Olhando para opções menos convencionais, eu me aproximaria dos sul coreanos. Eles parecem ter navios muito interessantes e não param de construir. Se fosse possível, tentaria as KDX-1 deles, pois me parecem mais de acordo com nossa situação atual, são navios relativamente novos e talvez não faria tanta falta para eles em médio prazo se eles forem construir as KDX-2A. Além disso, em minha opinião, as KDX-2 com algumas mudanças seriam ótimas pra levar o PROSUPER (se é que existe ainda).Luís Henrique escreveu:Lord Nauta escreveu:Prezados Senhores
Considerando o estado precário dos principais meios da MB e a necessidade de um plano urgente de aparelhamento elaborei uma serie de sugestões em que faço referencia a possíveis valores de investimento, baseados em pesquisa de fontes ostensivas. Limitei os investimentos necessários a viabilização das propostas a um valor menor que a obtenção dos fantásticos aviões de caça Gripen NG.
1. Instalações para reparos e construção naval: - modernização do AMRJ: U$S 400 milhões.
2. Modernização/revitalização de navios: US$ 570 milhões
2.1 Revitalização/remotorização de 4 fragatas classe Niterói: U$S: 200 milhões.
2.2 Modernização/extensão vida útil da corveta Barroso: U$S 50 milhões.
2.3 PMG/ Modernização corvetas Inhaúma e Jaceguay: U$S 50 milhões.
2.4 Modernização NDCC Garcia D’Avila e NT Gastão Motta: U$S 30 milhões.
2.5 Modernização/extensão vida útil de 4 SSK: U$S 240 milhões.
3.Obtenção de navios por oportunidade: U$$ 1,210 milhões.
3.1 Fragatas classe Artigliere ( na MB reclassificadas como corvetas): U$S 360 milhões.
3.2 Navio anfíbio Largs Bay: U$S 100 milhões.
3.3 Fragatas classe Type 23: U$S 700 milhões.
3.4 NSS: U$$: 50 milhões.
4. Obtenção de navios novos: U$S 2.900 milhões.
4.1 Cinco corvetas CV 03: U$S 2,250 milhões.
4.2 Cinco NaPaOc Amazonas: U$S 250 milhões.
4.3 Um NDD: U$S: 200 milhões.
4.4 Um NaApLo: U$S 200 milhões.
Valor total dos quatro programas: U$S 5,080 milhões . Com este valor estimado a MB modernizaria e estenderia a vida útil de 14 navios, obteria por oportunidade mais 10 unidades e construiria 12 novos navios.Talvez fosse um caminho ''pé no chão'' a ser trilhado para a recuperação de uma capacidade operativa crível.
Sds
Lord Nauta
Nauta. Parabéns pelo plano.
Gostei muito.
Pouco investimento e uma quantidade BOA de navios.
Além de serem navios compatíveis com o orçamento da MB.
Apesar de ter gostado muito da ideia, ainda acho que a melhor opção para a MB no quesito ESCOLTAS é olhar com carinho para a fragata russa Admiral Gorshkov ou a Fragata chinesa Type 054.
São opções radicais, fornecedores desconhecidos para a MB, dificuldades logísticas iniciais, etc, MAS se somarmos o aporte de recursos necessários para as aquisições de oportunidade (Type 23 e corvetas italianas) + a construção de 5 CV-03, totalizando 13 escoltas, da QUASE O MESMO VALOR de 13 Admiral Gorshkov NOVAS, muito mais modernas e com muito mais poder de fogo.
Também olharia com os japoneses, mas não sei como estão em relação à exportação de material bélico.
Se for obter as Artiglieres dos italianos seria interessante observar as Durand De La Penne também, não sei se concordam mas com SM-2 esses navios nos colocariam em outro patamar em defesa antiaérea de médio/longo alcance. Cabe saber o custo de manutenção e operação dos brinquedos também.