Não caro colega, tu hão estas sendo quixotesco não.Wingate escreveu:Valeu, Leandro! Agora entendi...LeandroGCard escreveu:Wingaqte,
Não discordo de você em achar que as estatais brasileira não funcionam, e vou mais além. É o ESTADO brasileiro que não está funcionando, e as estatais são apenas uma manifestação disso, mas nem de longe a única e nem mesmo a mais perversa.
O que não concordo é com a opinião (que sei não ser a sua) de que a solução seria entregar tudo à iniciativa privada. Trabalho nela toda a minha vida profissional, e sei muito bem que ela não fica a dever em nada à ineficiência estatal, em uma sociedade onde é mais fácil manter a empresa funcionando e lucrativa cooptando (na verdade comprando mesmo) o estado do que concorrendo livremente no mercado. Conheço casos escabrosos, que levaram inclusive a processos (que evidentemente correm há anos e até hoje não deram em nada ). E a privatização generalizada de tudo só vai piorar e muito a situação, se o próprio estado brasileiro não for mudado antes.
Por isso sempre me manifesto quando alguém usa a ineficiência reconhecida (e não digo o contrário) de nossas estatais como argumento para defender sua privatização pura e simples. Isso é um erro muito grande, que ao invés de melhorar a nossa situação só vai piorá-la ainda mais e criar uma situação em que mudanças serão ainda mais complicadas, porque os verdadeiros problemas estarão ainda mais difíceis de enxergar (por exemplo, todo mundo acompanha pelos jornais a contabilidade da Petrobrás. Quem acompanhava a das empresas X do Eike?).
A nossa preocupação tem que ser em mudar o processo político brasileiro em si (muito mais do que trocar o partido "A" pelo partido "B"), mas as poucas propostas boas que de vez em quanto aparecem com relação a isso são logo soterradas por uma avalanche discussões inócuas sobre quem é culpado de quê, de proposições ideologizadas que não seguem a menor lógica ou pela briga de torcidas partidárias. Na situação atual grave em que estamos ficar martelando nestas teclas já batidas de impeachment e privatização só serve para levantar poeira e criar uma cortina de fumaça que desvia o foco de onde realmente está o problema, impedindo que ele seja percebido e que se lute pela sua real solução.
Foi contra isto que eu me manifestei, e não contra a afirmação de que a Petrobrás ou qualquer outra estatal funciona muito mal. Isso é auto-evidente, nem há porque discutir. Mas a verdadeira questão é? Qual seria a solução. E privatização pura e simples, como você mesmo concorda, não é.
Um abraço,
Leandro G. Card
Soluções prontas, é claro que não existem, porém, poderíamos começar com algumas, a meu ver:
-Acabar definitivamente com nomeações políticas para os cargos de direção dessas empresas. O(a) Presidente(a) e Diretor(es) de uma estatal deveriam ser escolhidos entre os funcionários que comprovadamente apresentarem tempo de serviço, capacidade e mérito para ocuparem tais cargos. Não é assim que funciona no mundo real? Desta forma pode-se fazer carreira na empresa e todos tem a oportunidade de um dia chegarem lá.
-Se não for possível achar indivíduos capazes para esses cargos de direção, dentro da empresa, que sejam recrutados no mercado da mesma forma que nós, pobres mortais, somos escolhidos pelas empresas privadas, isto é, apresentando currículos, passando por testes, entrevistas e todo o cansativo processo que eu e você já passamos (cada um em sua atividade) nas nossa vidas profissionais. Isto seria o justo.
-As empresas ficariam sempre sujeitas a periódicas auditorias e os resultados dessas auditorias deveriam obrigatoriamente ser publicados no D.O.U. para o devido acompanhamento do público em geral.
E peço aos demais colegas do DB que coloquem possíveis sugestões de como as estatais brasileiras poderiam ser saneadas/protegidas em suas estruturas e processos para que abusos como os que estamos testemunhando não venham mais a ocorrer e, se ocorrerem, sejam rapidamente corrigidos e os responsáveis demitido e punidos na forma da lei.
Estou sendo quixotesco aqui, eu sei, mas é muito moinho de vento para um país só derrotar. Chega de maracutaia!
Cordiais saudações,
Wingate
Esta sendo realista, pensando de uma forma que muitos outros tanto aqui no DB quanto em Brasília pensam, e dão eco a essas propostas de saneamento e de melhoramento da maquina pública, mas o problema maior, é que os atores que poderiam mudar essa bizarra cena, não estão colaborando para o saneamento, tem muita proposta boa lá, e que poderiam, muitas das vezes serem aplicadas, mas percebe que, sequer elas são citadas, e o que é pior, por anos... e depois que entra em pauta é tão desfigurada que se torna obtusa ou como em muitos casos lucro para alguém.