ESPORTES NÁUTICOS NO BRASIL

Área para discussão de Assuntos Gerais e off-topics.

Moderador: Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Wingate
Sênior
Sênior
Agradeceu: 819 vezes
Agradeceram: 239 vezes

ESPORTES NÁUTICOS NO BRASIL

#1 Mensagem por Wingate » Dom Fev 14, 2016 1:29 pm

Nosso nobre colega do DB, FCarvalho, em um de seus posts colocou a seguinte frase, que ora repito:

"Afinal, amanhã parece ser sempre outro dia neste país nascido de frente para o mar... mas que nunca quis aprender de fato a nadar."

Esta frase ilustra bem a nossa estranheza perante o oceano, apesar de termos uma das costas marítimas mais extensas do mundo e de termos o mar com via de acesso ao mundo em nosso comércio mundial.

Temos uma MB que luta com dificuldades para manter sua eficiência e nossa Marinha Mercante é uma piada infeliz, em comparação com aquilo que foi no passado. Nosso comércio marítimo internacional está praticamente nas mãos de armadores estrangeiros.

Este novo tópico teria o objetivo de mostrar notícias e novidades sobre esportes náuticos e possíveis idéias de como poderíamos criar uma "MENTALIDADE MARÍTIMA" para nossos jovens, para que tal estado de coisas não perdure no futuro.

Com a palavra, os colegas do DB.

SDS,

Wingate

Editado pela última vez por Wingate em Dom Fev 14, 2016 6:53 pm, em um total de 1 vez.
Wingate
Sênior
Sênior

Re: ESPORTES NÁUTICOS NO BRASIL

#2 Mensagem por Wingate » Dom Fev 14, 2016 1:31 pm

Um fato que eu desconhecia. A existência de um motor de popa fabricado no Brasil.

Ufa, finalmente!

Wingate

Imagem

EduClau
Sênior
Sênior
Agradeceu: 2573 vezes
Agradeceram: 774 vezes

#3 Mensagem por EduClau » Dom Fev 14, 2016 4:01 pm

Alguém aí tem arrais?

A minha venceu, queria saber se aqui em SP da pra fazer no 8º DN sem ter que ir até a capitania em Santos.

Eu estou na capital e parece que é só pagar a GRU, levar a documentação e o exame médico e não estou a fim de perder um dia indo na baixada.

Abs.

Wingate
Sênior
Sênior

#4 Mensagem por Wingate » Ter Fev 16, 2016 8:05 am

EduClau escreveu:Alguém aí tem arrais?

A minha venceu, queria saber se aqui em SP da pra fazer no 8º DN sem ter que ir até a capitania em Santos.

Eu estou na capital e parece que é só pagar a GRU, levar a documentação e o exame médico e não estou a fim de perder um dia indo na baixada.

Abs.
Talvez o site abaixo possa ser de alguma ajuda (infelizmente não possuo tal habilitação para poder dar uma informação mais consistente ao colega).

http://brmar.com.br/frame_renovacao.html

Wingate

LeandroGCard
Sênior
Sênior
Agradeceu: 69 vezes
Agradeceram: 812 vezes

#5 Mensagem por LeandroGCard » Ter Fev 16, 2016 11:18 am

Wingate escreveu:Um fato que eu desconhecia. A existência de um motor de popa fabricado no Brasil.

Ufa, finalmente!
Até onde eu sei os motores de popa Yamaha não são realmente fabricados no Brasil, são apenas montados em Manaus, com as peças mais críticas importadas. E ainda assim só as unidades de menor porte.

Os fabricantes de motores de popa brasileiros que eu conheço são a Maghi, que faz os modelos Pantaneiro, e a Nowak que fabrica/distribui a linha Branco. Houve também a Ibranauta, que produzia os motores cascudo, mas acho que esta já fechou:

Imagem
http://meghi.com.br/produtos/

Imagem
http://www.branco.com.br/produtos/nautica/

Imagem
Motor Cascudo:

Mas não sei o nível de nacionalização destas empresas, nem se elas ainda estão vivas ou se vão sobreviver à crise atual. Uma pena, pois com o dólar alto elas agora finalmente teriam uma chance de competir internacionalmente com as marcas mais famosas.

Leandro G. Card

Wingate
Sênior
Sênior

#6 Mensagem por Wingate » Ter Fev 16, 2016 1:35 pm

LeandroGCard escreveu:
Wingate escreveu:Um fato que eu desconhecia. A existência de um motor de popa fabricado no Brasil.

Ufa, finalmente!
Até onde eu sei os motores de popa Yamaha não são realmente fabricados no Brasil, são apenas montados em Manaus, com as peças mais críticas importadas. E ainda assim só as unidades de menor porte.

Os fabricantes de motores de popa brasileiros que eu conheço são a Maghi, que faz os modelos Pantaneiro, e a Nowak que fabrica/distribui a linha Branco. Houve também a Ibranauta, que produzia os motores cascudo, mas acho que esta já fechou:

Imagem
http://meghi.com.br/produtos/

Imagem
http://www.branco.com.br/produtos/nautica/

Imagem
Motor Cascudo:

Mas não sei o nível de nacionalização destas empresas, nem se elas ainda estão vivas ou se vão sobreviver à crise atual. Uma pena, pois com o dólar alto elas agora finalmente teriam uma chance de competir internacionalmente com as marcas mais famosas.

Leandro G. Card
Grato ao colega pelos esclarecimentos. A BRANCO eu já conhecia mas alguém (acho que aqui no DB) informou que os motores são importados.

O que sempre me intrigou foi o fato de, apesar de sermos uma nação abençoada em termos de rios, lagos e costa marítima, não termos indústrias locais fabricando motores de popa com altos índices de nacionalização. Poderíamos ser até grandes exportadores desses motores.

Mesmo aqueles motores tipo "rabeta" são importados.

Coisas do Brasil...infelizmente.

SDS,

Wingate

LeandroGCard
Sênior
Sênior

#7 Mensagem por LeandroGCard » Ter Fev 16, 2016 1:42 pm

Wingate escreveu:Grato ao colega pelos esclarecimentos. A BRANCO eu já conhecia mas alguém (acho que aqui no DB) informou que os motores são importados.

O que sempre me intrigou foi o fato de, apesar de sermos uma nação abençoada em termos de rios, lagos e costa marítima, não termos indústrias locais fabricando motores de popa com altos índices de nacionalização. Poderíamos ser até grandes exportadores desses motores.

SDS,

Wingate
Nos últimos vinte anos pelo menos o valor de nossa moeda não permitia o desenvolvimento e a produção local de coisas como esta, ficava muito mais barato trazer lá de fora. Em setores que contavam com proteção, como o automobilístico, ainda seria possível alguma coisa se o mercado interno já não estivesse tomado por fabricantes internacionais que montavam fábricas aqui, mas em setores de menor expressão com este era simplesmente inviável.

Agora, com o dólar alto, a coisa poderia começar a ser viabilizada. Mas em meio a esta crise quem vai investir nisso? Ainda mais sem garantias de que se e quando a crise for superada o dólar não vai despencar novamente?

Leandro G. Card

Wingate
Sênior
Sênior

#8 Mensagem por Wingate » Ter Fev 16, 2016 1:58 pm

LeandroGCard escreveu:
Wingate escreveu:Grato ao colega pelos esclarecimentos. A BRANCO eu já conhecia mas alguém (acho que aqui no DB) informou que os motores são importados.

SDS,

Wingate
Nos últimos vinte anos pelo menos o valor de nossa moeda não permitia o desenvolvimento e a produção local de coisas como esta, ficava muito mais barato trazer lá de fora. Em setores que contavam com proteção, como o automobilístico, ainda seria possível alguma coisa se o mercado interno já não estivesse tomado por fabricantes internacionais que montavam fábricas aqui, mas em setores de menor expressão com este era simplesmente inviável.

Agora, com o dólar alto, a coisa poderia começar a ser viabilizada. Mas em meio a esta crise quem vai investir nisso? Ainda mais sem garantias de que se e quando a crise for superada o dólar não vai despencar novamente?

Leandro G. Card
Acho que o mesmo vale para os motores de aviação para pequenas aeronaves (tipo Lycoming, Rotax, Continental...). Mas isto seria em outro tópico :?

SDS,

Wingate

LeandroGCard
Sênior
Sênior

#9 Mensagem por LeandroGCard » Ter Fev 16, 2016 2:24 pm

Wingate escreveu:Acho que o mesmo vale para os motores de aviação para pequenas aeronaves (tipo Lycoming, Rotax, Continental...). Mas isto seria em outro tópico :?

SDS,

Wingate
Vale para praticamente tudo :? .

Leandro G. Card

LeandroGCard
Sênior
Sênior

#10 Mensagem por LeandroGCard » Ter Fev 16, 2016 2:34 pm

Mas falando especificamente em criar uma mentalidade naval, isso poderia ser feito nas escolas. Seria possível diminuir a carga das aulas de história, estudos sociais ou outras matérias (não sei exatamente como está a grade escolar hoje) nas últimas séries dedicada à personagens e eventos históricos, e aumentar os assuntos ligados à evolução tecnológica que levou à conquista dos mares (e também dos ares e do espaço porque não)?

Não precisaria muita coisa. Algumas horas de aula dedicadas ao desenvolvimento dos navios desde os barcos de junco dos egípcios aos submarinos nucleares e porta-aviões modernos, dando ênfase não em detalhes técnicos mas no efeito dos seus desenvolvimentos na conquista dos mares, na abertura de novas rotas de comércio, no desenrolar das guerras e etc... .

Coisas como a apresentação de imagens ou mesmo maquetes dos navios mencionados nos textos também ajudariam a chamar a atenção.

Leandro G. Card

P.S: Na verdade o mesmo poderia (e na minha concepção, deveria) ser feito também para outras áreas práticas do desenvolvimento tecnológico, como a aeronáutica e mesmo a espacial.

LeandroGCard
Sênior
Sênior

#11 Mensagem por LeandroGCard » Ter Fev 16, 2016 2:37 pm

Outra coisa que poderia ser feita seria a criação de competições entre as escolas técnicas e de engenharia, focadas no projeto e construção de embarcações (à vela e à motor). Como já existem as da SAE na área de Baja-Bugs e aeromodelos.

As do setor naval poderiam se patrocinadas pela MB.

Leandro G. Card

Wingate
Sênior
Sênior

#12 Mensagem por Wingate » Ter Fev 16, 2016 6:39 pm

Ótimas sugestões do colega! E poderia ser feito o mesmo com o aeromodelismo, para estudos de aerodinâmica, física, etc...

Nas cidades e localidades litorâneas poderiam ser criados "clubes de vela juvenis" com barcos do tipo LASER, por exemplo, onde jovens de ambos os sexos poderiam aprender navegação e as matérias que você citou em seu post.

Esses clubes poderiam ser sustentados por patrocinadores que colocariam sua publicidade nas velas, camisetas, etc...

Tudo isso não é utopia, não é impossível de se fazer.

SDS,

Wingate

Imagem

Exemplo de publicidade em vela de jangada:

Imagem

LeandroGCard
Sênior
Sênior

#13 Mensagem por LeandroGCard » Ter Fev 16, 2016 8:44 pm

Gostei desta idéia de clubes de vela patrocinados.

Nem seria necessário formar clubes novos, era só criar as equipes de vela patrocinadas em clubes já existentes. E existem barcos até mais adequados que o laser, mais baratos, com mais espaço e maior flexibilidade do velame. Há varios modelos à escolher.

Leandro G. Card

Wingate
Sênior
Sênior

#14 Mensagem por Wingate » Ter Fev 16, 2016 9:37 pm

Fico imaginando a família Grael dando um apoio a essa iniciativa.

Também deveria ser dada atenção (e apoio) maior ao REMO, que pode ser praticado em rios, açudes e lagos do interior do Brasil, é claro, com patrocínio de empresas privadas.

Imagem (Lars Grael) - Note-se a publicidade dos patrocinadores colocada no casco da embarcação. As velas apresentam um atrativo ainda maior e mais visível para publicidade.

Imagem

SDS,

Wingate

Wingate
Sênior
Sênior

#15 Mensagem por Wingate » Qui Fev 18, 2016 6:47 pm

Tendo deste assunto de motores náuticos, no passado vários motores fabricados pela indústria automobilística (exemplo: Willys, Caterpillar, Cummins, MWM..) foram usados com sucesso na motorização de embarcações.

Hoje, quais seriam os melhores motores para esta finalidade?

Wingate

Imagem

Responder