Mundo Árabe em Ebulição

Área destinada para discussão sobre os conflitos do passado, do presente, futuro e missões de paz

Moderador: Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
FOXTROT
Sênior
Sênior
Agradeceu: 278 vezes
Agradeceram: 113 vezes

Re: Mundo Árabe em Ebulição

#8626 Mensagem por FOXTROT » Qua Fev 17, 2016 11:36 pm

http://br.sputniknews.com/mundo/2016021 ... ncara.html

28 mortos no atentado na capital turco.

Saudações

"Só os mortos conhecem o fim da guerra" Platão.
cassiosemasas
Sênior
Sênior
Agradeceu: 87 vezes
Agradeceram: 86 vezes

#8627 Mensagem por cassiosemasas » Qui Fev 18, 2016 6:11 am

Sterrius escreveu:Não da nem pra dizer que é ataque terrorista pq o ataque foi direcionado a militares. Logo o alvo é valido.

Eu chuto que foram curdos. O ataque não foi suicida e sim planejado e o ISIS e outros grupos árabes visam civis pra causar mais impacto.

Não faz o modo de operação dos russos. Isso não ajuda a turquia a ficar longe da Síria, pelo contrario. Só ajuda a aumentar os pró intervenção.
Definiu muito bem companheiro!!!!!

...
FOXTROT
Sênior
Sênior

#8628 Mensagem por FOXTROT » Qui Fev 18, 2016 10:10 am

Ocorreu outro ataque, agora contra um comboio militar, mídias russas falam em 7 mortos.

Saudações

denilson
Sênior
Sênior
Agradeceu: 316 vezes
Agradeceram: 137 vezes

#8629 Mensagem por denilson » Qui Fev 18, 2016 11:29 am

FOXTROT escreveu:Ocorreu outro ataque, agora contra um comboio militar, mídias russas falam em 7 mortos.

Saudações
Será um recado Russo? [005]

FOXTROT
Sênior
Sênior

#8630 Mensagem por FOXTROT » Qui Fev 18, 2016 3:18 pm

denilson escreveu:
FOXTROT escreveu:Ocorreu outro ataque, agora contra um comboio militar, mídias russas falam em 7 mortos.

Saudações
Será um recado Russo? [005]
Talvez sejam apenas os curdos descontado parte do sofrimento que passaram e passam em mãos turcas, no entanto, imagino que os comandados de Putin estejam sedentos para esfolar a Turquia...

Esse governo turco é o que pode acontecer de pior para um país, pois consegue desagradar a todos na regão.

Saudações

denilson
Sênior
Sênior

#8631 Mensagem por denilson » Qui Fev 18, 2016 4:17 pm

FOXTROT escreveu:
denilson escreveu: Será um recado Russo? [005]
Talvez sejam apenas os curdos descontado parte do sofrimento que passaram e passam em mãos turcas, no entanto, imagino que os comandados de Putin estejam sedentos para esfolar a Turquia...

Esse governo turco é o que pode acontecer de pior para um país, pois consegue desagradar a todos na regão.

Saudações
Vejo 3 possibilidades:

1 - Os próprios Turcos, fizeram para ter apoio da população para a invasão da Síria.
2 - Foram os Curdos com apoio da Russia.
3 - Foram só os Curdos.

Wingate
Sênior
Sênior
Agradeceu: 819 vezes
Agradeceram: 239 vezes

#8632 Mensagem por Wingate » Qui Fev 18, 2016 5:02 pm

denilson escreveu:
FOXTROT escreveu: Talvez sejam apenas os curdos descontado parte do sofrimento que passaram e passam em mãos turcas, no entanto, imagino que os comandados de Putin estejam sedentos para esfolar a Turquia...

Saudações
Vejo 3 possibilidades:

1 - Os próprios Turcos, fizeram para ter apoio da população para a invasão da Síria.
3 - Foram só os Curdos.
Mas não estariam os curdos (os da Turquia) dando um tiro no próprio pé, se eles cometeram esse atentado, sendo que os Curdos (da Síria) estão num esforço brutal tentando ganhar o máximo de terreno possível para garantir a futura pátria (ou autonomia)?

A meu ver este é o momento em que os curdos na Turquia deveriam ficar "na moita" evitando dar motivos para os turcos entrarem na Síria para combater seus irmãos a pretexto de combater o terrorismo interno.

Não sei se estou correto, é minha impressão.

Wingate

Sterrius
Sênior
Sênior
Agradeceu: 115 vezes
Agradeceram: 323 vezes

#8633 Mensagem por Sterrius » Qui Fev 18, 2016 5:07 pm

dificil ficar na moite com o exercito turco caindo em cima deles.

Não esqueçam dos combates que estão ocorrendo em cidades turcas.

denilson
Sênior
Sênior

#8634 Mensagem por denilson » Qui Fev 18, 2016 5:42 pm

Wingate escreveu:
denilson escreveu: Vejo 3 possibilidades:

3 - Foram só os Curdos.
Mas não estariam os curdos (os da Turquia) dando um tiro no próprio pé, se eles cometeram esse atentado, sendo que os Curdos (da Síria) estão num esforço brutal tentando ganhar o máximo de terreno possível para garantir a futura pátria (ou autonomia)?

A meu ver este é o momento em que os curdos na Turquia deveriam ficar "na moita" evitando dar motivos para os turcos entrarem na Síria para combater seus irmãos a pretexto de combater o terrorismo interno.

Não sei se estou correto, é minha impressão.

Wingate
Por isso que meu n°1 é "os próprios Turcos".

Ziba
Avançado
Avançado
Agradeceu: 1 vez
Agradeceram: 27 vezes

#8635 Mensagem por Ziba » Qui Fev 18, 2016 6:42 pm

Mas na questão dos Curdos não existem vários grupos? Os do norte da Síria sendo o YPG, os Iraquiando os Peshs e os que estão lá na própria Turquia o PKK?

JT8D
Sênior
Sênior
Agradeceu: 194 vezes
Agradeceram: 100 vezes

#8636 Mensagem por JT8D » Qui Fev 18, 2016 8:19 pm

A Turquia ainda vai lamentar amargamente ter derrubado aquele avião russo.
Abs,

JT

romeo
Sênior
Sênior
Agradeceu: 55 vezes
Agradeceram: 81 vezes

#8637 Mensagem por romeo » Qui Fev 18, 2016 10:06 pm

Esses atentados na Turquia são o Riocentro que deu certo.

Viktor Reznov
Sênior
Sênior
Agradeceu: 2007 vezes
Agradeceram: 818 vezes

#8638 Mensagem por Viktor Reznov » Qui Fev 18, 2016 10:46 pm

romeo escreveu:Esses atentados na Turquia são o Riocentro que deu certo.
Pensei nisso mesmo.

I know the weakness, I know the pain. I know the fear you do not name. And the one who comes to find me when my time is through. I know you, yeah I know you.
wagnerm25
Sênior
Sênior
Agradeceu: 83 vezes
Agradeceram: 198 vezes

#8639 Mensagem por wagnerm25 » Sex Fev 19, 2016 10:31 am

Pode ter sido o ISIS adotando um método não usual para que a culpa recaia sobre os Curdos.

Don Pascual
Sênior
Sênior

#8640 Mensagem por Don Pascual » Sex Fev 19, 2016 10:30 pm

O atentado foi assumido pelo grupo TAK (Falcoes da Liberdade do Curdistan). Alguns os consideram como uma subdivisao do PKK, outros acham que eh um grupo distinto e mais radical.

O que eu particularmente acho que pode ter acontecido:

1) Ataque "false flag" feito pela propria Turquia para justificar uma invasao terrestre contra a Siria. Eh possivel (ano passado ou retrasado vazou uma gravaçao onde o chefe do serviço secreto Turco sugeriu disfarçar agentes turcos de sirios, cruzar a fronteira e soltar uns foguetes em territorio turco para justificar uma açao militar), aconteceu em um momento bem oportuno e vai de maos dadas com o projeto deles para a Siria.

2) O ataque foi realmente perpetrado pelo PKK e YPG. Seria uma tremenda burrice deles, pois isso da a Turquia toda a justificativa (pelo menos para o publico interno) para ataca-los ainda mais ferozmente. Mas recentemente muitas açoes tomadas pelo PKK indicam que eles querem partir para uma escalada no conflito, se essa for a ideia deles entao faz sentido... o que nao faz sentido eh eles nao tomarem responsabilidade pelo ato - mas isso talvez se deva a eles querem passar a imagem de "nao terroristas" para o restante do mundo. Esse cenario toma como verdade o presuposto que o TAK eh um subgrupo do PKK.

3) O ataque foi perpetrado pelo PKK mas sem conhecimento ou apoio do YPG. Seria similar ao cenario 2, jah que no final das contas a Turquia vai usar a proximidade entre as duas organizacoes curdas para culpar a ambas.

4) O ataque foi perpetrado unicamente pelo TAK. Se o TAK realmente for um grupo independente do PKK, entao eles ajudaram o grande inimigo deles contra os seus irmaos de armas, ja que deram a Turquia a faca e o queijo para iniciar uma maior ofensiva contra o YPG na Siria. Mas talvez o objetivo deles seja esse mesmo, empurrar a Turquia em direçao a um conflito ainda maior para tentar desestabiliza-la.

Em qualquer um desses cenarios, o maior vencedor eh a Turquia, por isso me parece um cenario plausivel que eles ou fizeram uma false flag, ou sabiam que terroristas planejavam algo mas deixaram rolar. Mas mesmo que isso nao seja verdade, eles vao usar de todos os meios para convencer a opiniao publica mundial de que o YPG eh um grande perigo terrorista e tentar angariar apoio para uma operaçao contra eles - mas duvido muito que consigam.

Espero que o Erdogan tenha um pouco de juizo e desista de qualquer operaçao militar terrestre na Siria, mesmo que seja limitada contra o YPG. Isso pode prolongar ainda mais o conflito por la, criando espaço para a expansao do ISIS, Nusra e outras "fofuras", e na pior das hipoteses pode acabar levando a um confronto contra as tropas de Assad ou ainda pior, contra os Russos...

Responder