraçoes
4-Como o dimdim sempre e curto, apesar dos estudos, rob, rop, etc e diversos veiculos Bld 4x4 sendo oferidos no mercado , e provavel que no se tenha a curto ou medio prazo verba para essas compras
5- sendo assim, admite-se que se adquiram veiculos 4x4 no estilo dos q vc falou, levenmente, parcialmente, ou mesmo sem blindagem, oara pelo menos mobiliar esatas triopas para adestramento e aposentar os surrados jeeps.
Você tambem esta correto em sua afirmação, porem a idéia de substituir os EE-11 por veículos leves não blindados não é minha, mas sim do General Amarante, Diretor de Fabricação e de Recuperação do Exército Brasileiro. Ela é baseada na premissa da falta de recursos: É melhor economizar dinheiro na substituição dos EE-11 para aplica-los na substituição dos EE-9 e M-41C. Ele esta coberto de razão neste caso.
Só um pequeno adendo: Quando a Engesa projetou o EE-17 Sucuri, um dos maiores fiascos da empresa, ele foi idealizado apenas como um caça-tanque, porem quando surgiu o EE-18, já se vislumbrou uma familia (APC, C&R, Command, Obuzeiro AP, etc..), da mesma forma que o Iveco/FIAT/Oto-Melara Centauro, assim sendo, caso houvesse um real interesse e ressucitar o projeto Sucuri II, não vejo maiores dificuldades em se criar uma versão APC que poderia substituir o EE-11 e padronizar a logistica das RCB e RCM e, quem sabe, um AP para os GAC.
Abraços,
Paulo Bastos