Dúvida sobre Datalynk

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Spectral
Sênior
Sênior

#61 Mensagem por Spectral » Sáb Jul 30, 2005 10:21 am

Embora na prática o ALX seria uma plataforma bastante ineficaz para uma missão de intercepção.

Vinicius Pimenta
Site Admin
Site Admin
Agradeceu: 65 vezes
Agradeceram: 131 vezes
Contato:

#62 Mensagem por Vinicius Pimenta » Sáb Jul 30, 2005 2:52 pm

Em teoria até um P-47 (da IIGM mesmo), se devidamente equipado, poderia lançar um míssil BVR. Agora, é óbvio que não se trata de uma plataforma minimamente adequada para tal. O mesmo vale para o ALX.

Vinicius Pimenta

Você é responsável pelo ambiente e a qualidade do fórum que participa. Faça sua parte.
Super Flanker
Sênior
Sênior
Agradeceu: 29 vezes
Agradeceram: 53 vezes

...

#63 Mensagem por Super Flanker » Dom Jul 31, 2005 4:52 pm

Valew Marechal.
Só mais uma coisa, quando o radar de um caça esteja desligado, o caça inimigo não consegue ve-lo pelo seu radar por causa do calor do caça?

Ou eu ja to viajando?

"A compaixão pelos animais está intimamente ligada à bondade de caráter, e quem é cruel com os animais, não pode ser um bom homem." Schopenhauer
César
Sênior
Sênior
Contato:

Re: ...

#64 Mensagem por César » Dom Jul 31, 2005 5:18 pm

Super Flanker escreveu:Valew Marechal.
Só mais uma coisa, quando o radar de um caça esteja desligado, o caça inimigo não consegue ve-lo pelo seu radar por causa do calor do caça?

Ou eu ja to viajando?

Olá Super Flanker :wink: Quanto tempo hein cara?

O caça inimigo poderá ver um outro com o radar desligado normalmente. O que ocorre é que quando o seu radar está ligado, você, na realidade, coloca uma grande placa no céu escrita: "Eu estou aqui!". Isso ocorre por que as suas ondas de radar são enviadas e rebatem em alvos(aviões) mas não tem energia para retornar.

Ou seja, o seu adversário, que foi atingido pela sua onda, sabe que você está lá, pois é alertado por aparelho chamado RWR(Radar Warning Receiver- Receptor de Alerta de Radar, em uma tradução tosca :lol: ). Porém você ainda não sabe que ele está lá, pois a sua onda não retornou.

Ou seja, quando você liga o seu radar, em geral, o seu alvo sabe da sua presença antes de você saber da presença dele.

A distâncias menores, dentro do alcance efetivo do seu radar, a sua onda eletromagnética terá a energia necessária para retornar ao receptor do seu radar, revelando o seu alvo. Nesse momento, ambos sabem da existência de ambos.

Finalizando: Um caça evita ligar o seu radar pois ele revela a sua presença e, dependendo do RWR, até a sua posição. Por isso o radar só é ligado em situações de emergência, ou então quando você sabe que um inimigo está por perto(você foi alertado dele por um AEW, ou ele ligou o radar e denunciou a posição) e precisa do seu radar para disparar mísseis guiados por radar.

Porém, se estiver apoiado por um AEW, o mesmo pode muitas vezes guiar o seu míssil. Você não se revela, e o inimigo não tem como te localizar.

Espero que tenha te ajudado. :P

Abraços

César

"- Tú julgarás a ti mesmo- respondeu-lhe o rei - É o mais difícil. É bem mais difícil julgar a si mesmo que julgar os outros. Se consegues fazer um bom julgamento de ti, és um verdadeiro sábio."

Antoine de Saint-Exupéry
Super Flanker
Sênior
Sênior

....

#65 Mensagem por Super Flanker » Dom Jul 31, 2005 6:13 pm

Até que eu entendi cara, mas tenho alguma dúvidas:

Isso ocorre por que as suas ondas de radar são enviadas e rebatem em alvos(aviões) mas não tem energia para retornar.

Mas se não tem energia para voltar, então dependendo da distância do caça inimigo, essas ondas não tem força nem para chegar no caça inimigo, não?

Ou seja, o seu adversário, que foi atingido pela sua onda, sabe que você está lá, pois é alertado por aparelho chamado RWR(Radar Warning Receiver- Receptor de Alerta de Radar, em uma tradução tosca ). Porém você ainda não sabe que ele está lá, pois a sua onda não retornou.

Então posso dar um expelo disso assim:
Um SU-35 com o seu super radar, as ondas do radar chegam até um caça inimigo com um radar bem menos potente que a do SU-35, então esse caça que é bem menos potente que o SU-35 detecta o SU-35 bem antes do que o Su-35 detecta o caça inimigo?
Ps:coloquei umas par de vezes SU-35 mas acho que da pra entender. :D :D

A distâncias menores, dentro do alcance efetivo do seu radar, a sua onda eletromagnética terá a energia necessária para retornar ao receptor do seu radar, revelando o seu alvo. Nesse momento, ambos sabem da existência de ambos.

Ambos sabem mas o que ligou o radar por último é dectado primeiro né?

É isso, muito obrigado César! :wink:

"A compaixão pelos animais está intimamente ligada à bondade de caráter, e quem é cruel com os animais, não pode ser um bom homem." Schopenhauer
César
Sênior
Sênior
Contato:

#66 Mensagem por César » Dom Jul 31, 2005 6:39 pm

Salve SF :wink:

Super Flanker escreveu:Isso ocorre por que as suas ondas de radar são enviadas e rebatem em alvos(aviões) mas não tem energia para retornar.

Mas se não tem energia para voltar, então dependendo da distância do caça inimigo, essas ondas não tem força nem para chegar no caça inimigo, não?

Exatamente. Nesse caso, nenhum dos dois aviões saberiam da existência do outro, pois as ondas de radar não alcançaram nenhum dos dois. Claro, isso desconsiderando outros aviões na área, que podem saber dessa presença e alertar o seu companheiro com certa antecedência.

Ou seja, o seu adversário, que foi atingido pela sua onda, sabe que você está lá, pois é alertado por aparelho chamado RWR(Radar Warning Receiver- Receptor de Alerta de Radar, em uma tradução tosca ). Porém você ainda não sabe que ele está lá, pois a sua onda não retornou.

Então posso dar um expelo disso assim:
Um SU-35 com o seu super radar, as ondas do radar chegam até um caça inimigo com um radar bem menos potente que a do SU-35, então esse caça que é bem menos potente que o SU-35 detecta o SU-35 bem antes do que o Su-35 detecta o caça inimigo?
Ps:coloquei umas par de vezes SU-35 mas acho que da pra entender.

Digamos assim: Vamos supor que essa distância seja muito grande, e que o radar fraco desse caça X não tenha potência sequer para fazer suas ondas chegarem ao Su-35. No caso do Su-35, as ondas dele tem potência suficiente para alcançar o caça X, mas não já que a maior parte da sua energia se perde na colisão, não tem, ainda, energia para alcançar o receptor do Su-35.

Nesse caso, paradoxalmente, o caça X saberia da presença do Su-35 antes dele sim. Porém, conforme a distância diminuir, o super ultra-dooper, maravilhoso Su-35 conseguirá detectar o caça X, seja por que as ondas de radar deste o alcançaram, seja por que as ondas de seu radar tem força para retornar.

Tudo depende do radar do caça X e da distância.

Ambos sabem mas o que ligou o radar por último é dectado primeiro né?

Não, na realidade é o oposto. O que ligou o radar por último já sabia do outro antes pelo RWR.

Obrigado César

De nada :D

Abraços!

César

"- Tú julgarás a ti mesmo- respondeu-lhe o rei - É o mais difícil. É bem mais difícil julgar a si mesmo que julgar os outros. Se consegues fazer um bom julgamento de ti, és um verdadeiro sábio."

Antoine de Saint-Exupéry
Slip Junior
Sênior
Sênior
Agradeceram: 1 vez

#67 Mensagem por Slip Junior » Dom Jul 31, 2005 6:57 pm

Primeiramente, não acredito que seja tão simples lançar um míssil BVR utilizando informações de um radar instalado em uma aeronave AEW devido às características das taxas de repetição de pulsos necessárias para "alimentar" os aviônicos embarcados de um míssil.

Também não existe também uma certeza tão grande da detecção de um radar hostil ligado por parte dos sistemas de MAGE pois existem várias técnicas que podem ser utilizadas para tornar o sinal de um radar mais dificil de ser observado.

Algumas de tais medidas são, por exemplo:
1. usar um feixe estreito que é dificil de se observar de fora de sua mira;
2. somente transmitir pulsos de radar quando necessários;
3. dispersar os pulsos de radar em uma banda larga de forma que existam apenas sinais muito pequenos em uma determinada frequência;
4. variar os parâmetros de transmissão (como a forma do pulso ou sua frequência ou sua taxa de repetição) de um modo imprevisível de forma que o sistema inimigo não seja capaz de registrá-lo.

Abraços

Degan
Sênior
Sênior

#68 Mensagem por Degan » Dom Jul 31, 2005 7:31 pm

Slip,

Creo que las medidas que indicas son mas para hacer a un radar mas “furtivo” en su misión de vigilancia, es decir que sea mas difícil de interceptar para los sistemas MAGE que no son iluminados directamente. Típicamente se trata de controlar o minimizar los lóbulos laterales que emiten las antenas de los radares, pero todo eso es inútil cuando el radar ilumina directamente un sistema MEGE como un RWR aéreo.

No recuerdo bien las magnitudes pero creo que un sistema MAGE puede detectar una emisión de radar a mas de 2 veces la distancia en que el radar es útil.

Abrazos.

Chile, fértil provincia y señalada, de la región antártica famosa, que no ha sido por rey jamás regida, ni sus tierras y dominios sometida!!!.
Super Flanker
Sênior
Sênior

..

#69 Mensagem por Super Flanker » Dom Jul 31, 2005 7:45 pm

Exatamente. Nesse caso, nenhum dos dois aviões saberiam da existência do outro, pois as ondas de radar não alcançaram nenhum dos dois. Claro, isso desconsiderando outros aviões na área, que podem saber dessa presença e alertar o seu companheiro com certa antecedência.

Com certeza, isso eu entendi.

No caso do Su-35, as ondas dele tem potência suficiente para alcançar o caça X, mas não já que a maior parte da sua energia se perde na colisão, não tem, ainda, energia para alcançar o receptor do Su-35.

Isso eu não entendi, então não terá energia suficiente para volta porque a energia se perde na hora que entra em contado com o caça inimigo? Porque?

Não, na realidade é o oposto. O que ligou o radar por último já sabia do outro antes pelo RWR.

Isso eu também entendi!

Abraços :wink:

The Baaz
Sênior
Sênior
Contato:

Re: ..

#70 Mensagem por The Baaz » Dom Jul 31, 2005 8:32 pm

Super Flanker escreveu:
No caso do Su-35, as ondas dele tem potência suficiente para alcançar o caça X, mas não já que a maior parte da sua energia se perde na colisão, não tem, ainda, energia para alcançar o receptor do Su-35.

Isso eu não entendi, então não terá energia suficiente para volta porque a energia se perde na hora que entra em contado com o caça inimigo? Porque?

Uma parte das ondas são absorvidas pelo avião e outras são desviadas. SEndo assim, se o alvo está a uma distância muito grande, as ondas serão perdidas/absorvidas/desviadas e não poderão retornar para a aeronave atacante.

:)

Mens Sana, Corpore Sano.
The Baaz
Super Flanker
Sênior
Sênior

....

#71 Mensagem por Super Flanker » Dom Jul 31, 2005 8:54 pm

Unhhh...agora eu entendi. :wink:

Uma coisa eu não entendi ainda:

Cada radar(os potentes e os menos potentes), possui um tipo de onda, energia, sei la como que fala isso?
Porque cada um tem uma potencia, podendo um chegar mais longe, outros menos.
Isso eu não entendi ainda.

The Baaz
Sênior
Sênior
Contato:

Re: ....

#72 Mensagem por The Baaz » Dom Jul 31, 2005 9:05 pm

Super Flanker escreveu:Unhhh...agora eu entendi. :wink:

Uma coisa eu não entendi ainda:

Cada radar(os potentes e os menos potentes), possui um tipo de onda, energia, sei la como que fala isso?

São ondas eletromagnéticas. A potência de um radar para o outro varia de seu tipo (pulso doppler, abertura sintética, etc), da potência do transmissor e do tamanho da antena. Caças maiores como o Su-27 e o F-15 possuem radares muito potentes, visto que podem acomodar equipamentos maiores. Já aviões menores como o F-5Br e o Mig-21-93 possuem radares menores e de menor potência, mas que cumprem praticamente as mesmas missões dos outros.

Mens Sana, Corpore Sano.
The Baaz
Super Flanker
Sênior
Sênior

...

#73 Mensagem por Super Flanker » Dom Jul 31, 2005 9:08 pm

Unhh...entendi, valew cara. :wink:

Slip Junior
Sênior
Sênior
Agradeceram: 1 vez

#74 Mensagem por Slip Junior » Dom Jul 31, 2005 9:10 pm

Degan, essas medidas têm a função primordial de tornar a "interceptação" do radar por um RWR/MAGE inimigo mais dificil de ocorrer e pode ser empregadas por quase todos os tipos de radares modernos. Radares mais modernos como o AN/APG-77 a ser utilizado pelo F/A-22 Raptor utiliza ainda outras técnicas como emitir em ondas fora de fase.

No recuerdo bien las magnitudes pero creo que un sistema MAGE puede detectar una emisión de radar a mas de 2 veces la distancia en que el radar es útil.

É impossível estabelecer qualquer aproximação desse tipo pois depende, obviamente, da sensibilidade do MAGE e das características de operação do radar.

Abraços

César
Sênior
Sênior
Contato:

#75 Mensagem por César » Dom Jul 31, 2005 9:51 pm

Bem graças a rápida, porém conveniente, intervenção do Baaz, acho que não preciso falar mais muita coisa :) Valeu cara!

Só vou acrescentar uma curiosidade que ele não falou:

SF escreveu:Cada radar(os potentes e os menos potentes), possui um tipo de onda, energia, sei la como que fala isso?

Além de tudo que o Baaz disse, algo que também ajuda no alcance do radar é a frequência em que ele opera. Radares de menor frequência tem, em geral, alcances maiores, porém a precisão dos mesmos é bem pior.

Sobre tipos de onda, elas são eletromagnéticas e se dividem em dois tipos: Contínuas e de Pulso.

Acho que deu por hoje 8-]

Abraços pessoal!

César

Antoine de Saint-Exupéry
Responder