Carlos Lima escreveu:FCarvalho escreveu:A versão ASW é apenas uma proposta. Mas como bem disseste, para quem tem AW-101 e NH-90 voando por aí no seu mercado interno, é pouco provável que alguém vá se arriscar em um H225M naval.
Ademais, isso de UH-15A lançando Exocet, quando se tem SH e Super Linx fazendo a mesma função, ao menos para mim, não me parece nada lógico. Mesmo porque, dividir uma frota de transportes que já é por si só pequena, frente as necessidades que se tem, também me parece contraprudocente.
Mas, enfim, agora é meio tarde para lamentar as escolhas feitas quanto a isso. O que vier, quando e se vier, já ficar melhor do que está.
abs.
Coisas diferentes.
O Exocet está em outra classe de mísseis... O Penguin é guiado por infra-vermelho e o Sea Skua está quase obsoleto além de ser utilizado contra navios menores.
O H225M com Exocet faz todo sentido.
[]s
CB_Lima
Carlos, eu creio que para quem terá uma aviação naval de asa fixa operando também em missões anti-navio, muito provavelmente com AM-39 e/ou derivado nacional, ainda creio que não convêm.
Até porque, os Super Linx estão com os dias contados, e poderão operar outro tipo de míssil da mesma categoria dos Sea Skua, caso assim a MB entenda útil. Mas com apenas 8 aeronaves, duvido que valha o esforço. Na verdade é certo que a MB substitua estes helos por mais SH quando o Prosuper tiver seu resultado. Então ficaríamos com dois vetores complementares: o AM-39 e o Penguin cobrindo longo e curto alcance.
Não vejo sinceramente lógica em manter 3 vetores operando anti-navio, ainda mais que os UH-15A irão operar única e exclusivamente do Nae SP neste tipo de missão.
Ou seja, é como falei outro dia em um tópico no navais: teremos 16 helos novos, com uma capacidade real de apenas 50% para as missões primárias do HU-2, posto que ao menos 3 a 4 UH-15A estarão sempre disponíveis para cumprir tarefas no A-12, inclusive estas.
Bem, entramos novamente naquela questão, entre cobrir os pés ou a cabeça. Neste caso, entendo que não estamos fazendo direito nem uma coisa e nem outra.
abs.