PUTZ, as OHP estão apanhando que nem boi ladrão, POWS!!!
Me permitam algumas considerações:
Nem eu nem ninguém aqui decide ou sequer sabe o que a MB realmente vai fazer - se é que vai fazer alguma coisa - sobre o futuro APAGÃO DE ESCOLTAS. Assim, fazemos o que qualquer membro de Fórum de Defesa que se respeite faz: damos as nossas sugestões e idéias e as debatemos com os colegas. É o que tem acontecido neste tópico: MY CONGRATZ!!!
Quando falei em ASTER para as OHP, me referia ao 15 e não ao 30. Pergunto: o 15 não caberia na área do Mk 75 (talvez até um mix de Aster 15 e Sea Ceptor, embora eu acredite que a principal função da OHP na MB seria ASW, pela capacidade de hangarar dois SeaHawks ou Super Lynxes, assim, para que AAAe de longo alcance)? Ademais, duvido que a MB aceite um navio de mais de 4.000 toneladas sem ao menos uma peça média de proa, principalmente se o dito navio é um "quebra-galho" e a MB já tem a peça disponível (como é o caso do Vickers 4.5 pol).
Também notei a pobreza em armamento AAe de tubo (e temos Bofors 40/70 inteirinhos estocados e em vias de ser estocados, pela baixa de navios); bueno, relembrando que os pisos das OHP são extremamente reforçados, não parece faltar espaço para a instalação (aqui) de um par de torres 40 nos bordos.
Sobre "gastar o que não temos em gambiarra", o que acham que a CV-03 é? Nem vou repetir, está no tópico e não apareceu UM para me dizer que estou errado ao dizer que aquilo não é nem nunca será propulsão de Escolta. Daí a gente faz um projeto, desenvolve, testa, depois faz um estaleiro para produzir mais três e isso
não é gastar o que não temos em "gambiarra"? Vou simplificar: me mostrem algo OFICIAL declarando que botarão turbina (LM-2500, p ex) e que vai chegar em torno dos 30 nós e volto atrás.
PS.: vou mudar a estrutura deste tópico para ENQUETE. Colocarei como opções os nomes já citados no tópico e quem sugerir outros (de maneira fundamentada), acrescentarei para votação.
Obs.: podem votar em até dois modelos diferentes.