NOTÍCIAS

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
kirk
Sênior
Sênior
Mensagens: 6661
Registrado em: Qui Jul 09, 2009 3:27 am
Agradeceu: 391 vezes
Agradeceram: 245 vezes

Re: NOTÍCIAS

#28906 Mensagem por kirk » Ter Dez 29, 2015 11:18 pm

BRASIL vs EUA - Unitas 2015





[] kirk

Os Estados não se defendem exigindo explicações, pedidos de desculpas ou com discursos na ONU.

“Quando encontrar um espadachim, saque da espada: não recite poemas para quem não é poeta”
Avatar do usuário
LeandroGCard
Sênior
Sênior
Mensagens: 8754
Registrado em: Qui Ago 03, 2006 9:50 am
Localização: S.B. do Campo
Agradeceu: 69 vezes
Agradeceram: 812 vezes

Re: NOTÍCIAS

#28907 Mensagem por LeandroGCard » Seg Jan 04, 2016 9:44 am

A notícia é do Godoy, mas vai assim mesmo.
China inicia produção do J-20
Após série de protótipos, país chega a modelo pronto para entrar em produção

Roberto Godoy - O Estado de S. Paulo

A Águia Negra foi vista pela primeira vez na semana do Natal, um pouco distante da cidade onde nasceu, Chengdu, na região oeste da China. Era um dia de sol e frio, aproximadamente 13 graus. Uma aparição rápida, segundo o comando da aviação de Pequim, mas suficientemente longa para indicar aos analistas ocidentais que a Águia – ou o novo caça chinês J-20 - está pronta para entrar em produção regular.

É uma máquina de guerra espetacular, desenvolvida em apenas cinco anos, a contar do voo do primeiro protótipo, em 2011. Um caça de 5ª geração, invisível aos sistemas de detecção conhecidos – radar, feixe de laser, onda sônica – ao nível do modelo russo T-50 e “com grande possibilidade”, de chegar ao padrão de sofisticação do F-22 Raptor, americano, muito avançado, de acordo com o relatório anual da Fundação Jamestown, de Washington, que analisa o balanço das relações militares dos EUA e demais potências.

Imagem
Novo equipamento aéreo chinês tem padrão de sofisticação próximo ou igual ao do F-22 americano


O projeto nasceu ambicioso, no final dos anos 90. Sabe-se pouco sobre ele. As especificações iniciais citam velocidade máxima na notável faixa dos 3 mil km/hora, com capacidade para manter durante longo período o deslocamento supersônico, a 2.400 km/hora e altitude de 20 mil metros. O modelo visto há uma semana é o nono construído, e provavelmente a unidade de pré-série.

A aeronave incorpora várias soluções aerodinâmicas e revela que os sistemas de armas, cerca de sete toneladas de mísseis e de bombas inteligentes, mais o canhão de 23 mm, estão todos instalados em compartimentos internos. As câmaras se abrem no momento do lançamento, reduzindo o sinal eletrônico do jato.

Os recursos de furtividade parecem produzir bom resultado. Há três anos, protótipos decolam equipados com um dispositivo que emite um sinal expandido, destinado a revelar a presença e a posição do J-20. O projeto, entretanto, enfrenta problemas. A China não tem ainda o motor adequado ao caça e usa turbinas russas AL-31F.

Desde 1997, a indústria trabalha no desenvolvimento de um conjunto próprio, de alta potência, o WS-15, que deve gerar até 18,5 toneladas de empuxo. A estimativa é de que a meta seja atingida em 2017.

Uma manobra intermediária pode estar em curso. Recentemente, os governos da China e da Rússia anunciaram negociações para o fornecimento de um lote de 24 a 36 caças Sukhoi-35S, os mais modernos do arsenal russo. Os aviões serão entregues com motores Saturno AL-41F15, de última geração. O contrato prevê acesso à tecnologia dos propulsores, o que pode acelerar o projeto local.

Nos EUA, o advento do caça chinês despertou atenção. O Pentágono, no Relatório Anual ao Congresso, define o J-20 como “eficiente plataforma de longo alcance”. Para o analista privado Loren Thompson, “o maior risco está na capacidade (do J-20) de atacar furtivamente objetivos em alto mar, a grande distância”, referência às flotilhas navais lideradas pelos porta-aviões nucleares americanos.

Radares.
Os recursos de furtividade parecem produzir bom resultado. Há três anos, protótipos decolam equipados com um dispositivo que emite um sinal expandido, destinado a revelar a presença e a posição do J-20. O projeto, entretanto, enfrenta problemas. A China não tem ainda o motor adequado ao caça e usa turbinas russas AL-31F.

Desde 1997, a indústria trabalha no desenvolvimento de um conjunto próprio, de alta potência, o WS-15, que deve gerar até 18,5 toneladas de empuxo. A estimativa é de que a meta seja atingida em 2017.

Uma manobra intermediária pode estar em curso. Recentemente, os governos da China e da Rússia anunciaram negociações para o fornecimento de um lote de 24 a 36 caças Sukhoi-35S, os mais modernos do arsenal russo. Os aviões serão entregues com motores Saturno AL-41F15, de última geração. O contrato prevê acesso à tecnologia dos propulsores, o que pode acelerar o projeto local.

Nos EUA, o advento do caça chinês despertou atenção. O Pentágono, no Relatório Anual ao Congresso, define o J-20 como “eficiente plataforma de longo alcance”. Para o analista privado Loren Thompson, “o maior risco está na capacidade (do J-20) de atacar furtivamente objetivos em alto mar, a grande distância”, referência às flotilhas navais lideradas pelos porta-aviões nucleares americanos
Leandro G. Card




Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 38672
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceu: 5925 vezes
Agradeceram: 3338 vezes

Re: NOTÍCIAS

#28908 Mensagem por FCarvalho » Seg Jan 04, 2016 1:36 pm

Se estiver correta a informação, esta pode ser, como dito, as primeiras undes da produção em baixa cadência. Seria algo como o block I do J-20.

Os chineses parecem não ter pressa com este projeto. Ademais, como são realmente poucas e nada fiáveis as infos que chegam do mesmo cá no mundo ocidental, qualquer coisa que se divulgue deve ser mesmo motivo para verificações e correções.

Vamos ver até onde os chinas estão progredindo. Até o final desta década será possível verificar realmente os avanços demonstrados neste caça, e em seu primo menor, o J-31. É certo que eles não devem estar muito atrás de americanos e russos em várias áreas.

abs.




Carpe Diem
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 38672
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceu: 5925 vezes
Agradeceram: 3338 vezes

Re: NOTÍCIAS

#28909 Mensagem por FCarvalho » Qua Jan 06, 2016 3:02 pm

Mi-38 da Russian Helicopters recebe certificação de tipo
Cenário Internacionaljan 4, 2016

http://tecnodefesa.com.br/wp-content/uploads/2015/12/Imagem-1-Mi-38-Certif.Tipo_.jpg

A Russian Helicopters, joint venture integrante da corporação estatal russa Rostec, recebeu a certificação de tipo para seu helicóptero médio multifuncional Mi-38, aeronave desenvolvida pela Mil Moscow Helicopter Plant, uma das empresas que formam a Russian Helicopters.

http://tecnodefesa.com.br/mi-38-da-russ ... o-de-tipo/

ps: eu sempre imaginei este helo como um substituto ideal para os SH-3 da marinha. Uma versão naval dele seria algo espetacular.

abs.




Carpe Diem
Avatar do usuário
Bolovo
Sênior
Sênior
Mensagens: 28560
Registrado em: Ter Jul 12, 2005 11:31 pm
Agradeceu: 547 vezes
Agradeceram: 442 vezes

Re: NOTÍCIAS

#28910 Mensagem por Bolovo » Sáb Fev 06, 2016 10:36 am

Bielorrússia pretende adquirir Su-30SM para substituir os MiG-29 mais velhos após 2020.

http://www.defenseworld.net/news/14354/ ... rXnqPkrLIU


MiG confirma grande venda de ~50 unidades do MiG-29M/M2 para país no Norte da África (muito provavelmente o Egito). Os dois primeiros serão entregues até o final do ano.

http://ria.ru/defense_safety/20160205/1370342560.html




"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
Avatar do usuário
Brasileiro
Sênior
Sênior
Mensagens: 9427
Registrado em: Sáb Mai 03, 2003 8:19 pm
Agradeceu: 239 vezes
Agradeceram: 546 vezes

Re: NOTÍCIAS

#28911 Mensagem por Brasileiro » Sáb Fev 06, 2016 9:55 pm

Está ocorrendo uma confusão nos veículos de notícia a respeito de se estes MiG-29M/M2 se tratam do MiG-35, que já vinha sendo negociado pelo Egito.


abraços




----------------
amor fati
Avatar do usuário
Bolovo
Sênior
Sênior
Mensagens: 28560
Registrado em: Ter Jul 12, 2005 11:31 pm
Agradeceu: 547 vezes
Agradeceram: 442 vezes

Re: NOTÍCIAS

#28912 Mensagem por Bolovo » Sáb Fev 06, 2016 10:12 pm

Brasileiro escreveu:Está ocorrendo uma confusão nos veículos de notícia a respeito de se estes MiG-29M/M2 se tratam do MiG-35, que já vinha sendo negociado pelo Egito.


abraços
Muito provavelmente os próprios. A diferença entre o MiG-29M/M2 e o 35 é parte da eletrônica. A célula em si é muito parecida. Só iremos saber qual é exatamente a versão encomendada quando surgirem as primeiras fotos.




"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
Avatar do usuário
Brasileiro
Sênior
Sênior
Mensagens: 9427
Registrado em: Sáb Mai 03, 2003 8:19 pm
Agradeceu: 239 vezes
Agradeceram: 546 vezes

Re: NOTÍCIAS

#28913 Mensagem por Brasileiro » Dom Fev 07, 2016 12:04 am

Eu particularmente torço para que seja o MiG-35, para fazer um páreo com o F-35 de Israel. E acredito que seja nisso que tenham pensado.

E, pensando bem, me parece que o MiG-35, apesar da célula mais "fraca", eletronicamente é mais avançado que o Su-35, já que é equipado com radar AESA e um conjunto de sensores ópticos mais avançado.


abraços




----------------
amor fati
Avatar do usuário
Carlos Lima
Sênior
Sênior
Mensagens: 18932
Registrado em: Qui Mai 12, 2005 6:58 am
Agradeceu: 1275 vezes
Agradeceram: 631 vezes

Re: NOTÍCIAS

#28914 Mensagem por Carlos Lima » Qui Fev 11, 2016 7:50 pm

Typhoon continua a fazer os testes com Storm Shadow e o Meteor...

Notar o Cabide aonde ele está levando o Meteor!

http://www.defense-aerospace.com/base/util/171147_1.jpg

http://www.defense-aerospace.com/articl ... rials.html

[]s
CB_Lima




CB_Lima = Carlos Lima :)
kirk
Sênior
Sênior
Mensagens: 6661
Registrado em: Qui Jul 09, 2009 3:27 am
Agradeceu: 391 vezes
Agradeceram: 245 vezes

Re: NOTÍCIAS

#28915 Mensagem por kirk » Qui Fev 18, 2016 1:52 am

Parece que, com a modernização, nossos "Guardiões" (2º/6º GAV) estão se "habilitando" a deixar os "stealths" menos discretos, afinal :
Saab revela novo avião radar discrição

Um terrorista que ocupa com um jet ski, uma ubåtsperiskop basta chegar acima da água ou um lutador que tenta disfarçar-se com a tecnologia stealth. É o que Saab promete que seu novo sistema de vigilância, e um investimento bilhões, pode descobrir. Espera-se também que a Saab com o novo sistema deve ser capaz de aumentar significativamente a sua quota de mercado.

Em conexão com a grande indústria aeroespacial e defesa exposição em Singapura, Saab lançou um novo sistema de vigilância aérea. O sistema baseia-se na ERIEYE, um radar à base de aeronaves utilizadas nos últimos 20 anos, incluindo pela defesa sueca.

Agora, se trata de uma nova versão que entre outras coisas implica que é possível ver os objectos mais pequenos do que antes, atingindo 70 por cento mais. O novo sistema, conhecido como olho Global, pode ver muito melhor no chão e veja o que está acontecendo lá.

Sem quaisquer mudanças reais, o sistema também pode detectar o que está acontecendo no ar e no mar. Pode ser tão pequenas coisas como um periscópio que fura acima ou um míssil de cruzeiro arremessado junto a baixa altitude.

- É uma verdadeira grande mudança quando nós temos agora um sistema que possa lidar com todas as três missões e pode cobrir terra, ar e mar. Também pode ir até uma altitude mais baixa e detectar objetos muito pequenos, diz Micael Johansson, gerente da área de negócios de sistemas de defesa electrónicas a Saab.

O novo sistema de navegação utiliza a mesma tecnologia Saab durante cerca de dois anos desde a introdução dos seus sistemas de radar terrestres. Todo o investimento em uma nova geração de radar vem depois Saab durante vários anos investiram uma grande parte do seu orçamento para pesquisa e desenvolvimento direita no radar.

Os novos sistemas utilizam circuitos eletrônicos baseados em nitreto de gálio é um material mais durável do que o seu antecessor arseneto de gálio. Ele permite que você construa partes menores que podem lidar com mais potência. Mesmo com um radar menor podemos ver mais e mais.

Quando foi lançado o novo radar de solo Saab recebeu aclamação internacional e a empresa foi considerada vários anos à frente da concorrência com a nova tecnologia. Micael Johansson também espera que Saab será capaz de obter mais clientes usando o novo sistema no ar. Mais cedo, oito países comprado 22 sistemas Erieye usado para tudo, desde o monitoramento de aeronaves de combate de outros países para detectar traficantes de drogas.

- Temos até agora tomadas de 50 por cento do mercado fora os EUA e agora esperamos aumentar significativamente tanto a escolha em plataformas e do número de países, diz Micael Johansson.

Uma vantagem é que os usuários do novo sistema pode economizar dinheiro, o mesmo plano e sistema de monitoramento pode ser usado para mais tarefas do que antes. Micael Johansson compará-lo com o desenvolvimento de lutador, onde, por exemplo, a aeronave Gripen pode ser usado para a caça, ataque e reconhecimento.

- Agora vamos fazer a mesma coisa com o monitoramento. Nós também processar país grande e espera para entrar no mercado, diz Micael Johansson.

O rápido desenvolvimento da página radar também afeta a forma como o avião de caça projetado. Aviões construídos com tecnologia stealth (furtivo) para ser realmente difícil de detectar é de repente não é tão difícil de ver mais.

- Todo o ponto de discrição não é para ser descoberto. Agora eles vão estar lá de qualquer maneira e permite questionar o que é discrição, diz Micael Johansson.

Um efeito maçante para aqueles que investiram em características stealth é que a tecnologia é caro e muitas vezes exigem ajustes no plano, que pode degradar o desempenho.
Se o plano ainda pode ser detectado, o único inconveniente de stealth sem obter a vantagem de ser difícil de detectar.
Google tradution do suéco :
http://www.svd.se/saabs-nya-radar-ska-a ... naringsliv




[] kirk

Os Estados não se defendem exigindo explicações, pedidos de desculpas ou com discursos na ONU.

“Quando encontrar um espadachim, saque da espada: não recite poemas para quem não é poeta”
Avatar do usuário
J.Ricardo
Sênior
Sênior
Mensagens: 7774
Registrado em: Qui Jan 13, 2005 1:44 pm
Agradeceu: 2670 vezes
Agradeceram: 1085 vezes

Re: NOTÍCIAS

#28916 Mensagem por J.Ricardo » Qui Fev 18, 2016 11:57 am

Acho que pelo nível de parceria existente, o a SAAB deveria ter optado por um avião da EMBRAER, negócios são negócios, mas isso demonstra certo desdem da sueca com a brasileira... escolher logo o avião da principal concorrente...




Não temais ímpias falanges,
Que apresentam face hostil,
Vossos peitos, vossos braços,
São muralhas do Brasil!
kirk
Sênior
Sênior
Mensagens: 6661
Registrado em: Qui Jul 09, 2009 3:27 am
Agradeceu: 391 vezes
Agradeceram: 245 vezes

Re: NOTÍCIAS

#28917 Mensagem por kirk » Qui Fev 18, 2016 3:17 pm

J.Ricardo escreveu:Acho que pelo nível de parceria existente, o a SAAB deveria ter optado por um avião da EMBRAER, negócios são negócios, mas isso demonstra certo desdem da sueca com a brasileira... escolher logo o avião da principal concorrente...
Ricardo, pelo que entendi o sistema novo chama-se Global, mas não é uma referência a plataforma, sendo essa uma opção do cliente.

Ou seja o novo sistema de radar e alerta chama-se Global e pode ser instalado nas plataformas da Embraer, Bombardier e da própria Saab ... não há plataforma padrão ...




[] kirk

Os Estados não se defendem exigindo explicações, pedidos de desculpas ou com discursos na ONU.

“Quando encontrar um espadachim, saque da espada: não recite poemas para quem não é poeta”
Marechal-do-ar
Sênior
Sênior
Mensagens: 8789
Registrado em: Qua Set 10, 2003 8:28 pm
Agradeceu: 1 vez
Agradeceram: 419 vezes

Re: NOTÍCIAS

#28918 Mensagem por Marechal-do-ar » Qui Fev 18, 2016 6:35 pm

"Global" provavelmente vem daqui:
https://en.wikipedia.org/wiki/Bombardier_Global_Express

A Embraer ficou para trás dessa vez.




"Quando um rico rouba, vira ministro" (Lula, 1988)
Avatar do usuário
LeandroGCard
Sênior
Sênior
Mensagens: 8754
Registrado em: Qui Ago 03, 2006 9:50 am
Localização: S.B. do Campo
Agradeceu: 69 vezes
Agradeceram: 812 vezes

Re: NOTÍCIAS

#28919 Mensagem por LeandroGCard » Qui Fev 18, 2016 7:01 pm

Marechal-do-ar escreveu:"Global" provavelmente vem daqui:
https://en.wikipedia.org/wiki/Bombardier_Global_Express

A Embraer ficou para trás dessa vez.
Acho que na verdade a Embraer não tem uma aeronave nesta categoria de tamanho e alcance com as características desejadas (os motores na traseira, de forma a não interferir nos sistemas).


Leandro G. Card




Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 38672
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceu: 5925 vezes
Agradeceram: 3338 vezes

Re: NOTÍCIAS

#28920 Mensagem por FCarvalho » Qui Fev 18, 2016 7:54 pm

Ainda vai demorar muito, e bota muito nisso, para a Embraer conseguir deslanchar um E-2 AEW&C na FAB.
O que ela ainda tem hoje são os E-145, já fora de produção, ao que saiba.
E como ninguém em sã consciência opta por aeronaves descontinuadas em produção, vai ficar bem difícil para a empresa conseguir clientes que queiram suas plataformas, vide que o produto da SAAB tem como conceito básico o fato de oferecer mais e melhores capacidades com um produto menor e mais compacto, capaz de ser utilizado em uma miríade maior de aeronaves de porte menor do que os oferecidos pela empresa.
Um alternativa possível seria usar a plataforma VIP do ERJ-135. Mas aí é entre o cliente e empresa.

abs.




Carpe Diem
Responder