Carlos, já li entrevista do cmte da Avex neste ano em que o mesmo afirma com toda clareza que o EB quer mais BH's, e irá envidar os esforços necessários para obtê-los, onde e como possível. Ele é tratado como um helo não concorrente dos H225M dentro da força. Pelo contrário, são vistos como complementares.
Sim, é o que estou escrevendo faz tempo, são bem diferentes.
Uma coisa não impede a outra, e como você mesmo disse, são complementares.A notar, contudo, é a ausência desta mesma vontade, ou intencionalidade, em adquirir mais H225M após os 16 que se espera receber. E isto não tem nada haver com as qualidades do helo francês. Do ponto de vista do planejamento da Avex, salvo erro de memória, seriam necessários cerca de 64 destes helos para equipar-se os 4 Bavex, ao mesmo tempo que o número de BH chega próximo disso.
Ou você também acredita que caso não houvesse o programa EC-725 essa dinheirama também surgiria pra comprar mais BH?
E aí a questão talvez desta celeuma toda aqui. Quem decidiu pela compra dos H225M não se preocupou em saber o que seria depois do 50o helo fabricado e entregue. E por que deveria? Porque também é de sua alçada considerar tal questão como sendo um problema também seu, e não apenas das ffaa's.
Pensou sim, só que o mundo gira e a Lusitana roda, e o petróleo desabou, e o pré sal esfriou em relação ao que se planejava, e a PETROBRAS sofreu horrores.
O EC-725 na sua versão civil seria vendido para operar no pré sal, pelo menos foi o que eu li na época.
Então seriam os 50 das FAs, para tornar o programa viável, MAIS os que seriam vendidos ao mercado civil de petróleo.
Com o KC-390, a FAB não vai fazer a compra que permite o programa iniciar?
Existe a possibilidade dos Correios comprarem mais alguns, o que daria mais força ao programa.
Agora, se privatizarem os Correios e a encomenda da FAB falir por alguma razão, mela tudo.
Que lição?Mas agora, isso pouco importa. O contrato foi fechado, os helos estão sendo pagos, e vamos recebê-los. Fica a lição para o futuro.
abs.
Sinceramente, ainda não entendi qual foi o grande prejuízo que isso trouxe às FAs.