Já na SGM os encouraçados de bolso da classe Deutschland chegavam aos 28 nós com propulsão apenas a motor diesel (que na época eram muito mais primitivos que os atuais). As corvetas Steregushchy russas alcançam 27 nós com este tipo de propulsão, e as Bung Tomo da Indonésia (versão muito melhor equipadas das nossas OPV's Amazonas) alcançam 30 nós.Penguin escreveu:A classe Cassard, francesa, possui motorização Diesel apenas e atinge 29,5 nós.
https://en.wikipedia.org/wiki/Cassard-c ... Propulsion
Isso não é uma limitação do tipo de propulsão em si, mas da escolha do operador. Por exemplo, nossas amazonas possuem dois motores a menos que as Bung Tomo, por isso embora com porte e cascos semelhantes são de 4 a 5 nós mais lentas que elas.
O mesmo vale para as CV-3. Se a MB quisesse poderia instalar mais motores diesel e obter uma velocidade final maior, mesmo sem turbinas. Mas isso implicaria em sacrificar custo inicial e operacional, autonomia e espaço interno, então decidiu-se que 25 nós estão de bom tamanho para as missões imaginadas para elas.
Leandro G. Card