LeandroGCard escreveu:Ainda assim continua algo muito estranho.Lord Nauta escreveu:Prezado Colega,
Desculpe-me faltou informar que os custos apresentados para construção dos NAe são prospectivos e consideram aumentos de custos de materiais e mão de obra para os próximos quinze anos. Os custos de construção de NAe não são lineares e rígidos. Em 2008, por exemplo, quando foi assinado o contrato de construção dos NAe's ingleses o custo de cada um foi estimado em US$ 5,5 bilhões hoje este valor já gira em torno de US$ 7,0 bilhões.
Sds
Lord Nauta
O custo inicial divulgado do Cavour foi de 1,5 bilhões de euros (aprox. 2,1 bilhões de dólares em 2008). A proporção dos valores entre ele e o George H. W. Bush (considerando os US$ 6,5 bilhões declarados) foi então de aprox. 3:1. Por mais que se extrapolem os aumentos de custo para o futuro e que as moedas variem, não consigo acreditar que um NAe convencional com metade de deslocamento do Bush venha a custar em qualquer momento quase seis vezes o valor do Cavour.
Acho mais realista considerar que um navio de 50.000 ton, propulsão convencional, metade da quantidade de elevadores, capacidade para cerca de 1/4 da quantidade de aeronaves (digamos 24 aeronaves) e configuração STOVL ou STOBAR custe algo como metade do custo do Bush ou seja, 1,5 vezes o custo do Cavour. Pode ser um pouco mais alto, 2, 2,5 ou mesmo 3 vezes o valor do Cavour, mas quase 6 vezes o acho impossível acreditar. É bem provável que o sistema de estimativas americano tenha seus parâmetros ajustados para os supercarriers que eles costumam construir, e portanto não dê valores confiáveis para navios significativamente diferentes.
Leandro G. Card
A metodologia aplicada por Lord Nauta é a seguinte:
Detalhes de cada ponto aqui: http://www.mnvdet.com/CV-AcqCosts.htmlIn the methods described in these theses, used in this spreadsheet, Acquisition Costs can be further broken into the following segments;
Shipbuilder Costs
Total Construction Costs
Profit
Change Orders
Government Costs
Support Costs
Project Management (PM) Growth
Government Furnished Equipment (GFE) [including Small Boats, Internal Communications, Ordnance, Electronics]
Outfitting Costs
Post Delivery (PSA) Costs
Bem como:
Base Year
Total Installed Brake Power
Approximate Fuel Rate
The Single Digit SWBS Weight Breakdown for the Vessel, including;
Design & Build Margins
An Estimate of the Gyro, Internal Communications and Navigation Weights of the Vessel (SWBS 420 & 430)
Mission Related Expendables (WF20)
Profit
A Change Order Factor (for both the Lead Ship and any Follow Ships)
Other Support Cost Factor (for both Lead Ship and any Follow ships)
A Program Management (PM) Growth Factor (for both Lead Ship and any Follow ships)
An Ordnance & Electronics Government Furnished Equipment (GFE) Estimate (for both Lead Ship and any Follow ships)
A Hull, Mechanical & Electrical (HM&E) for Boats and Interior Communications GFE Factor (for both Lead Ship and any Follow ships)
An Outfitting Cost Factor (for both Lead Ship and any Follow ships)
A Post Delivery Availability (PSA) Cost Factor (for both Lead Ship and any Follow ships)
Foram baseadas em três teses do MIT:
"An Approach for Developing a Preliminary Cost Estimating Methodology for USCG Vessels", by Mark James Gray dated 1987
"Estimation of ship Construction Costs", by Aristides Miroyannis dated 2006
"Updating MIT's Cost Estimation Model for Shipbuilding", by LTJG Matthew B. Smith (USCG) dated 2008