LeandroGCard escreveu:Túlio escreveu:Não está faltando não: é
nosso Dever! As tales de regras são também conhecidas como Eleições.
Se não cumprimos o nosso Dever (
todos os Eleitores, não só eu e tu), não adianta reclamar dos outros...
Infelizmente a coisa não é tão simples.
Para muitos cargos importantes mesmo que a população em peso votasse em outras pessoas diferentes das que aparecem envolvidas em falcatruas, e inclusive escolhessem as que conhecem pessoalmente de sua própria região e sabem que podem confiar, os votos ainda assim no final iriam "parar na conta" dos mesmos de sempre. Seria necessário que cada cidadão entendesse profundamente os meandros de nossa legislação eleitoral e estudasse nos mínimos detalhes as estruturas das coligações partidárias a cada eleição para evitar que isso acontecesse, e mesmo assim as opções de escolha ficariam enormemente limitadas.
Nossa legislação eleitoral atual foi cuidadosamente preparada para garantir este tipo de coisa, e os partidos se tornaram mestres em utilizar este sistema para perpetuar no poder quem eles quiserem. Não vai ser nada simples o povo conseguir mudar isso apenas tentando votar com um pouco mais de consciência, principalmente enquanto uma enorme massa de inconscientes continuar sendo arrebanhada para votar de qualquer jeito devido à instituição do voto obrigatório.
Leandro G. Card
Como sempre, estou pagando o preço de
tentar (num tem jeito, sou péssimo nisso!) ser sucinto. Tri, vamos do outro jeito:
Não há IDEOLOGICE - e a maioria dos Eleitores nem dão bola para isso mesmo - que supere O BOLSO! Deram quatro mandatos presidenciais consecutivos ao PT por causa disso (o último me pareceu pura ESPERANÇA de que as kôzaz voltassem aos trilhos). Alguém aposta num quinto?
De qualquer forma, não considero prudente projetar e muito menos construir um prédio pelo telhado: se começa pelos alicerces, a base. E é aí que temos uma ótima oportunidade (
de novo
) neste 2016, com as Eleições Municipais. Os candidatos de 2018 vão precisar E MUITO de palanques de prefeitos e vereadores que elegeremos este ano para desfiarem suas lorotas. Imaginemos que elegêssemos apenas nanicos e azarões (ou ao menos a maioria dos eleitos o seria), escapando da arapuca do voto na legenda (e vi o deputado mais votado do RS não poder assumir o mandato precisamente por isso, sua legenda não obteve os votos necessários). É utopia? Talvez, mas um dia teremos de fazer isso...
Levo ainda em conta a nossa falta de tradição Democrática. Democracia no Brasil nunca existiu DE FATO, é muito mais forma do que conteúdo, se olharmos bem. Afinal, Democracia não é passar cheque em branco por 4 ou mais anos, é sobretudo FISCALIZAR a quem confiamos nosso voto. Quem, mesmo aqui no DB, faz isso? Eu não, até porque faz teeeeempo que não consigo eleger ninguém mesmo (*)...
Sobre legislação eleitoreira, ela não se fez sozinha, foi feita por pessoas eleitas por nós. Não é cláusula pétrea da Constituição, ou seja, elegendo outros, pode ser mudada. Por exemplo, o Getúlio era forte no NE e outorgou uma cláusula em que o voto de um Cidadão de lá vale o mesmo que o meu e o teu
juntos! As leis dele já caducaram há tempos mas, "misteriosamente", dispositivos assim permanecem intactos, o que me autoriza - creio eu - a acreditar que os que estão aí são tão fãs de Democracia quanto o nosso Grande Ditador...
Por enquanto era isso.
(*) - Após escrever, tive uma idéia e coloquei o sinal *: vou escrever um email para um vereador e o prefeito daqui (Tramandaí), mentindo que votei neles e estou muito desapontado (com um parágrafo amaneirado criticando os deputados e senadores da legenda), passando a elencar as razões. Vou fazer isso hoje, daí, se obtiver resposta (o que em si já será uma resposta, ou seja, se não responderem mostram o quanto se importam com a opinião deste ou daquele Eleitor), posto aqui, com meu email e tudo.