Compreendo, mas penso ser mais acertado nesta fase a EMBRAER lançar um supertucano a jato, algo da classe do Bae Hawk, como ou sem parceria...O caça ficaria para mais tarde....Penguin escreveu:Por essa razão talvez o caminho viável para o Brasil seja a parceria com um ou mais países.joaolx escreveu:
Não estará o Brasil querendo começar a construir a casa começando pelo telhado?
Não seria mais sensato primeiro construir um treinador avançado e só depois partir para a construção de um caça? ...
Mais que custos e quantas unidades estará a FAB disposta a adquirir desse hipotético caça? Corre-se o risco de ficar cada unidade ao preço de uma fragata
Os riscos são compartilhados: de desenvolvimento e comerciais.
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
O mercado eh limitado no Brasil e bastante concorrido fora.joaolx escreveu:Compreendo, mas penso ser mais acertado nesta fase a EMBRAER lançar um supertucano a jato, algo da classe do Bae Hawk, como ou sem parceria...O caça ficaria para mais tarde....Penguin escreveu: Por essa razão talvez o caminho viável para o Brasil seja a parceria com um ou mais países.
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Agragaria pouco desenvolver mais um jato subsonico.
Que turbina utilizariamos?
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
Havia o projeto do MAKO, um lift do inicio dos anos 2000, e que poderia ter sido para nós, talvez, este simulacro de caça. Mas o projeto foi descontinuado.
Hoje a FAB não tem sequer uma decisão amarrada no alto cmdo quanto à necessidade, ou não, de um jato Lift. Por enquanto o ST vai fazendo o serviço.
Eu não sei os números exatos para a demanda deles para um jato desta classe, mas a notar pela quantidade de ST em Natal, pode-se vislumbrar algo em torno de umas 48 undes. Agora fica a pergunta: tal quantidade justificaria os custos do investimento? Afinal, tal jato não seria, e nem poderia ser, uma repaginação do que foi o Xavante para a FAB.
Em termos de exportação, ficaria até mesmo difícil arrumar clientes mesmo aqui na AS, visto que nem o tal do treinador básico argentino, sustentado pela UNASUL, conseguiu sequer sair do papel, até porque a principal cliente, que seria a FAB, não deu bola para ele, de olho do projeto do TX-c nacional para o lugar do T-25, e mais tarde, quiçá, dos T-27. Só isso geraria um mercado para mais de 100 aeronaves.
Um lift da Embraer nem em seus melhore dias chegaria perto de tal demanda.
Imagine-se um caça para uma força aérea que é tratada como a mão que balança o berço da nação.
abs.
Hoje a FAB não tem sequer uma decisão amarrada no alto cmdo quanto à necessidade, ou não, de um jato Lift. Por enquanto o ST vai fazendo o serviço.
Eu não sei os números exatos para a demanda deles para um jato desta classe, mas a notar pela quantidade de ST em Natal, pode-se vislumbrar algo em torno de umas 48 undes. Agora fica a pergunta: tal quantidade justificaria os custos do investimento? Afinal, tal jato não seria, e nem poderia ser, uma repaginação do que foi o Xavante para a FAB.
Em termos de exportação, ficaria até mesmo difícil arrumar clientes mesmo aqui na AS, visto que nem o tal do treinador básico argentino, sustentado pela UNASUL, conseguiu sequer sair do papel, até porque a principal cliente, que seria a FAB, não deu bola para ele, de olho do projeto do TX-c nacional para o lugar do T-25, e mais tarde, quiçá, dos T-27. Só isso geraria um mercado para mais de 100 aeronaves.
Um lift da Embraer nem em seus melhore dias chegaria perto de tal demanda.
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
O mercado de treinadores está saturado e o ganho tecnológico seria desprezível. Já construímos o Xavante no passado, temos que andar para a frente.Penguin escreveu:O mercado eh limitado no Brasil e bastante concorrido fora.joaolx escreveu: Compreendo, mas penso ser mais acertado nesta fase a EMBRAER lançar um supertucano a jato, algo da classe do Bae Hawk, como ou sem parceria...O caça ficaria para mais tarde....
Agragaria pouco desenvolver mais um jato subsonico.
Que turbina utilizariamos?
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
Ademais, se nós brasileiros já reclamamos das CAPACIDADES do Gripen NG ... que na minha opinião está no topo ... juntamente com outros pouquíssimos ... ficaríamos felizes com um "Tejas" ou "JF-17" tupiniquim ????
Improvável !
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Os Estados não se defendem exigindo explicações, pedidos de desculpas ou com discursos na ONU.
“Quando encontrar um espadachim, saque da espada: não recite poemas para quem não é poeta”
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
Kirk, leve em consideração que em termos de Brasil, se houvesse realmente esta opção, há quem optasse por ela. Independente dos resultados. Afinal, imagem aqui é tudo.
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
O problema é que se a idéia fosse desde o ínicio realmente 'construir' um caça ou aprender a fazer um (não que precisemos de verdade que alguém nos ensine), a concorrência deveria ter moldes totalmente diferentes do que teve para ínicio de conversa.
O que temos hoje é o resultado de um planejamento não muito bem pensado, e como consequência colhemos os 'benefícios' disponíveis (""aprender"" a fazer caça), mas sem de verdade termos um planejamento nacional sólido para provarmos no futuro que aprendemos a fazer alguma coisa.
Não é a toa que de acordo com a matéria do Defesanet a Embraer assinou os acordos UDA com a SAAB pois como citado sabe que a sua participação no projeto será limitada mesmo.
Planejamento estratégico real, verbas para pesquisas nacionais, proteger as empresas nacionais de virarem 'fantoches' de empresas estrangeiras e parcerias com sólidos projetos para o futuro é que nos ajudarão de verdade. Do contrário a nossa história vem ensinando é que rola muita perfumaria e ufanismo.
Mas é claro, eu posso estar totalmente enganado no fim das contas. Assim espero para ser honesto.
Mas...
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CB_Lima
O que temos hoje é o resultado de um planejamento não muito bem pensado, e como consequência colhemos os 'benefícios' disponíveis (""aprender"" a fazer caça), mas sem de verdade termos um planejamento nacional sólido para provarmos no futuro que aprendemos a fazer alguma coisa.
Não é a toa que de acordo com a matéria do Defesanet a Embraer assinou os acordos UDA com a SAAB pois como citado sabe que a sua participação no projeto será limitada mesmo.
Planejamento estratégico real, verbas para pesquisas nacionais, proteger as empresas nacionais de virarem 'fantoches' de empresas estrangeiras e parcerias com sólidos projetos para o futuro é que nos ajudarão de verdade. Do contrário a nossa história vem ensinando é que rola muita perfumaria e ufanismo.
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
A Embraer fabrica e projeta aviões que são referencia no mercado internacional. Me de um exemplo de avião China ou indiano que seja referencia de alguma coisa ?
Esses dois mal conseguem exportar teco-teco. Vivem de copiar e fabricar sobre licença avião dos outros. Só o governo deles e paizinho chulé compra as porcaria deles.
E o concorrente chines dos E-jets ?? pra variar, é uma copia do MD-80. Recentemente a hal divulgou um concorrente para o Super tucano, o lugar parecia uma estrebaria. Toda hora cai avião da hal..
Querem comparar a Embraer com isso ai?? O Tejas e o JF-17 é o resultado do resto de porcaria que fazem. Ate hoje esses dois não fabricaram concorrente para um cessna, porque fabricariam um caça moderno??
Esses dois mal conseguem exportar teco-teco. Vivem de copiar e fabricar sobre licença avião dos outros. Só o governo deles e paizinho chulé compra as porcaria deles.
E o concorrente chines dos E-jets ?? pra variar, é uma copia do MD-80. Recentemente a hal divulgou um concorrente para o Super tucano, o lugar parecia uma estrebaria. Toda hora cai avião da hal..
Querem comparar a Embraer com isso ai?? O Tejas e o JF-17 é o resultado do resto de porcaria que fazem. Ate hoje esses dois não fabricaram concorrente para um cessna, porque fabricariam um caça moderno??
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
JT8D escreveu:O mercado de treinadores está saturado e o ganho tecnológico seria desprezível. Já construímos o Xavante no passado, temos que andar para a frente.Abs,JT
Falava de um treinador tipo Hawk, que também faz as vezes de caça leve e ataque leve, com manutenção fácil e barata, penso que haverá mercado sim e mais vale ter um bom produto neste segmento que um produto medíocre noutro...
Caça brasileiro sei não...
Até Israel que tem o know how parece evitar esse caminho de criar um caça indigena...
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
Penso que a Embraer, bem como, a FAB resolveram trilhar o caminho mais seguro e mais exitoso em termos de capacidades bélicas ... sem dúvida os maiores ganhos desse projeto serão da Embraer, que está de FATO capacitada a absorver tecnologias de ponta ... certamente aplicará tais conhecimentos em seus produtos e criará outro tantos ...
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
Porque custa muito caro.joaolx escreveu:JT8D escreveu:O mercado de treinadores está saturado e o ganho tecnológico seria desprezível. Já construímos o Xavante no passado, temos que andar para a frente.Abs,JT
Falava de um treinador tipo Hawk, que também faz as vezes de caça leve e ataque leve, com manutenção fácil e barata, penso que haverá mercado sim e mais vale ter um bom produto neste segmento que um produto medíocre noutro...
Caça brasileiro sei não...
Até Israel que tem o know how parece evitar esse caminho de criar um caça indigena...
Eles podem "comprar" o que quiserem dos EUA subsidiado (menos o F-22) e colocar o recheio deles.
Editado pela última vez por Penguin em Sex Fev 26, 2016 11:20 pm, em um total de 1 vez.
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
Não que a Embraer precisasse disso.kirk escreveu:Penso que a Embraer, bem como, a FAB resolveram trilhar o caminho mais seguro e mais exitoso em termos de capacidades bélicas ... sem dúvida os maiores ganhos desse projeto serão da Embraer, que está de FATO capacitada a absorver tecnologias de ponta ... certamente aplicará tais conhecimentos em seus produtos e criará outro tantos ...
No setor de tecnologias para seus produtos, a empresa é líder e não seguidora. Vide o tópico sobre ela em Aviação geral/Espaço.
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
Quando o ITA foi criado lá em 1900 e antigamente, a idéia básica da FAB com isso era justamente fomentar toda uma base industrial que nos capacitasse no longo prazo a subsidiar todas, ou quase todos, as aeronaves de que se necessitasse. Mas vimos o que vimos, e vemos o que vemos.Carlos Lima escreveu:O problema é que se a idéia fosse desde o ínicio realmente 'construir' um caça ou aprender a fazer um (não que precisemos de verdade que alguém nos ensine), a concorrência deveria ter moldes totalmente diferentes do que teve para ínicio de conversa.
O que temos hoje é o resultado de um planejamento não muito bem pensado, e como consequência colhemos os 'benefícios' disponíveis (""aprender"" a fazer caça), mas sem de verdade termos um planejamento nacional sólido para provarmos no futuro que aprendemos a fazer alguma coisa.
Não é a toa que de acordo com a matéria do Defesanet a Embraer assinou os acordos UDA com a SAAB pois como citado sabe que a sua participação no projeto será limitada mesmo.
Planejamento estratégico real, verbas para pesquisas nacionais, proteger as empresas nacionais de virarem 'fantoches' de empresas estrangeiras e parcerias com sólidos projetos para o futuro é que nos ajudarão de verdade. Do contrário a nossa história vem ensinando é que rola muita perfumaria e ufanismo.
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Não adianta ter ilhas de excelência no mundo acadêmico, industrial, comercial, científico e tecnológico se o resto da cadeia não acompanhar, e sociedade e Estado não forem conscientes disso e apoiarem indistintamente o processo ao longo da história.
Infelizmente somos pródigos em meias soluções e/ou soluções de improviso, no que compete à gestão pública da coisa pública. E assim vamos.
Temos muita sorte de a Embraer ter sido privatizada ainda em tempo de ser salva deste imbróglio chamado poder público no Brasil.
abs.
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
Por falar nisso Kirk, que estória é essa de desentendimentos entre as empresas brasileiras e a Saab nos projetos de transferencia de tecnologia e offset? Saiu um artigo meio confuso no defesanet falando sobre isso.kirk escreveu:Penso que a Embraer, bem como, a FAB resolveram trilhar o caminho mais seguro e mais exitoso em termos de capacidades bélicas ... sem dúvida os maiores ganhos desse projeto serão da Embraer, que está de FATO capacitada a absorver tecnologias de ponta ... certamente aplicará tais conhecimentos em seus produtos e criará outro tantos ...
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
Exato.FCarvalho escreveu:Quando o ITA foi criado lá em 1900 e antigamente, a idéia básica da FAB com isso era justamente fomentar toda uma base industrial que nos capacitasse no longo prazo a subsidiar todas, ou quase todos, as aeronaves de que se necessitasse. Mas vimos o que vimos, e vemos o que vemos.Carlos Lima escreveu:O problema é que se a idéia fosse desde o ínicio realmente 'construir' um caça ou aprender a fazer um (não que precisemos de verdade que alguém nos ensine), a concorrência deveria ter moldes totalmente diferentes do que teve para ínicio de conversa.
O que temos hoje é o resultado de um planejamento não muito bem pensado, e como consequência colhemos os 'benefícios' disponíveis (""aprender"" a fazer caça), mas sem de verdade termos um planejamento nacional sólido para provarmos no futuro que aprendemos a fazer alguma coisa.
Não é a toa que de acordo com a matéria do Defesanet a Embraer assinou os acordos UDA com a SAAB pois como citado sabe que a sua participação no projeto será limitada mesmo.
Planejamento estratégico real, verbas para pesquisas nacionais, proteger as empresas nacionais de virarem 'fantoches' de empresas estrangeiras e parcerias com sólidos projetos para o futuro é que nos ajudarão de verdade. Do contrário a nossa história vem ensinando é que rola muita perfumaria e ufanismo.
Mas é claro, eu posso estar totalmente enganado no fim das contas. Assim espero para ser honesto.
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Não adianta ter ilhas de excelência no mundo acadêmico, industrial, comercial, científico e tecnológico se o resto da cadeia não acompanhar, e sociedade e Estado não forem conscientes disso e apoiarem indistintamente o processo ao longo da história.
Infelizmente somos pródigos em meias soluções e/ou soluções de improviso, no que compete à gestão pública da coisa pública. E assim vamos.
Temos muita sorte de a Embraer ter sido privatizada ainda em tempo de ser salva deste imbróglio chamado poder público no Brasil.
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Sem um planejamento sério, bem feito e sustentável estamos fadados a novamente pagar caro, tirar pouco proveito real e fazer muita propaganda disso...
Já viu essa história antes?
Pois é, eu também.
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