Túlio escreveu:Bueno, a única mira que usei em disparo real foi a Eotech. A Aimpoint (nem prestei atenção ao modelo específico) eu manuseei em uma exposição mas, para não ficar contando lorota, ficou nisso, até cheguei a disparar (informalmente e, para variar, no exterior - até o ponto em que um Gaúcho pode chamar o Uruguay de "exterior") uma arma igual à que a portava (cópia da M4, para variar).
Mas, pelo que deu para notar, a diferença na visada entre a Eotech e a Aimpoint é BRUTAL, principalmente se efetuarmos muitos disparos e em distâncias variadas. Grosso modo (e é interpretação pessoal, não quero me meter a sabichão) a sensação com a EO parece a de estar usando alça e massa de mira o tempo todo; já a AIM me lembrou (repito que NÃO disparei a arma com a mira) dos treinamentos de Tiro Semivisado Instintivo, no qual se usa apenas a massa como referência para o disparo. Reitero que é uma interpretação estritamente pessoal e facilmente refutável por quem, como o Moonwalker, tem muito mais experiência do que eu neste tipo de acessório.
De resto, no link passado pelo véio HAMMERHEAD, o pior problema que encontrei - lembrem que sempre levo em conta o nosso caso, Brasil em geral e RS em particular - foi o da bateria, que não me parece muito difícil de sanar. O resto foi o que mais tem aqui (acusação de fraude) e, por razões óbvias, nem reparo mais. Quanto a ambiente extremo, duvido que qualquer uma resista a mais do que umas poucas patrulhas na Amazônia...
Vc está certo de que ambas tem um feeling bem diferente, mas posso garantir que com a Aimpoint foi somente sensação sua, o funcionamento (e precisão) das duas é o mesmo.
Isso decorredas tecnologias diferentes envolvidas. A Eotech usa um holograma, a Aimpoint um LED, o que implica em:
1 - Poder colocar reticulas mais complexas na Eotech e apenas um ponto na Aimpoint
2 - Um efeito mais de "tunel" na Aimpoint, dificil descrever mas a Eotech em geral é mais facil e rapida de enquadrar (opiniao pessoal minha)
3 - Fazer da Aimpoint mais robusta, pois a tecnologia de LED é mais simples e confiavel
4 - Permitir vida util da bateria mais longa na Aimpoint
Nos itens (1) e (2) vejo pessoas que preferem tanto uma como outra, mas a Eotech em geral leva vantagem. Nos itens (3) e (4) a vantagem é indiscutivel para a Aimpoint
Sobre a Amazonia, concordo deve ser um dos locais mais extremos possivel para este tipo de mira. Tenho minhas duvidas sobre se a Eotech aguentaria o tranco, concordo com vc que acho que não (alguns modelos sao conhecidos por não lidar com umidade bem). Mas arriscaria dizer que a Aimpoint poderia aguentar sim. Alguem conhece pessoas na Amazonia que poderiam confirmar a experiencia do EB no assunto? Mesmo se fosse o caso de nunca termos usado-as, tenho certeza que paises amigos já visitaram com estas miras...
abs,