FAB NEWS
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Re: FAB NEWS
COMISSÃO DE IMPLANTAÇÃO DO SISTEMA
DE CONTROLE DO ESPAÇO AÉREO
EXTRATO DE DISPENSA DE LICITAÇÃO No 73/CISCEA/2015
OBJETO: Implantação de estações integradas de comunicações terraar
em VHF, destinadas a modernizar a rede de comunicação do
Primeiro Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego
Aéreo - CINDACTA I (DF).
AUTORIDADE SOLICITANTE: Maj Brig Ar Carlos Minelli de Sá -
Ordenador de Despesas.
AUTORIDADE RATIFICADORA: Ten Brig Ar Carlos Vuyk de
Aquino - Diretor Geral do Departamento de Controle do Espaço
Aéreo.
CONTRATADA: PARK AIR SYSTEMS LTD.
VALOR: US$ 34.950.417,00.
AMPARO LEGAL: Inciso XIX do artigo 24 da Lei no 8.666/93.
EXTRATO DA DISPENSA DE LICITAÇÃO No 74/CISCEA/2015
OBJETO: Fornecimento de 4 (quatro) Estações Meteorológicas de
Superfície - Classe 1, para Guaratinguetá (SP), .Ponta Pelada (AM),
Florianópolis (SC) e Campo Grande (MS), 1 (uma) Estação Meteorológica
de Superfície - Classe 2, para Corumbá (MS), 1 ( uma)
Estação Meteorológica de Superfície - Classe 3, para Natal (RN) e
complementação de instalação da Estação Meteorológica de Superfície
- Classe 1 de Vitória (ES).
AUTORIDADE SOLICITANTE: Maj Brig Ar Carlos Minelli de Sá -
Ordenador de Despesas.
AUTORIDADE RATIFICADORA: Ten Brig Ar Carlos Vuyk de
Aquino - Diretor Geral do Departamento de Controle do Espaço
Aéreo.
CONTRATADA: HOBECO SUDAMERICANA S/A.
VALOR: 4.028.255,10 euros.
AMPARO LEGAL: Inciso XIX do artigo 24 da Lei no 8.666/93.
EXTRATO DE INEXIGIBILIDADE DE LICITAÇÃO
No 17/CISCEA/2015
OBJETO: Elevação técnica dos Sistemas de Gravação/Reprodução do
Primeiro Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego
Aéreo - Cindacta I (DF) e do Quarto Centro Integrado de Defesa
Aérea e Controle de Tráfego Aéreo - Cindacta IV (AM) e ampliação
do recurso ATG (At Glass Recording) do Sistema de Gravação/Reprodução
do Terceiro Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de
Tráfego Aéreo - Cindacta III (PE).
AUTORIDADE SOLICITANTE: Maj Brig Ar Carlos Minelli de Sá -
Ordenador de Despesas.
AUTORIDADE RATIFICADORA: Ten Brig Ar Carlos Vuyk de
Aquino - Diretor Geral do Departamento de Controle do Espaço
Aéreo.
CONTRATADA: Ultra Electronics Audiosoft.
VALOR: 2.662.417,00 libras esterlinas.
AMPARO LEGAL: Caput do artigo 25 da Lei no 8.666/93.
EXTRATO DE INEXIGIBILIDADE DE LICITAÇÃO
No 18/CISCEA/2015
OBJETO: Serviços de elevação técnica de 02 (duas) centrais de áudio
do Primeiro Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego
Aéreo - CINDACTA I (DF) e do Quarto Centro Integrado de Defesa
Aérea e Controle de Tráfego Aéreo - CINDACTA IV (AM).
AUTORIDADE SOLICITANTE: Maj Brig Ar Carlos Minelli de Sá -
Ordenador de Despesas.
AUTORIDADE RATIFICADORA: Ten Brig Ar Carlos Vuyk de
Aquino - Diretor Geral do Departamento de Controle do Espaço
Aéreo.
CONTRATADA: S.I.T.T.I.S.p.A. SPECIALI IMPIANTI TELESCRIVINTI
TELEFONICI INTERN.
VALOR: 4.345.419,00 euros.
AMPARO LEGAL: Caput do artigo 25 da Lei no 8.666/93.
DE CONTROLE DO ESPAÇO AÉREO
EXTRATO DE DISPENSA DE LICITAÇÃO No 73/CISCEA/2015
OBJETO: Implantação de estações integradas de comunicações terraar
em VHF, destinadas a modernizar a rede de comunicação do
Primeiro Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego
Aéreo - CINDACTA I (DF).
AUTORIDADE SOLICITANTE: Maj Brig Ar Carlos Minelli de Sá -
Ordenador de Despesas.
AUTORIDADE RATIFICADORA: Ten Brig Ar Carlos Vuyk de
Aquino - Diretor Geral do Departamento de Controle do Espaço
Aéreo.
CONTRATADA: PARK AIR SYSTEMS LTD.
VALOR: US$ 34.950.417,00.
AMPARO LEGAL: Inciso XIX do artigo 24 da Lei no 8.666/93.
EXTRATO DA DISPENSA DE LICITAÇÃO No 74/CISCEA/2015
OBJETO: Fornecimento de 4 (quatro) Estações Meteorológicas de
Superfície - Classe 1, para Guaratinguetá (SP), .Ponta Pelada (AM),
Florianópolis (SC) e Campo Grande (MS), 1 (uma) Estação Meteorológica
de Superfície - Classe 2, para Corumbá (MS), 1 ( uma)
Estação Meteorológica de Superfície - Classe 3, para Natal (RN) e
complementação de instalação da Estação Meteorológica de Superfície
- Classe 1 de Vitória (ES).
AUTORIDADE SOLICITANTE: Maj Brig Ar Carlos Minelli de Sá -
Ordenador de Despesas.
AUTORIDADE RATIFICADORA: Ten Brig Ar Carlos Vuyk de
Aquino - Diretor Geral do Departamento de Controle do Espaço
Aéreo.
CONTRATADA: HOBECO SUDAMERICANA S/A.
VALOR: 4.028.255,10 euros.
AMPARO LEGAL: Inciso XIX do artigo 24 da Lei no 8.666/93.
EXTRATO DE INEXIGIBILIDADE DE LICITAÇÃO
No 17/CISCEA/2015
OBJETO: Elevação técnica dos Sistemas de Gravação/Reprodução do
Primeiro Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego
Aéreo - Cindacta I (DF) e do Quarto Centro Integrado de Defesa
Aérea e Controle de Tráfego Aéreo - Cindacta IV (AM) e ampliação
do recurso ATG (At Glass Recording) do Sistema de Gravação/Reprodução
do Terceiro Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de
Tráfego Aéreo - Cindacta III (PE).
AUTORIDADE SOLICITANTE: Maj Brig Ar Carlos Minelli de Sá -
Ordenador de Despesas.
AUTORIDADE RATIFICADORA: Ten Brig Ar Carlos Vuyk de
Aquino - Diretor Geral do Departamento de Controle do Espaço
Aéreo.
CONTRATADA: Ultra Electronics Audiosoft.
VALOR: 2.662.417,00 libras esterlinas.
AMPARO LEGAL: Caput do artigo 25 da Lei no 8.666/93.
EXTRATO DE INEXIGIBILIDADE DE LICITAÇÃO
No 18/CISCEA/2015
OBJETO: Serviços de elevação técnica de 02 (duas) centrais de áudio
do Primeiro Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego
Aéreo - CINDACTA I (DF) e do Quarto Centro Integrado de Defesa
Aérea e Controle de Tráfego Aéreo - CINDACTA IV (AM).
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Ordenador de Despesas.
AUTORIDADE RATIFICADORA: Ten Brig Ar Carlos Vuyk de
Aquino - Diretor Geral do Departamento de Controle do Espaço
Aéreo.
CONTRATADA: S.I.T.T.I.S.p.A. SPECIALI IMPIANTI TELESCRIVINTI
TELEFONICI INTERN.
VALOR: 4.345.419,00 euros.
AMPARO LEGAL: Caput do artigo 25 da Lei no 8.666/93.
"I would rather have a German division in front of me than a French
one behind me."
General George S. Patton.
one behind me."
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- FCarvalho
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Re: FAB NEWS
http://tecnodefesa.com.br/operacao-peac ... dos-f-5ef/
Operação Peace Amazon II (1989) – O quarto traslado dos F-5E/F
No marco dos 43 anos do lançamento do Northrop F-5E Tiger II, caça que até hoje é a ponta de lança da Defesa Aérea brasileira, em sua versão modernizada, Tecnologia & Defesa recupera e traz para seus leitores um pouco da história dessa aeronave na Força Aérea Brasileira, através das fotos e relatos do capitão Frank Magalhães repassados por seu filho a nossa reportagem.
Operação Peace Amazon II (1989) – O quarto traslado dos F-5E/F
No marco dos 43 anos do lançamento do Northrop F-5E Tiger II, caça que até hoje é a ponta de lança da Defesa Aérea brasileira, em sua versão modernizada, Tecnologia & Defesa recupera e traz para seus leitores um pouco da história dessa aeronave na Força Aérea Brasileira, através das fotos e relatos do capitão Frank Magalhães repassados por seu filho a nossa reportagem.
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Re: FAB NEWS
COMANDO-GERAL DE APOIO
CENTRO LOGÍSTICO
EXTRATO DE INEXIGIBILIDADE
DE LICITAÇÃO No- 1/CABE/2015
OBJETO: Suporte logístico para os assentos ejetáveis que equipam as
aeronaves A-1, A-29, F-5 e T-27, fabricados pela empresa inglesa
Martin-Baker Aircraft. AUTORIDADE SOLICITANTE: Ordenador
de Despesas do PAMALS. AUTORIDADE RATIFICADORA: Diretor
da DIRMAB. CONTRATADA: Martin-Baker Aircraft Company
Limited. JUSTIFICATIVA: A razoabilidade dos valores propostos
pela Martin-Baker Aircraft foi justificada por meio do respectivo
Termo de Razoabilidade de Preços (Fls. 49 a 51 dos autos). VALOR:
GBP 19,156,086.53 (dezenove milhões, cento e cinquenta e seis mil,
oitenta e seis libras esterlinas e cinquenta e três pence). AMPARO
LEGAL: Art.25, "Caput", da Lei 8.666, de 21Jun93, e suas alterações
introduzidas pela Lei 8.883, de 08Jun94.
CENTRO LOGÍSTICO
EXTRATO DE INEXIGIBILIDADE
DE LICITAÇÃO No- 1/CABE/2015
OBJETO: Suporte logístico para os assentos ejetáveis que equipam as
aeronaves A-1, A-29, F-5 e T-27, fabricados pela empresa inglesa
Martin-Baker Aircraft. AUTORIDADE SOLICITANTE: Ordenador
de Despesas do PAMALS. AUTORIDADE RATIFICADORA: Diretor
da DIRMAB. CONTRATADA: Martin-Baker Aircraft Company
Limited. JUSTIFICATIVA: A razoabilidade dos valores propostos
pela Martin-Baker Aircraft foi justificada por meio do respectivo
Termo de Razoabilidade de Preços (Fls. 49 a 51 dos autos). VALOR:
GBP 19,156,086.53 (dezenove milhões, cento e cinquenta e seis mil,
oitenta e seis libras esterlinas e cinquenta e três pence). AMPARO
LEGAL: Art.25, "Caput", da Lei 8.666, de 21Jun93, e suas alterações
introduzidas pela Lei 8.883, de 08Jun94.
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Re: FAB NEWS
DEPARTAMENTO DE CONTROLE DO ESPAÇO
AÉREO
COMISSÃO DE IMPLANTAÇÃO DO SISTEMA DE
CONTROLE DO ESPAÇO AÉREO
EXTRATOS DE CONTRATOS
CONTRATO DE DESPESA No 050/CISCEA/2015 - PARK AIR
ESPÉCIE: (X) Termo de Contrato ( ) Carta-Contrato.
CONTRATANTE: Comissão de Implantação do Sistema de Controle
do Espaço Aéreo - CISCEA.
CONTRATADA: PARK AIR SYSTEMS LTD.
No DO CONTRATO: No 050/CISCEA/2015.
ORIGEM: DISPENSA No 0129/CISCEA/2015.
OBJETO: Fornecimento de equipamentos e serviços para implantação de estações
integradas de comunicações terra-ar em VHF (118 a 137 MHz), incluindo
serviços especializados de engenharia de levantamento em campo, instalação,
testes e colocação em operação, bem como a logística associada, destinadas
a modernizar a rede de comunicação terra-ar, em VHF, do CINDACTA I.
VALOR: U$ 34,951,029.20 (trinta e quatro milhões, novecentos e
cinquenta e um mil, vinte e nove dólares norte americanos e vinte
centavos).
PROGRAMA/NATUREZA DA DESPESA: 05.151.2058.20XV.0001
/ 4.4.90.52, 4.4.90.39 e 4.4.90.30.
NOTA DE EMPENHO/DATA: 2015NE004674 e 2015NE004675,
ambas de 21/12/2015
VALOR DISCRIMINADO POR EXERCÍCIO: 2016: U$ 221,652.60,
2017: U$ 9,608,409.40 2018: U$ 9,641,638.10, 2019: U$
11,528,776.50 e 2020: U$ 3,950,552.60
DATA DA ASSINATURA: 21/12/2015.
VIGÊNCIA: 21/12/2015 a 29/03/2021.
CONTRATO DE DESPESA No 053/CISCEA/2015 - AUDIOSOFT
ESPÉCIE: (X) Termo de Contrato ( ) Carta-Contrato.
CONTRATANTE: Comissão de Implantação do Sistema de Controle
do Espaço Aéreo - CISCEA.
CONTRATADA: ULTRA ELECTRONCS AUDIOSOFT.
No DO CONTRATO: No 053/CISCEA/2015.
ORIGEM: DISPENSA No 0122/CISCEA/2015.
OBJETO: Fornecimento de equipamentos, materiais e serviços de engenharia,
necessários à elevação técnica dos Sistemas de Gravação/Reprodução de Áudio
do CINDACTA I e CINDACTA IV e à ampliação do recurso ATG (At Glass
Recording) do Sistema de Gravação/Reprodução de Áudio do CINDACTA III,
possibilitando a integração desses sistemas à nova rede de telecomunicações
aeronáuticas - ATN e garantindo a plena operacionalidade dos mesmos.
VALOR: £ 2.662.417,00 (dois milhões, seiscentos e sessenta e dois
mil, quatrocentos e dezessete libras).
PROGRAMA/NATUREZA DA DESPESA: 05.151.2058.20XV.0001
/ 4.4.90.52, 4.4.90.30 e 4.4.90.39.
NOTA DE EMPENHO/DATA: 2015NE001653, de 21/12/2015.
VALOR DISCRIMINADO POR EXERCÍCIO: 2016: £ 215.168,21,
2017: £ 1.378.944,29 e 2018: £ 1.068.304,50.
DATA DA ASSINATURA: 21/12/2015.
VIGÊNCIA: 21/12/2015 a 31/10/2018.
AÉREO
COMISSÃO DE IMPLANTAÇÃO DO SISTEMA DE
CONTROLE DO ESPAÇO AÉREO
EXTRATOS DE CONTRATOS
CONTRATO DE DESPESA No 050/CISCEA/2015 - PARK AIR
ESPÉCIE: (X) Termo de Contrato ( ) Carta-Contrato.
CONTRATANTE: Comissão de Implantação do Sistema de Controle
do Espaço Aéreo - CISCEA.
CONTRATADA: PARK AIR SYSTEMS LTD.
No DO CONTRATO: No 050/CISCEA/2015.
ORIGEM: DISPENSA No 0129/CISCEA/2015.
OBJETO: Fornecimento de equipamentos e serviços para implantação de estações
integradas de comunicações terra-ar em VHF (118 a 137 MHz), incluindo
serviços especializados de engenharia de levantamento em campo, instalação,
testes e colocação em operação, bem como a logística associada, destinadas
a modernizar a rede de comunicação terra-ar, em VHF, do CINDACTA I.
VALOR: U$ 34,951,029.20 (trinta e quatro milhões, novecentos e
cinquenta e um mil, vinte e nove dólares norte americanos e vinte
centavos).
PROGRAMA/NATUREZA DA DESPESA: 05.151.2058.20XV.0001
/ 4.4.90.52, 4.4.90.39 e 4.4.90.30.
NOTA DE EMPENHO/DATA: 2015NE004674 e 2015NE004675,
ambas de 21/12/2015
VALOR DISCRIMINADO POR EXERCÍCIO: 2016: U$ 221,652.60,
2017: U$ 9,608,409.40 2018: U$ 9,641,638.10, 2019: U$
11,528,776.50 e 2020: U$ 3,950,552.60
DATA DA ASSINATURA: 21/12/2015.
VIGÊNCIA: 21/12/2015 a 29/03/2021.
CONTRATO DE DESPESA No 053/CISCEA/2015 - AUDIOSOFT
ESPÉCIE: (X) Termo de Contrato ( ) Carta-Contrato.
CONTRATANTE: Comissão de Implantação do Sistema de Controle
do Espaço Aéreo - CISCEA.
CONTRATADA: ULTRA ELECTRONCS AUDIOSOFT.
No DO CONTRATO: No 053/CISCEA/2015.
ORIGEM: DISPENSA No 0122/CISCEA/2015.
OBJETO: Fornecimento de equipamentos, materiais e serviços de engenharia,
necessários à elevação técnica dos Sistemas de Gravação/Reprodução de Áudio
do CINDACTA I e CINDACTA IV e à ampliação do recurso ATG (At Glass
Recording) do Sistema de Gravação/Reprodução de Áudio do CINDACTA III,
possibilitando a integração desses sistemas à nova rede de telecomunicações
aeronáuticas - ATN e garantindo a plena operacionalidade dos mesmos.
VALOR: £ 2.662.417,00 (dois milhões, seiscentos e sessenta e dois
mil, quatrocentos e dezessete libras).
PROGRAMA/NATUREZA DA DESPESA: 05.151.2058.20XV.0001
/ 4.4.90.52, 4.4.90.30 e 4.4.90.39.
NOTA DE EMPENHO/DATA: 2015NE001653, de 21/12/2015.
VALOR DISCRIMINADO POR EXERCÍCIO: 2016: £ 215.168,21,
2017: £ 1.378.944,29 e 2018: £ 1.068.304,50.
DATA DA ASSINATURA: 21/12/2015.
VIGÊNCIA: 21/12/2015 a 31/10/2018.
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Re: FAB NEWS
O duelo
Pisa, Itália, abril/1945
O dia amanheceu calmo e como não havia missões programadas para aquela manhã, um denso silêncio pairava sobre a Base da Força Aérea Brasileira em Pisa.
O final da guerra era eminente.
A quietude porém, foi quebrada com o silvo crescente de motores chegando forte e baixo.
UOFFFF…!
Dois Mustangs P-51 prateados com as estrelas norte-americanas passam rasante sobre o campo.
Bem no meio da interseção das pistas puxam um subida vertiginosa, asa com asa e fecham um looping perfeito. O mergulho termina em cima da torre de controle, cujos operadores abaixam a cabeça instintivamente.
O desafio está lançado.
Os Mustangs aguardam.
No páteo de operações do 350th Fighter Group inicia-se uma atividade febril para por em voo dois P-47, enquanto os Mustangs giram em círculos, aguardando.
Poucos minutos depois, os dois Thunderbolts lisos e com as asas despojadas de cabides e tanques decolam para o “duelo”.
O ronco dos motores e as passagens vertiginosas low pass acabam por chamar a atenção de toda a base, inclusive do lado brasileiro, onde o pessoal se acomoda para assistir ao show.
Os quatro caças se engalfinham numa sequência alucinante de manobras, bem ao gosto dos pilotos de P-51, que sabem ter vantagens.
Apesar dos esforços e perícia demonstradas, os P-47 americanos são “abatidos” para o deleite dos atrevidos Mustangs.
Preparando-se para retornar à sua base, os aviões “vitoriosos” percebem bem na sua vertical um terceiro Thunderbolt decolando.
Opa, aí vem mais um!
Aquele mais um, no entanto, tinha a cauda pintada de verde e amarelo.
Um Jambock da Força Aérea Brasileira!
Seu piloto, o Tenente Aviador Roberto Tormin Costa iria fazer um voo de "testes".
Mas, foi mesmo para teste aquele voo?
Ávidos, os Mustangs partiram pra cima daquele Thunderbolt para “cortá-lo em pedaços”.
Tormin subiu rápido e atento aos retrovisores, deixou os americanos chegarem bem perto, com o excesso de confiança transbordando.
Em manobra muito rápida e violenta, pé pressionando fundo o pedal esquerdo e manche quebrado no limite máximo, desacelerou o motor num estalar de compressor.
Pelo canto do olho, mais sentindo do que vendo, deixou as duas manchas passarem zunindo pouco abaixo e à sua direita.
Célere, inverteu toda a sequência anterior e enquadrou aquele avião prateado de asas quadradas e nervosas.
O atônito ianque move a cabeça procurando o P-47, mas é tarde demais. “Uma rajada” das oito ponto 50 manda-o para o chuveiro antes do jogo terminar.
Claro que o seu amigo não ficou nada feliz e a coisa esquentou ainda mais para o Tormin.
O 51 acelerou e rugiu pra cima, achando que pesado 47 não conseguiria acompanhá-lo.
Calculou errado.
O Thunderbolt que vinha em alta velocidade entrou junto no apertado arco e colou na cauda do americano que, achando ser o suficiente, acabou desistindo.
Os dois caças, então, emendaram um immelmann e juntos, vieram para o pouso.
Na sala de operações do 1º GAvCA os “inimigos” congratularam Tormin pela grande exibição e “vitória”. Outros pilotos do 350th apareceram e a coisa terminou em festa, com muitos brindes sendo levantados em homenagem aos aviões, cujos motores esfriavam lá fora.
ORGULHO !!!!
Pisa, Itália, abril/1945
O dia amanheceu calmo e como não havia missões programadas para aquela manhã, um denso silêncio pairava sobre a Base da Força Aérea Brasileira em Pisa.
O final da guerra era eminente.
A quietude porém, foi quebrada com o silvo crescente de motores chegando forte e baixo.
UOFFFF…!
Dois Mustangs P-51 prateados com as estrelas norte-americanas passam rasante sobre o campo.
Bem no meio da interseção das pistas puxam um subida vertiginosa, asa com asa e fecham um looping perfeito. O mergulho termina em cima da torre de controle, cujos operadores abaixam a cabeça instintivamente.
O desafio está lançado.
Os Mustangs aguardam.
No páteo de operações do 350th Fighter Group inicia-se uma atividade febril para por em voo dois P-47, enquanto os Mustangs giram em círculos, aguardando.
Poucos minutos depois, os dois Thunderbolts lisos e com as asas despojadas de cabides e tanques decolam para o “duelo”.
O ronco dos motores e as passagens vertiginosas low pass acabam por chamar a atenção de toda a base, inclusive do lado brasileiro, onde o pessoal se acomoda para assistir ao show.
Os quatro caças se engalfinham numa sequência alucinante de manobras, bem ao gosto dos pilotos de P-51, que sabem ter vantagens.
Apesar dos esforços e perícia demonstradas, os P-47 americanos são “abatidos” para o deleite dos atrevidos Mustangs.
Preparando-se para retornar à sua base, os aviões “vitoriosos” percebem bem na sua vertical um terceiro Thunderbolt decolando.
Opa, aí vem mais um!
Aquele mais um, no entanto, tinha a cauda pintada de verde e amarelo.
Um Jambock da Força Aérea Brasileira!
Seu piloto, o Tenente Aviador Roberto Tormin Costa iria fazer um voo de "testes".
Mas, foi mesmo para teste aquele voo?
Ávidos, os Mustangs partiram pra cima daquele Thunderbolt para “cortá-lo em pedaços”.
Tormin subiu rápido e atento aos retrovisores, deixou os americanos chegarem bem perto, com o excesso de confiança transbordando.
Em manobra muito rápida e violenta, pé pressionando fundo o pedal esquerdo e manche quebrado no limite máximo, desacelerou o motor num estalar de compressor.
Pelo canto do olho, mais sentindo do que vendo, deixou as duas manchas passarem zunindo pouco abaixo e à sua direita.
Célere, inverteu toda a sequência anterior e enquadrou aquele avião prateado de asas quadradas e nervosas.
O atônito ianque move a cabeça procurando o P-47, mas é tarde demais. “Uma rajada” das oito ponto 50 manda-o para o chuveiro antes do jogo terminar.
Claro que o seu amigo não ficou nada feliz e a coisa esquentou ainda mais para o Tormin.
O 51 acelerou e rugiu pra cima, achando que pesado 47 não conseguiria acompanhá-lo.
Calculou errado.
O Thunderbolt que vinha em alta velocidade entrou junto no apertado arco e colou na cauda do americano que, achando ser o suficiente, acabou desistindo.
Os dois caças, então, emendaram um immelmann e juntos, vieram para o pouso.
Na sala de operações do 1º GAvCA os “inimigos” congratularam Tormin pela grande exibição e “vitória”. Outros pilotos do 350th apareceram e a coisa terminou em festa, com muitos brindes sendo levantados em homenagem aos aviões, cujos motores esfriavam lá fora.
http://www.aereo.jor.br/2016/01/21/o-duelo/O Tenente Aviador Roberto Tormin Costa voou 66 missões de combate na 2ª Guerra Mundial. Sobreviveu e retornou ao Brasil assumindo o comando de instrução da aviação de caça. Teria feito uma belíssima carreira na FAB. No dia 29 de abril de 1946, durante um voo de treinamento e no ápice de um looping, colidiu com seu piloto-ala. Os dois aviadores morreram no abraço fatal dos P-47s. Tormin tinha 21 anos de idade
ORGULHO !!!!
[] kirk
Os Estados não se defendem exigindo explicações, pedidos de desculpas ou com discursos na ONU.
“Quando encontrar um espadachim, saque da espada: não recite poemas para quem não é poeta”
Os Estados não se defendem exigindo explicações, pedidos de desculpas ou com discursos na ONU.
“Quando encontrar um espadachim, saque da espada: não recite poemas para quem não é poeta”
- FCarvalho
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Re: FAB NEWS
Interessante que por mais que na Itália o P-47 tenha dado lugar aos P-51 no quesito caça, ele ainda foi muito utilizado, e louvado, no norte da Europa durante a campanha da Normandia e mesmo como um caçador de Me-262, em suas últimas versões, G e H.
Aquilo ali foi tudo de bom, como um verdadeiro predecessor de um legítimo caça multifunção.
abs.
Aquilo ali foi tudo de bom, como um verdadeiro predecessor de um legítimo caça multifunção.
abs.
Carpe Diem
- Carlos Lima
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Re: FAB NEWS
O P-47 e o P-51 se completavam.FCarvalho escreveu:Interessante que por mais que na Itália o P-47 tenha dado lugar aos P-51 no quesito caça, ele ainda foi muito utilizado, e louvado, no norte da Europa durante a campanha da Normandia e mesmo como um caçador de Me-262, em suas últimas versões, G e H.
Aquilo ali foi tudo de bom, como um verdadeiro predecessor de um legítimo caça multifunção.
abs.
Os dois juntos eram a perfeição.
[]s
CB_Lima
CB_Lima = Carlos Lima
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Re: FAB NEWS
PARQUE DE MATERIAL DE ELETRÔNICA DA
AERONÁUTICA DO RIO DE JANEIRO
EXTRATO DE CONTRATO
CONTRATO N° 029/PAME-RJ/2015. INEXIGIBILIDADE N°
010/PAME-RJ/2015. CONTRATANTE: Comando da Aeronáutica -
Parque de Material de Eletrônica da Aeronáutica do Rio de Janeiro.
CONTRATADA: EMS Technologies Canada Ltd. OBJETO: Contratação
de empresa especializada para prestação de serviços de suporte
técnico e operacional nos equipamentos que fazem parte do
Segmento Terrestre Brasileiro para o sistema COSPAS-SARSAT. N°
Proc.: 67611-008336/2015-98. VALOR: US$ 3,075,990.00. NAT.
DESP.: 33.90.39-05. PO's: 15T004859-001 de 29/12/2015. VIGÊNCIA:
31/12/2015 a 31/12/2017. Data de assinatura: 31/12/2015.
EXTRATO DE TERMO ADITIVO
CONTRATO N° 062/PAME-RJ/2014. INEXIGIBILIDADE N° 020
/PAME-RJ /2014. CONTRATANTE: Comando da Aeronáutica - Parque
de Material de Eletrônica da Aeronáutica do Rio de Janeiro.
CONTRATADA: EMS Technologies Canada Ltd. OBJETO: Prorrogação
do prazo de execução e vigência por 6 (seis) meses do
CONTRATO 062/PAME-RJ/2014, cujo objeto é a contratação dos
SERVIÇOS de suporte técnico e operacional nos equipamentos que
fazem parte do Segmento Terrestre Brasileiro para o sistema COSPAS-
SARSAT; Expansão do terminal MEOLUT (Local User Terminals
for Medium Orbit Satellite), com a implantação de 2 (dois)
novos canais em Brasília e 6 (seis) canais em Recife e modificação
do Sistema GEOLUT600 de Recife para que receba sinal de um
satélite MSG GEOSAR. N° Proc.: 67611-010546/2014-65. VIGÊNCIA:
31/12/201 a 30/06/2016. Data de assinatura: 23/12/2015
AERONÁUTICA DO RIO DE JANEIRO
EXTRATO DE CONTRATO
CONTRATO N° 029/PAME-RJ/2015. INEXIGIBILIDADE N°
010/PAME-RJ/2015. CONTRATANTE: Comando da Aeronáutica -
Parque de Material de Eletrônica da Aeronáutica do Rio de Janeiro.
CONTRATADA: EMS Technologies Canada Ltd. OBJETO: Contratação
de empresa especializada para prestação de serviços de suporte
técnico e operacional nos equipamentos que fazem parte do
Segmento Terrestre Brasileiro para o sistema COSPAS-SARSAT. N°
Proc.: 67611-008336/2015-98. VALOR: US$ 3,075,990.00. NAT.
DESP.: 33.90.39-05. PO's: 15T004859-001 de 29/12/2015. VIGÊNCIA:
31/12/2015 a 31/12/2017. Data de assinatura: 31/12/2015.
EXTRATO DE TERMO ADITIVO
CONTRATO N° 062/PAME-RJ/2014. INEXIGIBILIDADE N° 020
/PAME-RJ /2014. CONTRATANTE: Comando da Aeronáutica - Parque
de Material de Eletrônica da Aeronáutica do Rio de Janeiro.
CONTRATADA: EMS Technologies Canada Ltd. OBJETO: Prorrogação
do prazo de execução e vigência por 6 (seis) meses do
CONTRATO 062/PAME-RJ/2014, cujo objeto é a contratação dos
SERVIÇOS de suporte técnico e operacional nos equipamentos que
fazem parte do Segmento Terrestre Brasileiro para o sistema COSPAS-
SARSAT; Expansão do terminal MEOLUT (Local User Terminals
for Medium Orbit Satellite), com a implantação de 2 (dois)
novos canais em Brasília e 6 (seis) canais em Recife e modificação
do Sistema GEOLUT600 de Recife para que receba sinal de um
satélite MSG GEOSAR. N° Proc.: 67611-010546/2014-65. VIGÊNCIA:
31/12/201 a 30/06/2016. Data de assinatura: 23/12/2015
"I would rather have a German division in front of me than a French
one behind me."
General George S. Patton.
one behind me."
General George S. Patton.
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Re: FAB NEWS
ESTADO-MAIOR DA AERONÁUTICA
EXTRATO DE ACORDO
Espécie: Acordo Específico que entre si celebram o Comando da
Aeronáutica e a Avibras Indústria Aeroespacial S.A.
Objeto: Estabelecer os termos da cooperação técnica operacional entre
o COMAER e a AVIBRAS para apoio aéreo por meio do emprego
da aeronave P-95 do 3º/7º GAV, compreendendo a realização de
Missão Aérea Indenizável, de acordo com a programação do Plano de
Trabalho apresentada pela AVIBRAS para esclarecimento da área
marítima com relação à presença de embarcações que possam interditar
ou interferir na área de impacto dos engenhos a serem lançados
pela AVIBRAS no Centro de Lançamento Barreira do Inferno
(CLBI) no cumprimento de sua atividade-fim.
Prazo: Vigência de 11 (onze) meses, a partir da data de publicação no
D.O.U.
Data da Assinatura: 16/02/2016.
Assinam: Pelo Comando da Aeronáutica o Exmo. Sr. Ten Brig Ar
Hélio Paes de Barros Júnior, Chefe do Estado-Maior da Aeronáutica,
e pela Avibras Indústria Aeroespacial S.A. o Sr. Sami Youssef Hassuani,
Diretor-Presidente da Avibras Indústria Aeroespacial S.A.
EXTRATO DE ACORDO
Espécie: Acordo Específico que entre si celebram o Comando da
Aeronáutica e a Avibras Indústria Aeroespacial S.A.
Objeto: Estabelecer os termos da cooperação técnica operacional entre
o COMAER e a AVIBRAS para apoio aéreo por meio do emprego
da aeronave P-95 do 3º/7º GAV, compreendendo a realização de
Missão Aérea Indenizável, de acordo com a programação do Plano de
Trabalho apresentada pela AVIBRAS para esclarecimento da área
marítima com relação à presença de embarcações que possam interditar
ou interferir na área de impacto dos engenhos a serem lançados
pela AVIBRAS no Centro de Lançamento Barreira do Inferno
(CLBI) no cumprimento de sua atividade-fim.
Prazo: Vigência de 11 (onze) meses, a partir da data de publicação no
D.O.U.
Data da Assinatura: 16/02/2016.
Assinam: Pelo Comando da Aeronáutica o Exmo. Sr. Ten Brig Ar
Hélio Paes de Barros Júnior, Chefe do Estado-Maior da Aeronáutica,
e pela Avibras Indústria Aeroespacial S.A. o Sr. Sami Youssef Hassuani,
Diretor-Presidente da Avibras Indústria Aeroespacial S.A.
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Re: FAB NEWS
Será que vão testar o MAN ? ou foguetes do Astros ?talharim escreveu:ESTADO-MAIOR DA AERONÁUTICA
EXTRATO DE ACORDO
Espécie: Acordo Específico que entre si celebram o Comando da
Aeronáutica e a Avibras Indústria Aeroespacial S.A.
Objeto: Estabelecer os termos da cooperação técnica operacional entre
o COMAER e a AVIBRAS para apoio aéreo por meio do emprego
da aeronave P-95 do 3º/7º GAV, compreendendo a realização de
Missão Aérea Indenizável, de acordo com a programação do Plano de
Trabalho apresentada pela AVIBRAS para esclarecimento da área
marítima com relação à presença de embarcações que possam interditar
ou interferir na área de impacto dos engenhos a serem lançados
pela AVIBRAS no Centro de Lançamento Barreira do Inferno
(CLBI) no cumprimento de sua atividade-fim.
Prazo: Vigência de 11 (onze) meses, a partir da data de publicação no
D.O.U.
Data da Assinatura: 16/02/2016.
Assinam: Pelo Comando da Aeronáutica o Exmo. Sr. Ten Brig Ar
Hélio Paes de Barros Júnior, Chefe do Estado-Maior da Aeronáutica,
e pela Avibras Indústria Aeroespacial S.A. o Sr. Sami Youssef Hassuani,
Diretor-Presidente da Avibras Indústria Aeroespacial S.A.
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Re: FAB NEWS
COMANDO-GERAL DE APOIO
GRUPAMENTO DE APOIO LOGÍSTICO
AVISO INEXIGIBILIDADE DE LICITAÇÃO
O GRUPAMENTO DE APOIO LOGÍSTICO torna público
que intenciona contratar junto à empresa GE CELMA LTDA, por
inexigibilidade de licitação, com fulcro no Caput, do art. 25, da Lei nº
8.666/93, a prestação de serviço de Suporte Logístico e de manutenção
dos 5 (cinco) motores GE, modelo CF34-10E6A1, seriais
994-601, 994-603, 994-750, 994-751 e 994-663, conforme as condições
estabelecidas no Projeto Básico nº 006/TTEC-TENG/2015.
Considerando o que preconiza a Súmula nº 255, de 13 de
abril de 2010, do Tribunal de Contas da União, fica aberto o prazo de
oito dias úteis para que qualquer interessado, caso queira, venha se
manifestar a respeito da intenção da contratação do objeto nas condições
de que trata a presente publicação, a qual deverá ser realizada
junto ao Grupamento de Apoio Logístico - GAL, Divisão de Contratos,
localizado na Rua Alfredo Rocha, 495 - Ilha do Governador -
Rio de Janeiro - Brasil, Base Aérea do Galeão, Tel/Fax: 55(21) 2101-
7937.
Rio de Janeiro, 25 de fevereiro de 2016.
Cel Int MARCELO TENÓRIO DE CARVALHO
Ordenador de Despesas
AVISO DE LICITAÇÃO
CONCORRÊNCIA Nº 1/2016 - UASG 120195
Nº Processo: 67106005496201595 . Objeto: Prestação dos serviços de
suporte logístico (manutenção programada, não programada e reforma),
baseados em horas de vôo utilizadas, para (01) uma aeronave
VC-1 AIRBUS 319-133 ACJ (FAB 2101) e seus equipamentos, com
fornecimento de material e mão de obra especializada, provendo uma
estrutura de serviços para apoio às atividades de manutenção e operação
da aeronave em todo o território nacional e no exterior por um
período de três anos, conforme demais condições e exigências detalhados
nos documentos constantes no Projeto Básico nº 001/TTECCPA4/
2015. Total de Itens Licitados: 00003. Edital: 26/02/2016 de
08h00 às 12h00 e de 13h às 16h00. Endereço: Rua Alfredo Rocha,
495 - Galeão - Ilha do Governador RIO DE JANEIRO - RJ ou
http://www.comprasgovernamentais.gov.br ... -03-1-2016. Entrega
das Propostas: 29/03/2016 às 10h00
MARCELO TENORIO DE CARVALHO
Ordenador de Despesas
(SIDEC - 25/02/2016) 120195-00001-2015NE800541
GRUPAMENTO DE APOIO LOGÍSTICO
AVISO INEXIGIBILIDADE DE LICITAÇÃO
O GRUPAMENTO DE APOIO LOGÍSTICO torna público
que intenciona contratar junto à empresa GE CELMA LTDA, por
inexigibilidade de licitação, com fulcro no Caput, do art. 25, da Lei nº
8.666/93, a prestação de serviço de Suporte Logístico e de manutenção
dos 5 (cinco) motores GE, modelo CF34-10E6A1, seriais
994-601, 994-603, 994-750, 994-751 e 994-663, conforme as condições
estabelecidas no Projeto Básico nº 006/TTEC-TENG/2015.
Considerando o que preconiza a Súmula nº 255, de 13 de
abril de 2010, do Tribunal de Contas da União, fica aberto o prazo de
oito dias úteis para que qualquer interessado, caso queira, venha se
manifestar a respeito da intenção da contratação do objeto nas condições
de que trata a presente publicação, a qual deverá ser realizada
junto ao Grupamento de Apoio Logístico - GAL, Divisão de Contratos,
localizado na Rua Alfredo Rocha, 495 - Ilha do Governador -
Rio de Janeiro - Brasil, Base Aérea do Galeão, Tel/Fax: 55(21) 2101-
7937.
Rio de Janeiro, 25 de fevereiro de 2016.
Cel Int MARCELO TENÓRIO DE CARVALHO
Ordenador de Despesas
AVISO DE LICITAÇÃO
CONCORRÊNCIA Nº 1/2016 - UASG 120195
Nº Processo: 67106005496201595 . Objeto: Prestação dos serviços de
suporte logístico (manutenção programada, não programada e reforma),
baseados em horas de vôo utilizadas, para (01) uma aeronave
VC-1 AIRBUS 319-133 ACJ (FAB 2101) e seus equipamentos, com
fornecimento de material e mão de obra especializada, provendo uma
estrutura de serviços para apoio às atividades de manutenção e operação
da aeronave em todo o território nacional e no exterior por um
período de três anos, conforme demais condições e exigências detalhados
nos documentos constantes no Projeto Básico nº 001/TTECCPA4/
2015. Total de Itens Licitados: 00003. Edital: 26/02/2016 de
08h00 às 12h00 e de 13h às 16h00. Endereço: Rua Alfredo Rocha,
495 - Galeão - Ilha do Governador RIO DE JANEIRO - RJ ou
http://www.comprasgovernamentais.gov.br ... -03-1-2016. Entrega
das Propostas: 29/03/2016 às 10h00
MARCELO TENORIO DE CARVALHO
Ordenador de Despesas
(SIDEC - 25/02/2016) 120195-00001-2015NE800541
"I would rather have a German division in front of me than a French
one behind me."
General George S. Patton.
one behind me."
General George S. Patton.
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Re: FAB NEWS
Manutenção das turbinas dos VC-2 e, pelo menos, mais 3 anos de uso para o VC-1.
O tal do VC-X ( 4 portas, ar-bags de série, vidro e trava elétrico, abs, som digital e outros mimos...) foi para o brejo de vez.
Pelo que se pode ver, grana para VVIP na TAB... que dizer, FAB, não anda em falta. Aliás.
abs.
O tal do VC-X ( 4 portas, ar-bags de série, vidro e trava elétrico, abs, som digital e outros mimos...) foi para o brejo de vez.
Pelo que se pode ver, grana para VVIP na TAB... que dizer, FAB, não anda em falta. Aliás.
abs.
Carpe Diem